Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Gaby 24/05/2021

Gostei demais de ler essa história.
É aquele clichê que você ama e ao mesmo tempo se surpreende com algumas coisas.
Confesso que a história começou um pouco parada pra mim, fiquei perdida ao longo da história porém mais pro final, acho que consegui captar as coisas.
Meneva 26/06/2023minha estante

Gaby 27/06/2023minha estante
Que? Kkk

Meneva 27/06/2023minha estante
Nada

anninha 05/04/2021

kkkk nao sei gente fui ler com tanta expectativa, o começo foi interessante parecia que ia ser legal mas depois ficou chato e teve partes q me incomodaram, ate fiquei surpresa com a nota alta vius
Danielle 05/04/2021minha estante
tava na minha lista kkkkk ai ai mas confio em vc

anninha 05/04/2021minha estante
amiga não leva só minha opinião em conta, le outras resenhas do livro e decide pq vai que vc acaba gostando...

Danielle 06/04/2021minha estante
amg mas 1.5 kkk prefiro tentar outro

Paula 28/12/2022

Fantasia e emoção
Esse livro apareceu para mim como e-book grátis quando estávamos no auge da pandemia. Não costumo ler e-book, mas dei uma chance. Melhor decisão da vida? é um livro de magia e fantasia que te surpreende do começo ao fim. Depois até comprei o físico para poder ter ali na minha estante. ??
Bruna.Garilli 28/12/2022minha estante
por onde você conseguiu disponível o ebook? Você lembra??

Paula 28/12/2022minha estante
Foi pela Amazon mesmo. Na época tinha vários grátis sabe? E esse estava no meio.

Bruna.Garilli 28/12/2022minha estante
aaah entendi, obrigada. nao tenho amazon então perco varias oportunidades dessas, esses dias tava arlindo e quando fiquei sabendo ja tinha acabado

Ilana 21/05/2020

Enraizados podia ser... Mas não foi.
Enraizados conta a história de Agnieszka, uma jovem que é escolhida como oferenda para um mago chamado de Dragão e acaba se envolvendo em uma rede de magia, intrigas, traições e esperança de salvar o reino e a Floresta - que acaba sendo personagem principal desta história.

Enraizados é uma história que tinha tudo para dar certo, mas em alguns pontos falta alguma coisa e em outros sobra. Começando pelo enredo, a autora tem muita história para contar, já que o livro se baseia em contos de fadas eslavos. Mas ao invés de usar bastante suas ferramentas, ela deixa a desejar em alguns momentos focando em problemas que sequer deveriam existir na história.

E, mesmo quando a leitura ficava mais entediante, por assim dizer, eu conseguia ver o bom conteúdo. O problema inicial para mim é a narração muito contada e pouco mostrada. Achei que estivesse sendo chata, mas depois de ler outras resenhas, percebo que não.

No entanto, depois de páginas e mais páginas a curiosidade sobre o que vai acontecer com a Floresta - o lugar encantado que suga pessoas, corrompe animais e seres humanos e devora vilas - se sobrepõe à forma como a autora narra.

No entanto, ao longo do livro algumas situações me tiraram do sério. Um dos personagens masculinos acaba mostrando sua estupidez de diversas formas e ainda assim a autora acaba passando a mão na cabeça dele em muitos momentos.

Agnieszka é uma personagem controversa. Ela tem só 17 anos quando é capturada. Ao longo do livro ela acaba evoluindo de acordo com a magia, se torna uma bruxa capaz de descobrir como resolver problemas e sua evolução como feiticeira é louvável - embora todos estejam criticando como ela consegue pensar em algo que bruxos mais velhos não conseguiram, vamos combinar, ela é a protagonista, de certa forma ela é como uma "escolhida", óbvio que mesmo sendo mais nova e com menos experiência, no livro é dever dela conseguir certas façanhas e ouso dizer que poucos comentariam isso caso a personagem fosse na verdade um jovem rapaz dotado de magia. No entanto, no quesito personagem, a autora estagnou Agnieszka, que continuou imprudente e muitas vezes irritante ao longo do livro, porém lembremos que ao longo da história - mesmo com o passar do tempo - ela não deveria ainda ter vinte anos.

