Becos da memória

Becos da memória Conceição Evaristo

Resenhas - Becos da memória

oliveiralauras 25/04/2024

Espetacular!! Evaristo tem o dom de escrever o sofrimento com tons de poesia. Histórias tristes que transparecem a realidade das pessoas marginalizadas.

David Ribeiro 19/04/2024

Becos da memória...
Mineira de Belo Horizonte, Conceição Evaristo, umas das principais escritoras contemporâneas, nos convida a ?costurar essa grande colcha de memórias?, em seu romance Beco da Memória. A autora nos conta através das vivências de Maria-Nova, várias histórias e personagens de uma favela fictícia, situada no ?deslocar do tempo?, que está sobe ameaça de desocupação... em meio a esse contexto de tempo, pobreza, crueldade, racismo, sofrimento, acompanhamos as várias histórias de pessoas que moram ou já habitaram essa favela, todas elas são como pequenas peças de um grande quebra cabeça, cujas vidas estão todas entrelaçadas. Assim com flui vida nas ruelas, travessas e vielas de uma favela, também flui nos becos da memória de Maria-Nova, vidas, saudades, tristezas, alegrias. Um livro maravilho, inteligente, potente, com uma escrevivência que só Conceição Evaristo consegue.

manoellen.ferreira 08/04/2024

Lágrimas, choro e pranto
Li para um trabalho escolar e ganhei uma marca no meu coração.
becos da memória é daqueles livros que a gente reler o parágrafo, não porque não entendeu, mas por que ler uma única vez não é o suficiente. conta a história de pessoas negras residentes de uma favela preste a ser destruída. é um livro triste, todo mundo é triste, o cenário é triste, o contexto é triste e esse livro só é triste porque é real. tive a sensação de ler como se os próprios personagens estivessem do meu lado, falando para mim tudo o que sentiu e viu em determinado momento, foi a primeira vez que chorei lendo um livro. mesmo que a escrita de conceição seja muito fluída, o livro ainda é difícil de ler, porque é preciso respirar para aguentar tudo o que acontece, as lágrimas vão de tristeza à raiva. eu genuinamente queria poder excluir esse livro da minha mente, só para ter o prazer de ler ele como se fosse pela primeira vez. no final, só restou as memórias.
obs.: não aconselho para quem tem gatilho com abuso sexual e agressão doméstica (não me lembro de outros gatilhos, então dá uma pesquisada antes de ler).

recassara 30/03/2024

Becos, vielas e margens da memória
Conceição Evaristo, em sua escrevivência que é tão pouco fictícia quão mais real, relata as histórias não-contadas de uma comunidade submetida a um desfavelamento enquanto percorre os becos da memória pessoal, e popular. As histórias que nos becos da memória social se encontram, ao serem narradas, quebram o silêncio imposto aos marginalizados, àqueles que ficam esquecidos em lugares de visibilidade pautada na violência e na degradação, conseguem, então, serem ouvidos.
"Becos da memória" é, antes de tudo, extremamente necessário.

Wellington.Pimente 30/03/2024

Memórias do povo negro
Conceição Evaristo explora a importância da memória coletiva na construção da identidade e da história de um povo, através da ficção mas, com as circunstâncias claramente autobiografica em várias passagens, retratando os becos da memória como espaços de resistência a sua ancestralidade e de preservação das memórias afro-brasileiras.

Como escritora negra relata as experiências de racismo e discriminação vivenciadas através dos personagens, como ainda são difíceis as marcas deixadas por um passado de escravidão e opressão. A escrita" da autora é potente ao denunciar as desigualdades sociais e os estereótipos raciais presentes na sociedade brasileira.

Acompanhamos relatos da violência doméstica, especialmente contra as mulheres negras, expondo as dificuldades enfrentadas por essas mulheres e a importância de se discutir e combater essa forma covarde de violência. Porém, a escritora faz uma importante contribuição ao dar voz às mulheres negras, retratando suas trajetórias de luta, resistência e superação. Conceição Evaristo destaca a importância desse empoderamento feminino como forma de enfrentar as opressões e conquistar os seus espaços de poder e assim mudar tais realidades.

Eu fiquei surpreso pela minha alienação de uma realidade muito triste de um Brasil marcado pela forte desigualdade social, apesar de sabermos e visualizarmos em muitas circunstâncias na mídia, ela evidencia de forma muito intimista as condições precárias de vida e as dificuldades enfrentadas pelos moradores das periferias das cidades e como isso destrói alegrias, esperanças e como é uma grande injustiça a nossa gente viver essa dura realidade.

O livro "Becos da Memória" da Conceição Evaristo é uma obra rica em reflexões sobre a história, a cultura e as questões sociais do Brasil, especialmente no que diz respeito à experiência da população negra.

Kasimoes 24/03/2024

Becos?
Memórias da senzala-favela? neste relato emocionante da vida de uma comunidade, Conceição Evaristo coloca a violência da vida miserável e pobre do sofrimento das vidas de pessoas abandonadas pela sociedade.

