Dear Aaron

Dear Aaron Mariana Zapata

Resenhas - Dear Aaron

Pink 17/12/2021

Fofo e Slow Burn
Eu confesso... Senti sono lendo os emails no início.
Um fato sobre romances que acontecem num ritmo normal, é que pode ser desinteressante. Com amor, Lukov não soou desinteressante porque foi do início ao fim bem agitado mesmo com pouco romance, já esse livro... Bem, o que acontece é que ele passa uma ideia bem cotidiana, nada que te prende. Pelo menos, não me prendeu, mas segui a leitura por já conhecer os personagens.
Eu gostei muito da Ruby. A personagem trouxe aquela ideia antiga de uma garota que não saia com tantos caras, é taxada como vovózinha pelos amigos, é tímida, insegura só que com um visual mais atual, mesmo se passando em 2008/2009. Quando digo visual mais atual, digo que ela segue o estereótipo mais atual: uma garota que curte ficar em casa se distraindo com jogos, livros, faz cosplay e afins.
Gostei bastante do Aaron que também traz uma nova visão daquele clássico garoto que não quer viver na sombra da imagem de sua família rica, só que esse personagem costuma ser um adolescente com uma visão do que realmente gosta de fazer, já o Aaron vemos ele perdido em qual carreira seguir.
Gostei também do ponto realista, que para quem leu Com Amor, Lukov sabe, que é o rumo das carreiras dos personagens. De sonhar com algo, mas não conseguir alcançar e não saber exatamente o que quer da vida profissional. São dois ponto de vistas interessantes e que posso dizer que me identifico bastante.
O que dá para perceber no livro é que a maior parte dos conflitos vêm da falta de esclarecimento, mentiras, mensagens mal compreendidas, e por aí vai. Também vemos que todos esses problemas são simplesmente resolvidos com um bom e velho esclarecimento de dúvidas. Além disso tem um ponto no livro que percebemos que a relação deles é mantida na base da conversa sobre tudo e qualquer coisa. Trazendo (propositalmente ou não) aquela boa e velha, porém certíssima, ideia de que todo bom relacionamento tem como base o diálogo.
Também acho que eu teria sentido um certo vazio com aquele final, se eu não tivesse lido Com Amor, Lukov que eu já citei um milhão de vezes.
Eu tive aquela preguiça no início, mas depois quando me empolguei foi muito fluído, vale a pena dar uma chance.

Amanda.Tavares 15/10/2020

Enrolei
Enrolei muito pra ler esse livro. Mesmo! A leitura não fluiu. Não é ruim, mas comigo empatou. E eu amo essa autora, mas quase desisti desse.

Poltrona Literária 08/03/2022

Dear Aaron
Me dói escrever isso pq eu adoro a Mariana Zapata e, principalmente, De Lukov. Como esse livro é do mesmo universo achei q eu ia amar

Infelizmente não rolou. Achei MUITO arrastado, monótono, sem graça e parado. Essa vibe do livro não é boa para 500 páginas ?

Fico triste de escrever isso e de dar nota baixa, mas fazer oq

luuannah 23/03/2024

A Mariana Zapata é a única autora que me faz ler 500 páginas como se fossem 15 hahaha A escrita é fluida e nos prende demais. Confesso que em algumas partes me irrita as descrições exagerada dos pensamentos da personagem principal, mas isso ajuda demais a construir uma história profunda, que nos envolve na trama ao ponto de sentirmos as emoções dela.

Eu simplesmente AMEI o Aaron, meu personagem preferido, mas também gostei da Ruby.

Também gostei da parte de troca de e-mails e mensagens, e achei super interessante ser perceptível quando ele se apaixona por ela mesmo por mensagem.

Ps. Nunca achei que surtaria com um beijo na testa hahahah

Karol Almeida 28/05/2021

Eu estou apaixonada e quero mais. Comofaz? Terminou rápido demaaaais. O livro é lindo. Quase metade dele é através de e-mails ou mensagens, onde podemos ver o surgimento de uma amizade linda. É um slow burn gostosinho e que leva seu tempo. Nada de pressa. Nada de correria. Li ele depois de "De Lukov, Com amor"(que se passa anos depois) e apesar de ter amado Lukov, Aaron é o meu crush do momento ?

Brenda 31/08/2022

Jasmine
Apesar do foco do livro serem Aaron e Ruby, eu ansiava por uma citação da minha querida protegida Jasmine (QUE SAUDADE), apesar de ser pouco citada, vemos algumas decisões que ela tomou (que fazem parte de From Lukov). Ruby e Aaron conseguiram acertar o meu coração com tudo, me vi apaixonada nas primeiras páginas.

Fla 07/06/2020

Me surpreendeu demais!! Li depois de ler from lukov with love e pelo simples fato de ser a história da irmã de jasmine, Ruby, com seu marido eu devorei completamente a trajetória incrível dos personagens.
Mais uma vez Mariana Zapata traz personagens muito bons de ler e engraçados. Outra coisa impressionante na maneira em que ela escreve é o quão facilmente consegui me colocar no lugar da Ruby, inúmeras vez me peguei corando, completamente desnorteada, de coração disparado com o charme natural de Aaron.
Apesar de diversas vezes eu querer matá-los, também, por não falarem sobre seus sentimentos eu gostei mais deste do que de from lukov with love, não me perguntem porque pois realmente ainda não descobri mas eu simplesmente me apaixonei por aaron, ruby e suas cartas cada vez mais longas e profundas.

