Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

binhost 08/08/2022

saí com uma leve depressão
Acabei encontrando esse livro por acaso enquanto estava a procura de histórias com a temática LGBTQIA+ . A premissa me pareceu meio fantasiosa de início mas ainda assim me interessou e eu resolvi dar uma chance.

No começo, eu achei que estava lendo apenas algo sobre dramas adolescente com um pouquinho de ficção científica, não esperava nada demais e acabei dando de cara com uma história bem profunda.

O Aaron é um dos personagens que eu mais vi sofrer em um livro. É impossível não sentir o mínimo de empatia por ele ao decorrer das páginas, são tantas desgraças se acumulando que faz com que você apenas torça para que tudo melhore logo, o que infelizmente não acontece...

Nunca tinha lido nada do Adam Silvera antes mas já ouvi dizer que ele tem o costume de tratar assuntos bem delicados e incômodos em seus livros, então já comecei a leitura meio que preparado para o que viesse.

Acredito que essa história não seja indicada para qualquer leitor por conter diversos possíveis gatilhos, mas eu, particularmente, acabei me envolvendo bastante com a escrita do Adam e todos os conflitos dos personagens sem nenhum problema.

M_adonn 31/07/2022

Lembra aquela vez
Se você quer ficar de queixo caído e cabelo em pé saia daqui e leia esse livro sem saber a sinopse. Uma experiência doida e uma das melhores

"talhando-o em uma curva até formar um sorriso, para que todos saibam que morri por felicidade."

Me deixou destruída, o menino não tem paz, não tem final feliz, não tem memória, tem nada.

Aaron não fez com que eu me apagasse muito a ele, mas senti muita empatia por todas as coisas que ele passou. Tenho orgulho dele e das suas atitudes

"Antes é tudo o que me restará, e o Antes já me destruiu uma vez."

Soto merecia amigos de verdade e amores que valessem a pena, prefiro pensar que ele conseguiu tudo isso mesmo que esqueça depois

adrianø 27/07/2022

fui dormir muda e acordei calada
Eu fiquei meia hora sem dizer nada. Fui dormir muda e acordei calada de tanto choque, tanta admiração e tanto assombro

"se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

eu amo como o Adam escreve sobre certos tipo de assunto tão levemente (ainda acho que deveria ter avisos de gatilho antes da leitura) mas assim como em "os dois morrem no final" esse livro trata sobre viver sem medo de ser feliz e assumir suas consequências.

a historia tem tantas reviravoltas de uma maneira que você não sabe o que vai acontecer nas próximas páginas e isso é incrível. ele só poderia se aprofundar mais sobre os outros personagens não ficando só na história do principal, mas é tudo perfeito. com certeza será sempre marcado pela forma como me identifiquei com Aaron e como um dos meus livros favoritos do autor.

souza263 22/07/2022

Happiness shouldn't be this hard!
Eu li esse livro em Inglês, na versão deluxe que possui uma "continuação do final" feita pelo autor. Então eu vou dividir essa review em duas partes, a primeira que é onde acaba o livro e a outra que é aonde tem esse final extra.

Primeira review:

A crítica de que devemos nos aceitar é muito bem apresentada. Há uns anos atrás surgiu até uma "cura gay", a empresa do livro, a Leteo, me fez lembrar bastante dessa "cura". Eu achei que todo o desenvolvimento de auto-descoberta e auto-aceitação foram muito bem feitos e muito bem escritos. O Aaron tinha conflitos com ele mesmo, e sem ele saber -ou lembrar.
Gostei da maioria dos personagens mesmo achando as atitudes de todas muito erradas, senti que também faltou um pouco de construção pra família do Aaron e deixaram alguns amigos dele bem de pano de fundo mesmo.
É um livro difícil, mas que fala muito bem das dificuldades enfrentadas por jovens lgbt -não dúvido que algum jovem já tenha passado pelo o que o Aaron passou.
Achei que o livro passou rápido e achei ele muito pequeno também pro tanto de coisa que ele queria falar. O Adam se aprofundou muito em algumas coisas e outras ficaram meio vagas.
Eu achei também que faltou AQUELE toque final do livro, ele só acaba. Você termina de ler e fica "Ué? foi isso? Depois de tudo que aconteceu esse livro acaba assim?" É um final MUITO simples, o autor escolheu a saída mais fácil. Tem gente que gostou, eu fiquei com uma sensação de vazio e que poderia ter mais coisa depois da última página.

Segunda review:

Esse final extra era exatamente o que o livro precisava. Todo o vazio que o final oficial tinha deixado era porque a gente sentia que o Aaron tinha passado por tanta coisa que merecia um final melhor, mas a gente sabe que não é todo mundo que tem um final feliz.
Fiquei satisfeito com esse final que o Adam fez pro Aaron, achei digno.
DANILÃO1505 22/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

souza263 22/07/2022minha estante
o adam é um ótimo artista mesmo!!

liolio 18/07/2022

Chorei até desidratar
Óbvio que eu esperava um livrinho meio clichê onde tudo dá certo final... NÃO É O CASO.

