Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Léo 25/03/2023

Romance incrível e com gosto de quero mais!
Meu primeiro contato com uma obra do Adam Silvera, famoso autor por "Os Dois Morrem no Final", e só posso dizer que esse livro arrancou mais lágrimas do que outra coisa. Lembra Aquela Vez é um romance LGBT+ digno de nossa atenção e que vai emociar qualquer leitor. A história de Aaron é muito comovente e triste, pois ele está vivendo o luto e com isso uma depressão forte que o assola todos os dias.

Adam também dá um tom de humor para a trama, deixando o livro mais leve e mais voltado para o público jovem, e as várias referências geek nerds das HQs da Marvel e DC ajudam muito. Não só Aaron nos conquista como também Genevieve, uma garota artísta que é fundamental na construção da personalidade do namorado, assim como Thomas, e achei super fofo ele chamar Aaron de Cumprido quando se conhecem.

Os capítulos são divididos em partes, e o fato de ser narrado pelo próprio Aaron nos ajuda muito a entender suas angústias e alegrias que tem na vida. A leitura é viciante, e uma vez que você entra na vida de Aaron, não quer se despedir até terminar de ler todas as páginas. Eu sofri muito com tudo que o jovem passa, e muitos questionamentos que ele tem é o mesmo que já tivemos na vida, como ter o primeiro amor, o primeiro beijo e entre outras coisas.

O final do livro é surpreendente, e pode agradar alguns leitores e a outros nem tanto. Só digo para que leiam essa obra prima e se sintam tocados pela escrita do Adam.

lud :) 20/03/2023

O livro não me prendeu em nada. achei aaron muito egoista e a forma como ele forçava a sexualidade de thomas me irritava bastante. o plot é legal mas nada que me fizesse realmente gostar do livro. odiei o desenvolvimento dos personagens (que não teve nenhum, eles continuaram homofóbicos) e por mais que o livro não tenha intuito de ter um final feliz, achei o final bem nhe. não costumo dizer que um livro é ruim, mas esse de fato não me agradou nem um pouco. foi uma leitura lenta e cansativa.

Romulo_Vinicius 18/03/2023

Não acreditei que a história teria um final desses. Achei o começo bom, um pouco arrastado, mas talvez necessário para fazer o leitor se apegar ao personagem. Não estava entendendo muito bem pra onde Adam Silvera estava me levando, mas chegando mais perto do final, o coração começa a apertar até que o final é de doer o coração.

Xaro 17/03/2023

Lembro aquela vez...
Que tive ótimas experiências com outras histórias do Adam Silvera e decidi pegar mais um para ler.
É inovador e revolucionário?! Não. Mas é bom

Vitoria.Genaro 15/03/2023

Ser mais feliz do que triste
Essa história te mostra como a vida é cheia de problemas e mesmo que você queira simplesmente esquece-los , você não pode, porque eles ainda existem. O autor traz o problema da desigualdade social de forma sútil e leve (se comparado á outras obras), traz a dificuldade que é se aceitar como realmente somos (e como esse caminho pode ser longo e tortuoso), de compreender que há pessoas no mundo que se importam com a gente e nos amam independente das nossas escolhas, que devemos olhar além dos nossos problemas e nos importar com outros e que algumas relações devem ser deixadas de lado, porque não nos fazem bem, para que novas possam construídas . A vida não é fácil e gentil com a gente e tem momentos em que a gente deixa de viver para sobreviver( e "tá" tudo bem se isso acontecer) só procure ser mais feliz do que triste.

Fernanda 09/03/2023

No começo eu não dava nada pra esse livro e depois quanto mais ele revelava as coisas mais eu ia ficando mau pq ele só sofre e ele só tá tentando apagar tudo o que ele sofreu mas ele não entende que mesmo que seja tudo uma merda ele ainda não pode mudar o que é e o que sente e é tão triste pq quando ele finalmente entende isso ele simplesmente não vai poder mais seguir em frente e é como se ele acabasse em loom e é muito ruim pensar que ele vai ficar preso nesse passado sem poder viver no futuro.
E por último eu tbm jurava que o Thomas era gay e eu amo a mãe e o irmão dele por apoiarem e estarem lá por ele e amo a Genevieve e o Thomas por mesmo com todas essas complicações eles sempre estavam lá tbm querendo o bem dele e fazendo ele entender que ele é importante sim pra alguém
Enfim o sentimento que esse livro passa é frustante ainda mais com esse final mas é um livro muito bom e triste pra 🤬 #$%!&

campos_cella 07/03/2023

Meio médio kkkkkkkk nao me cativou tantoo. nao sei se gostei muito da reviravolta. achei o começo muitoo chatinho e o fim muito corrido e desconexo

