Uma História de Verão + Autógrafo

Uma História de Verão + Autógrafo Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

Abelardo.Fragoso 19/04/2018

Me tirou da ressaca !
Uma história fluida leve , mas que tem uma grande mensagem !

leitoratrasado 15/04/2018

Existe um pedaço de todo mundo nesse livro!
Pam sabe muito bem como escrever e deixar você imaginar bem todos os acontecimentos! A história da vez é da Ana Luísa juntamente com seus amigos e familiares. Vai girar em torno de corações partidos, reencontros, novos encontros e finais felizes. Creio que foi uma leitura mais leve que fiz esse mês e eu gostei muito porque a leitura fluiu de uma maneira incrível. Não adianta eu falar muita coisa aqui, mas eu recomendo que todos leiam essa história, porque há sempre algo pra se identificar com os personagens nela descritos! "Uma História de Verão" tem um pedaço de cada um nas entrelinhas.

site: https://www.instagram.com/lucenadann/

50livros 03/04/2018

Livro bom para ficar na mesma
Quem olhar essa nota vai achar que se trata de um livro ruim, mas não, o livro é bonzinho. Só que nem por isso não tem falhas que me desestimularam.

O livro tem uma história fácil, fluida e bem tranquila de ler, focada diretamente na literatura infanto-juvenil. Infelizmente, a história não tem nada de original: romance mais uma viagem entre amigos, tema bem comum e revisitado por inúmeros autores nacionais, como, por exemplo, Thalita Rebouças.

Até aí tudo bem, ninguém é obrigado a ser extremamente visionário, só precisa escrever uma boa obra. A escrita da autora é bem boa, mas não consegue fazer com que o leitor imerja na história, fazendo parte dela. Na verdade, a escrita não consegue fazer com que quem leia sinta empatia pela personagem principal.

E aí vem o problema maior: os personagens. O modelo de criação desse grupo de personagens é simples: principal fonte do drama, intensificador do drama, amigo âncora, alívio cômico e sedutor fora da curva. Tudo para dar certo, mas muita coisa aí ficou superficial e simples demais. A personagem fonte do drama ficou sendo a pessimista do rolê que não consegue viver fora do drama, parecendo que sua meta de vida é sofrer, tudo é motivo para sofrer, presa demais dentro de si. O intensificador do drama, no caso o ex da personagem principal, é o que melhor convence, mas não é suficiente. O amigo âncora não convence e o alívio cômico se perde depois do primeiro terço do livro. O sedutor, um possível peguete, é diminuído, principalmente por conta das falhas da personagem egocêntrica.

Não quero dar spoilers, mas acontece uma parada com um dos amigos que exigiria uma ação maior da personagem principal, afinal é algo um pouco doloroso para esse amigo, mas a história passa direto por isso, como se não fosse nenhum tabu. Além disso, a protagonista passa direto por aquilo, colocando seu drama pessoal (um coração adolescente partido por outro adolescente) como algo muito maior e mais triste.

Existem pontos dramáticos muito importantes no livro que poderiam ser explorados de maneira muito mais consciente, mas a decisão da autora foi diminuir esses problemas para focar no drama adolescente. No final, o livro não causa nenhum tipo de vínculo com leitores adultos e não acho que consiga trazer pensamentos profundos ao público-alvo.

Por fim, acho que faltou um pouco de maturidade na autora para fazer o que tinha que ser feito. Ao invés de trazer uma catarse de maturidade, ela só consegue formar uma personagem auto-centrada que não quer amadurecer, mas sim somente fugir pelo caminho da vida adulta. Um resultado para o futuro? Um adulto sem maturidade emocional.

Ainda não desisti da autora. Adoro o canal dela e confesso que minha expectativa estava muito alta, coisa que não se cumpriu. Ainda lerei "Uma Viagem Inesperada" e "Boa Noite" para ter uma opinião final sobre sua obra.

site: www.50livros.com/single-post/2018/02/18/RESENHA-de-Uma-História-de-Verão-de-Pam-Gonçalves---FOLIALITERARIA2018
Karol Barão 11/04/2018minha estante
Adorei sua resenha, concordo plenamente com os pontos que VC abordou, achei a personagem principal muito egocêntrica, na minha opinião a autora queria construir uma personagem forte, mas o resultado não convenceu. ?

