Uma História de Verão + Autógrafo

Uma História de Verão + Autógrafo Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

mmarianne 02/05/2021

Um dos meus preferidos
Leitura super gostosinha e rápida, já li duas vezes e acho q deveria ter uma segunda parte. É um ótimo livro pra quem está em uma ressaca

Thaís Gomes @folhasemlivros 11/04/2021

Ótimo e leve
A cada capítulo me sentia conectada com os personagens e com o que acontecia ao redor. E o que posso dizer do trio de amigos que mais me representa? Eu ia lendo e ia me vendo com meus dois amigos (amo vocês!). A Pam trouxe em tão poucas páginas um misto maravilhoso de romance e conflitos internos e externos com uma linguagem bem atual e jovem, que foi um dos pontos mais positivos pra mim. Sempre bom ler algo que você se identifique e ainda te faça dar risada, né? A Analu tomou algumas decisões que eu parava e pensava "quem nunca, né? Hahaha". Aquela velha sensação de que o livro passou rápido demais existiu, então uma continuação seria muito bem vinda! E gente, essa capa é ma ra vi lho sa! Uma das minhas preferidas. O título não podia ser mais adequado e a leitura tá recomendadíssima!

- Mais resenhas no Instagram @folhasemlivros

juliaiule 11/04/2021

Não é ruim, mas também não é muito bom ?
Analu é uma adolescente da classe alta de Tubarão-SC que quer seguir seu sonho e não o legado da família. Após passar no curso de Cinema na USP, ela faz uma viagem de despedida com seus amigos para a Praia do Rosa antes do verão acabar, mas lá ela encontra seu ex-namorado e alguns sentimentos adormecidos vêm à tona.
Ao contrário do que se imagina ao ler o título, o livro não é exatamente sobre as férias de verão pré-faculdade, mas sobre o amor de verão que a protagonista vivenciou no passado e sua relação com o presente, além das inúmeras traições que cercam a personagem. É uma história leve de leitura fluida, do tipo que se lê rapidamente e se esquece com facilidade.
Não é ruim, mas também não é muito bom. Fiquei me batendo para tentar escrever uma resenha até que me conformei de que realmente não tinha muita coisa a ser dita sobre a obra. Confesso que me decepcionei, ainda mais em comparação a ?Boa noite? (tem resenha sobre ele aqui no Skoob), mas vida que segue. Minha nota é 3,0.

Nicoly 10/04/2021

uma história de verão
Estava muito animada para essa leitura, pois gosto muito da Pam, e boa noite é simplesmente sensacional, e.... bom foi uma decepção
o livro começa com capítulos bons, uma trama familiar complicada e uma citação de traumas com relação a antigos relacionamentos, e nada disso é realmente desenvolvido em momento algum, ela vai para a praia com os amigos, e aparece um personagem que só aparece para ser humilhado pela Analu, os personagens são rasos, com diálogos fracos que você simplesmente não consegue se relacionar e nem se importar com os sentimentos dos personagens porque eles parecem extremamente forçados e novamente, rasos (eles vem do nada, alguns n fazem sentido em seu contexto, e depois de três linhas já desaparecem), sem contar que o enredo familiar é deixado completamente de lado, para no final ter um pequeno desfecho que simplesmente não ajuda em nada e é muito clichê, e o fato da escolha da faculdade não é citado nem desenvolvido em momento algum. Num geral, é um livro sem personalidade, com vários clichês juntos e misturados numa só narrativa que não tem crescimento e amadurecimento de nenhum personagem e te deixa na expectativa de um livro que poderia ter sido incrível, mas foi totalmente decepcionante.
Katrina 15/11/2022minha estante
Exatamente!

Brubs 07/04/2021

Livro leve, bem na pegada infanto juvenil, mas com uma personagem madura e simpática...

Maria.Luiza 26/03/2021

Uma história bem adolescente mas, como as outras histórias da Pam, trazem muito aprendizado!

A leitura é fluída e muito gostosa! Li em uma tarde e gostaria de mais!

priellendias 24/03/2021

Livro nada clichê, traz confrontos, te faz sair da zona de conforte, te faz repensar nas atitudes, etc.
Esse foi o meu primeiro contato com a narrativa da autora.
E neste livro, ela procura mostrar a vida como de fato ela é... Coisas boas e ruins acontecem o tempo todo, mudanças são necessárias... E, somos nós quem permitimos (ou não) o que as outras pessoas fazem com a gente (filtrem essa frase, pelo amor de Deus, não quero fazer uma positividade tóxica)...
E depois, a conta sempre chega... O tempo de colheita sempre chega. Não quero falar muita coisa pra não dar "spoilers", só lendo o livro mesmo para entender a sensação...
Enquanto eu lia, sentia várias chaves virando na minha cabeça e situações passando a fazer sentido...
Esse é aquele livro que te faz repensar na vida, te tira da zona de conforto, te confronta, e mostra que é normal errar, mas que devemos aprender com os nossos erros...
E é essa a vida. Rs.
O livro me prendeu desde o início e, com um final inesperado, essa obra já ganhou meu coração...
Estou ansiosa para ler as próximas obras da Pam.

