A História da Ciência Para Quem Tem Pressa

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa Stephen Hawking
Stephen Hawking

Resenhas -

ViagensdePapel 12/09/2017

A Editora Valentina está lançando a coleção História para quem tem pressa. São livros pequenos, com no máximo 200 páginas, que contam cronologicamente as passagens históricas do assunto em questão.

Eu recebi o livro sobre ciências e tenho que confessar de antemão que foi uma leitura fantástica! Me surpreendeu mesmo! \o/

Primeiro eu pensei: em duzentas páginas não dá para falar de nada, imagine toda a história das descobertas cientificas da humanidade! Para!

Mas foi um adorável engano. Percebi logo que abri o livro: organização. Separado em sete capítulos dos grandes temas da ciência e contado sem enrolação e bastante clareza os subtemas do assunto.

Vou citar o exemplo da “Astronomia“, presente no capítulo 1. Já faz muito sentido esse ser o primeiro capítulo: começa com a fixação do homem pelo céu, mesmo em tempos mais remotos. Passa pelos mapas estrelares 400 a.C, para a visão geocêntrica de Aristóteles; explicações sobre o movimento da Terra, o dia e a noite; e chega em Nicolau Copérnico com o heliocentrismo e a quantidade de defesas cientificas que o heliocentrismo conquistou e foi derrubado pela supremacia católica. E quando o projeto de telescópio foi melhorado por Galileu e expandiu o conhecimento que hoje temos do cosmos. E termina com Stephen Hawking comprovando a teoria dos buracos negros que foi um pesquisa de Chandra na década de 30. O mesmo se dá para os outros temas: “matemática“, “física“, “química“, “biologia“, “medicina” e “geologia“.

São levantados os principais conceitos, os principais pesquisadores e cientistas, a evolução das ideias e até uma mini biografia dos principais nomes.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/09/04/resenha-a-historia-da-ciencia-para-quem-tem-pressa-de-nicola-chalton-e-meredith-macardle/

Galáxia de Ideias 16/01/2018

*Resenha postada originalmente e na íntegra no blog Galáxia de ideias

O livro resume as principais descobertas dos mais ilustres cientistas em ordem cronológicas, dividindo-se nas seguintes áreas do conhecimento: 1. astrologia e cosmologia, 2. matemática, 3. física, 4. química, 5. biologia, 6. medicina e 7. geologia e meteorologia. Sendo que existe um capítulo para cada área analisada.

No início de cada capítulo nos é apresentado um breve resumo sobre o que aquela área da ciência estuda, seguido de teorias e descobertas contextualizadas historicamente, e uma breve explicação de como elas influenciaram o mundo ao redor. E temos também uma breve biografia sobre o(a) autor(a) dessa descoberta.

Escolhi esse livro porque nunca me dei muito bem com exatas, sempre tive dificuldades e meu interesse era mínimo quando eu estava na escola. Mas lembro de um professor de física que antes de explicar alguma matéria falava um pouco sobre o autor daquela descoberta, contextualizava a época em que ela fora feita e a aplicação prática daquilo que ele explicaria a seguir. Bem diferente daqueles outros professores que simplesmente colocava uma fórmula na lousa e começava a explicar como fazer os cálculos.

A partir disso eu comecei a ter mais interesse pela matéria e prestar mais atenção nas aulas. Lógico que minhas dificuldades não foram embora num passe de mágica, mas eu passei a ter mais interesse em me esforçar. Assim, escolhi esse livro por conta da nostalgia de trazer lembranças daquela fase da minha vida e também por achar o conteúdo interessante.

O livro foi planejado de uma maneira muito inteligente, é muito interessante acompanhar a evolução de cada ciência desde o seu surgimento até os tempos atuais. E tudo isso em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento. No que diz respeito à edição, a capa é bonita e condizente com o conteúdo e o miolo é composto por folhas brancas, o que pode incomodar algumas pessoas.

