Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Camily 04/09/2021

Lindo, lindo, lindo. Me emocionei demais lendo e foi muito mais do que eu estava esperando.
Por favor leiam!!!

Livros da Mar 02/09/2021

Ecos ?
Esse livro me surpreendeu bastante, muito diferente do que achei que seria no final das contas e isso foi uma ótima surpresa.
Os personagens são bem cativantes e com histórias que realmente me emocionaram.
Achei que foi muito bem construído, é uma leitura tranquila e super gostosinha, que vale muito a pena.

Andy.Sena 31/08/2021

Eita que é raro eu chorar lendo, mas esse me fez derramar algumas lágrimas. Primeiramente estava me sentindo perdida com a história porque sentia falta dos encerramentos das partes, mas que surpresa ao chegar ao fim e vê como tudo estava entrelaçado como aquela brincadeira de criança de ligar os pontos. Amei a sensibilidade da escrita, como a música é capaz de trazer cor a um mundo tão cinzento, além de ser capaz de mudar destinos. Um livro singelo com uma mensagem tão impactante.

Ana Claudia 29/08/2021

Esse livro começa com um conto sobre três princesas amaldiçoadas por uma bruxa, onde elas só estaria livres quando um instrumento de sopro, com seus espíritos aprisionados, salvassem uma alma à beira da morte.

A história se divide em três partes: outubro de 1933, em Trossingen/Alemanha, junho de 1935, em Filadélfia/EUA e dezembro de 1942, na Califórnia/EUA.

Ele traz a história três crianças que que estão passando por um momento difícil e que encontram na música uma forma de superar as dificuldades durante a Segunda Guerra Mundial

Uma leitura que aborda temas bem importantes como amizade, família, perdas, preconceito e superação. E também sobre empatia, coragem, bondade e a magia que a música carrega consigo.

Essa edição da Intrínsecos está belíssima. A diagramação está perfeita e essa combinação de cores na capa e no corte das páginas é um deslumbre.

Vanessa.Liandro 26/08/2021

Amei conhecer essa autora???
Vidas entrelaçadas pelo poder da música e também por uma guerra que destruiu muitos!
Muitos sentimentos me acompanharam durante essa leitura: sofrimento, esperança, indignação e vários outros.
Não tenho muito o que falar mais, só fazer a recomendação dessa obra incrível. Perfeito e sem defeitos.

Helena.Melo 21/08/2021

Historias costuradas com as linhas do destino
Que livro lindo! Me emocionei em algumas passagens, e chorei muito com um certo momento da primeira parte. Três histórias de 3 crianças em momentos diferentes da nossa História, que sofrem com perdas e preconceito, mas mantém seus sonhos vivos.

Jhones 16/08/2021

A história de Ecos se inicia cinquenta anos antes da Primeira guerra mundial quando um garoto chamado Otto se perde numa floresta e encontra um livro misterioso que conta a história de três irmãs Amaldiçoadas com uma profecia. Em determinado momento, as irmãs da história aparecem pra ele e lhe propõe uma missão: Para libertá-las ele precisa passar adiante um instrumento musical, uma gaita muito especial que vai ter um papel muito importante em cada história que será contada.
A partir daí, acompanhamos a história de três personagens:
Friederich, um garoto que sonha ser músico em meio à ascensão do nazismo na Alemanha dos anos 1930; Mike Flannery e seu irmão Frank, ambos órfãos que vivem num orfanato na Pensilvânia e lutam para não serem separados; Ivy Maria Lopez uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração nos EUA.
O livro é uma mistura de ficção histórica e fábula com elementos fantásticos bem sutis. Cada história termina de um jeito que nos deixa com o coração na mão, mas no final temos a resposta do que realmente aconteceu com os quatro personagens principais. O livro é muito bem escrito e as histórias dos três personagens é tocante e muito envolvente. Recomendo muito essa leitura!

Lua 14/08/2021

Destino
Uma incrível viagem por várias histórias de vidas afetadas pela guerra. Uma música sendo escrita por essas vidas com reviravoltas e desfecho surpreendente.

Suh Oliveira 09/08/2021

Que livro maravilhoso!
Ele é simplesmente lindo, todo colorido e muito bem trabalhado, folhas grossas, impressão impecável e uma tradução ótima!

O livro é dividido em 5 partes,

No primeira conhecemos Otto, um menino travesso que se perde na floresta e é salvo por três irmãs encantadas que estão presas na floresta por conta de uma maldição de uma Bruxa antiga. Essas três irmãs salvam Otto da floresta e em retribuição ele promete liberta-las levando o espírito das três dentro de uma gaita.

