No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Natália 07/01/2022

uma ótima surpresa.
Eu não sou a maior fã de contos, por falta de costume mesmo. Decidi começar no ano saindo da zona de conforto e foi incrível. Tanto pelo estilo do livro quando pela temática.

São 12 contos que trazem reflexões sobre a cultura nigeriana, religião, relações familiares, preconceito racial e imigração. A escrita da Chimamanda é impecável, imersiva e envolvente, mesmo com histórias curtas, consegue trazer personagens intensos e tramas que deixam um gostinho de quero mais.

Eu amei a experiência e com certeza lerei mais livros das autora.

Gabriela Baccarin 07/01/2022

Chimamanda é necessária
Esse livro de contos me transportou pra Nigéria, me fez sentir os sentimentos do personagem e o mais especial: me fez pesquisar sobre a situação política atual do país, eu sai da zona de conforto e fui pesquisar sobre um assunto que nunca iria pensar e refletir se não fosse a Chimamanda? não sei explicar o quanto eu acho esse livro necessário para todo mundo

eunjörd_ 03/01/2022

Chimamanda é foda demais e nessa reunião de contos aqui ela foi muito perspicaz/versátil em sua escrita. Todos diferentes e um melhor que o outro. Amei!

B.S. 02/01/2022

Livro perfeito!!!
Por ser um dos primeiros livros de contos que eu tive contato tenho q admitir que foi difícil algumas leituras por me confundir toda com nome de personagem kkkk (enfim, a lerda q demora pra desapegar dos nomes), mas a cada conto eu fui gostando cada vez mais da escrita da Chimamanda (e que escrita perfeita, viu!!).

Os contos variam na abordagem de temáticas como racismo, imigração, violência, religião, cultura, etc. Mas independente do tema, a escrita consegue ser complexa e simples ao mesmo tempo. As personagens, além de serem bem trabalhadas, também trazem várias reflexões. Além disso, a autora deixa sempre registrado os elementos da cultura nigeriana, destacando a importância deles na obra.

Realmente recomendo a leitura como uma introdução para quem tem interesse em ter contato com as obras da Adichie, ou apenas para quem gosta de ler contos, pois é um livro muito bom mesmo!!! ?? Tem contos que contêm alguns gatilhos. ??

Itamara 29/12/2021

Difícil escolher o melhor conto...
Já tive a oportunidade de ler romance, ensaio e conto escritos por Chimamanda e, ainda que ela transite quase sempre dentro das mesmas temáticas, a habilidade e escrita envolvente fazem com que suas leituras sejam, além de prazerosas, também enriquecedoras, independente do gênero utilizado.

Em "No seu pescoço", a obra reúne doze contos independentes entre si, como geralmente se espera de livros de contos, mas que no fundo têm em comum o que Ngozie fala com tanta propriedade de conhecimento não só por ser pesquisadora, mas por ser mulher, negra e ter tido a experiência de ser imigrante. Assim, encontramos ao longo da história assuntos voltados para o racismo, xenofobia, misoginia, relacionamentos com percursos trágicos (outros nem tanto), cultura, o superestimado sonho de vida americana.

É difícil escolher um preferido, principalmente porque a obra entrou na lista dos preferidos do gênero conto esse ano. Entretanto, "Uma experiência privada", " Na segunda-feira da semana passada", "No seu pescoço" (simplesmente SENSACIONAL), "A embaixada americana" e "Amanhã é tarde demais" ganharam um espaço maior no meu coração. São histórias com cargas emocionais bem fortes e deixam a gente ficar pensando por um tempão no que acabou de ler.

Uma das características que mais gosto da autora e que aqui também se faz presente é o protagonismo de mulheres nas mais diversas situações. Chimamanda é uma militante do feminismo e sabe trabalhar isso sem se tornar moralista ou forçado.

Para quem nunca leu os romances e gostaria de conhecê-la, essa é uma ótima oportunidade.

Livrão!

Larissa.Manucci 28/12/2021

No Seu Pescoço é o primeiro livro de contos de Chimamanda, ela que é uma escritora incrível Nigeriana, ganhadora de vários prêmios literários e autora de diversos livros extremamente necessários.

