No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Marcos 12/03/2022

Eu gosto muitão da escrita da Chimamanda, e as histórias são muito boas e bem escritas, mas não gosto de finais tão abertos assim, quase todos contos deixaram um gosto forte de quero mais, de que faltou algo. Isso é um problema que costumo ter com contos em geral, mas com esse tipo de final aberto é ainda mais intensificado.

Ana Paula Hoffmann 10/03/2022

Um livro de contos que apresenta diversos cenários, cotidianos e personagens, em uma riqueza cultural e multicultural da vivência na África atual e da coexistência com a vida nos Estados Unidos.

Leitura que muito me despertou e agregou. Cada vez mais envolta pelas obras da Chimamanda.

Beatriz 08/03/2022

Uma viagem à Nigéria
Chimamanda sempre brilhante em sua escrita, nesse livro de contos ela retrata de forma esplêndida a vida de mulheres na Nigéria e fora dela.
A autora consegue passar com suas palavras a energia e cultura dos seus personagens, transportando os leitores para as cidades da Nigéria.
Recomendo muito a leitura, principalmente para sair da bolha literária estadunidense.

Jubs 03/03/2022

Adorei esse livro de contos. Todos eles deixam um sentimento de ?quero mais? e lidam com temas sensíveis pelo ponto de vista de vários nigerianos.

Lahis 02/03/2022

Reparação Histórica
O livro de contos No seu pescoço apresenta vários temas que estão inseridos no cotidiano dos povos nigerianos, como a imigração, guerras civis, apagamento histórico e cultural, machismo estrutural e crenças ancestrais. Os contos se passam em diferentes momentos históricos do país, tornando o livro mais interessante ainda porque permite entender melhor o contexto histórico e atual do país.

Gostei de tudo nesse livro. Desde os nomes dos personagens, pois não estou habituada a sintaxe e fonética deles, o que me fez sair da bolha; até o fato de alguns contos terminarem com final aberto, puramente interpretativo da parte do leitor.

Outro aspecto que me chamou atenção foram os contos que tinham como plano de fundo 'como é ser um imigrante nos EUA'. A arrogância e ignorância com que os americanos tratavam os nigerianos foi próxima da experiência que tive morando em São Paulo. Pude traçar vários paralelos, inlcusive com complexos de vira lata.

Por fim, a cereja do bolo foi o último conto, as crenças e costumes ancetrais deles foram retratadas de uma maneira bem realista e ao mesmo tempo sensível. Muito emocionante. E de novo, pude traçar paralelos, dessa vez, com as crenças dos povos indígenas, que tanto tentam apagar e negligenciar.

Indico muito esse livro. Vou demorar a recuperar dessa leitura!

Luna 27/02/2022

Iniciou minha paixão por Chimamanda
Excelente livro. Muito bom em todos os contos. Meu preferido foram o último e o que dá o nome à obra.

Glenda 13/02/2022

Nunca fui muito fã de contos, sempre preferi romances ou mesmo novelas. A brevidade dos contos sempre me irritou. Das duas uma: ou não há tempo suficiente para se criar laços com os personagens ou o laço que se cria é rompido cedo demais porque a história se encerra.

Por isso peguei No seu pescoço pra ler somente porque o nome Chimamanda é recomendação por si só, mas confesso que sem muita empolgação. E, mais uma vez, ela não decepciona.

Aqui, Chimamanda narra doze histórias, somente uma com protagonista masculino, cada uma mais envolvente que a outra. Elas giram em torno de temáticas esperadas, como imigração, racismo, política, assédio, relações familiares. Todas tratadas do ponto de vista do indivíduo, o que pode trazer seu viés cômico, como a forma como ela narra a irritante condescendência dos brancos americanos liberais para com os negros africanos, ou mais trágico, como as perdas pessoais sofridas num conflito religioso.

Em cada conto me apeguei aos personagens, à sua humanidade. Nos primeiros, senti a costumeira irritação por a história se encerrar, pelo que parecia, cedo demais. Mas, depois, acho que me adaptei ao formato, pois, mesmo envolvida, aceitava (e até gostava) da subjetividade de cada fim "prematuro". Em mim, causou mais sensação de realidade.

Sigo fã da Chimamanda e sempre me animarei pra ler qualquer coisa que ela escreva, seja um romance incrível como Americanah, um ensaio com um quê de egocentrismo como Para educar crianças feministas, ou um conto como No seu pescoço, o mais sensível dos doze que compõem esse livro e que deu nome a ele.

Agatha Cristine @pg.estrelas 09/02/2022

Não é nenhuma novidade que a escrita de Chimamanda valia a pena, essa mulher tem o dom de escrever, e melhor que isso, ela tem o dom de envolver você com suas narrativas. No seu pescoço, é um livro de contos incríveis que foca na cultura Nigeriana. Amei a maioria dos contos, alguns deles continham histórias pesadas e tristes, porém muitos me deixaram curiosa. Protagonistas e mulheres incríveis, dores e complicações da Nigéria e do povo Nigeriano que admito não ter tido conhecimento nenhum antes desse livro. Aprendi muito sobre a cultura deles e principalmente sobre a questão da imigração e de como é difícil se adequar a outra cultura que não a sua. Estou muito curiosa para ler outro livro dessa autora.

Rachell 07/02/2022

Mais um livro delicioso da Chimamanda. São 12 contos de muito qualidade literária em sua maioria protagonizados por mulheres.
Racismo, machismo, desigualdades sociais, imigração, conflitos religiosos e relações familiares são os temas tratados nos contos do livro.
Meus contos preferidos foram ?Casamenteiros?, ?A historiadora obstinada? e ?Jumping Monkey Hill?.

