História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Beatriz Malichesqui 04/02/2024

Tão bom quanto o primeiro, o segundo livro da tetralogia aprofunda o desenvolvimento dos envolvidos na narrativa de Lenu e traz mais seriedade à trama.
Me vi novamente extremamente irritada com o comportamento e desfecho de alguns personagens e complacente com tantos outros.
A escrita de Elena Ferrante, como de praxe, nos conduz a um ritmo de leitura extremamente fluído e ininterrupto.
Torço para que no próximo livro a "rivalidade" entre Lenu e Lina esteja ainda mais atenuada.

Beatriz 02/02/2024

Amor e ódio
Em 'História do Novo Sobrenome' seguimos acompanhando Elena e Lila e as pessoas e acontecimentos que permeiam suas vidas. Achei essa continuação bem mais pesada que o primeiro volume, mas em termos de qualidade se manteve no exato mesmo nível. É surreal como a história prende e cativa mesmo com um enredo que aparentemente não tem "nada demais".
Me vi por diversas vezes incomodadíssima com a Elena, em como ela parece que não relaxa nem aproveita nada, nunca, vive com inveja e achando que o mundo gira em torno dela. Entretanto sei que isso se dá em partes pelas circunstâncias de vida dela, a maneira como foi criada... Ela também me dá a impressão de só captar o pior das pessoas. Fato que me irrita e ao mesmo tempo me trás identificação.
Sobre a Lila, confesso que ainda é um enigma pra mim, mas acho que ela é bem menos maldosa do que a Lenu pinta e sente. Ela sofreu demais e teve que criar uma armadura pra se proteger como podia. Fora que a vejo genuinamente feliz com as conquistas da amiga, comportamento que parece impossível vir de Elena.
Enfim, é um amor e ódio por essas duas!!! Kkkk só sei que não consigo parar, já pulei mais que depressa pro terceiro!

Bubblegum127 01/02/2024

Elena ferrante deixa a lila ser feliz
Me pergunto qual vai ser a história do terceiro livro kkkk eu sinto que aconteceu tantas reviravoltas tantas mudanças nesse que me pergunto se a elena ferrante ainda tinha ideias pra um terceiro livro, comecei esse livro apreensiva pela lila no meio tive ódio dela e no final fiquei triste por ela, todos tentaram explorar ela de alguma maneira e somente a lenu se importa com ela de vdd apesar de ter me sentido cansada dessa eterna competição que elas tinham, uma pena que ainda vamos ter que aguentar o dementador nino sarratone sugando a felicidade de todo mundo que ele rodeia

Guid 31/01/2024

Eu não acredito que esse livro terminou assim
Não sei se consigo explicar tão precisamente o quanto essa tetralogia mexe comigo, o encontro tão pessoal que eu tenho com as palavras da Elena Ferrante.
Me vejo tanto na Lenu como também consigo me ver na Lila, terminei as últimas páginas chorando tanto sem nem saber explicar o porquê, de tirar o fôlego mesmo.

Lo 30/01/2024

Melhor que o primeiro!
Vi uma resenha dizendo que esse é um livro onde não entendemos porque estamos lendo, mas não conseguimos parar de ler, e é exatamente isso! Nesta sequência, continuamos odiando e amando os personagens. Mas finalmente pude ficar contente pelas conquistas da Elena.

Esse é aquele tipo de história em que tu fica preso dentro e se sente vivendo com os personagens, me lembrou bastante a sensação de ler Tomates Verdes Fritos. É uma escrita muito sensível, até mesmo quando ficamos com raiva de Elena ou Lila, conseguimos entender as razões de suas ações e ter certa empatia.

?Há momentos em que recorremos a formulações insensatas e fazemos cobranças absurdas para ocultar sentimentos lineares?

Phamela.Suely 29/01/2024

Tão bom quanto o primeiro livro. Neste a autora aprofunda as complexidades das relações entre as mães e as filhas, os conflitos de geração, a forma como umas repelem, e ao mesmo tempo ajudam, as outras. É interessante e bonito ver como as relações vão se desenvolvento entre mães e filhas, o medo e o orgulho se misturando. Também é bem interessante ver o que Elena se torna quando solta das amarras que ela criou através de Lila. Nesse livro fica ainda mais evidente como a influência de Lila em sua vida é muito mais um fruto da sua imaginação e da sua interpretação do que uma escolha de Lila. Muito bom, não vejo a hora de ler o próximo livro.

jess 23/01/2024

Elena ferrante conseguiu o impossível: escrever um livro ainda melhor que A amiga genial. Fiquei envolvida e curiosa durante as 472 páginas. Me apaixonei ainda mais por Lila, ODEIO nino com todas as minhas forças e entendo cada vez mais Lenu.

"Que as pessoas, mais ainda que as coisas, perdessem suas margens e se esvaíssem sem forma foi o que mais assombrou Lila ao longo da vida."

Ju 23/01/2024

Uma grande fofoca - parte 2 de 4
Passei a considerar a tetralogia napolitana um livro só, ao invés de 4. A autora termina os livros completamente do nada.

Não amei esse livro tanto quanto o primeiro, passei raiva num nível que eu nunca imaginaria e, até uns 60%, achei que não fosse ler os volumes 3 e 4. Mas, depois disso, a escrita me pegou direito de novo e lá vou eu ler a continuação. Espero que me agrade mais.

Paula 22/01/2024

Lindo
Nessa continuação acompanhamos as amigas, uma casada e com filhos e a outra estudando.
Me apeguei bastante a Lila, e sofri com o desenrolar da história dela.
No fim estava certa sobre Nino, todos os homens são péssimos aqui.

Beatriz.Puosso 21/01/2024

Esse livro me causou um misto de emoções, bem como o primeiro, mas de forma muito diferente. Muitas emoções ruins, diga-se de passagem, mas que não por isso tornaram a leitura menos prazerosa, apenas me fizeram refletir. As personagens estão se tornando cada vez mais complexas e, a história, mais envolvente.

Graziela 20/01/2024

Intenso
Gostei bastante da escrita.
Continuação do A Amiga Genial, fala sobre a amizade de Lila e Lenu na próxima etapa da vida. Lila casada e Lenu estudando.
Mais do que o enredo em sim, gosto desta reflexão sobre o desenrolar da vida, sobre o amadurecer, sobre o despertar para a vida adulta.
É uma leitura próxima, como se fôssemos cúmplices da autora.
Animada para o próximo volume desta narrativa!

Stella Paul 18/01/2024

Genial
Impossível parar de ler :) uma vez que vc começa amiga genial e gosta, vai ter que ler os 4. Ponto.