Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

viih 02/03/2022

uma fantasia totalmente diferente de todas que eu já li, mesmo sendo um livro único acontece muitaaa coisa, quando você acha que já aconteceu muita merda, vai lá e acontece mais merda, os personagens são incríveis e você se apega muito a eles ao longo da história, eu achei incrível que aqui não tem o poder do protagonismo, porque os protagonistas raramente estão ganhando e na verdade eles só se fodem pra [*****], os personagens secundários tem tramas tão interessantes quanto os protagonistas e achei incrível a forma que autora desenvolveu cada história sem deixar ninguém de lado, tem aquele enemies to lovers perfeito também que eu amei demaais, eu queria poder ficar dentro desse universo pra sempre, eu não esperava nada desse livro mas recebi muito, com certeza superou minhas expectativas
TataNascimento 02/03/2022minha estante
Também amei, virou um dos meus favoritos. Ninguém fala muito dele, o que acho super injusto.

viih 02/03/2022minha estante
esse livro merece muito mais visibilidade

Lanna Vieira 11/02/2024

Que livro mais chato. Nada me prendeu nessa história. E que romance ruim pelo amor de Deus. Parece uma mistura de acotar com after, ou seja, uma bomba
Bruno236 11/02/2024minha estante
mona você vai ser muito criticada na internet

Marie 11/02/2024minha estante
@bruna

Monique 16/09/2018

Magia
Se vocês esperam ler um livro de fantasia, então, Enraizados é o livro certo.

Agnieszka vive as margens de uma floresta sombria onde sua corrupção leva os moradores de sua vila a morte e a loucura. Onde monstros andarilhos sequestram pessoas e as levam para dentro de suas árvores enfeitiçadas.

A única ajuda que eles possuem é a do Dragão, o melhor feiticeiro do Reino. No entanto, o preço que ele cobra é levar uma jovem da vila à cada dez anos, e mantê-la presa em sua torre.

Com a data do tributo tão próxima e com a certeza absoluta de que o Dragão escolherá sua melhor amiga Kasia, Agnieszka tenta aproveitar ao máximo os dias que restam ao lado da amiga. Porém, uma reviravolta acontece quando o Dragão a escolhe, deixando todos da vila sem saber o motivo.

Presa na torre e sendo obrigada a servir um mago vaidoso, ela logo se sente entediada, afinal nunca foi uma menina normal, que mantém o vestido limpo ou os sapatos nos pés. Acostumada a subir em árvores e ser livre, Agnieszka bate de frente com o Dragão o tempo inteiro e sem perceber, ele ensina magia para ela. Como mudar de roupa e se manter limpa, magia para transformar a comida em algo tragável (afinal ela é péssima na cozinha) magia para ela usar em coisas do dia a dia.

Até que um dia sua melhor amiga é sequestrada por um andarilho e Agnieszka fará de tudo para traze-la de dentro da floresta, algo que o Dragão desaprova, e assim ela descobre que sua magia é mais forte do que ela imaginava e começa a entender por que ela foi escolhida.

O que me decepcionou foi o romance. Eu amei as brigas, os insultos trocados pelos dois, mas no final faltou alguma coisa.

O ponto alto do livro é a protagonista, cativante, forte e determinada
Lary.Momentolitera 01/10/2018minha estante
Resenha incrível:-)

Monique 02/10/2018minha estante
Obrigada!! :)

Heloísa 04/03/2020

Não tem nada a ver com o filme
Fantasia e magia para o público adulto. Excelente, e poderia ter continuação, mas a autora parou por aqui.
Carolina Tonglet Monzi 06/03/2020minha estante
Tem filme?

Heloísa 07/03/2020minha estante
Não. Mas, por coincidência, tem um filme com o mesmo título do livro, mas história totalmente diferente.

ana !! 25/05/2022minha estante
a cena hot eu fiquei chocada, tipo sem necessidade nenhuma mds eles prestes a sofrer um ataque a qualquer momento gente...

Aqui contém spoiler 26/07/2022minha estante
Exatamente ana!!!