Je Fachini 14/04/2018minha estante
Concordo, mas ainda me decepcionei um pouco

Gustavo 05/05/2018minha estante
Adorei sua resenha, disse tudo e mais um pouco sobre o que eu achei do livro... foi um pouco precipitado da autora focar só na garota, enfim... acho que o melhor dela, ainda é o boa noite..

Jaine Franco 28/03/2018

Um livro que não emociona
Sabe o que eu senti durante e no fim desta leitura?
Nada.
Por isso eu não vou me alongar para falar sobre ele... Já basta o tempo perdido ao lê-lo.

Vitor 24/03/2018

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta depois de dois anos com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas.

O livro tem um humor e clima super leve, o que faz com que flua com muita facilidade. É um livro que evolui muito bem do meio para o final (que é um dos mais legais que já li), porém a protagonista é bem indecisa em relação à sua vida amorosa, o que deixa a leitura um pouco maçante fazendo com que os eventos acontecidos pareçam ?encher linguiça?.

Erica 23/03/2018

Uma História de Verão
Analu encerrou uma etapa de sua vida com o fim do ensino médio, ela foi aprovada para entrar na faculdade, está saindo tudo como planejado, não, ela quer fazer Cinema, mas sua família já havia planejado desde se seu nascimento que ela faria Direito. Eles não sabem, mas ela se inscreveu para Cinema. Sempre é comparada com seu irmão gêmeo André Luís, ele faz tudo que os seus pais querem. Ela tem uma relação bastante difícil com a família, mas com o pai é pior, não aguenta mais as máscaras que eles usam de família perfeita, pais perfeitos e filhos perfeitos. Em seu último verão perto de casa, ela decide em ir com os amigos Gisele e Yuri para uma praia que marcou sua vida com lembranças boas e ruins. Foi em um verão nessa praia que ela conheceu sua grande paixão e decepção amorosa chamada Murilo, por incrível que pareça, ele voltou para bagunçar seu coração com um sorriso bonito e novas promessas. Analu terá que lidar com estes turbilhões de acontecimentos, anseia por sua ida a São Paulo, realizar seu sonho de independência e fazer a faculdade desejada, por outro lado tem a despedida da cidade, família, amigos queridos e agora amor bandido que resolveu voltar.

A anos acompanho o canal que antes era blog da @apamgoncalves . Primeiro fiquei feliz em descobrir que alguém que mora pertinho de mim (Sou de Criciúma, Ela de Tubarão) falava sobre livros, torço e tenho um carinho muito grande por ela. Este foi o primeiro livro que li da autora, a narrativa é muito leve e foi fácil me envolver pela história. Adorei que a cidade em que se passa uma parte da história era Tubarão, e tem uma citação de Harry Potter que me fez rir é muito. O livro tem vários detalhes que eu amei, os personagens e suas representações me cativaram. Analu pode ser você ou uma amiga sua, algumas coisas que ela aprendeu, eu na minha vida já aprendi. O livro me arrancou sorrisos, suspiros e revolta, gosto de livros que me fazem sentir e esse foi um deles.

site: https://www.instagram.com/viagemliteraria.livros/ https://www.facebook.com/viagemliteraria.livros/

Viagem Literária 23/03/2018

Uma história de verão

Por: Erica Rodrigues

site: https://www.instagram.com/viagemliteraria.livros/?hl=pt-br / https://www.facebook.com/viagemliteraria.livros/?pnref=lhc

