Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Hiago 30/01/2023

Estou mais feliz do que triste, lembre-se disso
Leitura necessária, e um excelente enriquecimento a literatura jovem. História envolvente, bem escrita e traduzida e com um protagonismo real, inseguro e imperfeito. Mais que recomendo!

Ronie 28/01/2023

Adam Silveira me deixou completamente destruído, destroçado.
Impossível não se emocionar com Aaron Soto, Lembra Aquela Vez, é sobre amor, identidade sexual, aceitação, tolerância, relacionamento, amizade e suicídio.

Fiquei muito mal, porem essa e a realidade que muitos jovens gays vivem.

Um personagem com uma carga emocional muito grande, muitos traumas. Gente impossível falar , acho melhor lerem.

Nota 4,5

Barb 22/01/2023

Eu estou mais feliz do que triste. Não me esqueça.
Esse me prendeu na introdução da Angie Thomas. Então, eu vou dar cinco estrelas.

É um livro com temas pesados, e que devem sim ser avisados antes! Em diversos momentos temos Aaron sofrendo pela morte do pai.
E com a chegada de Thomas, ele conseguiu se distrair do mundo em que vivia.

Infelizmente não fui tão surpreendida com seus plot twists, eu sempre os adivinhava enquanto comentava minha leitura com outras pessoas.

O livro mostra como a homofobia é algo sério, que destrói famílias, amizades, vidas, em geral. Mas também que a aceitação é importante.
É impossível você mentir pra si mesmo que não é algo, ou tentar se livrar disso. Nascemos assim, e não podemos mudar.

Senti falta do desenvolvimento do relacionamento do Aaron e Eric no início, mas adorei a forma em como eles se reconectaram.

Aaron é um rapaz que sofreu muito durante sua adolescência, tanto por se esconder e com o que vivenciava em sua casa.

O livro precisava de mais páginas, se tornava confuso os pulos de situação em situação. Porém não deixo de dar 5 estrelas.

Super recomendo, e acho que toda pessoa deveria ler.

SanderleyAlves 19/01/2023

Tão somente bom e nada mais!
Definitivamente Adam Silvera não é um dos meus autores favoritos. A mesma experiência de "Os Dois Morrem no Final" se repete em "Lembra Aquela Vez": escrita fluida, que se lê de forma rápida, mas uma história raza com personagens vagos.

Apesar dessa escrita fluída, a capacidade de não transmitir sentimento deve-se encontrar nesse mesmo ponto, talvez de fato o problema seja a escrita.

Há de se observar que as três estrelas concedidas ao livro se baseia em seu desenvolvimento, que apesar da crítica a escrita, não deixa de ser bom, no entanto o final é demasiadamente cansativo.

Lembra aquela vez trás uma temática importante, mas pode agradar somente aos novos navegantes da literatura.

"Os melhores mentirosos são aqueles que enganam as pessoas dizendo que nunca mentem!"

Cszar 19/01/2023

PERFEITO
Tenho um carinho especial por LEMBRA AQUELA VEZ...
Foi o primeiro título do autor que tive contato, já faz alguns anos que li, então quando soube de uma nova versão com um capítulo extra, não pensei duas vezes em reler, porque queria muito saber como ficou Aaron Soto.
A história é rápida de ler, e como sempre Adam faz o que costume dizer "a vida real é essa, lide com isso".
Chorei de novo, mas com certeza ter um capítulo extra tornou tudo mais leve.
Soto é engraçado, fofo e confuso.
Todos os personagens secundários são marcantes e a história é ótima.
Sou suspeito de falar, pois mesmo não sendo tão grandioso como "Os Dois Morrem no Final" , ainda sim é o meu preferido do Adam.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 16/01/2023

Resenha: Lembra Aquela Vez | Adam Silvera
Lembra aquela vez é um romance LGBTQIA+ escrito pelo autor Adam Silveira, com essa nova edição especial com conteúdo extra que tem uma introdução de Angie Thomas autora de "O ódio que você semeia", corresponde a Editora Rocco e traduzido pelo Lucas Peterson. Eu recebi o livro em parceria com a editora com outro livro. Foi minha primeira leitura que eu li com esse escritor.

"Ela está chorando e não deixa ver seu rosto, como sempre." p.168

Esse livro é sobre Aaron Soto ele possui dezesseis anos e mora no Bronx, ele encontra o pai dele morto com sua navalha de barbear. Ele reaproxima de Genevive, ele é gay e se apaixona por Thomas. Não é fácil ser gay onde ele vive mas o fato principal que ele conheceu o Instituto Leteo que é um serviço capaz de fazer com que a pessoa apague qualquer lembrança , não está totalmente perfeito mas o Aaron decide que quer utilizar nele para ser feliz e o que será depois disso...