Quando eu postei a resenha sobre “A história da mitologia para quem tem pressa” recebi muitos comentários no sentido de que quem quer aprender não pode ter pressa de que o livro seria resumido demais. Na verdade, o livro tem a intenção de dar uma visão geral sobre vários assuntos. Eu acho muito parecido com os mapas mnemônicos que usamos para estudar: traçamos um resumo geral da matéria e das suas ramificações, e, a seguir conceituamos e fazemos as observações cabíveis. Como esse livro fornece uma perspectiva ampla, cabe ao leitor escolher os assuntos que mais despertam seu interesse e estuda-los mais a fundo. Já que uma coisa é certa: nós não temos tempo suficiente de vida para sabermos profundamente sobre tudo.

Acho que esse livro é amplamente indicado, especialmente para quem quer saber mais sobre determinado assunto e não sabe por onde começar, para quem tem uma criança em idade escolar em casa e quer despertar o interesse dela em determinada matéria, e para quem é curioso(a) mesmo e quer saber um pouquinho sobre tudo.

Espero que tenham gostado da dica.
Fiquem de olho que logo tem mais.

site: http://www.galaxiadeideias.com/2017/11/resenha-historia-da-ciencia-para-quem.html

CisoS 02/03/2019

Burocrático
Faz um apanhado histórico das descobertas científicas, agrupadas por ramo da ciência, desde as civilizações antigas até a atualidade.
Abrangente mas não muito profundo. Várias das descobertas não são explicadas de maneira adequada.

Dan 13/04/2020

Rápido e ótimo.
Adorei a leitura, passa por muitos e muitos cientistas. Vale bem a pena!

@gustavoplatini 03/05/2020

Várias curiosidades
Livro muito bom, serve principalmente como um livro de curiosidades, pois trata de diversos acontecimentos da ciência que teve grande importância para a humanidade, mas de maneira beeem resumida, ou seja, serve para despertar a curiosidade sobre determinado assunto e assim aprofundar no tema em pesquisas posteriores. Gostei, indico a leitura.

Selma 18/05/2020

Livro muito bom em alguns capítulos, porém pouco cansativo em outros... mas de forma geral, vale sim a leitura.

Matheus Amaro 21/01/2022

História da ciência
Um bom livro que vai contar sobre muitas descobertas cientificas ao longa da vida humana, saindo desde Aristóteles vindo até cientistas recentes! Nesse livro foi possível que conhecemos muitas pessoas que fizeram descobertas importantes para a humanidade estar onde estar.

Rafa 25/07/2020

Ciência é evolução.
A história da ciência conversa com a própria história sociopolítica. Muito bom ver as tecnologias mais antigas.

Sol 27/08/2020

Para conhecimento geral, ou para ligar os nomes aos feitos, vale muito a leitura.

jpnoronha 03/09/2020

Um livro de história, não de divulgação
Cheguei nesse livro pensando que ele teria um pouco de divulgação científica, mas infelizmente ele não tem. O objetivo é exatamente assumido, contar de forma breve o desenvolvimento científico da humanidade durante as eras. Muito bom e recomendo para aqueles que têm interesse de seguir a carreira de pesquisa, para ter uma noção das principais áreas.

Pri e Zed 13/09/2020

O livro é bem interessante, falando rapidamente sobre alguns dos principais eventos científicos da história da Humanidade. Particularmente, achei resumido até demais (senti falta de alguns nomes), mas a proposta do livro é cumprida.

Caesar 13/04/2022

Uma pequena introdução para despertar o interesse do leitor pelas diversas areas da ciência através de sua história, passando lá física, matemática, química, biologia, medicina e geologia.

@vanessachrisostomo 01/03/2021

Bom!
Livro rápido e prático com informações bem interessantes sobre ciência, medicina, astronomia, entre outros.

Marcelo 14/11/2021

Primeiro que li dessa série
O livro é realmente para quem tem pressa. ?
Faz um apanhado geral dos maiores cientistas da história, dividindo por assunto. Em alguns, vai além da parte vida científica e entra na vida pessoal. Uma leitura prazerosa, porém em alguns momentos achei um pouco arrastada. Primeiro da série que eu li e espero ler os demais.

Lelê 14/01/2022

Interessante e surpreendente
Vale a pena ler, a coleção pra quem tem pressa, cumpre com o que promete, mas a História da Ciência foi o melhor até o momento, capítulos bem organizados e informações amplas.