Ricardo Coutins 21/03/2018

A maior decepção da vida
Acompanho o canal da Pam e fiquei super empolgado para ler esse livro quando lançou. Nunca havia lido nada dela e então decidi começar com esse. Pensei ?bom, a Pam avalia livros de autores renomados e também da diversas dicas de escrita, sendo assim o livro dela tem chances enormes de ser excelente?. Nunca estive tão errado em toda minha vida.
Eu não vou falar sobre a história do livro, até por que tem a sinopse aqui, mas cara, que personagens chatos são esses? Todos muito sem graça, não cativa e eu não dava a mínimo pro que ia acontecer com eles. O enredo é RECHEADO DE CLICHÊS que você já viu em outros 219415573 livros/filmes. Tinha cenas que eu não conseguia acreditar que a autora colocou ali de tão forçada que era. Umas coisas que não condiziam com a realidade muito menos com os personagens. E os diálogos? Recheados de ?frases de impacto? (que só me fez revirar bastante os olhos) e nada críveis.
Bom, respeito quem gostou, mas sinceramente, foi a maior decepção de todas.
Esqueci de dizer que o verão em si mal aparece, digamos assim. Se você pensa que vai ler uma história sobre uma road trip ou dias na praia com os amigos, tá muito enganado. A maior parte do tempo é a personagem, coitadinha dela, lidando com seus problemas amorosos e supérfluos.
Ainda não desisti da Pam, pretendo ler Boa Noite, mas já vou sem expectativas nenhuma.
Gustavo 05/05/2018minha estante
Boa noite é melhor! (eu achei) Mas, o melhor é realizar leituras sem expectativas mesmo

Bia 05/01/2019minha estante
gostei beeeem mais desse do que de Boa Noite. Mas acredito que o fato do livro estar recheado de clichês é, de certa forma, proposital. O livro é de enredo adolescente e foi uma história feita se baseando em histórias romanticas escritas especialmente para o públicos dos 15 aos 23 anos que é um público mais jovem, que busca histórias que circulam o meio social dos mesmos. a escrita da Pam evoluiu demais desde Boa Noite, mas o melhor que você faz é ler sem espectativas!!

Luana 22/06/2020minha estante
eu adoro o canal, mas depois de um conto dela q eu li fico receosa de pegar outro livro (ironicamente é bem cliche tbm kkkkk)

Katrina 06/03/2021minha estante
Senti muito disso também

priellendias 20/03/2021minha estante
Eu gostei! Foi o meu primeiro contato com a obra dela, e me surpreendeu o final... Não ter sido clichêzão... Foi realmente como a nossa vida... rs... Nem todas as áreas da nossa vida estão 100% bem o tempo todo. Rs.
Esse livro me fez refletir bastante sobre as nossas decisões ... E o quão importantes elas são para as nossas vidas...
Enfim, só lendo mesmo.

Nicoly 07/04/2021minha estante
ainda tô lendo esse (e algumas coisas me deram uma desanimada mas vamos ver) mas boa noite é muito bom!!!

Natane 05/10/2022minha estante
Concordo em todos os sentidos!

Melissa 19/03/2018

o melhor amor é o amor-próprio
Uma história de verão conta a história de Analu e sua saga de autodescobrimento enquanto faz uma viagem para a praia com seus amigos nas suas últimas férias de verão antes de mudar de cidade e começar suas aulas na faculdade.•

Analu é filha de uma família rica, com a qual não tem uma convivência muito boa, por não acreditar nas mentiras e falsas impressões que seus familiares querem passar tão somente para serem respeitados pela elite social da qual fazem parte. Analu está cansada de viver de aparências, bom, é o que ela acha até descobrir que as coisas podem significar muito mais do que imaginava.
Uma narrativa singela, séria, que debate questões relativas ao nosso crescimento como seres humanos, nossas crenças e expectativas, e claro, nossas decepções e recomeços. Uma história de verão é muito mais do que um romance, é um ponto final para o começo de uma nova fase na vida da personagem. Durante a narrativa podemos perceber que as pessoas passam, mesmo que gostemos muito delas, e aquilo que fica é o nosso amor próprio, nossa capacidade de mudar e de se adequar aos novos ambientes, de perdoar e ainda ter esperança

Recomendo a leitura para quem está precisando aprender a se amar mais um pouquinho e que sabe que resiliência é maior do que qualquer amor de estação.

