Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

isa 24/02/2023

A premissa é legal até, mas não consegui de jeito nenhum gostar de ler esse livro. talvez não tenha me adaptado direito, mas não gostei da escrita por algum motivo. fiquei bem entediada na maior parte do livro e pulei MUITO pq não consigo mais simplesmente abandonar um livro, então fui pulando e lendo só algumas partes pra entender pra onde a história foi.
queria que tivesse tido uma boa experiência, pq achei a história legal. o final fez minha nota subir (mesmo que eu tenha lido só por cima), mas o meio desse livro foi quase impossível de ler pra mim. enfim, aliviada que "terminei".

hiliandra.faggion 22/02/2023

No começo, o livro não rendia... Eu ficava pensando onde a história iria "dar"...
Não lei resenhas nem mesmo a sinopse antes de ler um livro, então não sabia nada sobre o que ele trataria...
Aaron um menino que passou por tantas coisas ...
Me senti um pouco triste em diversos capítulos, junto com ele.

The Fantastic World 21/02/2023

Um livro que saiu do meu eixo, já que só estou lendo fantasia ultimamente. Como minhas últimas leituras tiveram um ritmo mais acelerado, eu demorei pra pegar essa leitura já quem tem um ritmo mais lento, mas depois que eu cheguei no plot que é no meio do livro, eu não larguei o kindle, eu só queria saber o que estava acontecendo, não estava entendo nada. Me senti traída, enganada kkkkkkkkkkkkkkk
A história é ótima, é a primeira vez que leio um livro do Adam e amei. Eu realmente não esperava o plot, o final. Foi lindo e surpreendente.
Até a próxima!
XO XO
- Tefy

bru 18/02/2023

Se existisse um Leteo na vida real, quantas coisas não desejaríamos esquecer...
Escolhi ler esse livro menos conhecido ou famoso do Adam Silvera por que queria conhecer a escrita dele e ter uma experiência de leitura sem a pressão que ocorreria caso lesse "Os dois morrem no final" antes dos demais. Posterguei um pouco pois imaginei que o livro fosse extremamente triste, e não encontrei algo muito diferente do imaginado.
Não sei muito bem como transmitir em palavras tudo o que senti enquanto lia esse livro, a leitura é muito rápida (em alguns momentos nem tanto, tive que largar o livro algumas vezes para assimilar diversas situações), não sei se esse foi o primeiro livro do Adam mas me despertou a vontade de ler os demais.
A princípio penso que o Aaron é um menino comum do Bronx, mas conforme a história vai se desenvolvendo percebo que ele é muito mais e tem bastante a compartilhar. Achei muito maneiro o hobby dele ser desenhar, e isso puxa um gancho para outro personagem, Genevive, ela se mostrou ser uma menina muito legal ainda mais por ter aguentado tanta coisa calada. Vou direto ao ponto por que não tenho muito o que comentar sobre os 60% do livro, na verdade tenho sim pois sempre tenho algo para comentar mas o principal não acontece nesse meio tempo. Acompanhar o Aaron se descobrindo e sentindo tudo ao extremo foi algo de outro mundo, de verdade, mas o fato dele pressionar o Thomas me incomodou bastante sério ele já não afirmou que não é isso que você tanto espera que seja cara, se liga! Sempre observei comportamentos estranhos por parte do Aaron, com relação ao cérebro dele claro, quando ele esquecia algumas coisas etc. já desconfiava que tivesse alguma coisa errada mas não imaginava que fosse essa bomba. Ele ter passado o livro (quase) todo não entendendo o motivo pelo o qual o pai fez o que fez e só descobrindo realmente o que acontece depois de outro momento super traumático me deixou em prantos. Não tenho local de fala mas imagino como seja horrível os seus próprios amigos, que cresceram com você, não te aceitarem da forma que você é.. Me senti péssima por ele. Odiei muito o Brendan, sei que todo mundo tá passando por problemas mas não custa nada você ser um bom amigo, sabe.. Toda essa história do Leteo não fez muito sentido na minha cabeça até pouco mais da metade do livro, quando eu entendi que o Aaron passou o livro todo abominando aquele procedimento mas já tinha passado por ele, meu deus que sentimento de desamparo, ele lembrando de todas as memórias, com o pai, o Collin.. O pior de tudo foi o final quando ele não se lembra mais de nada, eu me senti horrível foi uma sensação tenebrosa de verdade, queria apenas abraça-lo e dizer que vai ficar tudo bem, ele passou muito tempo desejando não esquecer as coisas e sempre lembrar dos momentos bons com o "lembra aquela vez" e no fim simplesmente tudo ser apagado da sua mente, avassalador! "Nunca dei valor aos ontens. Mas os ontens são tudo o que me restou. Pelo menos alguns deles." O momento que ele se despede das pessoas mais importantes da vida dele me dói muito, principalmente a parte com o Thomas, com certeza a pessoa que ele mais amou.. em um período tão curto de tempo. Termino essa resenha com uma das frases que mais me marcaram: "Acho tranquilo que algumas histórias simplesmente não tenham final. A vida nem sempre oferece o final que esperamos."

