A Princesa Escondida

A Princesa Escondida Laura Machado

Resenhas - A Princesa escondida

1 | 2 | 3 | 4

Edna.Taumaturgo 23/04/2024

Uma história de amor e ódio, Elisa com sua cabeça dura e imaturidade muitas vezes testa nossa paciência, um romance leve e caótico, bem divertido.

Reh Vieira 19/04/2023

Amei
A primeira vez que vi essa história foi no Wattpad, pouco tempo depois de conhecer o perfil da autora e suas outras histórias. Me apaixonei rapidamente com essa narrativa e comprei assim que fiquei sabendo da versão física. Agora, pretendo ler a nova versão e me apaixonar novamente pela história.

Priscila 25/12/2021

Pretendo ler a nova versão do livro
História é fluida e mesmo que eu tenha achado a principal muito imatura é compreensivo devido a criação e ser uma princesa, mas eu acho que alguns personagens poderiam ser mais desenvolvidos, como a Portia (Bruxa kkkk), então espero que a nova versão desenvolva mais os personagens.

Merillk 20/04/2021

Ameeei
Livro nacional com princesa escondida??? Amoo

Um clichê de princesas que prende a atenção do começo ao fim, Parforce é um país próximo do Brasil onde a terceira filha dos Reis governantes foi escondida dos seus suditos. Elisa viveu sua vida no anonimato e sabe que aos 18 anos sua verdadeira identidade será revelada. Poucas pessoas sabem da existência da princesa no castelo e no colégio de elite o qual ela frequenta.

Um livro maravilhoso, 5 estrelas ?

Amanda 27/09/2020

Conheci esse livro no wattpad, estava bombando na época, mas quando eu comecei a ler tinha um aviso "o livro será removido, porque será lançada uma versão pela editora". Eu, logo eu, a rainha da pechincha, não iria perder a oportunidade de ler o livro de graça. Após anos da primeira leitura e pensei que na segunda eu teria opiniões e interpretações diferentes, mas logo que comecei o primeiro capítulo, lembrei do porquê dessa história não ter me marcado positivamente.

O livro começa com a protagonista usando o primeiro capítulo INTEIRO para falar mal de outra personagem. O primeiro capítulo é para eu me apaixonar pela história, querer saber mais, me cativar, conhecer a protagonista, mas não, foi um capítulo inteiro falando como a outra menina é chata. Detalhe para o fato que a Elisa se faz de amiga da Portia há um ano e não teve maturidade para resolver essa situação. Olá, falsidade! Mas Elisa também é hipócrita, julga a Portia sem reconhecer os próprios defeitos.

Elisa usa a depreciação da (ex) amiga para provar como ela que está certa, como ela é melhor e superior, e em alguns momentos os comentários chegam ser maldosos.

"Qual foi a última vez que alguma coisa interessante aconteceu com ela? No dia em que me conheceu?"

"Ele [Ben] trabalha para mim agora. Por mais que eu adore o fato de tê-lo sempre por perto, ele não está ali por escolha. Essa devia ser a maior razão para ele se afastar de Portia de vez."

"Sei que preciso superar isso e entender que as outras pessoas do mundo ainda são cegas e não conseguem entender o quão desprezível ela é"

Tem um momento que a Elisa se sente pessoalmente insultada porque a Portia escolheu um vestido simples e repetido para o baile no castelo. Nossa, realmente, como a Portia é uma pessoa horrível!!! Ela usou um vestido branco!!! Depois a Elisa fica indignada por terem emprestado um vestido seu para Portia, já que esta sofreu um pequeno acidente, por culpa da própria Elisa. E também tem o momento que ela diz que as suas criadas não devem mais tratar a Portia como amiga dela.

O que eu, leitora, devo concluir com essas situações? É só birra juvenil? Ou a Elisa tem algum sério desvio de caráter?

O ápice da personalidade duvidosa da protagonista é apresentada nos capítulos finais. As atitudes que a Elisa tem são extremamente possessivas, ela quer controlar o melhor amigo, quer ele só para ela e não aceita as escolhas pessoais dele.

"Eu não consigo ser sua amiga, Ben, não se você ficar com ela. E olha que eu tentei!"

Até o Ben fica indignado com as atitudes da Elisa.

