Estamos Bem

Estamos Bem Nina LaCour

Resenhas - Estamos Bem

Nicole 17/11/2021

Mais que um livro LGBTQ
?O tempo não passa / é como se eu estivesse paralisada por ele / eu gostaria de ser eu mesma novamente / mas ainda estou tentando encontrá-la? Este trecho da famosa canção ?All Too Well? traduz, em minha opinião, muito do que o livro desta resenha trata. Considerado um livro de literatura LGBTQ, sinto que apenas essa categorização não faz justiça a profundidade de temas tratados pela autora Nina LaCour (aliás, esse foi o primeiro dela que li).

?Estamos Bem? traz a história de Marin após ela deixar praticamente tudo o que conheceu durante toda sua vida após passar por um grande trauma. No começo do livro, vemos a protagonista se preparando para receber sua melhor amiga (Mabel) no alojamento da faculdade que estuda, em Nova York. Então, conforme as páginas vão aumentando em número, você vai descobrindo o que levou Marin a uma decisão tão drástica, além de saber mais sobre seu passado antes de morar na costa leste dos Estados Unidos ? já que ela vivia em São Francisco com seu avô.

A história é contada em capítulos que, pessoalmente, achei bem pequenos, e em ordem não cronológica de eventos ? algo que achei que funcionou muito bem aqui. LaCour toca em assuntos difíceis (luto e saúde mental, em especial) de uma forma que pode ser considerada até um pouco superficial para algumas pessoas, mas senti que fez sentido com o livro ? porque o enredo está na perspectiva da Marin, e se passa em poucos dias se você não levar em conta os capítulos de ?flashbacks?, assim dizer. Me conectei bastante com o livro e não consegui deixar de favoritar, e pensar em ler outros títulos da autora.

Caren.RaAssa 13/11/2021

Eu nem sei explicar direito porque eu gostei tanto desse livro mas honestamente a relação dos personagens me deu vontade de chorar e de sorrir ao mesmo tempo

To confusa com os meus sentimentos agora :D
Maikele.Jardim 13/11/2021minha estante
Aaaah esse livro tá na minha lista de quero ler, tô ansiosa pra ler ele!

Beatrixx :) 07/11/2021

Eu comecei esse livro sem expectativa alguma e foi muito mais do que eu poderia imaginar.
Eu nem sei explicar o motivo, mas toda a história mexeu demais comigo.
Me apaguei bastante aos personagens.
Queria entender mais os motivos de um deles em especial, mas eu não me sinto no direito de julgar nada do que aconteceu. O esforço foi enorme e só espero que ele tenha conseguido encontrar o que ele precisava.
Acho que esse livro vai ficar marcado em mim por um bom tempo, mas tô feliz que o final as coisas conseguiram ir se ajeitando. Queria saber muito mais do que aconteceria com a vida da personagem principal, então só espero que um dia tenha alguma continuação.

Rannah 07/11/2021

"shhh eu estou bem, está tudo bem"
Bonito, simples, triste e solitário. Todo mundo que já perdeu alguém já se sentiu desolado, confuso e sem rumo. Essa história não é só sobre uma história de amor entre duas amigas, é sobre a sensação de perder alguém, e de descobrir que sua vida não está tão bem quanto parece. Não é um livro sobre cura, aceitação, ou nova chance, é sobre sentir a própria confusão dentro de si mesmo, é sobre possibilidades, foi isso que eu senti com o final, não foi aquele tipo de final feliz, onde tudo se resolve, mas aquele que deixa a sensação de uma história não concluída, com a certeza de que a Marin ainda tem muita coisa para percorrer e viver porém a gente sabe que agora ela vai realmente ficar bem. Não uma história para você pensar sobre e sim para sentir, apenas sentir. Um livro sobre perda, sobre fugir, sobre solidão, e principalmente sobre sempre ter alguém para te acolher em algum lugar.

Sumotinho 04/11/2021

Estamos bem...
Um romance infanto juvenil fácil de ler, fluido... Dolorosamente bom.
Várias citações lindas, chorei em vários trechos.
Fala sobre perda e luto de uma maneira muito delicada.

Thay 30/10/2021

Eu gostei muito desse livro, amei a Marin e a Mabel, a preocupação que elas tinham uma com a outra é muito lindo.

Só o final que não foi muito o que eu esperava

Gui 25/10/2021

Dolorosamente gostoso.
Marin Delaney é uma garota que teve sua vida subitamente transformada após a morte fatídica do seu avô, que durante anos guardou segredos da sua neta, segredos esses que vieram à tona de uma forma implacável e pungente, ferindo-a drasticamente, levando-a a tomar uma decisão de enterrar o passado e se desprender dos suplícios pensamentos que a perturbam.
A luta constante em manter todos os acontecimentos do verão ocultos é ameaçado com a chegada de Mabel, que viaja cinco mil quilômetros com a pretensão de obter respostas.
As lembranças terríveis são evocadas e Marin se vê em um labirinto, onde só tem duas opções:
Revisitar o passado que ela escondeu com tanto afinco ou abrir o jogo de uma vez por todas.
Um livro super melancólico e introspectivo, com uma narrativa que vai te prender do começo ao fim.
"Um verão em que o amor era tudo."

larissa4333 21/10/2021

muito boa a história, e o final maravilhoso também. queria q o livro fosse maior e mostrasse um pouco da vida dela depois do final. o livro é tão bom e fácil de ler q eu li em 3 horas

edu.0 21/10/2021

Comecei sem ter ideia do que se tratava e ele simplesmente foi me surpreendendo cada vez mais. Demorei um pouco pra entender ele e como funcionava a leitura, mas assim que entendi ela fluiu de uma maneira maravilhosa. Eu adorei esse livro e posso dizer que ele só me surpreendeu positivamente!

Jovana 20/10/2021

É bom
Criei muita expectativa e me decepcionei. Falaram muito e fui com tudo.
É um livro bom, sensível, emocionante, mas poderia ser bem melhor.

julia 19/10/2021

3,5/5
esse livro é tao bonito, o que eu mais amei nele foram as metáforas e o vocabulário, eu fiquei meio decepcionada com o final pq achei que ia ser outra coisa, mas foi lindo. li muito rápido por ser um livro pequeno e enquanto eu tava lendo nao consegui parar

Jobim 16/10/2021

Lindo
Acho que foi o livro mais sensível que li esse ano. A autora abordou o luto de uma forma tão realista, mostrou perfeitamente como ele muda a vida das pessoas. Tenho certeza que quem já passou por isso vai se identificar com TODOS os momentos que a protagonista passa.
Outra coisa que gostei foi como ela tratou a sexualidade de Marin e Mabel, em nenhum momento é uma questão ou algo a ser descoberto/assumido, é algo natural que faz parte da vida delas. Sinto falta de histórias que mostram pessoas LGBTQIA+ passando por situações reais e normais do dia a dia, e esse livro é um exemplo perfeito.