dante ð 14/02/2023

Lembra Aquela Vez
Minha relação com os livros do autor Adam Silvera já está a completar um ano e devo dizer que ele nunca me decepciona e sempre acha uma forma de me surpreender e me fazer enxergar certos tópicos com outros olhos. Mesmo sendo seu romance de estréia, Lembra Aquela Vez, assim como Os Dois Morrem no Final e História É Tudo Que me Deixou, acertou em cheio e me fez refletir muito sobre o tópico ?Memórias? - me deixando extremamente deprimido e reflexivo quando cheguei ao fim.

Apesar do livro me deixar em tal estado, ao meu ver isso é o que torna um livro que valha a pena ler. Obviamente que trivia também é um ótimo material de leitura e tem seu valor, entretanto as reflexões que Silvera me faz ter realmente me surpreendem cada vez mais. Seu estilo de escrita é claro, sem exageros ou embromações, fazendo o leitor ter uma leitura corrida e prazerosa. O enredo em geral me prendeu muito, reviravoltas sobre as memórias perdidas de Aaron me surpreenderam em demasia.

Portanto, mais uma vez escrevendo sobre Adam Silvera, tenho prazer em informar que o autor está fazendo um ótimo trabalho desde seu romance de estréia. Mal posso esperar para ler a saga Infinity e a continuação de E Se Fosse A Gente?, com a contribuição de Becky Albertalli. Lembra Aquela Vez é um livro que recomendo a todos, para lembrá-los que nossas memórias são muito preciosas e que esquecê-las não nos fará mais fortes, mas sim mais fracos. Aprendam com suas memórias, não as destruam.

Du Boffo 06/02/2023

Se você pudesse, apagaria alguma memória? ?
Um livro com uma premissa avassaladora e que entregou tudo e muito mais. Eu ainda estou em choque com tudo o que aconteceu aqui. Não esperava um enredo tão envolvente e personagens tão humanos. Adam Silvera com certeza se torna um dos meus autores favoritos dos últimos tempos ????

[SPOILER ALERT!] ?

Em uma Nova York ficcional nos é apresentado o Instituto Leteo, instituição esta capaz de ?apagar? memórias indesejadas da população e ?recriar? outras com uma nova perspectiva.
O nosso personagem principal, Aaron Soto de apenas 16 anos, acaba de passar por um trauma gigantesco com o suicídio de seu pai, com a sua própria tentativa de se matar e com o aparecimento de seu novo amigo, Thomas, que acaba mudando alguns sentimentos dentro do nosso pequeno garoto.

Ao perceber que a sua relação com Genevieve, até então sua namorada, não passa de amizade, Aaron passa a nutrir um amor pelo seu mais novo amigo, Thomas. A aceitação e o medo de viver um relacionamento gay, faz com que Aaron procure ajuda no Instituto Leteo para se ?tornar? heterossexual novamente.

Mas Aaron faz parte de um grupinho super machista, homofóbico e preconceituoso. Os seus ?amigos? percebem um envolvimento peculiar nessa nova amizade e acabam dando uma surra em Aaron, para ?corrigi-lo?. Ao bater a cabeça, Aaron reativa memórias de um passado não tão distante. E aí, meu filho, vem tudo a tona?

Aaron já tinha se submetido ao procedimento da Leteo para justamente apagar o trauma de seu pai ter se matado após Aaron se assumir para a família. O pai, um baita de um escroto, expulsou o filho, bateu na mãe, foi preso e quando retornou pra casa não aceitou o filho ?viadinho? e tirou a sua vida para Aaron viver eternamente com a culpa. Aaron, naquele processo de aceitação e com o peso da morte do pai imposta, decide também tentar se suicidar. Mas graças a Deus não deu certo ???

Em paralelo à morte do pai, Aaron vive um romance, fofinho e de descobertas, com o seu colega de Escola, Collin. Mas ambos se encontram um relacionamento com suas respectivas namoradas, Genevieve e Nicole.
Infelizmente (ou felizmente?) Collin acaba engravidando Nicole, e dando um ponta pé em Aaron. A soma de todos esse fatores faz Aaron buscar ajuda no Instituto Leteo.

