Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Viviane 12/12/2022

Surpreendente
Já li 5 dos 7 livros do autor tão aclamado no auge do sucesso de Anjos e demônios e como todos eu fico fascinada por um autor ou tema leio um monte e depois volto anos depois. Nem conhecia Origem achei o livro por acaso em um sebo e foi uma feliz compra.
Como sempre Dan Brown, consegue em uma narrativa cativante mesmo nas dissertações mais longas manter minha atenção e expectativa para os próximos acontecimentos. O livro é surpreendente até a sua última página, coisa rara de se conseguir em um livro longo de 427 páginas.
Vale a leitura super indico e já estou em modo fascinada de novo pronta para ler os que faltam O símbolo perdido e Inferno.

Gio 03/12/2022

Primeiro contato com Dan Brown e foi maravilhoso, eu amei a escrita e a história, suspense com ação e me trouxe também muitas reflexões, amei muito e pretendo ler os outros do autor

Luís Henrique 02/12/2022

Ótima história
Leitura leve e fluida. Realmente, Dan Brown sabe tratar assuntos densos de forma leve. Gostei muito do desenvolvimento da história. Da saga Robert Langdon, esse livro iria para o top 3 fácil.

Bru 01/12/2022

Que final!
Dan Brown nunca decepciona!

Achei esse livro um pouco enrolado,as coisas demoraram muito pra acontecer e teve muita coisa que realmente não precisava ter na história, parecia que não tinha muita coisa pra contar e o autor foi dando uma enrolada até chegar no final.

Mas o final meus amigos? fez tudo valer a pena. Quantas revelações! Quantas reflexões! Todos os finais dos livros do Dan Brown são sempre uma surpresa e eu amo!

Este é o último livro que faltava eu ler para completar todos do autor, sou completamente apaixonada pelas histórias dele. Sentirei saudade.

Pra quem ama as aventuras do Robert Langdon, não vai se arrepender de ler sua última história.

Stefanny37 30/11/2022

Fantástico!
O livro é simplesmente fantástico!! Origem foi o meu primeiro contato com a escrita de Dan Brown e posso afirmar que amei, toda a narrativa é muito bem escrita é ambientada a todo momento o livro nos surpreende, trazendo reflexões e temáticas bem interessantes o que mais me conquistou nesse livro foi o final e a riqueza de detalhes quando se fala em arte, a leitura foi indicação de uma pessoa muito querida e eu simplesmente amei..Quero muito ler outros livros do autor e SIM eu super recomendo a leitura, vocês irão se surpreender ???

Rafael 22/11/2022

A Origem de se encontrar (finalmente) uma boa história
Ao mesmo tempo em que tenta desvencilhar-se de suas fórmulas e estilo de narrativa, deixando de lado, muitas vezes o que seria a saída fácil, Dan Brown aproxima-se de sua quintessência narrativa.
Os argumentos e temas propostos pelo autor, tem a fama de serem desconfortáveis, de causarem intriga em muitas comunidades ao redor do mundo, e aqui, mais uma vez, essa fórmula é cumprida com talvez o tema mais incendiário desde sua obra mais conhecida, o Código Da Vinci.
Origem é o quinto livro de Dan Brown (sétimo de sua carreira) que acompanha o simbologista Robert Langdon em uma busca frenética por alguma coisa de grande importância, e capaz de abalar as estruturas do mundo moderno. Incialmente, pode-se pensar que encontraríamos aqui, uma outra forma de aplicação de sua conhecida fórmula, mas o que encontramos, com surpresa é uma estrutura quase impecável, mesmo que se trate de uma nova abordagem de seu conhecido modelo narrativo.
Isso nos é entregue não apenas pelos capítulos curtos que vão se conectando aos próximos como uma corrente impossível de se deixar de lado, mas pela brilhante elucidação das tramas e o desenrolar do argumento, que apesar de se mostrar clichê e previsível, acaba cumprindo seu dever, funcionando muito bem.
Mesmo com tantos pontos positivos, ainda é fácil encontrar o ponto mais fraco do estilo narrativo do autor. Talvez por sua via popular, a explicação exagerada dos temas, por vezes faz com que nos sintamos como alunos em uma aula de um professor sem didática, que tenta nos explicar o motivo de dois mais dois ser quatro e não cinco.
Também poderia destacar novamente a breguice em escolher alguns motes narrativos e piadas de tio do pavê, mas acho que depois de tantos livros, isso possa ser mais uma implicância minha com o seu estilo.
Mas os pontos positivos são maiores que os negativos, e por muito.
O desenvolvimento da escrita do autor é notável, ainda mais comparado com um último volume sofrido, como Inferno.
O que nos resta é esperar que essa seja a Origem de Dan Brown como bem mais que um autor conhecido pelas tramas desconfortáveis, mas como um autor conhecido pela perfeita justaposição entre o popular e o contemplativo, uma de suas maiores virtudes em Origem, e não apenas o resultado da entropia do universo em volta e meia, contrariar o esperado.

