Mindhunter

Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Mauryeen.Nunes 02/06/2023

Livro ótimo! O enredo e a forma como é contado, nos prende e faz querer não parar de ler. Fenomenal.

Anielly 02/06/2023

O dragão nem sempre vence
Escrito por John Douglas e Mark Olshaker, Mindhunter é um livro de não ficção que conta a história da criação do termo serial killer e a Unidade de Apoio Investigativo do FBI. Esse livro é narrado em primeira pessoa pelo John, que começa com a história de como ele foi parar no FBI para criar perfis de criminosos, o mais interessante é que ele é gente como a gente, não é um gênio arrogante, ele só encontrou seu propósito e se aplicou totalmente, obtendo muito sucesso. Esse livro não é um manual, ou enciclopédia de serial killers, Jonh Douglas nos conta um pouco sobre vários casos que ele trabalhou pessoalmente, ou que sua equipe teve participação. Com isso, ele apresenta o estudo que foi feito com base em entrevistas com serial killers, as quais ele estava presente, e as estratégias proativas que ele aprendeu a usar. O livro também aborda discussões como, "uma pessoa nasce ou se torna serial killer?", o livro aborda os padrões e fatores comuns em criminosos com motivações sexuais e trata de um pouco de tudo. É um livro muito bom e muito interessante pras pessoas que gostam de true crime e de detalhes. O livro não traz nada exclusivo, mas traz o ponto de vista profissional, traduzido em uma linguagem mais coloquial e do dia dia. John Douglas é realmente um excelente contador de histórias e muito legal, ele tem um ótimo senso de humor, é direto e muito verdadeiro. Veleu super a pena a leitura!

ingrid.guedes.1 29/05/2023

Achei o cara genial demais, a análise comportamental dele é perfeita, isso requer muito talento! E a carta da menina... como alguém consegue ser tão positiva num momento de medo e horror? Exemplo de vida

gabspittol 29/05/2023

O livro que inspirou a série da Netflix, Mindhunter. Um dos meus livros preferidos, que detalha os bastidores de alguns casos terrivelmente fascinantes e desafiadores do FBI. A narrativa de John Douglas relembra como surgiu o departamento de ciência comportamental do FBI, em uma época em que o termo serial killer, ou assassino em série, não era cunhada ainda. Douglas foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da técnica de perfis criminais em investigações.
John Douglas sempre teve um diferencial, ele conseguia se imaginar no lugar da vítima e também do criminoso, enquanto analisava a cena dos crimes, tentando imaginar e entender o que se passava na mente do serial killer, dessa forma, começou a prestar assistência a delegacias ao longo dos Estados Unidos. O livro foi inspiração para a série fictícia da Netflix de mesmo nome, Mindhunter, e traz no elenco nomes como Jonathan Groff, Holt McCallany e Anna Tory.
Eu reli esse livro depois de reassistir a série e é impressionante como essa narrativa nunca se torna entediante. É uma leitura envolvente desde o começo do livro, com relatos de Douglas contando sua história desde o início no FBI, até como chegou onde chegou, auxiliando nos estudos que existem sobre serial killers e suas motivações. É muito frustrante que a série tenha sido cancelada antes de explorar tantas outras histórias presentes nesse livro. É simplesmente deliciosa a leitura e imaginar como foi viver tudo isso.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

rezendegio 28/05/2023

Foi um desafio, como mulher, ler esse livro onde a grande maioria das vítimas relatadas eram mulheres. É incrível ver o trabalho de John e como ele contribuiu para que tantos criminosos fossem capturados.

Giovana 25/05/2023

Bom, vamos começar do começo. Ele é chato, não consegui ficar presa no começo do livro, até porque eu realmente não tinha interesse em ler a biografia dele, saber o que ele fazia quando adolescente ou com quem ficou e trabalhou. Entendo que é interessante ter um contexto, apenas acho que poderia ter durado muitas páginas a menos.

Mas quando chegou na parte boa, aí sim é interessante. Ele conta sobre várias experiências reais com pessoas reais, conta suas técnicas, como chegou até elas e como as aplica. São diversos exemplos e achava um mais interessante que o outro. E foram nesses momentos que o livro me pegou.

Claro que é um livro que foi publicado nos anos 90, e em alguns momentos ele tem visões de mundo que diferem das minhas, ou que são bem datadas. Existe inclusive uma nota da editora, que precede o texto, falando sobre isso. Tendo esse fato em mente, isso não me incomodou.

De modo geral, eu super recomendo esse livro, achei bem interessante, com exceção das divagações sobre o resto da vida dele em alguns momentos. E devo dizer que fiquei com vontade de ver a série.

site: https://www.instagram.com/p/CqEXjPMrn7y/

Paloma Machado 24/05/2023

Desde o primeiro capítulo esse livro me prendeu, vários histórias de ass@ssinos em série de arrepiar.
As pessoas que trabalham prendendo essas pessoas são corajosas, porque eu nunca teria coragem. Agora vou assistir a série.