site: instagram.com/umaleituraideal

Diane Ramos 06/03/2018

UMA HISTÓRIA DE VERÃO (Pam Gonçalves)
Sempre tive muita curiosidade em conhecer a escrita de Pam Gonçalvez, pois, a blogosfera é bem dividida em relação ao seu lado escritora. Sendo assim quando a Galera Record anunciou o lançamento de Uma História de Verão fiquei bastante entusiasmada para realizar a leitura e coloquei as expectativas lá no céu! Felizmente, Pam Gonçalves se mostrou muito talentosa, com uma habilidade enorme em contar histórias e ainda foi capaz de me conquistar logo nas primeiras páginas!
O livro traz a história de Analu, uma jovem que está enfrentando o seu último verão antes da faculdade. É um momento crítico para ela e para qualquer pessoa: o vestibular. Na verdade, o resultado não é o maior problema, mas sim a escolha que ela fizera. Ela finalmente havia ultrapassado todos os limites! Os pais até poderiam lidar com suas roupas estranhas, o corte de cabelo diferente ou as atitudes rebeldes. Mas nada poderia ser pior que acabar com a carreira que já estava nos planos da família, e trocar o curso de Direito por Cinema.
As persistentes comparações da menina com seu irmão gêmeo André Luiz, também não deixam nada mais fácil. O grande exemplo de filho faz tudo para agradar e, assim como o pai, corre atrás de seus objetivos mesmo que para isso tenha que ser egoísta e ganancioso. Analu está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos. Afinal, a família pode até parecer perfeita, mas, na verdade, tem o pior dos relacionamentos. Sua mãe fecha os olhos para as traições do marido, seu irmão não importa com ninguém desde que ganhe a parte dele, e seu pai... ela não gosta nem de pensar no quanto ele é desprezível.
Tudo o que Analu quer agora é paz, aproveitando as férias na praia com seus melhores amigos, antes de enfrentar o furacão que já chegou em sua vida. Só que, para coroar esse verão da discórdia, alguém em quem ela definitivamente não pensava nem queria mais ver na vida está de volta, depois de dois anos. Analu jamais conseguiu esquecer Murilo, sua primeira grande decepção amorosa. Pelo menos, depois de destruir seu coração, ele tinha sumido, se mudara para outra cidade. Mas agora ali estava ele, com aquele sorriso cafajeste que sempre veio com um alerta de perigo, mas que Analu nunca foi bem-sucedida em respeitar.
Com tantos exemplos de relacionamentos mal-sucedidos, a garota aprendeu que o amor romântico não existe. É como uma bomba prestes a explodir, e azar de quem estiver comprometido demais para não conseguir fugir antes da catástrofe. Nada de envolvimento, nada de se apaixonar, nada de apego. Era assim que ela havia sobrevivido até hoje. Seria uma pena se a volta de Murilo não a fizesse duvidar de tudo isto, não é mesmo?

Uma História de Verão é narrado em primeira pessoa pela protagonista Analu, sendo assim acompanhamos de pertinho todas as suas angústias, dúvidas, anseios e alegrias que cercam o dia a dia da protagonista. A escrita de Pam Gonçalves é deliciosa, fluida, divertida e reflexiva na medida certa. Achei interessante que por mais que o livro seja mais voltado para as questões amorosas e como ela nos afetam, a autora ainda achou uma brecha para falar sobre laços familiares e algumas desavenças, o que enriqueceu muito a obra e abre a mente do leitor para pensar sobre esses assuntos.
Os personagens foram muito bem construídos, cada um com uma personalidade diferente e são super carismáticos! Analu é uma protagonista maravilhosa, daquele tipo que dá vontade de entrar no livro para ser amiga dela. Apesar de vir de uma família muito rica, a jovem é bem humilde, com ideais bacanas, mas, o mais legal de tudo é que Analu é uma personagem bem real, que tem dúvidas e isso facilita em muito a aproximação entre leitor e personagem. Os personagens secundários também são bastante agradáveis: o Murilo conquista com todo o seu charme cafajeste; os amigos de Analu animam a leitura com todas as suas aventuras; Nicolas apaixona com todo o seu jeitinho fofo; e até a família de Analu impressiona, pois, por mais que eles deixem a desejar no quesito caráter, eles dão um toque de realidade na obra, e adorei conferir todo o seu desenrolar de suas histórias!
Uma História de Verão é uma história que poderia ser a de qualquer um de nós, afinal, todos temos sonhos, temos nossos dilemas, temos momentos de diversão com os amigos e o livro é sobre tudo isso! É sobre viver, aprender e seguir em frente! Foram várias coisas que me chamaram a atenção no decorrer do livro, mas, o que achei mais interessante é que Pam Gonçalves abordou o amor de uma forma mais próxima de nossa realidade, afinal todo ser humano já passou ou ainda vai passar por uma desilusão amorosa. Uma História de Verão é um livro que fala sobre aquele amor que não é duradouro, aquele que realmente não é para ser. A vida real está repleta deles e acredito que a maioria das pessoas já teimaram em um amor que não era para ser e como consequência tiveram seu coração partido... Não é belo, dói, machuca, mas, é um sentimento comum de nós humanos. É claro que todo mundo sonha com um romance digno de um bom livro, mas, a verdade é que dificilmente teremos algo parecido, né?
Enfim, gostaria de falar mais e mais desse livro que me surpreendeu, me divertiu, me apaixonou e me apresentou mais uma autora favorita: Pam Gonçalves! Mas se fosse falar tudo que tenho em mente soltaria dezenas de spoiller e, é claro, não quero estragar a leitura de vocês. Leiam, vocês não vão se arrepender!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Ana 22/02/2018

