Dear Aaron

Dear Aaron Mariana Zapata

Resenhas - Dear Aaron

Mari 12/07/2023

Leve
Li em inglês e para quem quer começar a ler em inglês esse é um ótimo livro, pois a escrita é fácil e com palavras do dia a dia. A história é bem cativante e a construção da narrativa e da relação dos personagens é genial, por meio de cartas, e-mails, ligações, presencialmente, tudo vai se encaixando e vai gerando um gostinho de quero mais. Achei o Aaron um pouco babac@ em alguns momentos no presencial, mas nada que me faça odiá-lo e odiar o casal. Fora algumas atitudes dele, eu realmente gostei do romance e recomendo a leitura.

jessicakco 27/02/2023

Achei bom mas não é meu favorito da autora, achei que o enredo tinha mais potencial e não senti tanta profundidade nos personagens. Não gostei muito da personalidade da personagem principal e não senti tanta química do casal comparando a outros casais principais da autora.
Apesar disso é uma boa leitura, estava amando a dinâmica das mensagens por e-mail.

tacieli 21/07/2022

declarado oficialmente meu romance epistolar, zapata entregou tudo, mais uma vez, com dear aaron.

a evolução das conversas e intimidade entre ruby e aaron é uma coisa!!! a autora conduziu tudo com muita delicadeza, cuidado e química.

eu me identifiquei absurdamente com a ruby. cresci rodeada de pessoas com personalidades e talentos incríveis, e sempre me senti a medíocre. também tenho dificuldades nos relacionamentos interpessoais como ela; sou demasiada inocente às vezes; minha família me enxerga como criança e sou insegura em incontáveis áreas da vida. ler sobre a ruby serviu como uma jornada de autoconhecimento.

é bonito demais como a ruby amadurece, e consegue reverter a situação de que é ela quem decide sua personalidade e ações. ela descobriu que decidir qual é a melhor forma de se portar e agir só compete a ela. isso me pegou MUITO.

outro ponto divertido e que me fez bem foram as conversas de assuntos aleatórias. eu adoro trivialidades, e isso pode muitas vezes ser encarado como encheção de linguiça nos livros, mas aqui serviu muito bem. mostrou a leveza e cumplicidade na relação dos dois.

meu único ponto de reclamação é o epílogo. gostei do formato (que faz sentido com a história), mas acho que o enredo poderia trazer um pouco mais de infos ? na verdade eu só estava com saudades já, e queria mais deles ?

no fim das contas, o livro está perfeito e virou queridinho no meu coração ??

Júlia 06/08/2022

Gostei muito do livro, achei interessante esse formato q é do as mensagens deles por grande parte do livro.
Teve uma boa construção no relacionamento deles, eles se conhecendo e virando amigos.
Único problema é que achei muito grande e mal teve eles juntos como casal mesmo.

evajacksism 02/07/2023

Sou suspeita para falar sobre a Mariana Zapata pois sou simplesmente apaixonada pela escrita dela. Dear Aaron foi o único livro que conseguiu me tirar da ressaca literária de quase um mês que eu tava.
Acho que o que mais me preendeu no começo foi o formato de e-mails, achei gostosinho de ler e quando vi já tava quase na metade. A construção do casal foi boa, como sempre, o friends to lovers slow burn muito bom.
Apesar da Ruby achar que o Aaron via ela como uma irmãzinha, ja dava para ter a a impressão que ele sentia o mesmo que ela desde a ligação dele bêbadokkkk. A única coisa que eu não gostei muito foi a correria toda do final que foi do final da viagem delas para o epílogo logo de cara, eu queria ter visto um pouco mais, mas tirando isso eu adorei como todos os outros livros dela que eu li.

Thainê 18/08/2023

Amo!
Mais um livro maravilhoso da Mariana Zapata. Essa mulher não erra nunca! Todos os livros dela são maravilhosos! E claro que Querido Aaron iria parar nos favoritos. (Provavelmente vou reler De Lukov com amor)

Bia Occhi 08/09/2023

Abaixo do esperado
Só Deus sabe o quanto eu amo a MZ, mas esse livro foi bem fraquinho
A protagonista e muito panguá, a história demora demaaaais pra engatar, visto que são só e-mails/mensagens até uns 40% do livro.
A Mariana Zapata gosta muito de personagens masculino que tem linguagem do amor de atos de serviço e palavras de afirmação, mas eu achei o Aaron muito fraco, e xoxo.
Enfim, quando a história desenrola, é boa e gostosa de ler, mas é um dos piores que já li da MZ (e eu já li 10 dos 13)