O par de Agnieszka embora seja um personagem que foi fácil para mim aceitar, tem mais uma ligação emocional através da magia com ela. O que não o torna menos aceitável. Gosto do fato da autora ter focado muito mais em sua personagem e em sua jornada do que em como ela se apaixona e vive esse amor. Para mim esse é o ponto principal do livro. Não temos uma protagonista nos moldes, ela está sempre desalinhada, é desaforada, cuida da melhor amiga e deixa para trás o cara de quem gosta para ir atrás do que ela considera justo.

O livro tem muitos problemas, mas a fantasia por si só é arrebatadora. A ideia de uma magia que vem da terra, da aceitação e respeito a outras espécies e do amor que podemos semear quando não estamos em guerra são outros diferenciais.

A Floresta poderia ser muito mais explorada. É o núcleo do livro. Ele não aconteceria sem ela. Acho que é uma das grandes mancadas da autora. Não é o melhor que a autora poderia oferecer, mas nós instiga a imaginar onde essa fantasia vai dar e em como tudo que aprendemos ali poderia ser.
Mônica Paz 25/05/2020minha estante
Estão ótimas as suas resenhas! Realmente trazem pontos que poderiam contribuir para a obra! parabéns!

Ilana 25/05/2020minha estante
Obrigada, Mônica ???

Mônica Paz 25/05/2020minha estante

Beto | @beto_anderson 28/06/2020

Chaaaaaato
No começo até pareceu interessante, mas depois cada capítulo fica mais maçante que outro. Umas batalhas sem fim, e no fim nada adiantou. Não recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
Camila.Iara 28/06/2020minha estante
Nossa eu amei esse livro kkk

Beto | @beto_anderson 28/06/2020minha estante
Não funcionou comigo. Não me conectei com as personagens. A história foi arrastada e repetitiva.

Julia.Martins 28/06/2020minha estante
hahahah eita que eu fiquei curiosa

penelope 02/12/2021

Não esperava gostar tanto
Enraizados foi uma indicação q peguei no booktok,vi a li um resumo e me interessei,mas não esperava gostar tanto.
Nesse livro tem um pouco d tudo, obviamente o foco é na fanstasia (que adorei).
Os personagens são interessantes, principalmente a protagonista,tem uma personalidade complicada,erra muito ao decorrer do livro,mas foi tentando acertar KKKKKK. Senti falta do desenvolvimento do Dragão,teve um pouco da história dele mas foi muito por cima.
Em relação ao enemy to lover desse livro, realmente eles se odiavam no começo,foi muito engraçado vê eles percebendo que se gostavam. Porém como disse o foco não é o romance, então não vá ler esperando muita coisa disso.
O final foi muito confuso,mas eu esperava qualquer outra coisa além daquilo.
Bom recomendo muito nesse livro pra quem gosta d fantasia,enemy to lover,magia e um mundo fantástico fascinante.
yass 02/12/2021minha estante
mds amei a resenha

Bea 02/12/2021minha estante
já quero ler

Ka ð 28/07/2020minha estante
Adorei???

Ju Duarte 16/08/2020minha estante
Hahahaahha ainda tentando entender o Marek

Elizabeth r 27/06/2020

Tá aqui um livro que entrou pra minha lista de favoritos do ano e da vida.
Eu consigo escrever um "textão" aqui com todos os defeitos do livro, porque foram vários e por isso não dei 5 estrelas pra um favorito. Mas a escrita da autora é muito boa, a história tem uma magia que te acompanha mesmo depois de ter fechado o livro, os personagens podem cometer vários erros e você querer xingá-los por uma vida, só que eles te cativam do mesmo jeito.

A história se passa numa espécie de idade feudal, mas com feitiços e criaturas mitológicas, numa vila muito pequena e afastada do castelo. A meninas são criadas para cozinhar e arrumar a casa, mas antes disso, elas são criadas para servir ao Dragão se ele escolher uma delas.

Ninguém na vila acreditava que Agnieszka pudesse ser cogitada para servir ao Dragão, ainda menos com Kasia (sua melhor amiga) sendo uma opção também. Então, já vemos como deixaram ela ser infantil, descuidada e cabeça dura. E ela, ao invés de aprender com Kasia como "crescer", apenas aproveitou pra viver livre pelos bosques na inocência dela.
Não tô querendo inventar desculpas para como ela age até o final do livro, por que o certo seria ela aprender com as coisas que acontecem com ela.