Desde que eu li Boa Noite, primeiro livro solo da autora, decidi que iria acompanhar o desenvolvimento da Pam Gonçalves. Sempre acompanhei o canal dela e fiquei muito feliz com todas essas novidades, porque ela merece muito. Dessa vez, com uma premissa mais simples, Pam nos apresenta Ana Luísa — ou Analu, como gosta de ser chamada —, uma jovem adulta que acaba de descobrir que passou na faculdade em São Paulo. Antes de ir para lá, ela e seus amigos decidem curtir o restinho das férias em um lugar maravilhoso, a Praia da Rosa.

Para quem é um mero espectador, Analu tem a vida perfeita junto a uma família perfeita. O que quase ninguém sabe é que tudo não passa de uma fachada. A protagonista tem um pai que não perde a oportunidade de trair a mãe — que finge que nada está acontecendo só para manter as aparências — e um irmão gêmeo babaca, super puxa saco, mas que é o orgulho da família. Já não fosse encheção de saco o suficiente, os pais querem que Analu curse a faculdade de Direito, mas em um dos seus acessos de raiva ela acaba trocando a primeira opção do SISU para o que realmente sonha em fazer o resto da vida: Cinema. Assim, ela acaba decepcionando toda a sua família maravilhosa. Haja hipocrisia, não é mesmo?

Na esperança de esquecer todos os seus problemas, incluindo o fato de que o pai desprezível a expulsou de casa após contrariar sua decisão de não refazer o vestibular, Analu, Yuri e Gisele vão passar um tempo longe de tudo, curtindo as últimas férias que realmente passarão juntos. O que tinha de tudo para ser uma viagem maravilhosa se torna uma verdadeira confusão quando Analu acaba reencontrando Murilo, um cara super babaca que a machucou muito no passado, mas que infelizmente continua sendo sua inesquecível paixão. Foi a partir daí que comecei a perder toda a minha paciência com a protagonista.

Apesar de ter curtido bastante o drama familiar apresentado por Pam — acreditem, o que mais existe no mundo são pais que acham que mandam nos filhos só porque pagam as contas deles —, eu me decepcionei muito com o romance e com a personagem principal em si. Gostei dela ter ido em frente com o seu sonho, de desafiar o pai e tudo mais, mas no quesito "relacionamento amoroso", só Jesus na causa. A autora tentou nos passar uma personalidade forte e desencanada, mas acabou conseguindo justamente o contrário. Analu não queria ver Murilo nem pintado de ouro pelo o que ele fez no passado, mas bastou um match em um aplicativo para ela ficar toda derretida por ele de novo.

Na vida eu sou a Gisele, que não quer ver a amiga triste novamente e tenta a todo custo avisar as reais intensões do rapaz, mas que nunca é escutada e sabe exatamente onde isso vai dar. Gente, eu só conseguia passar raiva com as atitudes de Analu! Ela ficava nessa de "ah, vai ser só uma conversa, está tudo bem", "bom, não tem problema nenhum em almoçar com ele, isso não significa nada", "só uma noite de despedida e depois acabou mesmo" e isso pra mim só mostra que a protagonista não tem maturidade nenhuma. Acredito que o livro teria sido muito mais proveitoso se tivesse focado na amizade entre Analu, Yuri e Gisele.