Fla 07/06/2020

Me surpreendeu demais!! Li depois de ler from lukov with love e pelo simples fato de ser a história da irmã de jasmine, Ruby, com seu marido eu devorei completamente a trajetória incrível dos personagens.
Mais uma vez Mariana Zapata traz personagens muito bons de ler e engraçados. Outra coisa impressionante na maneira em que ela escreve é o quão facilmente consegui me colocar no lugar da Ruby, inúmeras vez me peguei corando, completamente desnorteada, de coração disparado com o charme natural de Aaron.
Apesar de diversas vezes eu querer matá-los, também, por não falarem sobre seus sentimentos eu gostei mais deste do que de from lukov with love, não me perguntem porque pois realmente ainda não descobri mas eu simplesmente me apaixonei por aaron, ruby e suas cartas cada vez mais longas e profundas.

Paolla.Giovanna 07/09/2022

Tudo acontece por uma razão
"Tudo leva tempo. Tudo o que é importante e bom e vale a pena, leva tempo."

Leve e descontraído, Dear Aaron foi uma experiência bem gostosa e que me divertiu bastante. Um friends to lovers tão natural e fluído, com uma amizade tão bonitinha, que por vezes eu esquecia que posteriormente eles virariam um casal haha
Eles ficavam tão a vontade um com o outro, que ler sobre os dois também te provoca essa tranquilidade e sensação de... Sei lá... Lar?... Pertencimento?... Não sei, mas é uma delícia.
Só não dei 5 estrelas porque eu queria um pouco mais de desenvolvimento do final. Tipo, como exatamente eles resolveram a situação, sabe? A reação do pessoal, etc.
No mais, uma ótima leitura, bem divertida e suave :)

Mrs. Carstairs 26/10/2020

É tão difícil encontrar um Aaron!?
Eu acabo de conhecer os romances da Mariana e não poderia estar mais contente com isso. É o segundo livro que leio dela (o primeiro foi o do meu amor Ivan Lukov), e terminei a leitura do mesmo jeito: chorando, feliz, com o coração quentinho e chorando de novo por motivos de: Mariana Zapata e seu dom de estabelecer padrões de relacionamentos amorosos que (provavelmente) nunca vou viver. O pior, é que eles são os que mais teriam chance de acontecer, já que meus outros amores literários são feéricos, Caçadores de Sombras, mocinhos dos séculos passados, anjos caídos, vampiros... enfim.

O fato de a Ruby - mesmo que três anos mais velha - ser bem parecida comigo e ter passado/passar por coisas pelas quais eu também já passei/passo, proporcionou aquela compreensão, sabe? Eu a entendia do fundo do meu coração. Além disso, saber que alguém como ela (ou seja, alguém como eu) encontrou seu final feliz foi um tanto... acolhedor.

Quanto ao Aaron... Que. Sonho. Maravilhoso! Respeitoso, gentil, super atencioso, compreensivo, carinhoso e, apesar de não ser o mais importante, lindo pra caramba!

Eu também nunca havia lido um livro nesse formato, com quase 50% dele só de e-mails/cartas. Achei diferente e gostei.

Só tem um defeito: o slow burn MUITO slow me deixou sedenta por mais, porque eles ficaram juntos faltando quase 5% pra acabar o livro e, quando finalmente aconteceu... AAAA! O final foi apressado demaaaais. Fora isso, amei tudo.

Partiu ler tudo dessa mulher!

Harumi 01/07/2022

Decepcionada...
É com um aperto no coração que confesso que dessa vez não foi bom e não rolou para mim.

Por se tratar de um livro da Mariana eu esperava muito mais do que foi, foi bem aquela história do prometeu tudo e entregou nada.

O romance assim como todos os outros livros da autora é um slow burn do tipo strangers-to-friends-to-lovers mas até para os padrões de slow Burn esse livro foi muito parado e até por isso demorei horrores comparado aos outros livros da Mari.

Além disso o desenvolvimento de 300 páginas ficou quase que rodando nos mesmos assuntos "superficiais" e quando realmente teve o momento de aprofundar melhor nas questões dos personagens e passar pela fase de autoconhecimento e do conhecimento do parceiro a autora não explorou e deixou tudo no raso.

O final foi totalmente abrupto e o epílogo não traz informação alguma sobre o que aconteceu anos depois. O leitor não sabe o aconteceu com o relacionamento deles, não sabe o que aconteceu quanto à carreia de Aaron e nem mesmo o que aconteceu com a própria Ruby.

