No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Carol 07/08/2021

Contos
São contos que mostram as dificuldades de lidar com pessoas.
As personagens são geralmente nigerianas, e lidam com as contradições de sua terra natal com a condição de imigrante nos EUA.

Pri Garcia 07/08/2021

Como eu amei... os contos me ajudaram a conhecer e enxergar a Nigéria e sua história, seus cheiros, culinária e suas dores! Chimamanda já tinha escrito um livro perfeito, dai veio o último conto e eu terminei no clichezao ?se você quiser o mundo, eu te dou?

Vitoria 30/07/2021

Amei cada conto
Amei cada conto do livro. As histórias me enredaram de tal jeito que finalizei cada leitura desejando saber mais das personagens

Wallace17 30/07/2021

Chimamanda, suntuosa.
Livros de contos da nigeriana Chimamanda, traduzido por Julia Romeu. Me identifico com estilo narrativo de Chimamanda, sempre preocupada com as questões sociais, sempre denunciando os sistemas corruptos, sempre evidenciando a Nigéria! Ela é incisiva na escrita! São 12 contos contundentes. O conto que dá nome ao livro por exemplo, aborda a questão do suicídio, a imigração, o abuso sexual e sobretudo a ilusão do "sonho americano". Tem contos sobre condições dos presídios nigerianos, a corrupção da polícia nigeriana; tem conto que expõe as mazelas do sistema político; tem conto metalinguístico; tem conto que ela denuncia o patriarcado nigeriano e a submissão de muitas mulheres sob esta triste realidade. O grande êxito de Chimamanda é falar sobre o seu povo, sem medo de escancarar a verdade, ela é autêntica, cultural, sociológica, poética, literal e muito sensível! Essa mulher é foda!

site: https://www.instagram.com/p/BsyhgVyHp3S/

lorena 29/07/2021

Acredito que sou suspeita para falar, porque não consigo encontrar defeito nas obras da Chimamanda... É um excelente livro de contos, com linguagem simples, assuntos importantes abordados com uma sensibilidade sem igual.

isabelfilardo 20/07/2021

Chimamanda, enfim
O livro começou mais devagar e os contos vão chegando um mais interessante que o outro, temas que perpassam a vida na África e de africanos nos Estados Unidos. Entre esses dois lugares, muitas vidas e situações diversas. Não sou grande leitora de livros de contos, mas não tinha como não gostar. Chimamanda não decepciona e entrega mais um ótimo livro.

Daniely 20/07/2021

Primeiro contato que tenho com a escrita de Chimamanda e já amei! Suas histórias e escrita são cativantes!
No seu pescoço conhecemos 12 contos com histórias sobre diversos assuntos, sob perspectiva de mulheres, mas com o foco na cultura africana relacionadas com imigração para os EUA.
Os contos deixam uma sensação horrível de injustiça, tristeza e revolta. Cada conto é uma sensação diferente de revolta.
Alguns contos não me prenderam tanto, terminavam bem no momento mais cativante da história! Com certeza meu top 5 é no seu pescoço; uma experiência privada; a cela um; amanhã é tarde demais e a historiadora obstinada.
fluxo-floema 20/07/2021minha estante
Quero muito ler esse aaaa não sabia q eram contos hahaha. Já li hibisco roxo da chimamanda, ela é maravilhosa!

Daniely 20/07/2021minha estante
Também não sabia que eram contos kkkkk descobri na hora mesmo. Por enquanto esse é o único livro que li dela, tenho aqui americanah então provavelmente será o próximo dela que lerei, mas to doida pra ler hibisco roxo tbm!! Eu amei a escrita dela!

fluxo-floema 20/07/2021minha estante
Acho q vc vai amar hibisco. E americanah deve ser muito bom, quero muito ler.
Tem uma entrevista no roda viva com a chimamanda, depois da uma olhadinha, além de ser uma ótima escritora é uma pessoa incrível tbm.

Daniely 20/07/2021minha estante
Ai espero, estava doida pra ler os livros dela!! Não sabia dessa entrevista, vou dar uma procurada sim, obrigada pela indicação!! ?

fluxo-floema 21/07/2021minha estante
Por nada ?

Cris 18/07/2021

Livro de contos da escritora Chimamanda Ngozi Adichie.
A obra reúne 12 contos que tratam com sensibilidade e perfeição sobre relações familiares, imigração, religião, desigualdade, intolerância, etc.

