Nossa Senhora do Nilo

Nossa Senhora do Nilo Scholastique Mukasonga




Resenhas - Nossa Senhora do Nilo


67 encontrados | exibindo 61 a 67
1 | 2 | 3 | 4 | 5


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani Pontes 08/05/2021

Violência em ebulição
O livro mostra as vidas de várias meninas num colégio colégio para elas algum tempo antes do genocídio de Ruanda
Além da rotina da escola e uns dramas de algumas delas a autora retrata mto claramente o crescendo da violência em ebulição no país, dos hutus X tutsis.
Apesar do tempo tão pesado e violento a escrita é leve e gostosa e não dá vontade de largar o livro!!
comentários(0)comente



Raquel 19/05/2021

O livro me interessou mais em vista do contato com a história e cultura da Ruanda, especialmente porque a obra tem características autobiográficas. Mas, em termos literários não me agradou tanto, porque os capítulos não têm muita conexão. Eles exploram características culturais do povo e da rivalidade étnica e no final fica mais interessante, com o relato do episódio ocorrido, em face desse enfrentamento.
comentários(0)comente



Duda 23/02/2023

Uma história sobre um grupo de meninas ruandesas em um internato católico administrado por belgas. Tendo isso como pano de fundo, vamos presenciar questões de intolerância, racismo, muita religião, o genocídio em Ruanda e grandes amizades.
Os capítulos são quase independentes, a história não tem grandes reviravoltas, a autora te faz passar raiva em muitos momentos com as situações descritas, também tem uma escrita irônica na qual nos envolve.

Achei bem arrastado no começo, porém, a partir do terceiro capítulo, não tem como parar de ler.
comentários(0)comente



Anatolen 09/01/2023

Nossa senhora do Nilo
Este é o terceiro livro que leio da Mukasonga e foi o que menos gostei. Apesar de ser baseado em sua experiência não é considerado um livro biográfico. É interessante para conhecermos um pouco mais dos costumes e da história de Ruanda.
comentários(0)comente



Diovana.Krauchemberg 16/11/2022

Leitura interessante!
O livro fala sobre um liceu situado em Ruanda e aborda como eram as coisas em 1970, antes do genocídio que matou milhares de tutsis.
Achei a leitura extremamente interessante por contar como eram as coisas antes do genocídio, como era já o preconceito e como as coisas já estavam se encaminhando para aquela matança.
Confesso que eu não sabia nada sobre a Ruanda, sobre os hutus e os tutsis, sobre esse genocídio, então toda a leitura em si foi uma descoberta para mim.
Eu esperava um pouco mais sobre a época do genocídio e que entrasse mais nessa parte dos 100 dias e tudo que aconteceu em Ruanda.
Achei o final um pouco vago e faltando mais capítulos mas tirando isso é um livro totalmente interessante e vale a pena ler ele e ler a história de Ruanda.
comentários(0)comente



Giulia29 25/06/2022

Nossa Senhora do Nilo
"Sempre me pergunto para que serve continuar os estudos nessa escola que forma, como eles dizem, a tal da elite feminina. Nunca vamos fazer parte dessa elite. Nós tiramos as melhores notas não porque somos mais inteligentes, mas porque somos obrigadas a ser as melhores e fingimos que as boas notas vão nos proteger e que, graças a elas, podemos ter alguma esperança no futuro."
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 61 a 67
1 | 2 | 3 | 4 | 5