Ainda assim, a escrita da Pam Gonçalves é tão maravilhosa que eu não consegui parar de ler até chegar no final. Diferente de Boa Noite, Uma História de Verão tem uma atmosfera muito mais leve, que combina muito bem com o título. O deslise de Pam não foi com a protagonista, todo mundo passar por um relacionamento iô-iô pelo menos uma vez na vida. O grande problema foi que não houve nenhuma solução concreta para os conflitos apresentados na trama. Eu só acho que o livro merece uma continuação, nem que seja um pequeno conto, para encaixar todas as pontas soltas que ele deixou.

site: http://www.roendolivros.com.br

Carla 21/02/2018

"As vezes tudo que você precisa é se afastar para crescer."
Analu está em seu último verão em casa antes de ir para a faculdade em outro estado. Seus pais queriam que ela fizesse direito, mas ela vai cursar cinema e isso faz a relação com a sua família virar de cabeça para baixo. Agora ela parece ser a problemática da família, já que, seu irmão gêmeo é o queridinho e filhinho exemplar. Ela embarca então numa viagem de verão com seus amigos e reencontra muitas coisas do seu passado...

"Ter o coração partido uma vez é inevitável, mas deixar que a mesma pessoa entre novamente na sua vida é falta de amor-próprio."

As minhas expectativas pra essa leitura eram altas porque eu gostei muito do livro anterior de Pam, "Boa noite". Já estava familiarizada com sua escrita e com sua forma de conduzir a história e, particularmente, gosto muito. Pam tem uma maturidade interessante em colocar certas temáticas e, mais que isso, desenvolve-las e solucioná-las. E com "Uma história de verão" não foi diferente.

"Mas o que as pessoas acham não importa, o que importa é o que você sente. Você só quer ter o direito de ser feliz como todo mundo."

Já pude notar que é característica de Pam escrever livros leves e gostosos de ler com temáticas polêmicas e pesadas. Nesse temos muitas delas envolvendo família, decisões, empoderamento feminino, assim como o machismo em si. Ela leva seus leitores a desfrutar de situações desconfortáveis, até que você pense "isso está muito errado" e ela te conduz a solução de forma muito realística.

"Quero mais cara a cara, mais imprevisibilidade, mais empolgação — e não ansiedade por uma notificação de mensagem."

Nessa história a protagonista Analu tem suas questões, dúvidas, inseguranças e medo até que a autora começa a desenvolver e lapidar essa personagem. Ela vai pouco a pouco crescendo e fazendo o leitor refletir em suas atitudes e decisões. Assim como, o cara da história, o Murilo.

É, sem sombra de dúvidas, uma história muito gostosa de ler. Principalmente por se tratar de uma obra nacional, com temática de férias. Foi uma nostalgia tão gostosa! Eu lembrei de muitos verões da minha vida em que passei com meus amigos na praia. Ah, como foi delicioso relembrar um tempo bom! E é narrado de forma muito "abrasileirado" que você se sente dentro das cenas! E esse é um ponto que eu gosto muito da escrita da autora, ela não força uma escrita americanizada, é tudo muito real.

"É um terreno perigoso estabelecer uma conexão com alguém porque é aí que as expectativas começam a ser construídas."

Eu amei ter lido essa história no verão, com certeza é uma recomendação que eu faço. Principalmente se você tem muitas histórias de verão com seus amigos, porque vai ser muito gostoso relembrar cada uma delas durante essa leitura. E além de ser levinho e gostoso de ler, ele tem as suas lições, com certeza. Vale muito a pena. Eu, particularmente, gosto muito da escrita de Pam e estou esperando o próximo romance! :)

"Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas."

site: www.sharingbooks.com.br/ @sharingbooks2

Sanzinha 20/02/2018

Eu gosto muito dos vídeos da Pam Gonçalves e há anos que a acompanho. Gostei de seu primeiro livro solo, Boa noite, e amei o seu conto no livro O amor nos tempos de likes. Mas, infelizmente, não aconteceu o mesmo com Uma História de verão.

