No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

brip0 29/01/2023

belíssimo
por ser um livro de contos, eu esperava que fosse algo simples, nada muito marcante. devo dizer que eu estava bastante equivocada, uma vez que adorei a escrita da autora e me emocionei em alguns dos contos, de tão conectada que eu estava com o livro. a forma como Chimamanda conseguiu trazer profundidade nos personagens e falar sobre temas relevantes em poucas páginas é muito interessante e me impressionou.
achei alguns dos contos confusos, mas nada que afete muito minha opinião sobre a obra.
com certeza recomendo :)

JAQUELINE.ARGOLO 27/01/2023

Contos e trocas culturais
A obra apresenta 12 contos que abordam experiências entre diferentes culturas. As narrativas são interessantes, mas esse não está entre os livros que mais gostei de Chimamanda N. Adichie. O livro apresenta parágrafos muito longos, o que torna a leitura mais cansativa. Mas, enfim, é sempre bom ter acesso a outras leituras e realidades.

Carolina317 25/01/2023

Gostei
Não sou fã de contos, mas gostei muito de como a autora retrata a realidade nigeriana, as condições de vida, uma realidade completamente diferente, marcada por guerras, preconceitos e sonhos.

Marcos Santos 20/01/2023

Uma coletânea de contos imperdíveis que retratar a vida de um povo que lutar para preservar os seus costumes e tradições, enquanto batalhar por uma vida melhor. É uma narrativa fluida e cada história é contada de forma poética e cheia de nuances. É leitura enriquecedora.

Thainá - @osonharliterario 17/01/2023

12 contos, 12 partes de nós
Irmã de Nnamabia vê a brutalidade policial. Nkem precisa conviver com a exaltação do masculino, em uma posição de mulher, perante a sociedade, a qual deve aceitar o mínimo, como apenas uma traição, mas que luta pela desconstrução do feminino e de agir somente como o outro gosta. Chika e uma mulher desconhecida demonstram o tamanho da força feminina em meio a guerra civil nigeriana, enquanto James Nwoye demonstra sobre o luto que a guerra traz.

Kamara tenta explorar a própria sexualidade na convivência com uma família diferente. Já Ujunwa sofre assédio na frente de pessoas que fingem não ver, mas que têm suas vivências e traumas desvalorizadas por uma visão colonizada da África. Outra mulher sem nome sofre abusos. Outra mulher sem nome enterra seu filho.

Em meio a tragédias e desilusões amorosas, Ukamaka faz uma nova amizade. Chinaza Okafor é obrigada a se casar e ir morar nos Estados Unidos com o marido, passando por um apagamento de quem é. A irmã de Nonso é apagada enquanto o irmão mais novo é exaltado por sua masculinidade. Nwamgba deseja vingança, mas tudo que recebe é um filho tomado pela colonização, pelo catolicismo e pela fé cega.

São 12 pessoas de cultura diferente da nossa; 12 pessoas diferentes entre si; mas 12 pessoas que parecem tanto conosco. Em 12 contos, compartilhamos suas intimidades através de conversas e desabafos que, com uma escrita característica e potente, são fáceis de gerarem identificação – o que torna tudo ainda mais triste.

TW: assédio, abuso sexual e abuso matrimonial.

São vivências e culturas diferentes, mulheres diversas, mas que, no fundo, são todas iguais perante a sociedade machista. Chimamanda tem uma escrita potente, crua e, às vezes, até cruel. Mas é perfeita em cada linha que escreve.

Ela não tem medo de expor a realidade de onde vem e os abusos ignorados que todas nós, mulheres, vivemos. Ela toca na ferida de cada um e é isso que a torna tão especial e surpreendente. No seu pescoço é daqueles livros que todos deveriam ler para entender a dor do próximo. É leitura obrigatória.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/01/17/resenha-no-seu-pescoco-chimamanda-ngozi-adichie/

Clara 13/01/2023

É sempre interessante analisarmos as mais diferentes realidades culturais e seus choques, bem como adequações, no contato com outras.
A individualidade se estabelece aí: quais são os limites de minha mudança de hábitos e concepções? Até onde minha plasticidade permite alterações além desses limites?

Daniela200 08/01/2023

Livro Fortíssimo
Livro de contos que retratam de forma cirúrgica a realidade do povo norueguês, em diversos cenários e épocas.
Racismo, violência, preconceito, colonização, são retratados constantemente. Impossível não refletir após a leitura de cada conto.

Priamaral85 31/12/2022

Válido, mas bem triste.
Diversos contos curtinhos e ótimos de ler um por dia. As histórias são sempre tristes, com algumas com algum fio de esperança ao final. A gente se pega torcendo por eles ou desejando justiça, ou mesmo querendo que tudo tenha ficado bem afinal...

Misa 29/12/2022

Respire fundo antes de começar cada conto.
Cada conto é um tapa na cara pra fazer você acordar para a realidade, é um livro pesado, mas que se faz muito necessário nos dias de hoje.
Se tiver estômago, eu indico ele, pois apesar de doloroso, todos deveriam ler.

Kazane 27/12/2022

É bom
Tem uns contos bem bacanas, mas geralmente contos não são meu tipo de livro favorito, mas vale a leitura!

Julia Romão 25/12/2022

Chimamanda me conquistou com esse livro!!!
Cada conto me envolveu completamente! Me fez refletir e absorver um cenário diferente, mas com conflitos tão próximo dos meus.
O conto "Na segunda feira da semana passada" me deixou com um gostinho de quero mais!
O conto "Jumping Monkey Hill" que genialidade e clareza!

(Leitura: outubro, 2019)

Ale 19/12/2022

Contos na África
O livro traz histórias em geral sobre os costumes e princípios africanos e da Nigéria, onde de certa forma a cultura estrangeira tem valor superior, em geral subjugando a figura feminina. As percepções de Chimamanda, no entanto, são facilmente identificadas quando as figuras femininas são fortes e decisivas, capazes de transformar suas realidades ou apenas nos fazerem refletir sobre a vida e sobre aquilo que ainda hoje sofremos e que a mulher preta sente na carne, todo dia.

Anelise Cristine 19/12/2022

"Você estava acostumada a aceitar o que a vida dava."
Mesmo lugar, pontos de vistas diferentes, pessoas diferentes, problemas reais.

São ótimos contos! Mas me decepcionei um pouco em relação ao fim de cada um. Às vezes me pegava apegada aos personagens e as vivências quando o conto finalizava, sem nenhum fim "fechadinho." Principalmente o conto "Réplica." Eu estava esperando muito por um fim concreto do que ocorreu. Em outros contos, eu sentia preguiça e vontade de pular algumas partes, mas gostei que todos me deram uma perspectiva que eu nunca vi em outros livros.

Madu lea 13/12/2022

O livro mostra muito a verdadeira cultura do lugar

Ele é simplesmente incrível e envolvente, todos os contos tem um sabor diferente e envolvem o leitor em uma jornada deliciosamente perigosa.

Cada conto tem seu próprio charme, sua própria escrita e forma. Amei cada conto e me aventurei com cada personagem.