Ao longo do livro percebemos que as pessoas não dialogam e isso foi provavelmente a coisa que mais me irritou durante a leitura. Acredito que seja uma coisa da época também, mas tanta coisa poderia ter acontecido com maior maestria se os personagens conversassem um pouquinho mais.
A floresta foi algo que realmente se destacou e eu me vejo querendo saber mais sobre ela até agora, sobre tudo o que aconteceu pra fazer ela ser como é quando lemos o livro.

A autora deu vários detalhes durante a história para que o leitor pudesse ir construindo os personagens e a sociedade da época, ao invés de nos dar resumos da vida de cada um que aparece.
E, diferente do que muitas pessoas acharam do livro pelo seu final, acredito que ele é muito mais do que Agnieszka, o Dragão, Kasia ou qualquer outro personagem. Ele é um recorte daquele vilarejo, da floresta, das vilas ao redor, em um tempo específico. Naomi poderia escrever vários livros, com vários outros personagens se passando no mesmo lugar que ainda assim teria muita coisa para contar.
Pâm 29/06/2020minha estante
Elizabeth, socorro! Estou no capítulo 11 e estou muito decepcionada! Imagino que o que acontece nesse capítulo seja um dos vários defeitos que você citou. Eu achei muito bom ler seu texto (não li até o fim porque fiquei com receio de pegar alguma nuance que ainda não vi) porque tô gostando muito da leitura, mas fica difícil engolir algumas coisas, e se você conseguiu colocar os defeitos em perspectiva e ainda gostar do livro, acho que posso seguir semi-gostando também. Rsrsrs

Elizabeth r 29/06/2020minha estante
KKKK não desiste Pam! Esse livro não tem muito o que ficar pensando na história não já que ele tá mais pra um conto de fadas da mitológia nórdica. Tira um tempo pra ler e termina todo de uma vez que é melhor, acho que desse jeito é mais fácil de continuar imersa no que tá acontecendo

Monique 16/09/2018

Magia
Se vocês esperam ler um livro de fantasia, então, Enraizados é o livro certo.

Agnieszka vive as margens de uma floresta sombria onde sua corrupção leva os moradores de sua vila a morte e a loucura. Onde monstros andarilhos sequestram pessoas e as levam para dentro de suas árvores enfeitiçadas.

A única ajuda que eles possuem é a do Dragão, o melhor feiticeiro do Reino. No entanto, o preço que ele cobra é levar uma jovem da vila à cada dez anos, e mantê-la presa em sua torre.

Com a data do tributo tão próxima e com a certeza absoluta de que o Dragão escolherá sua melhor amiga Kasia, Agnieszka tenta aproveitar ao máximo os dias que restam ao lado da amiga. Porém, uma reviravolta acontece quando o Dragão a escolhe, deixando todos da vila sem saber o motivo.

Presa na torre e sendo obrigada a servir um mago vaidoso, ela logo se sente entediada, afinal nunca foi uma menina normal, que mantém o vestido limpo ou os sapatos nos pés. Acostumada a subir em árvores e ser livre, Agnieszka bate de frente com o Dragão o tempo inteiro e sem perceber, ele ensina magia para ela. Como mudar de roupa e se manter limpa, magia para transformar a comida em algo tragável (afinal ela é péssima na cozinha) magia para ela usar em coisas do dia a dia.

Até que um dia sua melhor amiga é sequestrada por um andarilho e Agnieszka fará de tudo para traze-la de dentro da floresta, algo que o Dragão desaprova, e assim ela descobre que sua magia é mais forte do que ela imaginava e começa a entender por que ela foi escolhida.

O que me decepcionou foi o romance. Eu amei as brigas, os insultos trocados pelos dois, mas no final faltou alguma coisa.

O ponto alto do livro é a protagonista, cativante, forte e determinada
Lary.Momentolitera 01/10/2018minha estante
Resenha incrível:-)

Monique 02/10/2018minha estante
Obrigada!! :)

Eliza.Beth 21/09/2021

Uma fantasia que me conquistou
Fui surpreendida.
Não sendo leitora de fantasia e tendo minhas limitações quanto à imaginação, esse livro conseguiu ultrapassar essas barreiras pessoais.

