A História da Ciência Para Quem Tem Pressa

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa Stephen Hawking
Stephen Hawking

Resenhas -

Leonardo 16/01/2024

É um livro introdutório para o assunto, porém, muito bem explicado, aborda um determinado assunto marcante na área das Ciências, explica de forma sintética e objetiva, em seguida dá um resumo da biografia do autor do feito em questão.
Apesar de não se aprofundar nos assuntos, o livro é um deleite para os que apreciam ciências, astronomia, e exatas.
Ele aguça a curiosidade do leitor, em mim criou a vontade de pesquisar mais afundo determinados temas abordados.
Os capítulos que mais me prenderam a atenção foram os três iniciais, que abordam Astronomia, Matemática e Física, o quarto, que fala acerca de Química não me interessou tanto, assim como o quinto, sobre Biologia.
Em suma, um livro muito bem, se considerarmos seu objetivo, que é contar a história da ciência de uma forma mais concisa, sem deixar escapar detalhes importantes.
Creio ser o livro ideal para quem irá iniciar os estudos nas áreas abordadas.

Início: 06 de Janeiro de 2024.
Conclusão: 16 de Janeiro de 2024.

AndrA374 08/03/2023

Excelente
Simplesmente sensacional esse livro. Gostei em especial do capítulo que fala sobre física! Recomendo a leitura.

Isabelle.Kronemberger 02/02/2023

Claro que anos de pesquisas e avanços não podem ser trazidos em apenas 200 páginas. Mesmo assim, a maneira leve com que o livro foi escrito, cumpre perfeitamente a proposta!

Usando de linguagem mais simples, a leitura é muito envolvente e educativa. Claro que não tem idade para ler, mas acho que seja bem interessante para pré-adolescentes e adolescentes que estão na fase de descobrir o mundo de diversas maneiras.

Carla 19/06/2023

Bem mais ou menos. A pessoa tem que tá com muita pressa pra ler só isso mesmo. A leitura não é tão boa e ainda é raso (mas entendo que é essa a proposta). Mesmo assim, achei ruim.

Diego 16/09/2022

Uma pequena enciclopédia da história da ciência
O livro é interessante e se propõe a ser uma história resumida da ciência. Em suas poucas páginas e com um texto enciclopédico, os autores conseguem a sua proposta.

É um livro que vale a pena ser consultado de vez em quando para tirar dúvidas a respeito de cientistas ilustres e seu contexto. Ele também é útil para se ter uma boa noção da evolução do pensamento e método científico, sendo um livro próprio para interessados em epistemologia.

bibliostella 26/04/2020

Bastante técnico até
O livro é muito interessante e tem partes até bastante técnicas. O interessante é que vem contato pequenas biografias de ilustres cientistas. Gostei de saber de vários sobre os contextos nos quais realizaram suas descobertas.

Bruno Lima 04/03/2022

Imensamente grato por essas pessoas.
É incrivel ler a biografia de varios genios da nossa humanidade tudo em um livro, esse pessoal transformou nossa maneira de ver o mundo e proporcionou novos meios para melhora-lo, imensamente grato.

Passos 15/04/2022

A História da Ciência para quem tem Pressa
Leitura rápida sobre a história da ciência, contando um pouco da história dos grandes cientistas e seus feitos.

Raissa Carolina 14/03/2022

Esperava mais do livro
É um livro legal, relembra descobertas interessantes da ciência, mas esperava mais. Acho que a escrita poderia ser mais fluida e incluir alguns fatos que ficaram de fora.

Karen 25/08/2022

Inspirador
Inspirador! Até chorei! hahaha É lindo ver como a ciência se desenvolveu: ver a História da Ciência!
Além disso, o livro é muito bem escrito. Traz os fatos, os grandes atores, as descobertas, os trabalhados, com uma escrita clara, leve e fluída.

Humberto.Cunha 29/01/2022

Uma proposta desafiadora ?
Contar uma história de centenas de anos e diversas áreas em apenas 200 páginas páginas do livro. O desafio de narrar algo que muitas vezes é visto como incompreensível, a Ciência, é um papel nada fácil; as histórias envolvidas na criação do conhecimento científico de Galileu a Hawking são descritas de maneira histórica e sem o desenvolvimento de equações matemáticas que descrevem os fenômenos observados.

O livro é separado em 7 capítulos, sendo que cada capítulo descreve uma área da ciência: Astronomia, Matemática, Física, Química, Biologia, Medicina e mais.

Para aqueles que não necessariamente tem pressa e procura uma leitura agradável, além de ser um entusiasta da ciência de maneira geral, este livro é uma ótima indicação de leitura porque nos leva a uma viagem histórica por aspectos relevantes das ciências, mas para quem busca se aprofundar em estudos mais avançados, o livro deixa a desejar em vários aspectos, como falta de foco, já que a proposta de escrita do livro é muito abrangente.

Considero a experiência de leitura válida e de grande poder didático - histórico.

28/05/2023

Bom?
Este livro me ensinou o seguinte: não tenha pressa; que só pode ter pressa quem um dia já andou devagar, como diz a música.

Denise 15/01/2022

A história da ciência para quem tem pressa
Uma leitura agradável e bem resumida mesmo, acho ótimo para lembrar informações de conhecimentos gerais e assuntos da escola. Só acho que como o título aborda o termo ?ciência?, senti falta de um capítulo de área de conhecimento das ciências humanas e sociais. No mais, leitura leve e interessante. Recomendo!
Mands 27/01/2022minha estante
Concordo, também senti falta

Lia Gracy 15/09/2020

A história...
O livro é um ótimo recurso tanto para quem é da área, quanto para aqueles que só tem curiosidade. A história da ciência está apresentada de uma forma compacta, didática e de fácil entendimento.

Edson Camara 16/03/2023

Como outros livros da série para quem tem pressa, este A História da Ciência, cobre um extenso período de tempo e uma imensa compilação de fatos que explicam o tema da ciência e nos ajudam a compreender melhor a vida, o planeta e nossa evolução como humanos.
É impressionante o que algumas pessoas especiais descobriram, estudaram e inovaram para mostrar às pessoas normais como a vida funciona.