Esse livro é pra vc morrer de tanto chorar, o começo é um pouco arrastado, mas a partir da metade da primeira parte as coisas começam a tomar forma. A história é direta e reta, ela evita situações desnecessárias e capítulos só para fazer número, cada página importa nesse livro.

A única coisa que eu não gostei foi a falta de aviso de gatilhos (gordofobia, automutilação, suicídio, homofobia, etc) acho que isso precisava ser avisado para leitores mais sensíveis, e também a falta de profundidade nos colegas da Aaron, já que eles só existem para orbitar ao redor do mesmo e não parecem ter uma personalidade.

A história é surreal, e quando você acha que X coisa irá acontecer, o livro te surpreende, mostrando na verdade D coisa irá acontecer.

RECOMENDO DEMAIS

Nicolas 13/07/2022

Eu gostei do trama. Uma clínica capaz de enterrar memórias. Um trauma faz você lembrar que já procurou essa clínica antes. Realmente, uma premissa que parace ser muito boa. Porém, não gostei muito do rumo que a história ganhou. Achei fraco a história. E por mais que saibamos o que acontece no final, seria legal se o autor deixasse mais claro.

Maria 10/07/2022

Me prometeram um romance e saí com um drama
Ai gente eu to chorando muito com esse livro, eu pensei que ia ser um simples romance mas teve tanto desdobramentos, tantas situações tensas onde eu me imaginei no lugar do Aaron e meu coração apertou. Ele merece tanto a felicidade e aos poucos encontrou num lugar sombrio ??

Mirella | @readingmirella 30/06/2022

meu deus...que livro foi esse...já é a segunda vez que eu leio algo da adam e acho extremamente duvidoso a forma que ele aborda assuntos super pesados. sério, não dá, que pesadelo.

tw/cw: homofobia, suicídio, tentativa de suicídio, bullying, violência, abuso doméstico, relacionamento tóxico

Lucas 23/06/2022

Lindo
O tanto q o Aaron sofre não tá escrito... na verdade está sim... Esse livro mostra a difícil realidade de homossexuais, principalmente quando vivem em uma comunidade como o Broocklin! A história é bem sofrida mas vale mto apenas ler... Gritei mto lendo esse livro por conta de alguns dos momentos mas recomendo...
Antes de ler saiba q em cada momento você pega ranço de alguém mas depois passa!

Dê valor aos ontens!!!

? ? ? ?

Lucax 20/06/2022

Não consigo parar de chorar!
?Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes?

Sério, eu me identifiquei MUITO com o Aaron, e as dores que ele sente durante o livro, é possível ver como o amor é lindo, mas ao mesmo tempo extremamente doloroso? Estou tentando processar ainda o final, e tentando entender o motivo de tanto sofrimento.

Obrigado Adam, por acabar comigo, mais uma vez.

Neto 19/06/2022

Lembra aquela vez...
Estou sem palavras para esse livro, fiquei com um pouco de medo de ler ele, mas mesmo assim li e não me arrependi, apesar de ser arrastado e lento ele me prendeu do início ao fim e me deixou muito triste com essa reviravolta do final.

Tati Freitas 19/06/2022

Quanta tristeza
Já avisando que esse livro tem tanto gatilho, agressão, abuso, suicídio, auto mutilação, é muito pesado. Me lembrou muito o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, mas muito mais triste. Terminei esse livro com um peso tão grande no peito e um nó na garganta. O início pode ser considerado um pouco arrastado, mas foi muito importante pra construir a história. Descobri que esse é o primeiro livro do Adam Silvera e estou chocada, já li Os Dois Morrem no Final, e tenho outro livro dele na lista de leitura, tô com medo. Hahahaha (rindo de nervoso).
Khaolinha 19/06/2022minha estante
Primeira vez impactante do garoto.

Terminei desconcertada. É um daqueles livros que você não consegue sair dele quando acaba, eu, pelo menos, precisei de um tempo.

Jaonobody 17/06/2022

Adam Silveira, você irá pagar minha terapia.
Esse livro está proibido caso tenha gatilho com os seguintes temas: suicídio, agressão, abuso, automotilação e abandono. Se você for um leitor que adora histórias tristes, assim como eu, irá se deleitar na leitura. O autor conseguiu construir um personagem no qual o leitor é surpreendido juntamente com ele. Vários fatores pelo qual eu recomendo (e ao mesmo tempo não), essa leitura. *Lembro aquela vez* em que já sofri com outra obra do Adam (Os dois morrem no final), isso não tem como ser esquecido.

Bolseiro Míope 16/06/2022

Turbilhão
Um turbilhão de emoções. O livro aborda muitas questões ao mesmo tempo, sem ficar aquela coisa desconexa. Amei as personagens (de modos diferentes).