@somaisumparagrafo 04/03/2023

@somaisumparagrafo
Aos dezesseis anos, Aaron já passou por tantos eventos dolorosos, que o suicídio do pai o leva ao limite e ele tenta dar fim a própria vida. Sem sucesso, reconstruir sua rotina tendo como apoio a família, os amigos e uma amorosa namorada é tudo o que lhe resta. É nesta mesma época que surge Thomas em sua vida e essa nova amizade o leva do paraíso ao inferno, pois ser gay no Bronx não é nada fácil. Aaron passa então a cogitar a ideia de recorrer ao Instituto Leteo que promete aos seus clientes um serviço revolucionário que deleta as memórias indesejadas, e Aaron tem muitas para esquecer.

???

Conhecer Aaron me deixou com um sentimento agridoce, pois foi belo ver o jovem se descobrindo para o amor e sua sexualidade, buscando a liberdade, o companheirismo e a felicidade, mas em contrapartida, foi extremamente doloroso vê-lo lutar contra esses sentimentos por conta de uma sociedade problemática, preconceituosa e homofóbica, causando-lhe traumas tão dilacerantes que nenhum ser humano deveria passar, muito menos um jovem em processo de formação.

A realidade apresentada é tão verossímil, que facilmente nos sentimos conectados com os personagens e os cenários em que se encontram, despertando comoção e empatia por parte do leitor, fazendo-nos refletir sobre como os preconceitos afetam a vida em sociedade e quais as grandes tragédias que são geradas a partir de todo esse discurso de ódio.

Essa linda edição especial conta com uma introdução da autora Angie Thomas e traz um capítulo inédito que pode fazer toda a diferença.

Yan Viktor 04/03/2023

"A felicidade existe onde consigo encontrar"
Acho que esse foi o primeiro livro em que eu não gostei do final. Não é ruim, obviamente não, eu só estava torcendo para que não terminasse assim. Achei que foi triste demais, mas ser feliz nunca foi a intenção do livro, então...
"Lembra Aquela Vez" me fez ter várias reflexões ao longo da leitura. Se eu tivesse a oportunidade de esquecer algo, o que será que eu esqueceria? O que é um problema na minha vida que seria mais fácil viver sem lembrar? Imagino que não seria tão diferente do Aaron. Ele fez muitas coisas que fiquei "hmmm por que?", mas me identifiquei em outras partes, alguns pensamentos que ele tinha.
O motivo das quatro estrelas é porque eu acho que o livro começou muito parado e até o Thomas aparecer e a história se desenrolar demorou um pouquinho. Além disso, acredito que o livro tenha decaído em algumas partes e isso deixava a leitura meio tediosa, além do final ter sido um pouco corrido, gostaria que os capítulos das despedidas fossem mais longos.
Apesar desses pontos, o livro não deixa de ser bom. Eu fiquei triste pelo Aaron quando soube que o Thomas era realmente hétero, mas o que importa é que no final eles continuaram amigos. E que o Thomas o ama, ainda que não romanticamente. Gostaria que o livro terminasse com eles juntos e todos os problemas resolvidos, mas como o próprio Aaron disse, "A vida nem sempre oferece o final que esperamos".
Eu sei que tudo isso não passa de uma ficção, de uma história inventada, mas não posso deixar de pensar em como ele está agora. Será que ele conseguiu se curar da amnésia? Será que encontrou alguém? Será que achou o caminho pra felicidade? Bom, ele disse que queria escrever sobre a vida dele e intitulou a obra de "Lembra Aquela Vez", então vou apenas assumir que se ele escreveu é porque se lembra. E que o livro que li agora, é o Aaron do futuro, curado, escrevendo sobre quando tinha muitos problemas. Aposto que ele deve estar mais feliz do que triste.
ana 05/03/2023minha estante
mds o livro parece tão triste por essa sua resenha ??? adorei as críticas que vc apontou kingo!!!

Yan Viktor 05/03/2023minha estante
parece e é!