Gabriella 28/12/2022

Fofinho
É um romance bem água com açúcar. Achei legal o formato do livro em grande parte ser os email que eles trocam. Como disse, é um romance bem gostosinho, apesar de que me cansou em alguns momentos. E também tem algumas falas problemáticas do Aaron e da Ruby (na minha opinião). Mas como um todo é bom para passar o tempo.
E eu levei um ano para perceber que era a Ruby irmã da Jasmine do livro ?De Lukov, com amor?, que eu li primeiro. ?????

Cianthe 06/12/2022

Na falta de adjetivos, vai "fofo" mesmo
Eu tô convencida de que nenhum outro livro da Mariana Zapata vai superar "Wait For It" e só precisei ler mais 1 livro dela pra reafirmar essa convicção.
Eu gostei de "Dear Aaron", é fofo. Mas é só o que eu tenho pra falar sobre ele também.
Eu gostei da Ruby, ela é insegura e ansiosa, mas muito engraçada. O Aaron... Não sei o que falar dele porque eu terminei o livro e ainda sinto como se não conhecesse ele de verdade, profundamente. Pra ser sincera, eu senti isso com os dois e com todos os outros personagens (que nem são relevantes aqui). Em "Wait For It" (que já virou parâmetro pra julgar os outros livros da Mariana) os personagens são todos muito bem trabalhados e ou desenhados, inclusive os figurantes. Aqui eu senti como se tivesse sempre navegando "no raso" com os personagens, por mais que eles estivessem literalmente contando sobre a vida deles através das mensagens que trocavam.
O que me leva a outro ponto: que maneira preguiçosa de se fazer um slow burn, hein, Mariana? A graça do slow burn é a convivência do casal ali no dia a dia, dos pequenos detalhes sendo descobertos e observados e etc etc etc... Mas aí a Mariana vem e me coloca os protagonistas trocando correspondências e chama isso de um romance slow burn?! Ok, quem sou eu pra julgar como e porquê as pessoas se apaixonam (inclusive no livro tem uma frase sobre isso que eu marquei e vou colocar aqui no final). Mas quando eu tô lendo um romance, eu quero ser convencida e conquistada, e alguma coisa aqui não funcionou comigo. Toda essa coisa deles se conhecerem virtualmente, aprenderem tudo (ou quase tudo) um sobre outro através de e-mails e se apaixonarem no meio dessa dinâmica... Soou muito mecânico pra mim. Eu não tô falando que não acontece, até porque estamos em 2022 e o webnamoro está aí. Mas, sei lá, sabe? Acho que foi a maneira como foi conduzido. Pra mim, não teve toda a magia do "conhecer um ao outro", porque é muito fácil/confortável criar um slow burn entre dois personagens que se conectam sob uma dinâmica Q&A (perguntas e respostas). Não colou pra mim. Entendo a mensagem de que "o interior importa mais", mas... É.
A narrativa do livro também fica no formato de e-mails por um BOM tempo. Quando eu começo a achar maçante, a Mariana muda a métrica e começa a narrar a história da forma convencional, mas aí eu percebi que também tava começando a me acostumar com o estilo "narrativa e-mail". ?
Acho que o ideal teria sido intercalar entre os dois estilos de narrativa desde o início. Aí depois fiquei pensando: e se a Zapata mudou o estilo da narrativa repentinamente de propósito pra que nós, leitores, compartilhássemos do mesmo sentimento que a Ruby? Esse sentimento de sair da zona de conforto pra encontrar algo que você sabe tanto sobre mas na verdade não conhece ainda (Aaron ? estilo de narrativa)?
Sim, eu queria muito ter gostado muito desse livro e tentei criar um significado menos básico pra tudo.
Enfim... É fofo, temos vislumbres da Jasmine de "From Lukov With Love" que é irmã da Ruby e é isso. Eu senti como se fossem muitas páginas e, ao mesmo tempo, poucas páginas. Um pouquinho de tudo foi pouco desenvolvido, eu diria. O ritmo lento, que deveria ter sido o atrativo, me deixou desejando que as coisas pudessem dar uma acelerada, uma resolvida, uma alavancada...
Ah, e eu também senti a atmosfera muito mais juvenil, bem mais adolescente mesmo, tanto as problemáticas do plot, tanto a personalidade dos personagens, quantos as falas, as piadas, as interações e... Tudo.
Não leria de novo, mas também não tô (totalmente) arrependida de ter lido. Teve lá seus momentos fofinhos.
E eu não queria (porque amo muito essa música), mas "Snow On The Beach - Taylor Swift feat. Lana Del Rey" poderia facilmente ser a trilha sonora desse livro.
Citações (3):

"What was love if it wasn't just a single word people used to try and describe something that wasn't easily explained or grown in one action or declaration?"
? RUBY

"Even before I saw your face or heard your voice, Rube? I don't want you with anybody else. You're my Ruby, and you have been for a long time."
? AARON

"Looking back on it, it's weird thinking about the moments you don't realize are important. The sentences, the touches, the actions that seem so innocent in that second, you take them for granted. The words that make water into wine in the course of your life. But I would never forget the way his words made me feel. The way he made me feel right then."
? RUBY

AVALIAÇÃO: 3,5 / 5

jessicakco 27/02/2023

Achei bom mas não é meu favorito da autora, achei que o enredo tinha mais potencial e não senti tanta profundidade nos personagens. Não gostei muito da personalidade da personagem principal e não senti tanta química do casal comparando a outros casais principais da autora.
Apesar disso é uma boa leitura, estava amando a dinâmica das mensagens por e-mail.

Júlia 06/08/2022

Gostei muito do livro, achei interessante esse formato q é do as mensagens deles por grande parte do livro.
Teve uma boa construção no relacionamento deles, eles se conhecendo e virando amigos.
Único problema é que achei muito grande e mal teve eles juntos como casal mesmo.