"Naquele instante, queria que minha existência fosse tão simples quanto ser aceso e explodir no céu." p.126

Por ter a parte do Lateo de fazer o Aaron perder a memória parece um pouco ficção científica quando esse instituto mexe com a memória dele e as reações que ele vai tendo, esse livro me surpreendeu pois eu só sabia que era um livro LGBTQIA+ e entregou mais que isso. O momento de sua descoberta, as reflexões sobre o passado, as mensagens passados no livro relacionado sobre o Leteo de tirar memórias se é justo consigo e com as pessoas que o conheceram, representatividade e a felicidade em si.

"Depois, ele vai embora, eu me sinto o maior idiota do universo." p.252

Eu gostei de ler esse livro, a escrita do Adam Silveira é ótima. Meu personagem favorito do livro foi o Aaron mesmo, achei o livro bem reflexivo e minha leitura foi fluída. Pretendo ler mais livros do escritor, se você gostou da resenha e se interessou nessa leitura eu indico esse livro com certeza.

"Não tenho uma consulta marcada ou algo assim, mas quero fazer um procedimento." p.193

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2023/01/resenha-lembra-aquela-vez-adam-silvera.html

Maria021 12/01/2023

De
? Tinha muitas expectativas com esse livros e ... fui atendida. O livro trás muitas reflexões sofre o sentido da vida e onde se encontra a felicidade.

? Acompanhar o Aaron Soto foi uma experiência muito gostosa, ele é um adolescente com uma carga pessoal muito grande e um sentimento de culpa muito maior do que ele pode carregar sozinho.

? Gostei do fato dele entender que a felicidade se encontra nos pequenos momentos e nas pessoas que encontramos pelo caminho, pessoas essas que nem sempre vão ser a versão que fantasiamos. Esse livro definitivamente não é para todo mundo, os momentos de alegria são... escassos demais, aborda vários temas sensíveis que podem gerar gatinhos ao leitor.

? Não consegui favoritar o livro apesar de tudo, acho que o plot não me prendeu tanto como eu esperava e a questão do suicidio não foi tão explorada como eu achava que seria.

? Foi uma ótima experiência de leitura e me surpreendeu apesar de tudo, mesmo amando muito ele não me prendeu o suficiente para favoritá-lo entretanto... recomendo para uma leitura mais pesada com muitas passagens sobre a vida, busca da verdadeira felicidade, quebra de expectativas e principalmente a autodescoberta.

Raina.Carrion 31/12/2022

Não fluiu para mim
O eixo do livro é aceitar a si mesmo do jeito que você é, dando ênfase na importância da vida.
Embora a escrita do Adam nos outros livros seja leve e dinâmica, nesse ora corria demais ora era muito lenta. Além disso, não me conectei com nenhum personagem - provavelmente pelo fato do leitor já ser introduzido para o meio da vida do protagonista - logo nada na leitura me tocou.
Por fim, não senti que a escrita aprofundou de verdade, consequentemente, várias cenas pareceram superficiais e forçadas.

Du Boffo 30/12/2022

Se você pudesse, apagaria alguma memória? ?
Um livro com uma premissa avassaladora e que entregou tudo e muito mais. Eu ainda estou em choque com tudo o que aconteceu aqui. Não esperava um enredo tão envolvente e personagens tão humanos. Adam Silvera com certeza se torna um dos meus autores favoritos dos últimos tempos ????

[SPOILER ALERT!] ?

Em uma Nova York ficcional nos é apresentado o Instituto Leteo, instituição esta capaz de ?apagar? memórias indesejadas da população e ?recriar? outras com uma nova perspectiva.
O nosso personagem principal, Aaron Soto de apenas 16 anos, acaba de passar por um trauma gigantesco com o suicídio de seu pai, com a sua própria tentativa de se matar e com o aparecimento de seu novo amigo, Thomas, que acaba mudando alguns sentimentos dentro do nosso pequeno garoto.

Ao perceber que a sua relação com Genevieve, até então sua namorada, não passa de amizade, Aaron passa a nutrir um amor pelo seu mais novo amigo, Thomas. A aceitação e o medo de viver um relacionamento gay, faz com que Aaron procure ajuda no Instituto Leteo para se ?tornar? heterossexual novamente.