Ao reativar as memórias antigas, Aaron passa a sofrer de amnésia anterógrada, impossibilitando a formação de novas memórias e vivendo apenas no passado. Ou seja, Aaron perde a sua identidade. ?

Me colocando no lugar de Aaron, como um homem gay, eu consigo me identificar com todas as suas dores. Como é doido pensar no sofrimento que foi me aceitar e me assumir. O medo de não ter a compreensão da minha família. O medo do mundo, em geral. A vontade de não ser ?aquilo?. De provar o contrário pra mim mesmo.
De ter vontade, realmente, de me submeter a um procedimento similar à este, por receio das consequências que viriam. Graças a Deus eu tive todo o suporte da minha amada mãezinha, assim como Aaron teve nas duas vezes, mas eu consigo compreender o quão difícil foi para elas viverem tudo aquilo também.

Hoje vivemos em um mundo aparentemente melhor que ontem, e espero que os novos dias sejam ainda mais fáceis para a nossa comunidade ??????

@emcadacapa 03/02/2023

Me destruiu, amei!
É surpreendente o talento que o Adam Silvera tem para me fazer sofrer e refletir sobre a vida, passado, presente e futuro.

Lembra Aquela Vez é uma ficção que ao longo da narrativa vamos percebendo que muito da história pode acontecer conosco ou com alguém que conheçamos. Existe aqui também o procedimento para suprimir lembranças que dá o ar de ficção de fato no livro, mas os sentimentos, as vivências, as dores e os medos do protagonista e das pessoas a sua volta são bem reais.

É uma história tocante, com trechos que vão destruir o leitor, vão fazer refletir e vão dar esperanças também. Mas cuidado com os gatilhos, temos pontos bem pesados nessa história, procure se informar antes de embarcar na história, leia apenas caso se sinta bem.

É incrível o modo como a trama nos faz pensar que tudo está acontecendo de uma maneira e lá pouco mais da metade, em meio a questionamentos de sexualidade, existe uma grande reviravolta que nos deixa sem chão e então conseguimos entender o quão profunda a dor de Aaron é.

Essa é uma história sobre descobrir quem você é de verdade e conseguir se sentir bem quanto a isso.

???? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Gosta de um bom drama adolescente, mas bem consistente.
? Ama histórias sobre amor e amizades, mesmo que turbulentas.
? Já leu algo do Adam Silvera e gostou.

jonmelancholy 31/01/2023

Não esqueça
?Eu me tornei uma espécie de carniceiro de felicidade, que vasculha as coisas feias do mundo, porque se houver felicidade escondida nas minhas tragédias, eu as encontrarei de qualquer maneira.?

leaoliterario 30/01/2023

?Porque minha vida não é final triste, mas uma série interminável de começos felizes.? .

Hiago 30/01/2023

Estou mais feliz do que triste, lembre-se disso
Leitura necessária, e um excelente enriquecimento a literatura jovem. História envolvente, bem escrita e traduzida e com um protagonismo real, inseguro e imperfeito. Mais que recomendo!

Ronie 28/01/2023

Adam Silveira me deixou completamente destruído, destroçado.
Impossível não se emocionar com Aaron Soto, Lembra Aquela Vez, é sobre amor, identidade sexual, aceitação, tolerância, relacionamento, amizade e suicídio.

Fiquei muito mal, porem essa e a realidade que muitos jovens gays vivem.

Um personagem com uma carga emocional muito grande, muitos traumas. Gente impossível falar , acho melhor lerem.

Nota 4,5

Barb 22/01/2023

Eu estou mais feliz do que triste. Não me esqueça.
Esse me prendeu na introdução da Angie Thomas. Então, eu vou dar cinco estrelas.

É um livro com temas pesados, e que devem sim ser avisados antes! Em diversos momentos temos Aaron sofrendo pela morte do pai.
E com a chegada de Thomas, ele conseguiu se distrair do mundo em que vivia.

Infelizmente não fui tão surpreendida com seus plot twists, eu sempre os adivinhava enquanto comentava minha leitura com outras pessoas.

O livro mostra como a homofobia é algo sério, que destrói famílias, amizades, vidas, em geral. Mas também que a aceitação é importante.
É impossível você mentir pra si mesmo que não é algo, ou tentar se livrar disso. Nascemos assim, e não podemos mudar.

Senti falta do desenvolvimento do relacionamento do Aaron e Eric no início, mas adorei a forma em como eles se reconectaram.

Aaron é um rapaz que sofreu muito durante sua adolescência, tanto por se esconder e com o que vivenciava em sua casa.

O livro precisava de mais páginas, se tornava confuso os pulos de situação em situação. Porém não deixo de dar 5 estrelas.

Super recomendo, e acho que toda pessoa deveria ler.