Becos da memória

Becos da memória Conceição Evaristo

Resenhas - Becos da memória

Ssauros 17/09/2021

Maria-nova
Com esse livro eu chorei,sorri,me orgulhei e lamentei.Por todas as vozes ouvidas e caladas desse nosso povo.

Não tem resenhar esse livro,ele é aquilo que você sente mas não consegue descrever só sentir e preciso ler para conhecer o sentimento.

O livro é composto por um conjunto de histórias de pessoas de todas as idades que morram em uma favela que está em processo de desfavelamento.

Nele a gente vê as mémorias que nascem e morrem com o tempo.

Felipe 10/10/2021

Por meio da experiência de Maria- Nova, somos conduzidos a diversas histórias de moradores de uma favela que está em processo de desapropriação.

São histórias que remontam ao passado de escravidão no Brasil, e em sua continuidade, com a "favela-senzala".

Todos os personagens descritos, têm suas dificuldades expostas, da perspectiva de uma criança, que cresce em meio à miséria e desesperança, de modo que, é um livro que representa muito da desigualdade presente em nosso país e de suas contradições que insistem em se perpetuar.

Jaque 17/10/2021

Publicado pela primeira vez em 2006, Conceição Evaristo nos entrega em Becos da memória uma narrativa ficcional repleta de verdades sobre as condições precárias em que viviam moradores de uma favela as vésperas de terem seus barracos derrubados. Entre becos, vielas, esgotos, futebol, amores furtivos e sonhos, vemos as memórias e vidas dos personagens nos serem apresentados de forma nítida, humana e sensível. Sem dúvida uma leitura indispensável, assim como tudo o que Conceição Evaristo escreve nas suas escrevivências.

Isa 18/10/2021

Esse livro, desde a primeira frase, me lembrou a palavra "escrevivência." Por mais que seja ficcional, traz uma realidade tão gritante que é impossível não se identificar com Maria Nova, com sua visão da senzala-favela e o desejo de mudar. Conceição brilhante como sempre!

Seguimos!??

Evelize Volpi 01/11/2021

Após descobrir a escrita de Carolina Maria de Jesus, chego ao meu primeiro livro de Conceição Evaristo.
Preconceito, Miséria, Abandono, Pobreza e várias outras mazelas sociais...
Mas também Luta, Resistência, Força , Garra, Fibra...
Leitura Recomendada a Todos!

kelly | @leiturasagridoces 05/11/2021

Eu amo a forma como a Conceição escreve. É poético. É o segundo livro dela que eu leio e, mais um vez, fiquei impressionada com a sua escrita. Simplesmente incrível.

Becos da memória são várias histórias de moradores de uma favela que está passando por um processo de desfavelamento. É triste e real ler essas histórias.

É um livro escrito na década de 1980, mas lendo hoje, nas condições em que o nosso país se encontra, é como ler o jornal do dia. Nada mais nada menos que a realidade bem na nossa cara.

fev 19/11/2021

Uma colcha de retalhos sobre viver na favela
#BingoLitNegra #LeiaNegros #LeiaMulheres #MulheresParaLer

Becos da Memória é uma colcha de retalhos. Conceição Evaristo vai narrando histórias de vários personagens. São vários fragmentos ao longo do livro. São relatos de sofrimento, dores, perdas, mortes. Mas há espaço para a alegria, a festividade, o amor, o acolhimento, a generosidade. Ao narrar acontecimentos ela vai construindo o mundo da favela onde os personagens ali vivem.

Mais uma vez Evaristo dá voz aos marginalizados. Centraliza as experiências e vivências. Ela costura as histórias construindo um espaço onde há discussões sobre como o passado reflete a vida dos favelados. Como eles chegaram ali, como foram abusados e ainda assim tiveram esperança e força para tentar construir um espaço, uma vida melhor.

É uma leitura triste, mas não é tortura. Há muitos momentos para que o coração bate aliviado mesmo que esteja rodeado por coisas ruins.

É um bom livro. É como se estivéssemos escutando os mais velhos narrando o passado. E é justamente isso que a literatura de Conceição Evaristo é dar espaço para as suas escrevivências. Fica a recomendação.

Gisele 19/11/2021

Uma dos melhores livros de Conceição, como se fosse possível escolher um só dentre todas obras primas que ela produz

Magda14 21/11/2021

ESCREVIVÊNCIA
Li "Becos" por conta de uma disciplina da pós-graduação. Já tinha ouvido falar da Conceição Evaristo, mas nunca tinha me interessado por ler algo dela. Mas, olha, foi uma surpresa muito agradável! O texto, que foi escrito nós anos 80, mas publicado pela primeira vez só em 2006, conta de uma maneira simples e forte a vivência dos moradores de uma favela que, além de precisarem lidar com suas dificuldades cotidianas, precisam lidar também com o desfavelamento iminente. Sem se preocupar em fazer algo factual ou não, Evaristo nós insere no contexto daquela favela, não apenas nos becos físicos, mas, e principalmente, nós becos das memórias e das vidas de sua população.

Clara 26/11/2021

História pura
Simplesmente maravilhoso! Fui sem expectativas, tive que ler pra faculdade e foi meu primeiro contato com a Conceição e minha nossa senhora da história do Brasil, esse livro parecia me ler ao invés do contrário. Eu vi as histórias dos meus avós e tios ali, vi o que meu pai contava de como eram as coisas na favela quando ele era pequeno, eu me vi ali, tal qual Maria, ouvindo as histórias tristes e felizes e ansiando por mais. É tudo tão real, tão bonito e tão vivo! A escrevivência dessa mulher é fantástica!

Nayara 05/12/2021

"Eu não sou de morte fácil, de vida difícil, sim!"

"Os sonhos dão para o almoço, para o jantar, nunca."

"Mais vale um cachorro amigo, do que um amigo cachorro."

Veri 12/12/2021

Delícia de ler
Não se engane: o livro é triste. Mas a Conceição Evaristo escreve de uma maneira tão leve, tão fluida e tão sincera que a gente até esquece da tragedia geral e se encanta com os detalhes da narrativa.

Jubaeta 16/12/2021

Becos da memória
Muito além das memórias do processo de desfavelamento ocorrido há muitas décadas em BH, um relato da invibilizaçao dos corpos pobres, pretos e marginalizados. Um livro impactante e lindo.

Gabriel 22/12/2021

A dor em bela prosa
Em Becos, ao mesmo tempo que há miséria, fome e sofrimento, a todo tempo a coletividade mostra resistência, força e generosidade. A pobreza e a dor parece unir esses sujeitos em uma rede de apoio, ao mesmo tempo necessária e orgânica. Um mecanismo de sobrevivência, certamente, mas também uma formadora de laços de afeto que superam tais necessidades.

Por isso a dor parece tão bela na prosa de Conceição Evaristo. A dor não se resume em um sentimento em si mesmo, mas é mostrado em sua integridade, como aquilo que sente alguém que ama, e sofre por amar. Alguém que sonha com algo melhor, e sofre sempre que a vida se mostra tão dura que o sonho não consegue se converter em esperança.