Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Claudine 26/10/2020

Ponciá Vicêncio
Eu conhecia Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Então já esperava a escrita poética. Mas fiquei desolada com a tristeza dessa família, com seu destino desafortunado. Aliás, não só o destino futuro, mas o passado também é cheio de dores.

Emanuelle.MagalhAes 13/12/2020

Nunca havia terminado de ler nada de Conceição Evaristo, ponciá nos leva a vários lugares, leitura bem reflexiva, preenchemos nossos vazios com o que? E o quanto nós nós deixamos ser afetados por nossas perdas?

Liduina 15/04/2023

Ponciá Vicêncio, romance maravilhoso. Mexe lá no nosso mais profundo âmago. Romance de formação, que narra a vida de Ponciá Vicêncio, mulher negra, que vive na mais tórrida pobreza, uma artista na arte de produzir objetos com o barro. Ponciá vive de ausências, e isso é como uma fuga pra essa vida de sofrimentos.
Conceição Evaristo sempre se supera. Maravilhoso!

Luiz Pereira Júnior 25/05/2022

Que livro!
Que livro!
Mais um livro que comecei a ler por causa de sua inclusão no currículo do novo Ensino Médio... E que surpresa maravilhosa (uso poucas vezes essa palavra, pois tudo agora parece que é maravilhoso, incrível, lindo ou quaisquer palavrinhas que, de tão usadas, acabaram se tornando vazias).

Uma história que se acompanha com vontade de saber o final, mas sem que para isso seja necessário olhar, desonestamente, a última página; emotiva, sim, mas sem ser piegas; crítica e reflexiva, mas sem ser panfletária; lutando por uma causa (ou melhor, por várias causas), mas respeitando as opiniões do leitor; agregando (mais uma palavrinha da moda) conhecimento, mas sem ser condescendente...

Poucos personagens, mas todos eles profundos e tão bem delineados que dão a impressão de que a autora simplesmente narrou as vidas de alguns conhecidos, tendo o mero trabalho de pôr os fatos no papel. Ledo engano!

Ao retratar a saga de uma família afro-descendente (a narrativa não se centra exclusivamente na protagonista) e de seus conflitos, de sua miséria e de sua busca por uma vida digna, a autora conseguiu me tornar mais humano. E isso, pode ter certeza, eu não digo para qualquer escritor...

E, como qualquer informação que eu possa dar, pode ser considerado um spoiler, tamanha é a força narrativa do livro, direi apenas que gostei de conhecer todos os personagens e todos me fizeram perceber um pouco do que sou e do que fui (sou negro e pobre, mas não posso dizer que tive as horríveis vivências de Ponciá).

E o que mais me tocou talvez tenha sido justamente um dos personagens menos citados nas críticas, nas resenhas, nas sinopses ou seja lá o nome que se dê a uma opinião de algum leitor: o marido de Ponciá Vicêncio. Ao bater na mulher, num ato de desespero, para que ela consiga retornar de seu mundo interior, ele se arrepende e promete jamais deixar de cuidar da esposa e fica ao lado dela até o seu destino final. E isso, a meu ver, sim, é amor – não o pieguismo meloso de mocinhas apaixonadas por lindos bilionários à beira da morte ou a busca semiesquizofrênica por condes, duques, cowboys ou CEOs com barrigas de tanquinho...

Vida longa, Ponciá Evaristo! (Quem ler, me entenderá!)

Isa 23/12/2022

Fala sobre ancestralidade, autoconhecimento e traça uma linha entre o literário e o que ainda é realidade na vida de muitos, numa narrativa única de Conceição. Obra muito boa!

eduarda2470 04/06/2024

Ponciá Vicêncio
A Conceição Evaristo tem um jeito tão doce de escrever as coisas mais doídas do mundo. Essa história não foi diferente, a vida da Ponciá, seu vô, seu irmão, sua mãe, seu marido são muito tocantes e limpas de se ler, não há nenhuma interferência, você julga como quiser os feitos dos personagens.

Wilderlane Oliveira 25/05/2021

E quantas Ponciás existem pelo Brasil afora?
Escrita envolvente e profunda. Retrata sensações, lembranças e sonhos demarcados pelas injustiças e desigualdades sociais.
A herança da escravidão dos negros no Brasil ainda é muito forte. Prepare-se para um.misto de sentimentos em cada página.

Babi Novaes (@RefracaoCultural) 15/06/2021

Podcast Ponto e Vírgula: T2E1: Ponciá Vicêncio - Conceição Evaristo
No primeiro episódio da nova temporada do Desafio Literário Skoob, Ayrie, Babi e Lelê comentam a leitura de Ponciá Vicêncio, obra indicada pelo ator Ícaro Silva. Apesar de ser um livro com menos de 200 páginas, a escrita poética e sensível de Conceição Evaristo rendeu um bate-papo aprofundado sobre as minúcias do enredo e seus personagens.

Link abaixo para ouvir a discussão:

site: https://open.spotify.com/episode/5Xr4KJeD9OEUIReW5Ql84j

Ana S 16/06/2021

razoável
li só por causa da escola
o livro é bom, a história é boa
mas é muito sofrido mesmo
não me dava vontade de ler.

Reinaldo Júnior 29/07/2021

Ponciá Vicêncio
É uma leitura bem objetiva e simples que aborda aspectos sobre a identidade, sobre memórias, sobre uma sociedade ainda marcada pela escravidão, sobre o preconceito e o racismo. Mesmo diante desses contextos a narrativa é bem condensada poeticamente, pois aborda (des)encontros de uma família que após perdas, no meio rural, busca oportunidades no meio urbano.

Caroline.Schneidt 10/04/2023

O que falar
O que tenho a dizer sobre esse livro é que você pode ficar horas refletido sobre ele, sobre como o mundo é cruel e como nós sempre vamos gostar de fugir dessa realidade. Porque é muito mais fácil .