A minha experiência com livros de contos não é muito grande, fazia um bom tempo que eu não me aventurava em um. Confesso que no início fiquei um pouco desanimada de começar a ler e deixei o livro parado por um bom tempo na minha estante. Por um lado foi bom, acredito que eu peguei o livro pra começar a ler na hora certa.
No Seu Pescoço me surpreendeu demais, que livro incrível!!! Ele é dividido em 12 contos, cada um deles totalmente independentes um do outro. Porém todos contam com o estilo de escrita incrível de Chimamanda, que, através de diversos contrastes, nos mostra um pouco da cultura nigeriana, dos costumes e também da influência americana, dos preconceitos e transformações.
Nos deparamos com uma realidade chocante da violência do governo nigerianos, conflitos religiosos, preconceito racial, a vida como estrangeira e a total ignorância americana, que trata todo o continente africano como se fosse um único País.
Chimamanda nos mostra o contraste entre pobreza extrema e a riqueza, entre o velho e o novo, entre a religião e ciência e muitos outros assuntos que se mostram cenários perfeitos pros seus contos.
O meu conto favorito foi Jumping Monkey Hill, no qual temos Ujunwa, uma escritora nigeriana que é convidada para um workshop para escritores africanos que aconteceria na Africa do Sul, num resort muito turístico. Nesse conto somos apresentados a escritores de varios paises africanos e conhecemos um pouco sobre suas caracteristicas e alguns estereótipos. Edward Campbell, um europeu, é o organizador do evento.
A autora nos mostra todo o desenrolar do workshop paralelamente a um conto que ela escreve para ser apresentado aos participantes, os quais deveriam avalia-lo. O conto é sobre a própria vida de Ujunwa, sobre os desafios encontrados em uma sociedade extremanete machista e como ela enfrentou a situação recusando um emprego no qual ela teria que usar o corpo pra conquistar clientes. É no momento em que Ujunwa lê seu conto ao grupo que temos o ápice do conto, sua história não é considerada africana suficiente (por um europeu), nem realista suficiente, afinal de contas, que tipo de pessoa se imporia daquela forma?
Esse é meu primeiro livro da Chimamanda, mas eu já quero ler muitos e muitos outros. É impressionante o quanto eu pude aprender e compreender o quanto é importante ler algo escrito sob o ponto de vista de alguém que está realmente no seu lugar de fala, uma mulher negra africana!

Ana Luiza 28/12/2021

Uma prova da versatilidade de Chimamanda
Acho que esse é o livro em que Chimamanda mostra toda a sua versatilidade como escritora. Os contos são todos bem diferentes entre si, no que se refere ao estilo, ao mesmo tempo em que se conectam pela temática, continuando com a cara dela.

Dito isso, a maioria dos contos são ótimos e alguns deixam com um gostinho de quero mais.

milenaborges 21/12/2021

É 1 homem que carrega consigo o peso do que poderia ter sido
Achei leitura bem complexa, acho que porque Chimamanda mistura muito as culturas e eu gosto disso, alguns contos não me cativaram muito, mas gostei bastante de no seu pescoço, fantasmas, embaixada americana e o tremor. Eu amo ler o que a Chimamanda escreve e com os contos não foi diferente. No seu pescoço (o livro), ela aborda o preconceito racial, a temática da imigração, assédio sexual, conflitos familiares. É impactante, nos faz refletir e pensar em uma cultura que não é nossa, e em como ela correlaciona as duas culturas da melhor forma possível. Gostei muito, vale a pena a leitura e a reflexão!

Sara.Marques300 21/12/2021

"Edward jamais olharia daquele jeito para uma mulher branca, porque o que sentia por Ujunwa era desejo sem nenhum respeito."
Bom. Não é novidade nenhuma minha dificuldade de ler contos, mas confesso que estava com muita expectativa para ler “No seu pescoço”, principalmente por ser uma obra da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

No seu pescoço é a reunião de 12 contos que narra a história de 12 mulheres nigerianas. Como já mencionado, o livro aborda temas como: a objetivação do corpo da mulher preta, choque cultural e a romantização do sonho americano, desigualdade social, injustiça racial, relação familiar e matrimonial, preconceito, violência e conflitos religiosos.
Os primeiros 5 contos foram ok. O 6º, 7º e 8º eu realmente adorei, especialmente do conto que leva o nome do livro. Os demais foram Ok também.
Embora eu tenha lido o livro bem rápido, confesso que me esforcei bastante para terminar logo porque eu queria começar a ler outra coisa kk

