A História da Ciência Para Quem Tem Pressa

Stephen Hawking

Resenhas -

Matheus Amaro 21/01/2022

História da ciência
Um bom livro que vai contar sobre muitas descobertas cientificas ao longa da vida humana, saindo desde Aristóteles vindo até cientistas recentes! Nesse livro foi possível que conhecemos muitas pessoas que fizeram descobertas importantes para a humanidade estar onde estar.

clayci 07/08/2017

Excelente guia..
Em apenas 200 páginas você fica por dentro dos principais nomes que mudaram e contribuíram na área da Ciência. Confesso que na época do ensino médio eu bocejava nas aulas de biologia e física, porém era apaixonada por matemática.

Eu gostava daquilo que não podia ser mudado. E a matemática funciona dessa forma, uma vez que você comprova a veracidade de um teorema é pra sempre e ponto final. E mesmo sabendo que aquelas equações não me ajudaram em nada na vida, eu adorava passar horas tentando resolvê-las.

E a proposta do livro “A história da ciência para quem tem pressa” é resumir em um guia os resultados de milhares de anos de estudos. A narrativa é didática e de fácil compreensão. Isso faz com que a gente sinta vontade de ler todas as páginas e absorver de forma resumida todas as informações compartilhadas. Se você abria a boca e olhava para o teto quando o seu professor explicava uma matéria, com esse guia você vai se sentir o melhor aluno.

Então em uma ordem cronológica você vai encontrar grandes nomes como Aristóteles, Arquimedes, Darwin, Da vinci, Turing, Newton, Euclides e muitos outros. E o mais legal é que você não vai conhecer apenas as teorias criadas, mas também uma mini biografia e curiosidades sobre a vida dos principais nomes.

site: https://goo.gl/bE5HeT

Mirian 07/07/2020

O livro tem tanta informação que é difícil acompanhar. Gostei de conhecer um pouco sobre a história da ciência.

bruno quintino 10/01/2019

Rápido? Sim! Mas ñ menos interessante.
O livro é dividido em 7 capítulos, nos quais se desenvolve a história da astronomia e cosmologia, da física, da química, da biologia, da medicina, da geologia e meteorologia, e da matemática, sendo essa última denominada mais uma linguagem do que mesmo uma ciência, mas o livro conta a sua história de forma atraente, o que me deixa em um lugar pouco confortável quando for avalia-lo. Os fatos levantados em cada área do conhecimento são aqueles mais importantes ao decorrer da história, e, é claro dando jus ao seu título, são desenvolvidos rapidamente e superficialmente, no entanto para as pessoas que não pertencem a área das ciências naturais, essa forma de escrita é muito boa. Achei que no último capítulo o livro abordou tópicos pouco interessantes na área da geologia, e a meteorologia foi pouco aproveitada. Como pontos positivos posso mencionar tópicos atuais de pesquisas como os buracos negros, as anãs brancas, a física e a química nuclear e a mecânica quântica, assuntos tratados com certo rigor e respeito no meio acadêmico, e que esse livro aborda de forma simples e de fácil entendimento, mas com os seus conceitos todos corretos. Foi uma experiência boa, conserteza indicarei para os meus amigos, principalmente para aqueles que querem ter o seu primeiro contato com a ciência. Enfim uma boa leitura.

Luciane.Gunji 13/10/2017

Resenhista Lucas Gonçalves para o blog Pitacos Culturais
Seria injusto afirmar que é possível resumir toda a história da Ciência em apenas 200 páginas. Porém, o trabalho que os autores tiveram para resumir (sem perder o conteúdo louvável) deve ser parabenizado. "A História da Ciência Para Quem Tem Pressa" serve como um belo livro introdutório para crianças que admiram o assunto, para adolescentes que queiram aprender mais ou até mesmo para nos adultos que sempre tiveram curiosidade, mas não sabiam por onde começar. Esse livro nada mais é que uma introdução para entrarmos a fundo nesse mundo misterioso das Ciências.

site: https://pitacosculturais.com.br/2017/10/13/a-historia-da-ciencia-para-quem-tem-pressa-chalton-nicola-mccardle-meredith/

Lorrayne104 17/05/2023

É um livro incrível para quem precisa aprender sobre os principais pensadores da área de Ciências da Natureza em pouco tempo. Só tem gente incrível aq!!!!