Meu top 3:
- Uma experiência privada
- A embaixada americana
- Cela um

Lorena 17/07/2021

Pelos olhos de Chimamanda
Os contos sempre partem de uma perspectiva da mulher nigeriana e a maioria faz um paralelo com essas questões entrelaçadas à imigração para os Estados Unidos. Sendo baseados em experiências da própria autora, a experiência de leitura é ainda mais imersiva.

Quanto ao estilo da autora, eu tive meus estranhamentos e preferências, podendo citar como favoritos "Réplica", "Na segunda-feira da semana passada", "Jumping Monkey Hill", "No Seu Pescoço" e "A embaixada americana". Foram os que falaram mais alto para mim.

Foi o primeiro livro da autora que li e creio que foi um bom começo. Ainda estou engatinhando ampliando meu universo de leituras, confesso que só agora isso tem acontecido e reconheço também meu pouco conhecimento da realidade nigeriana, mas que através de obras como essa e outras que pretendo conhecer, posso ampliar ainda mais minha visão e compreensão do mundo.

Cica 10/07/2021

Chimamanda nunca erra!
A cada conto que terminava eu sentia mais vontade de saber sobre aqueles personagens, um desejo gigante de que o conto fosse maior.
Dificuldades que encontramos ao nosso redor, retratada com uma delicadeza maravilhosa.

samir27 10/07/2021

No Seu Pescoço
Chimamanda conseguiu um cantinho especial em meu coração no quesito melhores autores. Neste livro ela trouxe um compilado de 12 contos que se passam na Nigéria-EUA e os personagens que são descritos em primeira e terceira pessoa, fazem a todo momento comparações entre ambos os lugares. Mais uma vez escrevendo que só ela sabe, Chimamanda faz a gente se envolver com os personagens de uma maneira bem ágil. Confesso que demorei um pouco pra ler, pois, me perdi em algumas histórias que pareciam terminar inacabadas. Mas ainda sim sem perder sua essência.

laly 08/07/2021

esse livro tem muitos contos bons, se lê facilmente. eu amo a escrita da Chimamanda, ela não perde a criticidade

Bells 07/07/2021

Demorei bastante para ler esse livro. Sempre tive vontade de ler algum dos romances da Chimamanda, e decidi começar por esse de contos, em uma LC, porém, demorei uns três meses para finalizar a leitura.

Eu particularmente, gostei da maioria dos temas abordados na obra, entretanto achei que eles ficaram incompletos, mas ao meu ver, isso está muito entrelaçado as questões culturais de onde os contos se passam, e como eu não conheço nada da cultura e história da Nigéria, acabei achando confuso e não me agradando muito com os contos.

Não é uma leitura que recomendaria que fosse lida com altas expectativas, realmente não me agradaram muito e acho que pode ser um pouco confuso e frustrante, se pegar ele para ler com expectativas muito alta.

alex santos 01/07/2021

A bela África
Conheça e se aventure pela cultura africana, pelas ideias das mulheres de África, pelo preconceito que sofrem e por sua determinação. Belos contos

Carla.Zuqueti 26/06/2021

No seu pescoço
Acho que descobri uma das escritoras preferidas da vida: a nigeriana Chimamanda Adichie.

Eu amei ?Hibisco Roxo?, meu primeiro livro lido da autora que ficou famosa por ?Americanah ?.

?No seu pescoço? é o segundo livro que leio e também é fascinante. Gosto muito do estilo de escrita da autora, que fala conosco como se estivesse ao nosso lado, contando sua história.

Nesse livro, a autora escreve 12 contos sobre a guerra civil nigeriana, os abusos do exército, imigração e adaptação em outro país, homens que vivem com duas famílias, uma em cada continente, relações familiares de amor profundo e ódio mortal, e todas as suas consequências em pais e filhos.

Muitas histórias com um profundo olhar feminino e sobre como são tratadas em diferentes momentos da vida.

Histórias que mais me marcaram:

? Irmãs que se perdem durante um conflito armado.
?A mulher que sabe que o marido tem uma segunda família Nigéria.
?A difícil adaptação de uma imigrante em NY
?Pais e filhos em meio a guerra.

São contos emocionantes e de grande sensibilidade.

?À noite, algo se aperta a à volta do teu pescoço, algo que quase te sufocava antes de adormeceres.?

?Não sabias que as pessoas podiam simplesmente optar por não estudar, que as pessoas podiam ditar a sua própria vida. Estava habituada a aceitar o que a vida te dava, a escrever o que a vida ditava.?

Lindo!