Se percebe que eu vivenciei uma relação de amor e ódio durante a leitura, mas os 3 contos que eu adorei valeram toda a leitura : )

Lethycia Dias 19/12/2021

Chimamanda é tão boa na ficção curta quanto nos romances
Lembro de ter ficado bem surpresa quando soube que um livro de contos de Chimamanda estava sendo publicado no Brasil. Quando comprei este livro, eu já tinha lido um dos romances dela e fiquei bem curiosa para conhecer suas histórias curtas.
"No Seu Pescoço" reúne doze histórias que tratam, principalmente, de imigração, racismo e conflitos culturais e religiosos. Entre essas temáticas, a que mais se destacou para mim e a que mais me impactou, foi a da imigração.
Várias das histórias são protagonizadas por mulheres nigerianas que vivem nos Estados Unidos, sob as mais diferentes perspectivas. Mulheres ricas cujos maridos enviaram a família para viver no exterior; estudantes em busca de oportunidades; pessoas em situação de perseguição política precisando de refúgio; mulheres pobres em busca de oportunidades.
Em tantas perspectivas diferentes, vemos o quanto essa experiência pode envolver alguns ganhos, mas também envolve perdas. A perda da conexão com sua terra e com as pessoas que você ama; a perda de sua cultura, do uso de símbolos, falas e objetos que tenham significado para você, mas não para as pessoas no lugar onde você vai viver; e, em alguns casos, a perda da dignidade em nome de um visto, de uma permissão para permanecer, de um lugar para se abrigar, de alguém para quem voltar. O conto que dá título ao livro, junto com "A embaixada americana", que o segue, foram os mais fortes nesse sentido.
Outra história que merece destaque é "A historiadora obstinada", a última do livro, em que acompanhamos uma mulher, seu filho e sua neta vivenciando ao longo de décadas um processo de colonialismo em certa região da Nigéria. Com ele, vêm a perda da conexão com suas raízes, e, posteriormente, a busca por um reencontro com a ancestralidade.
Como em toda antologia de contos, algumas histórias me agradaram mais e outras menos, mas naquelas que destaquei, os temas da escrita de Chimamanda são trabalhados de forma excelente.

site: https://amzn.to/3yFCQow

Carol 19/12/2021

Contos sobre relações interpessoais e sociais
Cada conto deste livro aborda diferentes temas e questões de diferentes formas, principalmente as diferenças entre as culturas nigeriana e norte-americana. Sua escrita é tão boa, que esses contos deveriam se transformar em textos maiores e, assim, apresentarem mais elementos.

Alguns contos me passaram a impressão de terem um final mais aberto... eu imaginei vários possíveis finais para os personagens, mas adoraria saber como Chmamanda Ngori Acichie descreveria esses finais.

Larissa.Cunha 14/12/2021

Um ótimo livro para conhcer a escrita da autora
Esse livro de contos é perfeito para conhecer a escrita de ficção da Chimamanda, digo isso pois foi o livro que comecei de ficção da autora, os contos são rápidos, porém muito importantes e pesados de serem lidos.
Alerta de gatilho para estupro, traição, guerra e cenas violência.
Os contos fazem a gente ficar presos no livro, e eles sempre acabam em momentos que mais queriamos que a narrativa continuasse. Foi uma ótima experiência de leitura, adorei saber mais sobre essa cultura africana e conhecer mais da história, contata por uma pessoa que tem local de fala, sobre os acontecimentos vivenciados na Nigéria.

Maria Brenda 09/12/2021

Abriu meus olhos para outras realidades, já tinha visto um TED da autora sobre como ela sofreu pra se adaptar e ter sua escrita publicada/reconhecida, confesso q queria ler qualquer livro dela é esse foi o q me chamou a atenção, pelo título nada convencional, hahahaha. É uma leitura necessária, se faz presente tanto para entender os conflitos e o lado de medo de muitos imigrantes e refugiados como tbm as barreiras q ainda temos na sociedade com o q nos foge do comum?

emrys 06/12/2021

Incrível
A autora além de ter uma escrita muito bem fluída, coesa nos desenvolvimentos e no clímax, trás em sua obra contos que espelham a realidade da forma mais real possível! Isso foi contagiante!

Adriana1037 03/12/2021

Foi uma grata surpresa. Já li outros livros da autora e gostei, mas os contos são incríveis. Achei até melhor que os romances. As temáticas, ambientes e personagens são bem diversos. Recomendo.