Não sei se justamente pelo fato de não ler tanta fantasia, achei que esse livro trouxe algo inovador entrelaçado com aspectos já conhecidos. A concepção do vilão da história para mim foi algo que achei muito diferente, triste e belo ao mesmo tempo.

Gostei muito da protagonista. Consegui me identificar com ela e ver o autoconhecimento que ela vai criando ao longo do livro foi bem legal e bonito.

Gostei tbm do Dragão, apesar de ter ficado com o pé atrás e os dois olhos bem abertos sobre ele. No fim, acho que a história trouxe bons argumentos para justificar seus métodos, atitudes e escolhas. No fim, acho que o compreendi.

Achei o final lindíssimo e a mensagem tocou forte aqui.
Indico demais!
Carolina.Gomes 22/09/2021minha estante
Já quero ler.

Eliza.Beth 22/09/2021minha estante
Uhullll, recomendo!!! ?

Flá 22/01/2021

Genérico
Bastante mais do mesmo. Absolutamente nada novo sob o sol. Bastante previsível e tem um ?boy lixo? que é um dos piores que já vi, nascido no reator 4 de Chernobyl, chato para um, fica xingando a menina, faz cara feia pra tudo, acha tudo ruim. Ai sabe, vai se lascar. Chato demais.
Passei o livro todo estando 5 passos na frente da protagonista, sabia absolutamente tudo que ia acontecer. Enfim... uma leitura super dispensável. Obrigada MLV 2021 por essa pérola saída do fantasy generator.
Sami 23/01/2021minha estante
Esse livro atapalhou todos meus planos do MLV. Eu me arrastei na leitura e me atrasei TODA

Flá 23/01/2021minha estante
Eu deixei ele por último, então acabou dando certo a TBR. kkkkkk

Dieicy 24/05/2021

Enraizados
Que livro maravilhoso ?
Uma fantasia com uma pitada de romance que ultrapassa todos os clichês de fantasia romântica. O universo é inspirado nas lendas e na mitologia polonesa o que torna tudo completamente novo. Os personagens são cativantes logo de início e é fácil se apegar a eles, as relações entre eles são muito bem construídas, principalmente a amizade entre Agnieszka e Kasia.
.Ju 24/05/2021minha estante
aaa eu quero tanto ler, parece ser muito bom

Dieicy 24/05/2021minha estante
Leia mesmo, tenho certeza que não vai se arrepender

Mônica B. Lopes 19/02/2022

Gostei muito
Que fantasia boa! Gostei das magias, de come a personagem feminina foi evoluindo como feiticeira ( o nome dela é difícil ).
O Dragão foi bem complicado de gostar, no começo ele era insuportável porém as coisas foram mudando. Kasia maravilhosa! Bem, esse livro foi bem difícil no começo, os dois personagens aqui não ajudaram muito, mas passando de 30% eu engatei na leitura e foi incrível.
Só não foi 5 estrelas por causa do começo.
Jamilli Farineli 19/02/2022minha estante
É fantasia única?

Mônica B. Lopes 19/02/2022minha estante
Sim.

Sah 15/01/2021

...
Achei a história bem mediana. A floresta tem uma mitologia muito interessante, eu queria que fosse mais explorada, parece que o livro começa muito lento e termina muito corrido.
Obs: Talvez eu tenha perdido alguma coisa, mas senti que teve uma passada de pano na tentativa de estupro???
Kemi 15/01/2021minha estante
Tive a mesma impressora que você quanto a floresta e a mitologia. Sinceramente, não consegui me conectar tanto com o Sarvan por causa desse começo, realmente é muito lento e depois muito corrido

Carous 19/01/2021minha estante
Tive a mesma impressão sobre a cena. Mas o que é isso diante do envolvimento quase pedófilo entre a protagonista e o Sarkan??

barbaradearlete 24/10/2020

Amei muito a história. Como é narrada e toda aventura que se segue.
belfrancine 24/10/2020minha estante
ai eu amo esse livro ?