"Você não pode criar regras para minha vida pessoal. Não pode fazer isso com ninguém! Você não tem esse controle!"

"Você quer decidir o que eu penso da Portia, quer decidir com quem devo ficar."

A briga final dos dois é tão ridícula, que eu nem sei como chegou onde chegou. Aliás, a única brigando ali era a Elisa. Ela, bêbada, interpretou como quis tudo que o Ben falava. A achou por bem demitir o menino, porque supôs que seria melhor para ele.

Essa atitude me incomodou demais, porque simboliza a situação de pessoas despreparadas com poder nas mãos. Elas podem estar certas, erradas, agindo por vingança ou com segundas intenções, mas fazem o que querem porque podem e não precisam dar satisfação a ninguém. Ela é a fucking princesa e não pode, simplesmente não pode, fazer escolhas desse modo. Responsabilidades e equilíbrio seriam o mínimo esperado (mesmo para uma princesa escondida).

Falando em Ben, achei ele o ponto alto do livro, ele sempre é o sensato do rolê, sempre tem um comentário ótimo para acrescentar, a personalidade dele caiu muito bem para a história, ele é justo, boa pinta, humilde e um fofo. Ele é o único contraponto que traz a Elisa de volta da Elisalândia.

Quanto a Portia, eu ouvi mais do que vi ela sendo essa pessoa desprezível que a Elisa diz que ela é. Do jeito que a Elisa apresentou as coisas, ela demonizou o diferente, o pensar diferente, o ser diferente, o gostar de coisas diferentes. Pode ser que a Portia se mostre uma grande babaca nos próximos livros, mas até lá #IStandWithPortia

Como é narrado em 1a pessoa, a leitura passa por trechos maçantes e lentos, onde Elisa tem devaneios e mesmo após ler vários parágrafos parece que estamos no mesmo lugar. Os últimos capítulos são um bom exemplo, Elisa faz várias suposições, reage a situações irreais, cria ilusões e sentimentos para algo que sequer é verdade e isso se tornou cansativo.

Elisa disse que escreve um diário para se conhecer melhor, mas acho que o que ela precisa é de uma terapia. Essa menina precisa de ajuda. É sério!

No geral a história poderia ser legal, mas eu tive tantos problemas com a protagonista que não tinha jeito de eu aproveitar a leitura. Elisa se mostrou, além de uma péssima amiga, tanto para a Portia quanto para o Ben, um pessoa egoísta, fútil, infantil, falsa, hipócrita, mesquinha, imatura, possessiva... Também percebi pequenas incoerências ao longo do livro, e quando uma coisa não vai bem, os erros parecem ganhar mais importância.

Amanda 05/10/2020minha estante
AVISO: Tem um edição nova desse livro, eu acabei lendo a antiga sem saber disso. Fica a dica para ler o outro.

Karine437 22/07/2020

Ficção juvenil brasileira da mais alta qualidade!!! Fazia tempo que um livro não me deixava tao envolvida na história como este deixou! Super recomendo!

Debora.Oliveira 27/05/2020

Não Desceu!
Querido Diário eu sou uma princesa mimada, egoísta e um tantinho ( Não, espera, um TANTÃO) Hipócrita! Isso resume nossa querida e insuportável Elisa! A minha leitura se resumiu em 50% odiando Elisa e 50% Odiando MUITO a Elisa!
Daniela 15/02/2021minha estante
Concordo. Protagonista difícil de engolir.

Ben Hur 07/10/2021minha estante
Li só 55 páginas e já penso isso aí tudo rsrs'.

Nilceia.Fernandes 17/01/2022minha estante
Li 12% e vim aqui dar uma pesquisada. Nem vou voltar a ler! Achei horrível o que li!!

EllyMends 09/05/2020

Surpreendente
Quando via esse livro no wattpad não tinha vontade de ler ele, comecei uma ou duas vezes, mas sempre abandonava por não ser o tipo de livro que eu estava acostumada a ler. Mas agora, meu gosto deu uma amadurecida e eu decidi dar uma chance para ele, no começo foi um pouco difícil me conectar com a história e no final... eu so tenho uma coisa que descreve o meu sentimento agora: ESTOU ANSIOSA PARA LER O SEGUNDO LIVRO!

