Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Amelie 03/08/2022

essa história é muito emocionante, sério. Ela parece simples, mas explora muito a subjetividade e envolve também uma realidade infelizmente muito presente mas ignorada, que é a história do povo negro no Brasil. enfim, achei muito bonita a história de Ponciá Vicêncio

emyyrss 30/04/2023

"De que valera o padecimento de todos que ficaram pra trás?"
Ponciá Vicêncio foi o primeiro livro que li de Conceição Evaristo, e apesar de já conhecer sobre suas contribuições pra literatura nacional, a experiência de ler uma obra sua é totalmente diferente.
É incrível como, apesar de se passar em um contexto diferente, o livro continua bem atual, abordando temas que envolvem todo o impacto da escravidão sobre os escravizados e a seus descendentes. A narrativa é focada em Ponciá, uma mulher que durante toda vida procurou um lugar de fuga de todo o seu sofrimento e o dos seus familiares, e acabou se encontrando em um lugar de vazio, longe da realidade; capítulos focados no seu irmão e na sua mãe também aparecem como forma de mostrar diferentes reações diante de toda aquela situação, mas que no fundo seguiam um mesmo objetivo.
É um livro forte, mas necessário para o entendimento de muitas questões, e é bem curto e de fácil compreensão, com uma escrita perfeita.

Janaí­na 03/01/2021

Sensacional
É meu primeiro livro da Conceição Evaristo. É impressionante que um livro tão curto trate de assuntos tão complexos e sensíveis com tanta propriedade e poesia. Adorei. Era o que eu precisa ler para encerrar 2020

Livia Lucas 06/01/2021

Ponciá Vicêncio é uma mulher de choros e risos, mais choros do que risos, os risos eram escassos assim como a comida, a moradia e a dignidade. O choro, por sua vez, era bastante abundante, assim como a miséria e a fome que lhe ardia o estômago. Ponciá Vicêncio guardava memórias, alimentava-se delas, alegrava-se com elas. Memórias que preenchiam o vazio de seu peito. Peito que mais vazio ficou quando ela partiu da roça para ir para cidade com a promessa de uma vida melhor. Na cidade, diziam a ela, tem emprego, tem oportunidades e é possível romper com o ciclo de sofrimento e pobreza. Na cidade, continuavam dizendo, há concretude nos sonhos. Porém, Ponciá nada disso viu. Só conseguiu enxergar que na cidade os pretos também não tinham vez. Ponciá tinha Vicêncio como sobrenome, uma família escravocrata que fora dona de seu avô, de seu pai e que ainda tinha controle sobre a existência dela, que, apesar da lei áurea, ainda guardava marcas do passado escravista.

Ponciá recria suas lembranças e vivências na lida da roça, da saudade da família que deixou para trás, da violência doméstica, do trabalho mal-remunerado. São as lembranças e delírios da personagem que conversam com o leitor num diálogo íntimo, poético e sensível. A narrativa vai para o passado e volta para o presente. Ora temos acesso a infância de Ponciá, ora temos acesso ao seu vão olhar buscando lembranças enquanto espera seu homem voltar do trabalho. Esta história é a história de muitas mulheres negras. Por isso que chega doer ao ler. Mas Conceição tem o poder da escrita, da escrevivência, e se enxergar nas histórias dela não é mera coincidência do destino.

Ayrie (@ayriebooks) 18/01/2021

Compacto e impactante
Conceição Evaristo consegue trazer o mundo e poucas páginas. A história vai e volta no tempo e nos personagens, mas voce não se perde em momento algum, o livro tem uma construção magnífica.

Um livro cheio de simbologias e acontecimentos, que nem sempre são aprofundados, mas que rendem muita reflexão. Toda a construção social dos personagens e onde isso os levou, como isso moldou seus sonhos e personalidades, tudo isso dá uma discussão maior que o próprio livro.

Eu recomendo demais esse livro, mas pra quem já tem certa maturidade, ele não traz os temas mastigadinhos, o papel dele nao é explicar, é expor.

Alexandre 29/01/2021

De barro, mão, água e encruzilhada
Ponciá Vincêncio é uma prosa poética repleta de imagens que nos emocionam e nos fazem doer. É Romance pra ser lido de um só respiro, porque nos prende e nos envolve, da primeira à última palavra. Em alguns momentos é possível até ouvir a voz de Conceição ali no texto misturada nas vozes dos personagens complexos, tão perfeitamente criados.
Ponciá Vincêncio narra também as nossas dores de partidas, de desejos de encontro, os nossos prantos risos, as nossas águas, as quais sempre desejamos retornar. Lembrei muito de Macabéa (A Hora da Estrela), de Bibiana e Belonisia (Torto Arado), de Sinhá Vitória e Fabiano (Vidas Secas). Todos ali misturados em suas dores e secas. Exatamente como nos diz Conceição: "A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."
Ponciá Vincêncio é um livro pra ser lido e relido. Porque sempre nos emocionará.