Debs @DeboraMaryn 09/05/2023

Achei bem legal o resumo dos fatos, talvez pudessem estar melhor organizados. A diagramação do livro é ruim.

Isabela.Lopes 30/03/2020

A impressão que eu tive enquanto estava lendo era estar lendo uma wikipedia sem fim. Fiquei orgulhosa de conhecer a maioria dos nomes presentes. A parte que mais me interessou foi a que fala sobre a medicina, visto que é a área que eu menos tenho conhecimento.

dehvicente00 31/10/2022

Grandes nomes que mudaram o mundo
O livro é uma viagem na linha do tempo evolutiva. Desde o antigo Egito até os dias atuais, os feitos dos grandes cientistas são apresentados de forma bem resumida.

Raphaw 17/02/2020

Abridor de horizontes
Este livro é realmente o que diz ser e eu gosto bastante disso kkk, com ele você pode conhecer diversas áreas da ciência e perceber que possui interesse em algum pelas quais você não sabia, já te dando uma pequena introdução para que possa direcionar nos seus estudos focados (ou multidisciplinares pq não?), também fiquei contente com o fato de que ao menos 7 mulheres foram citadas nesta obra, não é muito comparado a provável realidade, mas já é um começo certo? Espero que aproveitem tanto quanto eu S2.

Mariana Siano 13/01/2020

Sobre "A História da Ciência Para Quem Tem Pressa"
Em "A História da Ciência Para Quem Tem Pressa" nos conta sobre os descobrimentos da mesma. Seja na Física, Química, Astronomia entre outros.
Como que um Físico ou um Químico fez suas descobertas na base dos anteriores.
Para quem gosta, ou quem quer saber mas não tem tempo, "A História da Ciência Para Quem Tem Pressa" é ótimo.

Mirian 31/12/2021

Para quem tem interesse nos grandes nomes da ciência, este livro é pra você!!

Muito prático e compreensível

Morais20 28/04/2022

Ilustrativo
Uma forma bastante simples e objetiva de conhecer os principais ícones das ciências e suas contribuições para a população.

Rhuan Maciel 30/06/2019

Se estiver procurando uma leitura rápida e resumida sobre o assunto é perfeito, as sínteses são divididas em capítulos por áreas da ciência e existe uma minibiografia acerca dos principais pensadores.
Com essa visão superficial dá para ter alguma noção dos acontecimentos históricos relacionados com a ciência.

Rayan GQR 06/10/2019

Simples... Talvez demais.
Cumpre o que se propõe a fazer, um breve relato da história da ciência, além de um pouco da história da vida dos grandes cientistas. A questão é que ele não só não se aprofunda (como era de se esperar) como não faz o assunto muito interessante a não ser que o leitor já tenha essa predisposição de interesse pela ciência, e se o leitor já tem talvez ache o livro muito raso, deixando assim uma margem pequena de público interessado.
Um fator negativo é a ausência de fontes das informações, mesmo que se proponha a ser um livro curto ele deveria, como livro que pretende ser de relato histórico e científico, apresentar as fontes das informações, além de que seria bom para leitores que quisessem se aprofundar nos assuntos tratados e ir atrás de conhecer o interessantíssimo mundo da ciência.
Sendo assim este livro peca pra mim como um livro de divulgação científica por não deixar os assuntos interessantes o suficientes para um público maior, só dando rapidamente as informações, e por não apresentar fontes ou recomendações de leitura que instigassem o leitor a ir além do apresentado aqui.