Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Reinaldo Júnior 29/07/2021

Ponciá Vicêncio
É uma leitura bem objetiva e simples que aborda aspectos sobre a identidade, sobre memórias, sobre uma sociedade ainda marcada pela escravidão, sobre o preconceito e o racismo. Mesmo diante desses contextos a narrativa é bem condensada poeticamente, pois aborda (des)encontros de uma família que após perdas, no meio rural, busca oportunidades no meio urbano.

Claudio 23/02/2024

Ponciá e suas experiências
Adoro a escrita de Conceição Evaristo, sempre com temas fortes, tal qual o racismo enraizado na família Vicêncio, impressionados com soldados negros, ou a situação quilombola, presos à terra sem conseguir fugir das chagas da escravidão, abordados com uma linguagem quase poétitica de suas escrevivências.
O livro é curto e mesmo assim o ritmo do livro é adequado, atravessando as lembranças da personagem-título com muita delicadeza, ligando suas origens e seu presente.

Isadora Silva 27/02/2024

O pior era a ausência dos vivos
Ponciá Vicêncio me fez sentir tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil explicar. O livro é um romance de formação diferente de qualquer outro já escrito e em sua primeira história Conceição Evaristo já nos mostra o poder que tem com as palavras e com a criação de narrativas.

O livro acompanha Ponciá Vicêncio, uma menina que andou sem engatinhar, que tinha medo de passar por baixo do arco-íris e que cresceu, já adulta Ponciá é pega pelo vazio e pela saudade, a menina saí de casa, mas herança familiar caminhar com ela. O livro também é sobre o irmão e a mãe de Ponciá, que tem suas vidas mudadas após a mudança da jovem.

Conceição dobra o tempo, as palavras e os focos narrativos, um livro que nos causa angústia, raiva e tantas outras sensações que somente quem lê sabe sentir. Uma leitura rápida, permanente e necessária.

MahCordeiro*.* 30/01/2023

Sobre passado e presente
A história de Ponciá descreve os caminhos, as andanças, as marcas dos sonhos e os desencantos da protagonista. Uma trajetória narrada desde a infância até a idade adulta analisando os afetos e desafetos, discute inclusive a questão identitária do avô e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginário. Uma história que acumula partidas e vazios até culminar numa grande ausência. Apartando-se de si mesma.

eduarda 16/03/2024

Ponciá vicêncio
Honestamente eu tive mt dificuldade com a leitura desse livro e, assim como a autora, eu não senti nenhum apreço pela personagem no incio. com o desenvolver da história, consegui me inserir mais no universo que conceição criou, mas nem chegou perto de outras leituras que fiz da autora. no entanto, a leitura é muito válida, muito bem escrita e levanta temáticas muito interessantes, fortes e emocionais.

José Cláudio 16/10/2021

Eu já tinha tido um contato prévio com a autora pelo livro Olhos d'água que me marcou muito, e neste livro de fôlego, Conceição nos conta a vida de Ponciá, personagem muito marcante e que até mesmo se confunde com sua criadora. Maravilhoso!

Carol.Cuofano 17/04/2022

Leiam Ponciá Vivêncio
Mais uma leitura concluída! "Ponciá Vivêncio" de Conceição Evaristo. Livro lido para o Clube de Leitura "Leia, professora! Leia, professor! da @educaprefsp em comemoração aos 50 anos das salas e espaços de leitura.

Nesta narrativa acompanhamos a personagem que dá título ao livro desde sua infância trabalhando o barro, com a mãe, para construir peças de cerâmica, enquanto aguardavam os homens da família voltarem da lavoura, sua ida para a cidade em busca de uma vida melhor e os desdobramentos dessa decisão.

Ponciá também convive com a recordação do avô que morreu quando ela era muito pequena e que intriga as pessoas. Ela também escuta que esse avô lhe deixou uma herança, embora não seja dito qual é essa herança.

A narrativa de Conceição Evaristo, nesta obra, é toda pensada para o essencial tanto nas poucas descrições quanto no que o leitor vai conhecendo de cada personagem. O texto prende por sua objetividade ao mesmo tempo que instiga o leitor a querer saber mais. Impossível não sentir as dores e angústias de Ponciá.

Costumo dizer que Conceição não nos pega pela razão, mas sim pelos sentimentos. Seus textos habitam o leitor durante a leitura e continuam com ele por um longo tempo.

Já faz uma semana que terminei a leitura e ainda não consigo colocar em palavras entendíveis tudo que senti lendo esse livro. O melhor a fazer é apenas indicar: leiam Conceição Evaristo, leiam Ponciá Vivêncio!

Jan 11/12/2021

Conceição Evaristo sempre nos toca da maneira mais profunda, nesta obra em especial, fala da influência da sua ancestralidade e da busca d pertencimento ao mundo e também à sua família. Tocante e lindo.

Alice C. Silva 20/12/2021

É necessário leituras de livros que reflete uma realidade que de certa forma não é valorizado.???????

Marcos774 08/08/2022

5 estrelas
Um livro maravilhoso que vai contar a vida de Ponciá, uma mulher negra que sai da sua terra natal para tentar uma vida mhor na cidade. A história vai mostrar os encontos, desencontros e os diversos sofrimentos passado por ela nessa busca incessante de melhorar de vida.

Alexandre 29/01/2021

De barro, mão, água e encruzilhada
Ponciá Vincêncio é uma prosa poética repleta de imagens que nos emocionam e nos fazem doer. É Romance pra ser lido de um só respiro, porque nos prende e nos envolve, da primeira à última palavra. Em alguns momentos é possível até ouvir a voz de Conceição ali no texto misturada nas vozes dos personagens complexos, tão perfeitamente criados.
Ponciá Vincêncio narra também as nossas dores de partidas, de desejos de encontro, os nossos prantos risos, as nossas águas, as quais sempre desejamos retornar. Lembrei muito de Macabéa (A Hora da Estrela), de Bibiana e Belonisia (Torto Arado), de Sinhá Vitória e Fabiano (Vidas Secas). Todos ali misturados em suas dores e secas. Exatamente como nos diz Conceição: "A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."
Ponciá Vincêncio é um livro pra ser lido e relido. Porque sempre nos emocionará.

Silvia87 27/01/2023

Tristeza e lágrimas
É um livro angustiante, talvez seja essa a melhor palavra para descrever a história. Apesar disso, a maestria da narração também torna o livro belíssimo, o que é um paradoxo que só a boa literatura consegue expressar. Conceição Evaristo criou uma história realmente magistral sem precisar recorrer a lacrações desnecessárias, sem forçar a barra. Pelo contrário, a obra nos faz olhar NATURALMENTE para um grupo à parte da sociedade e DESEJAR, VOLUNTARIAMENTE, fazer algo para mudar essa realidade.