Glaucia 17/01/2021

Esperava mais
Comprei esse livro no começo do ano passado porque estava em oferta kkkk uma pena que a história não tenha me cativado.
Não me conectei com nenhum dos personagens, e achei desnecessária certas situações, ou já que aconteceram, deveriam ter sido abordadas de outra forma, não fiquei muita empolgada em continuar, e por vez pensei em desistir.
Infelizmente não é uma história que vou lembrar no futuro
Carous 19/01/2021minha estante
Idem! Estou escrevendo minha resenha, mas ela será bem mais longa que a sua. Porém a sua foi certeira

Glaucia 19/01/2021minha estante
Kkkkk
Tem várias coisas pra falar sobre esse livro, mas muito proveitoso estava saindo.
Gostei da base sabe, o tipo de magia, a relação com a natureza, e é bem legal saber que é o inspirado no folclore. Mas paro aí
Depois vou ver a sua :D

Elizabeth r 27/06/2020

Tá aqui um livro que entrou pra minha lista de favoritos do ano e da vida.
Eu consigo escrever um "textão" aqui com todos os defeitos do livro, porque foram vários e por isso não dei 5 estrelas pra um favorito. Mas a escrita da autora é muito boa, a história tem uma magia que te acompanha mesmo depois de ter fechado o livro, os personagens podem cometer vários erros e você querer xingá-los por uma vida, só que eles te cativam do mesmo jeito.

A história se passa numa espécie de idade feudal, mas com feitiços e criaturas mitológicas, numa vila muito pequena e afastada do castelo. A meninas são criadas para cozinhar e arrumar a casa, mas antes disso, elas são criadas para servir ao Dragão se ele escolher uma delas.

Ninguém na vila acreditava que Agnieszka pudesse ser cogitada para servir ao Dragão, ainda menos com Kasia (sua melhor amiga) sendo uma opção também. Então, já vemos como deixaram ela ser infantil, descuidada e cabeça dura. E ela, ao invés de aprender com Kasia como "crescer", apenas aproveitou pra viver livre pelos bosques na inocência dela.
Não tô querendo inventar desculpas para como ela age até o final do livro, por que o certo seria ela aprender com as coisas que acontecem com ela.

Ao longo do livro percebemos que as pessoas não dialogam e isso foi provavelmente a coisa que mais me irritou durante a leitura. Acredito que seja uma coisa da época também, mas tanta coisa poderia ter acontecido com maior maestria se os personagens conversassem um pouquinho mais.
A floresta foi algo que realmente se destacou e eu me vejo querendo saber mais sobre ela até agora, sobre tudo o que aconteceu pra fazer ela ser como é quando lemos o livro.

A autora deu vários detalhes durante a história para que o leitor pudesse ir construindo os personagens e a sociedade da época, ao invés de nos dar resumos da vida de cada um que aparece.
E, diferente do que muitas pessoas acharam do livro pelo seu final, acredito que ele é muito mais do que Agnieszka, o Dragão, Kasia ou qualquer outro personagem. Ele é um recorte daquele vilarejo, da floresta, das vilas ao redor, em um tempo específico. Naomi poderia escrever vários livros, com vários outros personagens se passando no mesmo lugar que ainda assim teria muita coisa para contar.
Pâm 29/06/2020minha estante
Elizabeth, socorro! Estou no capítulo 11 e estou muito decepcionada! Imagino que o que acontece nesse capítulo seja um dos vários defeitos que você citou. Eu achei muito bom ler seu texto (não li até o fim porque fiquei com receio de pegar alguma nuance que ainda não vi) porque tô gostando muito da leitura, mas fica difícil engolir algumas coisas, e se você conseguiu colocar os defeitos em perspectiva e ainda gostar do livro, acho que posso seguir semi-gostando também. Rsrsrs

Elizabeth r 29/06/2020minha estante
KKKK não desiste Pam! Esse livro não tem muito o que ficar pensando na história não já que ele tá mais pra um conto de fadas da mitológia nórdica. Tira um tempo pra ler e termina todo de uma vez que é melhor, acho que desse jeito é mais fácil de continuar imersa no que tá acontecendo