Na segunda conhecemos Friedrich, um músico muito talentoso que vê seu sonho de ser maestro interrompido quando Hittler assume o poder e ele e seu pai são considerados impuros por proteger judeus e por uma mancha de nascença que Friedrich tem no rosto e que o torna um defeituoso.

Na terceira conhecemos Mike e Frankie, dois irmãos, Órfãos. Mike é um pianista prodígio e vive entre seu sonho de viver da música e ser livre e seu medo de perder seu irmão mais novo já que um é a única família que o outro tem.

Na quarta conhecemos Ivy, uma filha de imigrantes mexicanos que viveu a vida viajando de um lugar para o outro, sem ter moradia fixa, sem amigos de longa data e com um amor pela música maior do que ela mesma. Durante um dos trabalhos de seu pai ela se muda para a casa de japoneses que se encontram detidos devido a guerra.

As histórias de todos eles se encontram a partir do momento que a gaita com os espíritos das irmãs passa pelas mãos de cada um deles até cumprir o seu destino.

A quinta e última parte conta sobre o encontro emocionante de todos estes personagens e o desfecho das irmãs.

Bom demais de ler, sem pontos soltos, leitura fluída.

Maravilhoso!

Fernanda 08/08/2021

Não consigo descrever esse livro em apenas uma palavra, me surpreendeu muito. Meu noivo já tinha lido e falado que era um livro "bonitinho" e minha sogra tinha iniciado e largado, pois havia achado o livro "muito triste". Eu acho que ambos estavam certos, a maior parte da história se passa no período da Segunda Guerra Mundial e as passagens me fizeram refletir em como algumas coisas foram tristes e desesperançosas na época, mas ao mesmo tempo, mostra a esperança e a felicidade na música. É um livro muito lindo, com um toque de magia que faz referência aos contos de fadas clássicos. A inteligência desse livro está nas suas sutilezas, super recomendo!

Eduardo.Carvalho 04/08/2021

Leve, mas nem tanto.
Leitura leve e emocionante. O livro flui numa linguagem simples, universal e sem rodeios. Daqueles que quando você menos espera, já leu inteiro e sente pena de já ter acabado. Trata de temas muitas vezes difíceis e tristes, porém atuais. Nos faz refletir sem maiores esforços sobre o mundo que nos cerca, mas com uma mensagem de esperança. Os personagens são verdadeiramente cativantes. Gostei muitíssimo.

Maria Luiza 27/07/2021

“Vovó costumava dizer que a dor é a coisa mais pesada pra se carregar sozinho. Então sei tudo a respeito disso.”
Eu achei incrível a maneira com que a autora Pam Muños constrói os seus personagens. Em Ecos estamos diante de várias histórias que se unem de maneira excepcional, logo nas primeiras páginas de cada um desses fragmentos passamos a nos importar com o destino dos protagonistas, compartilhando alegrias e amargando as tristezas que cada período da história os trazem.
A história de Ecos é lindamente bem amarrada, finalizada de maneira primorosa e, sem sombra de dúvidas, é tão linda que eu não consigo parar de imaginar por minha própria conta o que aconteceu com os personagens depois de terminada a trama. Eu continuo criando e criando vidas para eles. Acho que isso, de certa forma, é saudade. Cada conto aborda uma temática problemática — os horrores do nazismo, o medo de perder o pouco que tem e nunca conseguir o que quer e o preconceito racial. E acho bem válido comentar que, no fim da narrativa de cada conto, a autora consegue deixar o leitor com o coração na mão, pensando no pior, mas com esperanças do melhor.

Seu destino ainda não está selado.

Até na mais sombria noite

Uma estrela brilhará, um sino soará,

Um caminho será revelado.
chris 27/07/2021minha estante
Maravilhosoo ??

Jade Ricieri 05/07/2021

Sensível e tocante!
Ecos é dividido em quatro partes com apenas uma ligação entre elas, a música. A primeira, segunda e terceira parte do livro narra a história de três crianças diferentes, já a quarta e última parte é uma junção de tudo e mostra o final de cada personagem.

A trama em si é baseada na segunda guerra mundial e isso acaba tornando a história pesada, mas o livro é sobre amor, mostra como o amor mesmo nos momentos mais difíceis é capaz de mudar a vida das pessoas.
Gostei bastante, achei muito bem escrito, desenvolvido e com um final digno para cada protagonista. É uma leitura que vale a pena.