História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Leticia2513 18/02/2024

A cativante escrita de Elena ferrante
A segunda obra da tetralogia consegue te envolver até mais que a primeira. A escrita da autora é simplesmente sensacional e você acaba nem percebendo que está viciado.

Nesse livro, vemos a Lenu tentando se descobrir sem a sombra da Lila nela e também tempos um pouco da visão da Lila pelos cadernos que deixou com Lenu.

Simplesmente é incrível como a autora consegue traduzir sentimentos, que, acreditamos ser totalmente individuais e que ninguém nos entenderia, em um livro completamente lindo e sensível.

Em resumo, estou ansiosa para começar a ler o próximo e ver se Lenu consegue realmente se encontrar.

gabriellemoone 18/02/2024

Todo dia me apaixono mais por Elena Ferrante
Mais uma leitura de Elena Ferrante que me comove de cabo a rabo, mas dessa vez, de uma forma um tanto frustrante. No meio do livro fiquei tão frustada com as angústias e sofrimento da Lenu, justamente por me identificar TANTO com ela, que quase quis largar o livro. Quando chegou NAQUELE momento do primeiro triunfo dela depois de tanto sofrer, não tive outra reação senão chorar.

Outra pontuação importante são as passagens quanto o lugar da mulher no mundo, principalmente as de origem simples, tão cirúrgicas, que fica impossível não amar essa escritora.

alinevnssa 17/02/2024

"havia bibliotecas inteiras entre ela e Antonio"
Até então, é o meu livro preferido da tetralogia e se tornou um dos meus prediletos da vida. depois de ler, fiquei me perguntando como ainda tem uma galera com a audácia de supor que Elena Ferrante é o pseudônimo de um homem... impossível.

torci a cada segundo pra Lenu achar sua própria personalidade, desenvolvê-la com o mesmo afinco que tem pelos livros, viver a sua vida sem ser em função da Lila. é até estranho o quanto você se identifica com tudo que ela pensa e verbaliza. vou deixar registrado algumas passagens que mais me marcaram:

"se nada podia nos salvar, nem o dinheiro, nem um corpo masculino, nem os estudos, tanto melhor destruir tudo de uma vez"

"eis que se submetia até o fundo à responsabilidade da própria escolha"

"me sentia acorrentada a um pacto insuportável de amizade"

"eu amava a ambos e por isso não conseguia amar a mim mesma, me sentir, afirmar uma minha necessidade de vida que tivesse a mesma força cega e surda da deles"

"sua vida me esmagou, demorei dias para restituir contornos nítidos e espessura à minha"

se eu pudesse, daria um milhão de estrelas.

Maria20377 17/02/2024

Elena com certeza se superou, essa edição acabou sendo ainda melhor do que a outra. é lindo ver o crescimento de lenu e lina, dos amigos e inimigos de nápoles e as surpresas e aventuras. completamente obcecada com as obras de ferrante! ?

Larissa Tabosa 17/02/2024

A sensação de reler uma história querida é tão boa. Como é bom conseguir sentir a mesma raiva, tristeza e frustração da primeira leitura, mas agora sabendo exatamente o que vai acontecer. Como eu amo esses livros!

Juliana.Ribeiro 15/02/2024

O acontecimento que é crescer
O segundo romance da série napolitana descreve as mudanças na vida de Lenu e Lila conforme elas saem da adolescência e entram na vida adulta e como são afetadas pelos acontecimentos nesse processo de transição. É indiscutível que essa fase transitória é perpetuada por diversas mudanças, principalmente, a forma de encarar a si e os outros, a maneira que a amizade das personagens se sustenta, reforça essa transformação constante, seja ela de opiniões, pensamentos e posicionamentos. Então, ao acompanhar a vida das duas fica difícil escolher quem você mais se identifica, porque é fácil se ver em ambas, e por mais que elas sejam opostas em partes são continuidade em outras, uma influenciado a outra mesmo que ora juntas, ora distantes.
A continuação da história foi essencial para entender e aprofundar ainda mais na importância e na influência dessa amizade na vida de cada uma, mesmo que algumas vezes seja um laço questionável, é também uma relação decisória no processo de crescimento das personagens e nos acontecimentos de suas vidas.
Por fim, gostaria de ressaltar que assim como a primeira obra, gostei muitíssimo dessa e das questões de vida constantemente ressaltadas nessa série, como sempre, Elena Ferrante foi brilhante em cada detalhe.

Marina.Majella 13/02/2024

A escrita envolvente da Elena Ferrante permanece nessa continuação porém com enredo menos envolvente do que o primeiro livro.

paulinha 12/02/2024

As mulheres geniais
Mainha me disse que se aprende mais com a vida do que com os os livros mas se houvesse algo ou alguém que me ensinasse sobre ser mulher e trouxesse vivências parecidas com sentimentos que eu me julgaria por ter seriam Lila e Lenu. me sinto mais genial por causa delas e apesar dos anos presa na gramática, elas me encorajam a viver a prática-assim como mainha.

ferbortoloso 12/02/2024

# 4 desafio literário 2024

Gosto de algum personagem? Não
Todo mundo é muito problemático? Sim
Consigo parar de ler? Não
Vou continuar o terceiro livro? Sim

jaque103 10/02/2024

Vc ama pela vida inteira pessoas que nunca sabe realmente
Quem são.
eu amo a lila, eu amo a lenu. eu amo viver nesse universo, são dores que me compadeço e parece as vezes que estou peneirando meu coração. ler essa tetralogia me leva aos ventos e me sinto tão pequena. me lembro de como relacionamentos são difíceis e tão doídos.
queria poder falar com essas duas e obrigá-las a conversarem sobre os seus sentimentos, o peso diminuiria, guardar tamanha dor, preso que nem um passarinho no peito é desesperador.
há um egoísmo mas a miséria faz isso. a fome faz isso. a injustiça faz isso. desperta o pior.
agora quero aprender italiano e adoro a carla do canal som dos livros (houve momentos que escutei por lá)
beijos lenu e lina, vou ler os próximos talvez mês que vem. preciso de um respiro

gabz 09/02/2024

A história se aprofunda nas consequências das escolhas feitas pelas duas amigas, explorando temas como casamento, maternidade, aspirações intelectuais e sociais, destacando-se a rivalidades delas

Gigi 08/02/2024

A capacidade que esse livro tem de ocupar a minha mente durante todos os dias, mesmo quando eu não tô lendo ele, ler A amiga genial e agora História do novo sobrenome, foi um evento na minha vida kkkkkkk, desde 2020 (quando li A amiga genial) eu penso nessa história todos ou quase todos os dias, Elena Ferrante tem a incrível capacidade de me fazer sentir como Elena Greco (a narradora), cada pensamento dela dela, se torna tom meu, as angustias, as brigas, a inveja, a competição, o amor, a falsa paixão, tudo, absolutamente todo oq ela sente se torna um Oceano no qual eu afogo a cada página que leio, mais que uma história envolvente, a trama dos pensamentos e sentimentos complexos da personagem me provocam fascínio em cada palavra, Elena é sem sombra de dúvidas uma das maiores conquistas literárias desse século.