JulianaESF 05/11/2023minha estante
Mas será que o Dragão não estava tentando fugir dos seus próprios sentimentos?
Ele tentava manter uma distância dela, mas ele já sabia que sentia algo, creio que pela enorme diferença de idade, uma vida de muita solidão e de muito tempo sem amar, acho que deu uma assustada nele tbm, eu acredito que era a forma dele de manter ela longe, maltratando.
E por ele ser ranzinza também, achei que ele era meio assim, chato, muito tempo de vida acho que cansa. Rs

Karol 06/11/2023minha estante
Eu pensei isso tbm em alguns momentos e eu gostei do livro. Só fiquei problematizando depois, sabe? Kkk Mas achei uma leitura super divertida.

penelope 02/12/2021

Não esperava gostar tanto
Enraizados foi uma indicação q peguei no booktok,vi a li um resumo e me interessei,mas não esperava gostar tanto.
Nesse livro tem um pouco d tudo, obviamente o foco é na fanstasia (que adorei).
Os personagens são interessantes, principalmente a protagonista,tem uma personalidade complicada,erra muito ao decorrer do livro,mas foi tentando acertar KKKKKK. Senti falta do desenvolvimento do Dragão,teve um pouco da história dele mas foi muito por cima.
Em relação ao enemy to lover desse livro, realmente eles se odiavam no começo,foi muito engraçado vê eles percebendo que se gostavam. Porém como disse o foco não é o romance, então não vá ler esperando muita coisa disso.
O final foi muito confuso,mas eu esperava qualquer outra coisa além daquilo.
Bom recomendo muito nesse livro pra quem gosta d fantasia,enemy to lover,magia e um mundo fantástico fascinante.
yass 02/12/2021minha estante
mds amei a resenha

Bea 02/12/2021minha estante
já quero ler

Eliza.Beth 21/09/2021

Uma fantasia que me conquistou
Fui surpreendida.
Não sendo leitora de fantasia e tendo minhas limitações quanto à imaginação, esse livro conseguiu ultrapassar essas barreiras pessoais.

Não sei se justamente pelo fato de não ler tanta fantasia, achei que esse livro trouxe algo inovador entrelaçado com aspectos já conhecidos. A concepção do vilão da história para mim foi algo que achei muito diferente, triste e belo ao mesmo tempo.

Gostei muito da protagonista. Consegui me identificar com ela e ver o autoconhecimento que ela vai criando ao longo do livro foi bem legal e bonito.

Gostei tbm do Dragão, apesar de ter ficado com o pé atrás e os dois olhos bem abertos sobre ele. No fim, acho que a história trouxe bons argumentos para justificar seus métodos, atitudes e escolhas. No fim, acho que o compreendi.

Achei o final lindíssimo e a mensagem tocou forte aqui.
Indico demais!
Carolina.Gomes 22/09/2021minha estante
Já quero ler.

Eliza.Beth 22/09/2021minha estante
Uhullll, recomendo!!! ?

ametista 23/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKK, qnd terminar vou ler a resenha!!!

anaclaraleitegomes 23/01/2023minha estante
Certo, amg. No seu tempo

Maria @booksofmary 24/01/2021minha estante
Sim! A magia da Agnieska é mais intuitiva, mais orgânica, ela foi observando a maneira metódica como o Dragão praticava magia e desenvolveu sozinha um entendimento de como ela se relacionava com as coisas em volta, conseguindo a partir daí a produzir magia também.

Nice 10/02/2021

Uma grata surpresa!
Me surpreendi e me emocionei com essa história. Gostei do enredo e da narrativa apesar de ser um pouco lenta é viciante Adorei como a autora quebrou vários tipos de padrão nesse livro, dando voz a personagens que geralmente são deixados em segundo plano. É fácil se envolver com os personagens e com a trama, as partes de magia são bem costruidas e bem exploradas. Para quem gosta de fantasia é um livro que vale a pena ler.
Nice 12/02/2021minha estante
Fevereiro

La Oliphant 30/05/2018

Conhecer a escrita de Naomi Novik se provou ser um desafio muito maior do que eu imaginava. Ainda agora, mesmo depois de ter terminado de ler Enraizados e estar completamente dividida sobre ter apenas “gostado” ou realmente amado esta leitura. Novik é uma autora que não brinca em serviço quando se trata de entregar uma boa história para os seus leitores. Conhecida pela sua série Temeraire, o universo criado por Naomi Novik em Enraizados não deixa a desejar. Quebrando todos os clichês que uma história pode quebrar, Enraizados foi uma leitura que me deixou entorpecida e completamente apaixonada por todos os seus personagens.