Vehalcantara 22/05/2023

Como sempre foi um deleite aprender com John Douglas! Embora tenha preferido De Frente Com o Serial Killer, foi bom ver como tudo começou. Para quem se interessa pelo assunto é um prato cheio! E fiquei muito aliviada ao saber que dois dos assassinos com identidade desconhecida já foram descobertos e condenados!!!

Isa 21/05/2023

É UMA AUTOBIOGRAFIA!!!
Tenha isso em mente na hora de ler, pois há diversas páginas descrevendo a vida de john douglas, onde em metade delas ele se vangloria por seus feitos e na minha opinião, eram informações meio inúteis e que não agregavam em nada.
sou muito fã de mindhunter e me decepcionei muito com esse livro, as entrevistas que deveriam ser parte principal das histórias não compõe nem 10% do livro.
caso queira saber mais sobre as entrevistas, recomendo os livros mindhunter profile do robert ressler.

Polly.vidigal 19/05/2023

Uma leitura interessante sobre como a análise de perfis ajudou a capturar os assassinos em série...

Anne.Chaves 14/05/2023

Mindhunter é um livro publicado nos anos 90 contando a trajetória e reflexões do primeiro caçador de serial killer do mundo. John Douglas sempre foi um homem curioso que gostava de analisar as pessoas, depois de tomar rumos diferentes em sua vida acabou entrando para o FBI onde surgiu a oportunidade de começar a pesquisar as mentes dos serial killers por meio de entrevistas com os que já estavam presos.
Com o tempo, o que pareceu uma ideia curiosa de um pequeno grupo de pessoas em um porão do Bureau, se tornou um setor do FBI com um monte de gente, além de uma técnica para traçar perfis usada para solucionar diversos casos.

Eu ganhei o livro no natal de 2019, comecei a ler, e por outros motivos tive que abandonar o livro e perdi o interesse. Esse ano, resolvi rever a série e a vontade de ler o livro voltou. Arrependo-me profundamente de não ter lido esse livro antes! É uma leitura incrível. Extremamente rica e desmistificadora.

Os pontos positivos do livro: Esse homem tem uma experiencia de vida interessantíssima, e sua narrativa te prende, mesmo que o livro seja em um formato mais similar a uma biografia, não a um "romance policial" (como a série da Netflix apresenta). É uma grande conversa com diversos casos e analises.
É um livro pesado, cheio de conteúdos de revirar o estômago, porque não é um livro de um assassinato que não existiu. Todas as coisas grotescas que ele descreve aconteceram com pessoas reais e é revoltante, como o autor mesmo diz, se ele foi chamado… algo muito ruim já aconteceu. Infelizmente o trabalho dele não é preventivo.

Os pontos negativos do livro: É um livro escrito nos anos 90, alguns termos e conceitos já foram alterados hoje em dia. A tradução brasileira resolveu não alterar o modo como o texto foi escrito, mas muita coisa mudou na visão de mundo desde 1990 até 2023.
Um ponto que gostaria de comentar, mas não necessariamente é algo ruim: o quanto de opinião ele expõe. Entendo porque ele pensava assim naquela época (não sabemos se ele ainda pensa assim hoje), mas para mim é algo que me faz não querer indicar o livro para pessoas que não confio em suas interpretações de texto.

Enfim, para os que gostam de ler sobre crimes reais, para os formados em psicologia (como eu), esse livro é incrível. Muito interessante e com a escrita fluída!

Kaleo Santiago 03/05/2023

Visão de mundo.
Sem duvida o melhor livro que já li até hj, a riqueza de detalhes técnicos trás a luz, a importância de termos uma polícia eficaz e científica para trabalhar na solução de casos. Contudo trás também a necessidade de sermos mais amorosos com que nos relacionamos, por mais simplista que isso pareça dar a decida atenção a alguém pode ser o suficiente para não desencadear um gatilho que tornaria alguém em um serial Killer.

Amanda 30/04/2023

O típico policial americano
Eu sabia que seria um relato do policial que inspirou a série. Por mais que o foco não fossem as descrições dos crimes, ele menciona assassinatos "famosos" das décadas de 70 e 80. Mas o que mais me incomodou foi o perfil traçado de "todo assassino" ter as 3 características que ele definiu como padrão.
Sem contar o fato de a todo momento defender a pena de morte como solução para crimes hediondos.
Biatunix 30/04/2023minha estante
Mesmo tendo em mente que é uma ideia pensada em outra época, não consigo deixar de pensar no ego clássico americano que esse livro deixa. Lendo eu achei interessante, ao mesmo tempo fiquei "isso é tão americano que enjoa"

EllenDarfnny 25/04/2023

Faltou Estrutura
O livro é muito detalhista e mostra bem os casos sem um sensacionalismo, com um olhar mais profissional mesmo. Ainda assim, as 100 primeiras páginas poderiam ser facilmente descartadas porque ninguém compra esse livro querendo saber sobre a vida pessoal do agente do FBI. E as fotos contidas nos livros são interessantes, mas foram colocadas de maneira muito desorganizada.