Comparado ao que a autora costuma entregar achei esse livro bem fraco, apesar da construção do casal ser linda do jeito que só a Mariana consegue fazer dessa vez não rolou para mim, lamento muito que ela não colocou mais umas 100 páginas e não desenvolveu o final do jeito que esse livro merecia.

Micheli Ribeiro 07/07/2022

Favoritado
Teve uma hora que tava tudo bem na história mas eu tive que parar pra chorar, estava tão imersa na leitura, tão vivendo aquele romance que eu fiquei triste que o livro ia acabar em algum momento. chorei de soluçar.
Esse livro é bem parecido com um outro meu favorito da vida, que é querido john. Tem essa questão de cartas, amizade, relacionamento a distancia, protagonista servindo no exército, que descobri que são os meus clichês favoritos da vida. Esse livro sendo ainda melhor de alguma forma. Não gostei do epílogo, mt vago, queria mais umas 500 páginas do futuro deles e não só 3 falando nd com nada, mas isso não tirou o brilho da história pra mim

Isa 12/04/2021

Ruron para sempre??
MARIANA ZAPATA consegue novamente. Ela só acerta com os homens mds, me apaixonei por mais um?
Ok, em primeiro lugar, pra vcs perceberem o talento dessa mulher, como que ela consegue fzr duas pessoas terem TANTA QUÍMICA por troca de email/mensagem???
O Aaron e a Ruby nunca se viram pessoalmente ou escutaram a voz um do outro. Eles se conhecem pelo programa Help A Soldier, onde ela começa a enviar mensagens pro Aaron, um soldado, para que ele se sinta menos sozinho, e daí floresce um romance INCRÍVEL.
Eu já amei pq demonstra que você se apaixona pela personalidade e o caráter da pessoa, não por seu físico. E como disse Aaron, sempre mt sensato: ?Sometimes people only see what?s on the outside and don?t always care about everything else, Ruby. Looks can be deceiving.?
A Ruby tbm é inteligentíssima: ?I would still be in love with him. Beauty fades, a good personality and chemistry doesn?t?.

Os homens da Zapata são indubitavelmente perfeitos. Mas achei o Aaron mais realístico do que o Ivan (eu amo o Lukov mas o homem não tem um só defeito, creio q n existem homens assim kkkkk)
Mas assim, o jeito que o Hall (Aaron) admira a Ruby, levanta a sua moral e auto-estima. E é recíproco, tem esforço do dois lados e ela esteve lá quando ele mais precisava, e ele também. Nunca desistiram um do outro e sim, é lindo, só lendo pra vcs entenderem pq n tem jeito.

Eu adoreiii a Ruby (+ do que a Jasmine, dsclp por te trair hihi??). Ela é verdadeira e honesta. Ela é identificável. Ela é sensível e construiu muros pra se proteger.
E a evolução dela?? De insegura, a determinada e corajosa. Ela começa a fazer as coisas por ela mesma, para seu bem-estar, não para satisfazer a vontade dos outros.
O Aaron tbm tem um desenvolvimento incrível, ele começa a se abrir mais com ela. AAA COMO EU AMO

O slow burn é EXCRUCIANTE. O leitor percebe de cara que um gosta do outro e oq um está disposto a fazer pelo outro. Ruby não enxerga o quanto o Aaron está apaixonado, traumatizada pelos erros do seu passado (o seu histórico amoroso n é dos melhores viu), e ela acredita seriamente que ele não é capaz de vê-la além de amiga. Mas pelo menos ela confessa rápido (pro leitor) que ela tá completamente apaixonada por ele, e pensa que inevitavelmente vai ter o coração quebrado, mas n espera oq está chegando pra ela!

Bom além do romance PERFEITO (nunca vou parar de insistir kkkk), o senso de humor da Zapata é *chef?s kiss*. Eu ria alto lendo esse livro, além de querer choras umas horas ou tacar o livro pro lado kkkkkk Eu só tenho elogios pra esse livro ent td oq eu posso fzr é recomendar ele até morrer.

Madu Oliveira 19/07/2022

esperava mais
Não é um livro ruim, mas comparada as minhas outras leituras da autora é definitivamente medíocre.
Tudo demorou duas vidas pra acontecer e eu fiquei esperando eles serem desenvolvidos como um casal, coisa que em 500 pags nn aconteceu.
Apesar de ter amado os personagens e ter adorado ver essa outra faceta da família da Jasmine, a história poderia ter sido melhor desenvolvida se focasse mais no relacionamento deles depois que eles se assumem como um casal e não tanto quando ele ainda estava no exército.