marina 16/11/2022

um dos melhores da série
Depois de muuuito tempo que eu comecei a ler, finalmente consegui terminar o livro, e valeu a pena todo o tempo que levei, porque isso me permitiu digerir a história. É, para mim, o final mais pesado - até mais que o de Inferno - e o conflito ético/religioso e científico que ele traz divide os pensamentos não só entre as pessoas, mas em cada indivíduo por si só. Eu amei CADA pedaço da história, e o Kirsch definitivamente é um dos personagens mais interessantes do Dan Brown. Apesar de não ser uma Vittoria Vetra, Sophie Neveu, Sienna Brooks ou até uma Katherine Solomon da vida, Ambra Vidal é uma personagem feminina f*da, que tem seu próprio background e não deixa a desejar em nada, mesmo não sendo tão aprofundada se comparada às anteriores. Origem foi um bom fechamento, e acho que parte disso se deve à abertura que o final ainda permite, mas ao mesmo tempo em que deixa pontos vagos, exerce muito bem o papel de encerramento.

FlaviosParanhos 09/11/2022

Gera muitos questionamentos
Dan Brown: ORIGEM

E termino o ultimo livro do Dan Brown, comprei esse livro em 2018 em um sebo do Recife, no fim daquele ano tive um baque emocional muito forte e, passei anos sem conseguir tocar no livro. Anos se passaram, veio a pandemia e, nesse ano de 2022 uma ressaca literária tão forte, que diminuí bastante a compra de livros. Então comecei a pensar em algo para me reconectar com o leitor do passado e, peguei na estante o Origem.

Sobre o livro "Todas as religiões são uma só" aqui temos um cientistas, futurologo que descobre a resposta para duas perguntas fundamentais, de onde viemos e para onde vamos. A partir dai ele se reune com membros das principais religiões do mundo, apresenta as respostas e parte. E aí começa o caos. Aparentemente as respostas são fortes o suficiente para banir ou desacreditar todas as religiões existentes. No meio desse caos o Robert Langdon é convidado para presenciar a apresentação da novidade para o mundo. No fim eu gostei da resposta apresentada, mesmo não achando o suficiente para abalar religiao alguma. Também imaginei o plot já na metade do livro mas, tive uma leve surpresa sobre certos acontecimentos no final do livro. A conclusão é que o livro é bom, eletrizante e cheio de mistérios. Não concordo filosoficamente com certas conclusões tiradas aqui, mas gostei muito dos questionamentos feitos.

Cabral 02/11/2022

Como já é de esperar de Dan Brown, Origem tem uma trama envolvente, cheia de suspense envolvendo extremismo religioso, política, assassinatos e apesar de esperar um pouco mais a respeito da descoberta que perseguimos durante todo o livro, o final nos traz uma reflexão sobre o futuro tecnológico, que vem avançando a passos largos e nos tornamos cada dia mais dependentes dessa tecnologia.

bruthethe 31/10/2022

O mais fraco da série
Não empolgou tanto quanto os anteriores. Faltaram enigmas e curiosidades, faltaram locais históricos e secretos. Faltaram símbolos, lendas e histórias. Faltou bastante coisa do que faz as aventuras do Langdon ser o que são.

Ny 24/10/2022

"Às vezes, a revelação divina significa simplesmente adaptar seu cérebro para escutar o que seu coração já sabe."

amandinh4 19/10/2022

Religioso do pau de arara
não esperava, por esse final, me impactou bastante, mostrar um lado em que ainda existem pessoas que querem impactar as outras desmentindo a religião delas, e além do mais, perseguindo, aquelas que querem continuar seguindo, esse é só o começo do livro, e por si só já se mostra um livro magnífico, não é uma leitura leva, sendo bastante complexa, mas vale a pena