Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Liduina 15/04/2023

Ponciá Vicêncio, romance maravilhoso. Mexe lá no nosso mais profundo âmago. Romance de formação, que narra a vida de Ponciá Vicêncio, mulher negra, que vive na mais tórrida pobreza, uma artista na arte de produzir objetos com o barro. Ponciá vive de ausências, e isso é como uma fuga pra essa vida de sofrimentos.
Conceição Evaristo sempre se supera. Maravilhoso!

Maria 17/03/2021

Para ler de uma vez só. A leitura fluiu muito bem, me prendendo do começo ao fim. Simplesmente amei o final. Amei tudinho.

Caroline.Schneidt 10/04/2023

O que falar
O que tenho a dizer sobre esse livro é que você pode ficar horas refletido sobre ele, sobre como o mundo é cruel e como nós sempre vamos gostar de fugir dessa realidade. Porque é muito mais fácil .

Poema.Portela 11/04/2021

Um livro bonito, como poucos
Resenhar um livro de Conceição Evaristo é sempre um desafio, pois sua escrita transcende minha capacidade de articular palavras. Não exagero ao dizer isso. E qualquer pessoa que já tenha lido sua obra deve concordar que há algo fluvial nos textos de Conceição que nos deixa sem condições de renarra-los. Arriscarei, de qualquer forma.

Ponciá Vivêncio é muitas mulheres em uma. Inclusive eu. Provavelmente você também, seja você mulher ou não.

As travessias física, emotiva e simbólica feitas pela personagem são bonitas e amargurantes. 'O que seria se perder de si?' eu me perguntei todo o tempo da leitura. O que nos atina é perene, mas também intermitente e, na maior parte do tempo, efêmero.

Acompanhar sua trajetória nos coloca num estado de vulnerabilidade quase real, porque é. Tantas vezes vivemos tal qual Ponciá, entre o aqui e o não aqui, num estado de flutuação da realidade. Mas também é difícil dizer o que é real e ainda mais difícil é defender a permanência nessa suposta realidade.

"Ponciá gastava a vida em recordar a vida. Era também uma forma de viver."
Kamyla.Maciel 23/04/2021minha estante
Muito boa sua resenha!

Wilderlane Oliveira 25/05/2021

E quantas Ponciás existem pelo Brasil afora?
Escrita envolvente e profunda. Retrata sensações, lembranças e sonhos demarcados pelas injustiças e desigualdades sociais.
A herança da escravidão dos negros no Brasil ainda é muito forte. Prepare-se para um.misto de sentimentos em cada página.

Babi Novaes (@RefracaoCultural) 15/06/2021

Podcast Ponto e Vírgula: T2E1: Ponciá Vicêncio - Conceição Evaristo
No primeiro episódio da nova temporada do Desafio Literário Skoob, Ayrie, Babi e Lelê comentam a leitura de Ponciá Vicêncio, obra indicada pelo ator Ícaro Silva. Apesar de ser um livro com menos de 200 páginas, a escrita poética e sensível de Conceição Evaristo rendeu um bate-papo aprofundado sobre as minúcias do enredo e seus personagens.

Link abaixo para ouvir a discussão:

site: https://open.spotify.com/episode/5Xr4KJeD9OEUIReW5Ql84j

Ana S 16/06/2021

razoável
li só por causa da escola
o livro é bom, a história é boa
mas é muito sofrido mesmo
não me dava vontade de ler.

alinetiemi 02/09/2022

Perfeição! Nem preciso falar sobre o quanto esse autora E essa personagem são incríveis.
Conceição Evaristo escreve tão bem, de uma forma fluída e muito comovente, abordando temas super sérios e importantes.
Já a protagonista, Ponciá Vicêncio, vive por tanta coisa, passar por momento tristes, perdas e alguns momentos felizes.
Um livro que aborda a realidade da população que foi (e ainda pode ser) negligenciada, humilhada e desrespeitada.

Reinaldo Júnior 29/07/2021

Ponciá Vicêncio
É uma leitura bem objetiva e simples que aborda aspectos sobre a identidade, sobre memórias, sobre uma sociedade ainda marcada pela escravidão, sobre o preconceito e o racismo. Mesmo diante desses contextos a narrativa é bem condensada poeticamente, pois aborda (des)encontros de uma família que após perdas, no meio rural, busca oportunidades no meio urbano.

aliciasmdt 07/08/2023

Ponciá e sua nuvem de memórias
Ponciá Vicêncio foi uma surpresa, daquelas doloridas e ao mesmo tempo cativantes. A árvore genealógica da protagonista é recheada de histórias de um tempo não tão distante e ainda presente no mundo atual, somos apresentados à uma família que carrega em seu berço o peso da escravidão, da invisibilidade e das memórias.
Porém, mais que uma visão interna do corpo de nossa história, o livro apresenta uma narrativa envolvente, trazendo reflexões sobre heranças familiares e a importância de preservar e zelar por aqueles que amamos.