Acho que o grande trunfo de Enraizados é toda a questão que envolve o “sacrifício” de uma jovem da vila. Existem várias histórias sobre o que realmente acontece quando a garota é levada para a torre do Dragão e, assim como a nossa personagem principal, Agnieskza, nós somos movidos pela curiosidade de tentar entender quem é o Dragão de verdade e o que acontece com as moças que ficam presas a ele por dez anos. Confesso que nos primeiros capítulos desse livro eu me senti um pouco perdida na história, mas conforme Novik foi contextualizando os acontecimentos, o universo criado por ela foi tomando vida diante dos meus olhos e eu fui me apaixonando cada vez mais por essa leitura.

Não vou mentir. Até mais da metade do livro, Enraizados foi uma leitura bastante complicada para mim. Novik tem uma escrita pesada, lenta e carregada de detalhes que eu não estava esperando. Demora muito para que o enredo realmente comece a se desenvolver. Na verdade, eu diria que as primeiras 250 páginas do livro são uma longa introdução para o que vai acontecer a seguir. Mas, tendo um ponto de vista bem otimista, esse longo desenvolvimento é interessante para que o leitor possa conhecer e explorar melhor os personagens criados pela autora. Eu, particularmente, adorei me envolver mais na amizade de Kasia e Agnieskza.

“Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos não conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim não era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradável: tudo nele dizia ‘Não sou um de vocês e também não quero ser.”

Eu gostei mais de Agnieskza do que realmente pensei que fosse gostar – no começo do livro eu achei que ela fosse ser uma personagem passiva, mas ainda bem que eu estava enganada. Sua personalidade é algo desafiador de ler porque, mesmo se mantendo firme diante dos desafios e dos medos que sente, ela ainda tinha uma parte bastante sensível, de uma pessoa que foi tirada da sua própria “vida”, destinada a se tornar algo muito maior do que ela mesma acreditava ser capaz. A forma como é construída a evolução da personagem é interessante, principalmente a parte em que ela narra a sua relação com o Dragão e os caminhos que trilharam juntos ao longo do enredo.

Tenho certeza de que muitas pessoas não conseguiriam encarar essa leitura por causa do enredo pesado e do desenvolvimento demorado. Eu mesma pensei várias vezes que ia acabar abandonando a história e fazendo a resenha mais negativa da minha vida. Porém Novik tem esse talento de construir algo maravilhoso diante dos nossos olhos e não deixar que a gente perceba. Enraizados é um enredo cheio de magia, mistério, um universo convidativo e cheio de detalhes. Detalhes esses que, em meio a todos os acontecimentos, passam despercebidos, mas que no final se encaixam de uma forma maravilhosa.

“Todas essas histórias devem ter acabado desse mesmo jeito, com alguém cansado saindo de um campo cheio de morte e indo para casa, mas ninguém jamais cantava essa parte.”

Eu me surpreendi e me emocionei demais com a leitura de Enraizados. Apesar dos altos e baixos do enredo, Naomi Novik conseguiu me tirar da minha zona de conforto e me apresentou a um universo que talvez eu ainda não estivesse preparada para conhecer. Eu gostei demais da forma como a autora quebrou todos os tipos de padrões dentro desse livro e deu voz a personagens que, normalmente, são deixados de lado. Se você é um leitor capaz de deixar de lado a lentidão do enredo para ter uma aventura inesquecível, então eu acho que enraizados é a leitura perfeita para você.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-enraizados-naomi-novik
Entre Livros e Batons 26/08/2018minha estante
Estou lendo, e curiosíssima com a história...

nana 14/02/2021minha estante
eu fico chocada com o tanto de 5 estrelas que eu vejo o pessoal dando eu não consegui nem terminar esse livro pq tava insuportável