Geisi9 19/03/2024

Narrativas cotidianas
No romance Becos da Memória, a autora Conceição Evaristo, narra o cotidiano de uma favela que está prestes a ser demolida, focalizando nas narrativas dos personagens que lá vivem.

O enredo se desenvolve a partir do olhar de Maria Nova, uma menina de 13 anos, que vivencia de modo singular e social as alegrias e as tristezas desse processo.

Fernanda Coelho 17/03/2024

Que delícia foi conhecer Conceição Evaristo.
Que leitura forte!
Ansiosa pra conhecer os próximos livros!

thamaralho 07/03/2024

Becos da memória - Conceição Evaristo
Apesar de ficar muito feliz com toda a fraternidade e os momentos de diversão da comunidade, eu não pude evitar ficar extremamente chateada com o fato do livro ter sido escrito há 36 anos e mesmo assim ser tão atual, quando isso mudará hein? O livro é devastador, por contar sobre pessoas em extrema pobreza que estão sofrendo com o desfavelamento, pessoas que já não tinha muito acabaram ficando sem o único lugar que poderia chamar de lar. A Maria-Nova com certeza é a minha personagem preferida e eu com certeza leria mais 300 paginas sobre ela.

''Boca fechada não entra mosquito, mas não cabem risos e sorrisos”

''Maria-Nova nunca entendeu porque Mãe Joana, tão linda, com aquele vestido, que ela ficava meses fazendo à mão, que ficava tão bonito e todo mundo elogiava tanto, ao se olhar no espelho, ao ver a sua imagem refletida, não desse nem um sorriso para si própria.''

''Numa turma de quarenta e cinco alunos, duas alunas negras, e, mesmo assim, tão distantes uma da outra.''

''A sua vida, menina, não pode ser só sua. Muitos vão se libertar, vão se realizar por meio de você.''

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"homens, mulheres, crianças se amontoaram dentro de mim, como amontoados eram os barracos de minha favela."

que difícil tarefa essa de escrever sobre um livro que me fez ficar toda dobrada em lágrimas. Conceição Evaristo sempre me encanta, mas em Becos da Memória eu sinto que acessei através de sua escrita um ápice de beleza e dor.

a história nos é contada pela perspectiva de Maria Nova, uma personagem encantadora, mas fragmenta-se, assim como os becos da favela onde ela se passa, pela narrativa de muitas outras vidas. um dos encantos dessa história é o senso de comunidade até na importância dada a cada uma das personagens. todas são igualmente importantes para que a favela continue de pé, e a gradual saída de cada uma delas da narrativa também faz parte do processo de desfavelamento aqui descrito.

o desfavelamento é o processo de desconstituição da favela onde essas personagens moram e construíram suas vidas. a presença de um trator - uma personagem extremamente assustadora - ameaça retirar dali os barracos tão arduamente erguidos e, junto com eles, as vidas dos moradores, tratados como objetos de descarte. o fato de sequer haver uma justificava realmente palpável para a expulsão dos moradores dali (expressa vagamente pela construção de uma empresa que ainda nem se sabe qual) reforça muito claramente essa ideia.

e apesar da dor desse desfavelamento e nas próprias histórias das personagens, o amor é uma constante muito forte nessa história. tenho a sensação de estar diante de uma avó ou alguma outra carinhosa ancestral que com muita generosidade me conta uma história que transita entre a ficção e a memória (e não seria a própria ficção uma forma de criar memórias?). a sensação de que essa é uma história oral foi, pra mim, tão forte, que às vezes eu até esquecia que estava lendo.

Conceição Evaristo mais uma vez ganha meu coração ?

Isa 28/02/2024

Sou uma grande fã e admiradora do trabalho de Conceição Evaristo. seus livros me conquistam pela simplicidade e afetos. becos da memória trás a vida na favela, suas famílias e memórias. recomendo para todes um dia ter o privilégio de ler dona Conceição Evaristo.

Chris Botosso 26/02/2024

Becos da memória: uma leitura necessária
Cada conto do livro mostra a realidade de um personagem, sua luta pela sobrevivência entre posturas racistas e semitas. Falam sobre personagens que representam todos nós.

Bia :) 17/02/2024

Demorei a engatar a leitura, mas aos poucos fui me envolvendo com cada uma das histórias contadas pela autora. Um retrato marcante e ainda atual de realidades tão duras.

Elizabeth 16/02/2024

Becos...
Histórias muito tristes reais ou inventadas, realistas. A narrativa é muito boa, a emoção é sentida na alma.

Brisa 13/02/2024

Obra belíssima
Becos da Memória fala sobre dores. Dores de cenários tão esquecidos que é um desconfortável prazer encontrá-los.

Cada história é tão singular e ao mesmo tempo coletiva, que logo você pega a essência do que a autora se propôs fazer. E eu confesso que a partir daqui desejo ler mais livros conscientes da minha realidade. Sempre fui fã da ficção e da possibilidade de escapar do meu mundo real, mas é preciso confrontar também todas as injúrias que nos cercam.