Duda Ventura 02/02/2022

Em seu pescoço e mente
Eu tenho como meta para 2022 ler livros que me levassem a conhecer realidades diferentes, culturas distintas, até mesmo formas de narrativa fora daquelas que eu já estava acostumada.

Fiz uma lista de livros que me ajudariam nesse caminho, me comprometendo a ler um por mês. E, embora eu soubesse que Chimamanda Adichie, a autora de No Seu Pescoço, é nigeriana, eu não havia colocado esse livro entre os outros. Muitas vezes a surpresa é o melhor caminho.

Há algum tempo não aprendia tanto com uma obra: as mais diversas nuances da vida dos nigerianos são retratadas por Chimamanda com tanta naturalidade e sensibilidade que me peguei pesquisando a cada conto no Google detalhes que apareciam no livro para entender mais e mais.

[Sabia que uma naira, a moeda nigeriana, equivale a 0.013 reais? Eu nem sabia que essa moeda existia!]

Os contos variam em ponto de vista, pessoa do discurso e contexto histórico, o que os torna ainda mais instigantes: ?Amanhã é tarde demais?, narrado em segunda pessoa, e ?A historiadora obstinada?, o qual se passa na Nigéria colonial, são provas da imensa destreza e talento de Adichie.

A escrita é cativante e te prende a cada história, construindo junto com o leitor cenários interessantíssimos. Assim, leva quem entra em contato com aquelas histórias a querer intereferir, querer participar, querer falar com quem vive aquilo ? e, mais do que isso, a se questionar quanto de ficção existiu no processo criativo da obra.

No Seu Pescoço foi uma grata e elucidadora surpresa e é definitivamente um livro para ler, reler e recomendar. As histórias se prendem em seu pescoço; sufocam e ajudam a abrir os olhos para as muitas realidades humanas. Mas, para além disso, elas se prendem em sua mente, como todo bom livro se propõe a fazer.

Valeria 29/01/2022

Pra passar o tempo
Olha, é um livro curto, não curti muito os contos, tanto que lembro de uns 3 contos somente. Mas não é uma leitura ruim, é ok.

Victoria Madeira Mattos 22/01/2022

Eu já amava Chimamanda quando assistia as palestras dela nas TED's, passei a amar muito mais depois que tive minha primeira leitura dela com Hibisco Roxo e o amor só cresce... No seu pescoço é uma coletânea de 12 contos que são sensíveis à temática da imigração, ancestralidade, desigualdade social, conflitos religiosos, relações familiares e a vida das mulheres. A escrita de Chimamanda é tão maravilhosa que nos transporta para cada situação e nos apresenta a uma nova realidade a cada conto. Mais um livro que me deixa com mais vontade de ler todos os títulos da autora ? Meu conto favorito é o último, "A historiadora obstinada" !

Raka 16/01/2022

Jumping Monkey Hill
Adorei os contos de Chimamanda! Meus favoritos foram: Uma experiência privada, Jumping Monkey Hill, No seu pescoço, O tremor e A historiadora obstinada! Imperdível!

Juliane.Motta 15/01/2022

Um mergulho cultural
O livro traz contos muito bem escritos, fluídos e interessantíssimos com temas universais como família, trabalho, amor e política. Porém, os temas são abordados de forma indireta. No coração dos contos, não está o tema, mas a pessoa. A cada linha você vai mergulhando em sentimentos e memórias de alguém e, de repente, está na Nigéria ou nos Estados Unidos - cenários contrastantes e relevantes. De repente você percebe o choque cultural entre as culturas, a violência e a desigualdade, tornando a leitura semelhante aos discursos de Chimamanda na mídia: extremamente inteligente e suave. Recomendo muito a leitura.

Ina 07/01/2022

Enfim terminei esse livro de contos da Chimamanda.

Demorei, mas não por ser uma leitura arrastada ou chata, muito pelo contrário. Todos os contos desse livro são tão incríveis, a escrita é tão vívida, que é inebriante e as vezes até sufocante. É necessário tomar fôlego ao final de cada conto para começar o próximo, só por isso segurei essa leitura por mais de um ano e não me arrependo.

Chimamanda ficou mais conhecida depois do TED "Todos devemos ser feministas" de 2012 mas ainda bem que sua obra não se resume à esse tema e essa coletânea de contos mostra isso.

E esse, como outros romances dela, é um livro feminista, mas que não precisa ficar se afirmando para nós lembrar disso. Percebemos a luta feminista em cada passagem, pela força de cada pensamento das personagens contando suas histórias, e que histórias...

Acho impossível dizer se tenho um conto preferido, tem alguns mais interessantes sim, mas isso só porque cada um tem uma abordagem temática diferente. O jeito que ela escreve faz você sentir que tem uma relação tão pessoal com as personagem, as vezes parece que é você mesmo quem está contando a história. Mas posso dizer que o último conto me pegou desprevenida, o ritmo dele é frenético e a história tão interessante, li em uma sentada quase sem respirar e até agora ainda sinto falta de ar lembrando porque achei que ele foi uma síntese de todos os outros, emocionante, triste, esperançoso, forte... Mais tantos outros adjetivos que não caberiam aqui.

Além de tudo isso, ela aborda a cultura e costumes nigerianos de uma forma que é fácil para quem não conhece entender, mas ainda assim te deixa curioso para pesquisar mais sobre a história e geografia desse território tão complexo, o que faz as histórias serem mais ricas ainda.

Não li outros livros dela, mas achei esse perfeito para um primeiro encontro, e só imagino que os outros sejam tão prazerosos e enriquecedores quanto esse.