Sim, é uma história adolescente, não me esqueci disso. O problema é que, mesmo como uma história adolescente, não funcionou pra mim.

Começo falando sobre o jantar para comemorar a entrada de Analu e o irmão na faculdade. Até a família oferecer o tal jantar, achei ok. Tudo bem até aí. O problema foi quando ela revelou para os pais, na frente dos convidados, que não havia escolhido Direito e sim Cinema. A fúria de seus pais caiu sobre ela, pois ela os havia envergonhado na frente de todos os amigos. Ah, me desculpem, mas achei um exagero. A cena não ficou natural, me lembrou drama de novela mexicana.

Porém, meu problema maior foi com a construção da própria Analu. Num momento ela é aquela menina que morre de medo de contar para os pais que não escolheu estudar o curso que eles queriam que ela estudasse. Noutro, ela é tão experiente sexualmente que, a certa altura do livro, ela diz que nunca havia dormido e acordado com um cara antes, que ela sempre transava e ia embora depois, nunca ficava, então, agora que tinha dormido e acordado, não sabia o que fazer. Essa “maturidade sexual” não combina nem um pouco com as outras atitudes dela, nem com sua personalidade.

Outra coisa que me incomodou bastante foi uma conversa entre Analu, Gisele e Bárbara. As três falavam sobre um cara com quem Bárbara tinha saído e “precisou procurar o pênis do cara em meio ao pelo e não encontrou” (pg. 201) e, em seguida, Bárbara afirma que “tem piroca pra todo mundo” (pg.202). Eu, por mais que fale palavrão numa boa, achei bem grosseiro o uso dessas frases. Enfim, achei a cena desnecessária e de mau gosto.

Uma última coisa que me incomodou, direi a seguir, mas devo avisar que é um pequeno spoiler, então, se você não quiser saber, pule este parágrafo e vá para o próximo. Durante todo o livro Analu fala sobre o quanto Murilo a machucou, que ele acabou com a vida dela, que jamais confiaria nele de novo e que eles nunca dariam certo juntos. Mas ela aceita transar com ele uma última vez, porque ela lembrava muito bem de como era o sexo com ele e sentia muita falta. Ou seja, o cara não te faz bem, te machuca e você sabe que não pode confiar nele, esse relacionamento não te faz bem nenhum, mas tudo bem transar com ele de novo, porque ele é lindo e gostoso. O que não pode é ter um relacionamento firme. De novo a “maturidade sexual” que não combina com a personagem. Num livro de ficção juvenil.

Não consegui tirar nada do livro, não me acrescentou em nada, achei vazio. Um acidente aconteceu e, aparentemente, sem motivo algum, uma vez que não mudou nada na história. Os personagens são todos rasos, não consegui me conectar a nenhum deles.

Gosto muito da Pâmela e pretendo continuar lendo seus livros. Acho que ela escreve bem, de verdade. Mas pra mim, infelizmente, Uma história de verão não ficou legal.

Giu Moreira 19/02/2018

Um livro leve de se ler
Uma história de verão é uma daquelas histórias que você lê em uma ou duas. Trata de assuntos que acontecem normalmente na vida de um adolescente que está se tornando adulto: a escolha da faculdade, que deve ser do seu gosto não dos seus pais, dramas amorosos, amizade, problemas famíliares, e uma busca por se autoencontrar.

Galáxia de Ideias 16/02/2018

Uma melhora significativa da autora

Sabe aquele livro que você termina, mas não sabe muito bem o que sentir? Confesso que essa foi uma das resenhas mais difíceis que já escrevi até hoje em todos meus anos de blogueira. Não que o livro seja ruim, mas senti que faltou algo para que fosse marcante. Uma história de verão trata de muitos assuntos que são bem pouco comentados, tanto na literatura, como em meio à sociedade como a decisão de uma mulher em manter um casamento de fachada. Filhos que sempre tentam em vão alcançar as expectativas dos pais. E o que mais me chamou atenção, relacionamentos que sabemos que não vão dar certo, mas investimos mesmo assim.