Senhor Wayne 03/03/2023

Foi a minha primeira vez...
Lendo um romance, drama, tragédia, LGBTQAP+ enfim.... tudo compilado numa história explosiva como a do Aaron Soto. Este livro mexeu comigo profundamente e embora o tenha terminado ontem ainda me pego pensando como estará Soto. Tentei jogar Hogwarts Legacy ontem, mas não foi de forma divertida pois estava pensando num personagem que é a realidade de muitas pessoas, inclusive a minha. Como gostaria e amaria ter na minha vida um Thomas e um Genevieve. Seria tudo! Um livro que indico pra todos, pois abarca ambos espectros sob a ótica de um gay e faltam palavras para descrever tudo. Só sei que minha vida fez muita falta não ter tido um Thomas e uma Genevieve para me abraçar nas horas difíceis, mesmo que não lembrasse delas. Crescer cercado de amigos que ao tu se descobrir se revelam teus inimigos e fazem atrocidades, parece coisa de livro e filme, mas está enraizado na nossa cultura. Infelizmente o que Adam escreveu, embora pareça ficção, é muito real. Queria ter tido a sorte que Aaron teve. Um livro 6 estrelas com uma carga emocional pesada. Digo que se você tem problemas com coisa pesadas, leia que você vai se identificar e ele pode te ajudar a superar seus traumas. Bjs pra quem vai ler

gisofiati 01/03/2023

"don't forget me"
Cara... O que falar desse livro???
Ele me destruiu por inteiro, a cada capítulo que se passava eu refletia mais, e ia me identificando mais. De longe uns dos livros mais tristes que eu já li.
Aaron tem uma vida muito complicada, e a cada página eu não sei se chorava por ele, ou esperava algum final feliz.
A amizade dele com Thomas é incrível, mesmo com a confusão de sentimentos. Gen também foi muito compreensível com tudo o que ele passou, e isso foi bem legal.

keyllany.paula 01/03/2023

Este é o primeiro livro do Adam que li e não estou nem um pouco decepcionada, a forma como ele constrói os personagens e os amadurecem ao decorrer da estória é sensacional.
?Lembra aquela vez? te faz questionar em como nos enganamos constantemente em situações e momentos em como tentamos nos convencer quando algo não é o que parece ser só porque não queremos ver, nos faz pensar na forma como fugir dos problemas apenas nos faz entrar em um grande ninho de confusões.

Morais__ 28/02/2023

Você lembra aquela vez que ...
Nesses primeiro livro de estreia de Adam Silvera, vamos conhecer Aaron, um garoto de 16 anos que mora no bronx com sua mãe e seu irmão em um apartamento, ele namora com Genevieve que ama artes e afins ... e tbm é amigo de muitos garotos de sua idade na comunidade aonde vive. certo dia Aaron acaba conhecendo um garoto chamado Thomas enquanto estava brincando com seus amigos, eles se conhecem e tals e daí em diante a relação entre eles só crescerem e se tornam melhores amigos um do outro, porém vai acontecer um babado aqui, e que esse acontecimento em específico vai trazer a tona muitas das coisas que nosso protagonista aaron não se lembrava, o seu passado até então estava apagado, porém agora ele voltou com tudo em sua memória.

Isso aqui é um resumo do resumo mesmo, o leteo e a parte científica desse livro e bastante interessante, a gente vai acompanhando Aaron em relação com o leteo e o que esse lugar tem de influência em sua vida. é uma história nada fácil de ser lida, tentei resumir pra não dar muitos spoilers, acho que até mesmo a sinopse do livro já dá um spoiler, uma ideia do que pode acontecer. o livro trata assuntos de suicídio, ansiedade, violência física, e intolerância sexual.

Foi um livro que quando li na primeira vez, ele me estraçalhou, ficou bem na bad com o final de aaron, porém com essa nova edição com um capítulo extra no final, e ter lido aquele novo capítulo me deixou mais aliviado, mais feliz, e esperançoso por Aarón, o garoto basicamente viveu quase a vida toda sofrendo pelos outros, era um sofrimento atrás do outro, não tinha trégua, e ver que nesse final tudo da indícios de que ele vai ser feliz com alguém, que ele está se recuperando, e tentando de fato ser feliz como realmente é, me deixa um quentinho no coração por ele, esse livro terminou bem, com todos os personagens felizes, todos se amando, e eu amei todos.

Recomendo a leitura de lembra aquela vez, lembrando que é um livro para maiores de 16 anos e com temáticas fortes, então pode gerar gatilhos.

jão 27/02/2023

"A vida nem sempre oferece o final que esperamos."
Definitivamente o livro mais triste que já li. Adam tem uma aptidão incrível pra escrever livros tristes, como fez em "os dois morrem no final" e nesse. É muito triste acompanhar o personagem na sua busca de felicidade. O plot do livro é genuinamente surpreendente e inesperado. O desenrolar da história e o final é bem triste e trágico, até mesmo um pouco angustiante, e faz refletir bastante. De toda forma, o livro é incrível e bem escrito. Aaron pede no final do livro "não se esqueça de mim", e definitivamente vou lembrar desse livro por muito tempo.