Vinicius 07/10/2023

A tocante história de Ponciá...
Carregando em sua escrita uma sensibilidade única, Conceição Evaristo consegue transmitir ao leitor todos os medos, dores e esperanças de Ponciá Vicêncio, personagem de seu livro de mesmo nome.

A história que contada em tempo desconhecido, mas de fácil identificação pela menção ao trabalho escravocrata vivenciado pelo pai, irmão e avô Vicêncio, nos mostra uma jovem nascida e criada na periferia que carrega consigo mesma uma sede de viver e de mudar sua realidade.

Ao longo da obra acompanhamos as andanças de Ponciá e de seu irmão, Luandi, pela cidade grande, o que causara desencontros e desesperanças vividos pelos irmãos Vicêncio.

A sensibilidade e a peculiaridade de Conceição Evaristo está na sua escrevivência, ao qual a autora diz trazer em sua literatura as muitas histórias ouvidas por ela de seus parentes dentro e fora de casa. E, talvez, é exatamente isso que faz das obras de Conceição se tornarem únicas, fazendo o leitor se aproximar tanto de seus personagens.

"Ponciá Vicêncio" faz exatamente isso, nos sensibiliza pela sua delicadeza, por ser uma história de muitas outras "Ponciás" existentes por aí, carregada pelas dificuldades de uma sociedade hierárquica e de preconceito estrutural, mas que carrega no fundo, a ingenuidade, a força de uma mulher negra em meio aos obstáculos perante a vida.

Alyne Lima 07/10/2022

Assuntar a vida
Acho que já é a 4° vez que leio esse livro e sempre encontro detalhes e encantos entremeados em suas entrelinhas... Ponciá Vicêncio me encanta, me ensina, me dilacera... Com certeza esse é um dos melhores livros que já li na minha vida. Se não, O melhor livro que já li em minha vida. Que me fez amar Conceição Evaristo, tentar entender a Escrevivência e o seu "assuntar" da vida. Estudar Conceição Evaristo me faz parar. Me faz desacelerar o peito. E isso é muito importante para mim, já que sou extremamente ansiosa. Conceição Evaristo me pede um tempo de escuta, e eu dou. Conceição Evaristo me pede que eu ouça, e eu simplesmente paro para ouvir. Ler Conceição Evaristo me faz querer entender mais e saber mais dos meus... Daqueles que não vieram, daqueles que não conseguiram chegar e aqueles que por duras penas viveram nessa terra. Conceição Evaristo me fez entender que existe um punho de ferro que segura a população negra, mas que com muita teimosia e resiliência nós podemos ir pelas brechas... Não sei quantas horas eu já me dediquei a essa autora nos meus últimos 4 anos. O que eu sei é que eu não canso de ouvir Conceição Evaristo, eu não me canso de tentar entender Escrevivência, eu não me canso de ler sobre Ponciá Vicêncio, sobre Maria, sobre Ana Davenga, sobre Luamanda...

romulorocha 28/09/2022

Ponciá vicêncio, de Conceição Evaristo - 10/10
Conceição Evaristo é uma linguista e escritora brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio. Ponciá vicêncio foi seu livro de estréia no gênero romance.

Em Ponciá Vicêncio acompanhamos a trajetória de três integrantes da família Vicêncio: Ponciá, Luandi (seu irmão) e Maria (sua mãe). Em um cenário de pobreza, injustiça racial e desigualdade, aprenderemos com estes personagens como a educação, o respeito e a busca pelos sonhos fazem a diferença. A forma como Evaristo descreve as questões raciais, sociais e culturais no livro são dignas de admiração. O fio condutor dos núcleos narrativos não se perde em nenhum momento, de forma que somos envolvidos na história do início ao fim.

Trechos do livro:
?Ela gastava todo o tempo com o pensar, com o recordar. Relembrava a vida passada, pensava no
presente, mas não sonhava e nem inventava nada para o futuro. O amanhã de Ponciá era feito de
esquecimento?

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaBrasileira
#PonciaVicencio
#ConceicaoEvaristo

José Cláudio 16/10/2021

Eu já tinha tido um contato prévio com a autora pelo livro Olhos d'água que me marcou muito, e neste livro de fôlego, Conceição nos conta a vida de Ponciá, personagem muito marcante e que até mesmo se confunde com sua criadora. Maravilhoso!