No Seu Pescoço

No Seu Pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Nina 26/11/2020

Chorei
Chimamanda tem um poder com as palavras que poucas pessoas têm. Cada conto de "No Seu Pescoço" traz uma densidade muito grande, uma quantidade de sentimentos, informações e cultura que não são fáceis de encontrar. Me sinto muito feliz de poder viver no mesmo momento histórico em que ela escreve suas obras e espalha seu conhecimento. O último conto me levou às lágrimas e eu espero poder contar essa história aos meus filhos um dia.

Vanessa 23/11/2020

Não tenho palavras pra descrever o quão importante e profundo esse livro é. São ao todo 12 contos que tratam de diversos assuntos como machismo, racismo, preconceito contra imigrantes entre outros.
De fato uma das melhores leituras do ano

Jamayra Greyce 19/11/2020

EU TE AMO PRA SEMPRE CHIMAMANDA <3

[24/10/2020]

De acordo com minhas estimativas, eu li, mais ou menos, 200 livros e umas 1000 revistas até hoje. Nessas andanças nunca percorri se quer um par de palavras que se aproximassem do estilo de Chimamanda. Essa obra foi extraordinária para mim, pq às vezes enxergo grandes semelhanças até entre Machado de Assis e outros autores - provavelmente pq maluco copia ele na cara dura msm kkkkk. Então é difícil eu ler alguma coisa que me pareça bastante inédita, diferente do que aconteceu com o memorável "No seu pescoço".

Não sou muito fã de contos, até pensei que não gostaria muito desse livro e tive receio disso, mas absolutamente todos eles foram inacreditáveis de tão bons!! Cada um me emocionou profundamente de uma forma diferente e agr mal posso esperar pelas minhas próximas leituras da brilhante Chimamanda Ngozi Adichie. STO TAUM APX *-*

Vasya 15/11/2020

Chimamanda: Uma Escritora Necessária
❛❛À noite, algo se enroscava no seu pescoço, algo que por muito pouco não lhe sufocava antes de você cair no sono.❞

#23 - Será meio estranho eu dizer que amo a Chimamanda mesmo que eu tenha lido apenas esse romance/livro de conto dela oficialmente? Claro que eu já li todos ensaios/manifestos (?) dela mas os romances eu ainda tenho um certo medo, não me sinto preparada para encarar - e isso sim é estranho.

Enfim né… Os contos são fantástico, e não somente isso eles estão naquela categoria que você literalmente sente o escrito o estapeando com as palavras. Mesmo que os contos sejam sobre um país diferente, uma cultura não tão diferente os velhos problemas são os mesmos, a realidade e algo completamente assustador. Sinceramente o título e um dos mais perfeitos que eu já vi em um livro porque quanto mais você mergulha nas histórias mais você se sente sufocado como se algo realmente estivesse o segurando pelo pescoço.

Aline 15/11/2020

Contos incríveis
Um conto melhor do que o outro, chimamanda nunca decepciona.

Jeanine 13/11/2020

Não foi o primeiro livro que me deleitei da autora. Este é um livros de contos. Como são histórias curtas, mostra a Nigéria que não conhecemos, pobre e violenta. Chimamanda não retrata somente o machismo, mas a religião, o racismo, injustiça social, imigrantes. Acaba mais uma vez se destacando como autora africana pela relevância social e política que escreve em suas histórias.

Luiza.Oliveira 03/11/2020

Grande parte dos contos deste livro me fizeram refletir sobre a forma como a cultura estadunidense é fortemente difundida na mente das pessoas e como isso pode provocar um processo de aculturação

Paula.Moreira 03/11/2020

Contos maravilhosos de perspectivas diferentes. Adorei a experiência.

Vanessa 01/11/2020

Difícil escolher, mas ouso dizer que meu conto preferido é justamente o que dá nome ao livro. Primeiro contato que tenho com a escrita da Chimamanda e minha vontade de ler outros livros dela só aumentou. É bem verdade que não sou a mais fã de contos... mas os aqui encontrados além de bem escritos, possuem assuntos fortíssimos. Alguns necessitam de tempo pra serem digeridos. Acho que só uns dois não me envolveram tanto.

"Porque ela realmente pertencia àquele país agora, aquele país de curiosidades e crueldades, um país onde era possível dirigir à noite sem ter medo de bandidos armados, onde os restaurantes serviam para uma pessoa, comida o suficiente para três."

"É claro que têm ressentimentos, e estão certos por tê-los, mas, de alguma maneira, conseguiam manter o ânimo intacto."

Jamile Joazeiro 28/10/2020

Um conto melhor que outro. As realidades apesar de diferentes nas histórias têm diversas lisas em comum, principalmente a cultura, mesmo que seja no sentido de rejeita-la.

Gabi 28/10/2020

Chimamanda é sempre maravilhosa!
Não gosto muito de contos, e por isso demorei tanto pra terminar este livro. Chimamanda, porém, é sempre incrível! Uniu histórias de várias mulheres e suas perspectivas.
Apaixonante acompanhar e identificar-se aqui e ali com elas.

Gabriel 27/10/2020

Surpreendente
É incrível como a Chimamanda consegue construir contos tão simples e curtos, mas ao mesmo tempo tão tocantes e cheios de significado.

Cada um dos contos presentes no livro "No Seu Pescoço" representa histórias muito próximas da realidade de algumas pessoas. Vivências de pobreza, miséria, negligência e abuso de poder na Nigéria, de preconceito e discriminação dos imigrantes africanos nos Estados Unidos e de apropriação cultural em relação aos costumes nigerianos.

Gostei bastante da leitura, foi meu primeiro contato com a autora e depois dessa experiência posso dizer com certeza que irei ler os romances da mesma.

Jamayra Greyce 24/10/2020

EU TE AMO PRA SEMPRE CHIMAMANDA <3

Manços 23/10/2020

Mundo chimammanda
As histórias, em teoria são independentes, mas versam sobre um núcleo meio comum: as ações que eclodem em uma sociedade desigual, seja falando sobre o preconceito, a mulher, a imigração, a religião, a tradição, enfim... o mundo Chimamanda.
Claro que, como em todo livro de contos, alguns são maravilhosos e outros outros meio sonolentos, mas ainda assim vale a leitura.

Mari 22/10/2020

Dores em forma de contos
Como pessoa branca, não tenho lugar de fala na questão racial, que deve ser entregue àqueles como Chimamanda que, por meio de contos, brilhantemente mostra o racismo, em diferentes contextos de acordo com cada história contada no livro. Como mulher, tenho espaço de fala na questão de desigualdade de gênero, e esse livro escancara dolorosamente diversas vivências do machismo.
O racismo e machismo vividos por mulheres negras é duro. Chimamanda, sendo essa a terceira obra que leio da autora, novamente não decepciona, e com histórias muito bem escritas, fala muito do que ninguém gosta de falar.
Confesso que sou leiga na história da Nigéria, e durante a leitura me vi pesquisando termos, acontecimentos e personalidades que são mencionados em alguns contos, sendo uma obra com ótimo conhecimento embutido e capacidade de abrir os olhos para outros contextos de vida.