Paula1735 19/03/2023

Ponciá Vicêncio
Quem não se encantaria com a escrita dessa mulher? Desde quando eu peguei o livro na mão e até eu finalizar a leitura me senti dentro da mente e da história dos personagens. O livro é dividido em parágrafos, o que deixa ainda mais fluida a leitura; além de intercalar entre a passagem do tempo, o presente e o passado nunca deixam de ser interessante.
Acompanhamos a trajetória de uma família de ex-escravos da região Vicêncio( sobrenome dado a família por terem sido escravizados da fazenda Vicêncio), na qual Ponciá Vicêncio é uma das filhas. Todos em determinado momento da história decidem irem para a cidade em busca de um novo recomeço, mas acabam se separando um do outro, o que gera um sentimento de solidão nesse ?mundo? totalmente desconhecido e novo. É chocante o desparelho entre a cidade e a vida no interior, como por exemplo quando eles veem pela primeira vez um soldado de cor, porém nada se compara ao sentimento de ter alguém da família por perto, o que leva eles a ficarem em busca um do outro.
Indico esse livro a todos que estão em busca de uma leitura rápida e ao mesmo tempo tão valiosa e importante. Vou com certeza levar essa história e suas mensagens para a vida! ??????

"O que adiantara? A vida escrava continuava até : os dias de hoje.Sim, ela era escrava também.
Escrava de uma condição de vida que se repetia.
Escrava do desespero, da falta de esperança, da impossibilidade de travar novas batalhas, de organizar novos quilombos, de inventar outra e nova vida."

"Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era preciso autorizar o texto da própria vida, assim como era preciso ajudar construir a história dos seus. E que era preciso continuar decifrando nos vestígios do tempo os sentidos de tudo que ficara para trás. E perceber que por baixo da assinatura do próprio punho, outras letras e marcas havia. A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

Wallace17 30/07/2021

EXUberante Conceição Evaristo
Este foi o primeiro livro que li da EXUberante Conceição Evaristo. E olha, fiquei maravilhado com a narrativa dela. ❤Ponciá Vicêncio é um livro que carrega muito Brasis, sobretudo o Brasil de injustiças contra o povo negro.
A vida no campo retratada no livro me fez recordar da minha falecida avó, que vivia na roça. Quando Ponciá e o irmão Luandi decidem tentar a vida na "cidade", isso me fez pensar na história da minha mãe e das minhas tias e tios que viveram esta condição de emigração. É um livro que alcança muitas pessoas, sob vários aspectos.
As problemáticas históricas e sociais do povo negro do Brasil, estão inseridas por toda a obra, no entanto, Conceição Evaristo expõem os fatos com muita sensibilidade, provocando boas reflexões sobre pobreza e solidariedade, laços afetivos, sabedoria e respeito aos mais velhos, desilusões, condição de trabalho, violência doméstica e sobretudo, como vidas marcadas por desenganos podem contribuir para o desequilíbrio da saúde mental. O mais bonito porém, é o senso de família e de ligação com a terra. Elos que não se rompem nesta história. É um livro com muito potencial pedagógico, pode ser utilizado em sala de aula para revelar essas questões e muitas outras

site: https://www.instagram.com/p/B13qKgvnJAv/

TaAs7 05/04/2023

Foi um livro gostoso de ler. Inicialmente tinha uma ideia diferente do livro, mas com o passar das páginas fui me deliciando com a leitura. Conceição tem um jeito único de escrever.

Dora_Vr 19/08/2021

Ponciá
Nunca teria pensando em ler esse livro, não é o estilo que eu gosto, julguei que ele seria chato, mas a vida me deu um tapa na cara.
Esse livro foi uma leitura à pedido pela minha professora de literatura, quando eu comecei a ler realmente pensei que era chato, mas conforme eu ia lendo, começava a cada vez mais a gostar da história, me emocionar. É uma história que não devemos achar que é só o que tá escrito e nada mais, levar ao pé da letra. É uma história de sentimento e conexão, tudo tem algum significado, é justamente algo para refletir. Recomendo muito.

Lucikelly.Oliveira 05/09/2021

Esplêndido
A obra narra a trajetória de Ponciá Vicêncio, uma mulher negra, desde sua infância até a idade adulta. Ponciá mora com a mãe, Maria Vicêncio, na Vila Vicêncio, no interior do Brasil, onde vive numa população de descendentes de escravos

Ana Claudia 20/04/2023

Primeiro livro da Conceição Evaristo que eu leio. Ganhei de presente de aniversário. Eu adorei a escrita!

Gabi 05/10/2021

Ótimas críticas sociais
Adorei esse livro e a forma como ele trata o racismo, machismo e até a depressão. A história é bem triste e emocionante. Acompanhar a vida de Ponciá e sua família foi algo único. A escrita da autora é muito boa e fluida, amei.

ClaudiaMF 31/10/2021

Uma mulher encantada
Ponciá Vivêncio é uma mulher encantada. Ela transita entre o que chamamos de vida real e memória ancestral, a memória de seu Vô Vicêncio. Um livro que traz tantas ideias: família, ancestralidade, subalternidade, opressão, desejo de mudança e retorno. São pouco mais de cem páginas que contêm tudo isso e provocam muito mais.