Infelizmente Analu é como boa parte das jovens do mundo. Mora com uma família que vive de fachada e sempre tentando estar à altura das expectativas da mãe. Senti um misto de emoções junto com a protagonista, e em alguns momentos até mesmo desgosto por ela cometer os mesmos erros da mãe. Há tempos a jovem se fechou para o amor após flagrar o pai com a amante em seu escritório. Após relatar o fato pra mãe, as coisas se rompem entre elas e de alguma forma, a mãe da Analu a culpa por trazer à família tal realidade (o que não faz o menor sentido já que a mãe dela já sabia das traições do marido). Nem preciso dizer que a relação pai / filha acabou de vez não é mesmo? Ela se sente presa no mundo de faz de conta macabro. A mãe finge que não vê as escapadas, o irmão puxa o saco do pai e também finge que não vê, e ela se mantém lúcida e cheia de horror olhando tudo.

Pra complementar essa onda de sufoco que a protagonista vive, ainda tem o fato de ela criar e alimentar um rancor monstro sobre o ex. Eles passaram um período curto juntos, porém marcante, e aí ele a trai bem na sua frente como se não fosse nada. E foi nesse momento que começou o meu maior desgosto sobre a história, mas tenho a consciência que isso realmente acontece porque somos seres humanos e desejamos fazer as coisas darem certo de algum jeito, e, mesmo sabendo que vai dar errado, só desistimos depois que esgotaram todos os recursos.

Murilo é o "bicho-papão" da Analu. Ele é o típico cara cafajeste que só se importa com seu próprio nariz. Como disse antes, eles tem um envolvimento relâmpago o qual acabou mal para a Analu, após alguns anos eles voltam a se reencontrar e ele tenta novamente fazer com que a relação dê certo. Falar em questões do coração é algo complicado, pois a relação que a Pam descreveu no livro é justamente a de muitas pessoas. Aqui vemos exatamente aquilo que falei na resenha de 99 dias. Nós como pessoas precisamos de um encerramento para entender que certas fases de nossas vidas acabaram. Algumas pessoas entendem isso sem precisar de uma prova concreta, conseguem observar ao seu redor e perceber que aquilo já acabou, mas outros precisam quebrar a cara e sentir na pele. Muitos relacionamentos são levados pra frente dessa forma, rola desgaste emocional, sentimental e feridas são feitas. Analu é um exemplo claro disso.

O maior ponto positivo da história são os personagens secundários. Eles são fantásticos e dão aquele sentimento gostoso de que seriam incríveis se fossem reais. Os dois melhores amigos da protagonista dão um show de companheirismo. Gisele com seu jeito descontraída, alegre e cheia de razão, ela é daquelas pessoas que prevê a merda antes de acontecer, avisa, e ainda no final fala que avisou. Adorei-a e desejei muito um livro inteirinho com ela arrasando na faculdade. O mesmo acontece com Yuri, ele, no entanto é mais na dele e está ainda em busca do seu lugar no mundo. O irmão gêmeo da Analu é um verdadeiro embuste e o odiei desde a primeira cena, o mesmo vale para o pai. Já a mãe da Analu foi um misto de sensações despertadas, foi desde incredulidade até empatia. Chega até ser conflitante, pois entendi e ao mesmo tempo não entendo sua decisão de viver com um marido traidor e tão pouco respeitoso.

Realizei a leitura em e-book e não encontrei erros. Amei a capa do livro, mas ela remete à uma história leve, descontraída e divertida, coisa que passa longe no livro. Acredito que esse foi o maior problema do livro pra mim, esperava algo mais descontraído, realmente como as férias de verão são na maioria das vezes, mas o enredo tenta ir a questões relevantes, mas não se aprofunda em nenhuma deixando algumas até mesmo superficiais. O livro em si é mediano, mas é notável a melhora da Pam como autora em relação ao seu primeiro livro Boa Noite, a escrita está mais viva, os diálogos mais críveis e até mesmo os cenários descrito com maestria.

Uma história de verão é um livro que pode dividir opiniões. Vi pessoas que o amaram e outras que o detestaram, eu como sempre acabo em cima do muro. Acredito que seja um livro que cada um deveria ler para tirar suas conclusões.

Resenha postada originalmente e na integra no blog Galáxia de Ideias por Stéfani Almeida

site: http://www.galaxiadeideias.com/2018/02/resenha-uma-historia-de-verao-por-pam.html