Mas Aaron faz parte de um grupinho super machista, homofóbico e preconceituoso. Os seus ?amigos? percebem um envolvimento peculiar nessa nova amizade e acabam dando uma surra em Aaron, para ?corrigi-lo?. Ao bater a cabeça, Aaron reativa memórias de um passado não tão distante. E aí, meu filho, vem tudo a tona?

Aaron já tinha se submetido ao procedimento da Leteo para justamente apagar o trauma de seu pai ter se matado após Aaron se assumir para a família. O pai, um baita de um escroto, expulsou o filho, bateu na mãe, foi preso e quando retornou pra casa não aceitou o filho ?viadinho? e tirou a sua vida para Aaron viver eternamente com a culpa. Aaron, naquele processo de aceitação e com o peso da morte do pai imposta, decide também tentar se suicidar. Mas graças a Deus não deu certo ???

Em paralelo à morte do pai, Aaron vive um romance, fofinho e de descobertas, com o seu colega de Escola, Collin. Mas ambos se encontram um relacionamento com suas respectivas namoradas, Genevieve e Nicole.
Infelizmente (ou felizmente?) Collin acaba engravidando Nicole, e dando um ponta pé em Aaron. A soma de todos esse fatores faz Aaron buscar ajuda no Instituto Leteo.

Ao reativar as memórias antigas, Aaron passa a sofrer de amnésia anterógrada, impossibilitando a formação de novas memórias e vivendo apenas no passado. Ou seja, Aaron perde a sua identidade. ?

Me colocando no lugar de Aaron, como um homem gay, eu consigo me identificar com todas as suas dores. Como é doido pensar no sofrimento que foi me aceitar e me assumir. O medo de não ter a compreensão da minha família. O medo do mundo, em geral. A vontade de não ser ?aquilo?. De provar o contrário pra mim mesmo.
De ter vontade, realmente, de me submeter a um procedimento similar à este, por receio das consequências que viriam. Graças a Deus eu tive todo o suporte da minha amada mãezinha, assim como Aaron teve nas duas vezes, mas eu consigo compreender o quão difícil foi para elas viverem tudo aquilo também.

Hoje vivemos em um mundo aparentemente melhor que ontem, e espero que os novos dias sejam ainda mais fáceis para a nossa comunidade ??????

@universoinfinitodoslivros 29/12/2022

Lembra aquela vez em que uma história me destruiu?
Olá leitores, tudo bem ? Não é de hoje que venho aqui panfletar os livros do Adam Silveira, afinal as obras dele são de muita importância na minha vida em suas diferentes formas, e no ano de 2022 tive o prazer de ler/reler um total de 5 livros dele, sendo o 1º livro lido de 2022 ?História É Tudo Que Me Deixou? e agora o 130° e último livro lido de 2022 sendo ?Lembra Aquela Vez?.

?Lembra Aquela Vez? nos trás uma história linda e emocionante sobre amizade, amor, sexualidade e aceitação, mais precisamente de um personagem que tem medo de aceitar sua sexualidade por receio se sofrer ataques homofóbicos em um mundo tão hostil e retrogrado, um medo tão intenso que o maior desejo dele é esquecer que sua sexualidade foge do padrão da heterossexualidade imposto pela socialidade. Momento no qual entra a narrativa em que um dos focos principais é a proposta de um Instituto Médico em apagar determinadas memórias negativas de determinada pessoa.

Adam Silvera sempre usa suas obras para nos apresentar assuntos importantes, tal motivo que torna ?Lembra Aquela Vez? uma leitura intensa e delicada, principalmente quando retrata assuntos relacionados a su1cídi0 e at4ques h0m0fóbic0s.

Lançado originalmente em 2015 (2017 no Brasil) o livro teve seu relançamento agora em 2022 com nova capa, conteúdo extra e capítulo final alternativo. O livro em si foi o primeiro lançado na carreia do Adam e eu fico espantado com o poder da escrita dele nesse esplendoroso livro de estreia.

Essa história é feita para nos fazer refletir, pra destruir nossos coraçõezinhos ao ver o protagonista passar por determinadas situações, mas serve principalmente para nos emocionar.

O plot dessa história é algo absurdamente inesperado e torna a narrativa, que já estava excelente, em algo totalmente único e surpreendente.

Resenha originalmente publicada no meu instagram literário @UniversoInfinitoDosLivros

Galvão 28/12/2022

"Tenho pensado sobre o meu final feliz mais do que antes .... acho que jamais serei feliz até descobrir quem sou, e a responsabilidade por eu não estar cem por cento feliz com a minha vida agora é toda minha"