Leitora estranha 07/05/2020

Gostei
Achei bom, mas a linha do tempo é muito devagar. Eu gostei da história e já quero ler o segundo livro.

Os personagens são cativantes e divertidos. Mas eu achei a história meio incompleta.

Sou iniciante. Desculpa se tiver erros.
Pérola Negra 19/06/2020minha estante
? Vc leu sério ?

Leitora estranha 20/06/2020minha estante
Eu li no aplicativo

Pérola Negra 27/06/2020minha estante
Tá bom

Rosane 15/04/2020

Uma mistura de Diário da Princesa com algo que lembrou para mim A Seleção (principalmente a parte do guarda) e um toque de Gossip Gril, essa é a história de A Princesa Escondida, que fala da vida de Elisa Pariseu uma garota aparentemente normal que estuda na Escola Preparatória de Parforce, mas que esconde um grande segredo, ela é na verdade uma princesa.

Além do segredo que ela guarda a sete chaves, Elisa está tentando lidar com o fim de uma amizade de anos com Portia, a pressão interna de está prestes a ser revelada como princesa (já que fará 18 anos em poucos meses), eventos na escola que testarão suas habilidades e alguns relacionamentos meio confusos com Matt (o namorado) e Ben (amigo e guarda).

O livro é muito descritivo, na verdade ele enrola um pouco para chegar ao que realmente interessa tipo a relação dela com Portia, Elisa descreve milhares de vezes o quanto odeia a menina, mas demora uma eternidade para revelar os motivos, e ainda assim pouco é mostrado da relação das duas e dessa forma é impossível da razão a uma ou a outra. Elisa também é meio preguiçosa e isso me irritou às vezes, ela nunca gosta de nada, ela parece não gostar das aulas, dos trabalhos, dos colegas. rsrs

Elisa é uma personagem que me provocou sentimentos dúbios, muitas vezes eu detestei essa menina mimada, caprichosa, egoísta e que só enxerga o próprio umbigo, mas em outras eu tive muita pena dela por ser esquecida, manipulada e até humilhada pelos pais e pela família, por não poder fazer amizades verdadeiras porque não consegue ser ela mesma e por viver se controlando todos os seus atos para não revelar seu segredo.

Mas, para mim a redenção de Elisa foi à conversa final dela com Ben, ali ela conquistou minha confiança e me fez querer saber o fim dessa história, mesmo que para isso precise ler outro livro.

“Só sirvo para ser invisível, para afastar as pessoas, machucá-las, prendê-las e as tentar controlar.”

“Nem esse direito de contar o que eu queria para quem queria, eu tinha. Não podia nem dividir minhas dores com aquelas poucas pessoas que ainda estavam do meu lado. Que tipo de vida é essa?”

Gabi @entrelidos 14/06/2018

Maravilhoso!
Apaixonada por moda, botas, baseball e completamente viciada em café, Elisa tinha tudo para ser apenas uma garota comum de 17 anos. Mas a verdade é que ela é uma princesa.

Mas esse é um segredo que pouquíssimas pessoas sabem. Por ser a terceira na linha de sucessão ao trono, seus pais decidiram preservar sua identidade até que ela completasse 18 anos, lhe dando a oportunidade de ter uma infância e uma adolescência comum.

Com a aproximação do seu aniversário, Elisa queria aproveitar os últimos meses de tranquilidade do seu anonimato, mas o munda à sua volta resolveu virar de ponta cabeça.

Ela percebeu que não gostava mais da sua melhor amiga e amizade entre as duas, que antes ela achava ser boa, agora só lhe fazia mal. Ela também descobriu que Matthew não era tão idiota quanto parecia ser e que ele beijava bem. Mas o que a estava deixando preocupada era o fato que seu melhor amigo de infância estava cada vez mais distante.

Não tenho palavras para expressar o quanto eu amei esse livro! A escrita da Laura é maravilhosa e envolvente.

Eu super me identifiquei com a Elisa, não que eu seja uma princesa escondida, mas sou tão dramática quanto ela. Então eu ri, sofri e chorei junto com ela, eu me senti dentro do livro.

Os personagens são completamente encantadores (menos a Portia) e eu estou completamente apaixonada pelo Ben.

E eu PRECISO do segundo livro! ( Alô, Novo Século, vamos agilizar esse lançamento!)

1 | 2 | 3 | 4