Katrina 06/03/2021

Me traumatizou!
Pam é minha BookTuber favorita, já li outros dois livros dela então já estava um pouco familiarizada com sua escrita, mas não tinha noção que levaria um baque tão grande quanto esse. Estava gostando muito do drama familiar e dos questionamentos da protagonista, me vi ansiosa para ver como Pam desenvolveria tudo e pela descontração que viria com a viagem entre amigos, eu estava achando que seria um livro 5 estrelas, mas tudo começou a ir ladeira abaixo.

A protagonista que antes me identificava começa a se tornar chata, os amigos se mostram problemáticos e até mesmo sem carisma. As dúvidas dela em relação ao ex se tornam maçantes e nada críveis, não senti os sentimentos deles, ficou bem claro para mim desde o começo que tipo de pessoa ele era e o tipo de relacionamento que tinham então não me senti ansiosa, triste ou curiosa sobre que destino teriam, não consegui me envolver em nenhum momento.

É um livro curto, mas muito cansativo e frustrante. Foi uma experiência decepcionante já que tinha bastante potencial.

cecilia vai a roma 23/02/2021

Mais que uma história de verão
Mais um livro da Pam e outra história que amei. Ela escreve de maneira que me identifico demais e pra mim isso é tudo!

Amei o livro e amei as discussões, me inspiram e me dão coragem para ir em frente. ?

Julianaaires 22/02/2021

Acolhedor
Adorei esse ebook, principalmente porque tô vivendo esse mesmo período. A única coisa que senti falta foi o desfecho do pai dela mas tirando isso gostei bastante, a escrita da Pam é leve e rápida

Carol.Cavalcanti 17/02/2021

A história é ambientada no estado de Santa Catarina, em Tubarão e, principalmente, na Praia do Rosa, e isso é um ponto positivo pois a autora mora na cidade de Tubarão e, portanto, conhece bem o local. Mas há também uma pequena parte que se passa em São Paulo.

Outro ponto positivo a destacar é a presença de dois personagens: Gisele e Yuri, os dois melhores amigos da Analu. Os dois tem personalidades bem diferentes, mas a amizade entre eles é muito bonita.

No entanto, senti algumas pontas soltas no final e ao longo da história. Inclusive, tivemos uma live discussão sobre esse livro e falamos sobre lá.

Uma das pontas perdidas: Nico. Um personagem que apareceu só para distrair a Analu. Os dois se interessaram um pelo outro, demoraram quase o livro inteiro para rolar alguma coisa e, no fim…

Então, senti que essa história ficou meio perdida, serviu para ela comparar as relações que já teve? Não sei, ficou meio jogada.

No entanto, a história não fala somente sobre decepções amorosas, fala também de relações familiares. E essa família da Analu é bastante complicada, com muitas mentiras, traições e uma vida de aparências.

Mas os acontecimentos finais mostram uma parte amorosa esquecida entre eles.

O livro é narrado em primeira pessoa, e é uma leitura bastante rápida, portanto, é boa para ler entre uma leitura pesada e outra, ou para quem sofre de ressaca pós-leitura.

Uma história de verão foi a primeira leitura do Ilimitados, o clube que ajudo a organizar onde lemos livros disponíveis no KU. Se quiser participar é só chamar! Ou passar nesse link: https://reinodepapel.com/2020/12/ilimitados-kindle-unlimited/

site: https://reinodepapel.com/2021/02/uma-historia-de-verao/

Re @livro.na.mala 13/02/2021

Vibe praiana
Terceiro livro da autora que leio e foi o que eu menos gostei até agora.
O começo do livro se passando na praia foi a minha parte favorita, me deu bastante saudade de poder viajar pro litoral, mas depois passei raiva com a protagonista ?

Yah 12/02/2021

Envolvente
Amizade, relacionamentos, família, vida adulta. Em alguma questão a gente acaba se identificando. Me vi em um conflito entre meu lado romântico e o racional, torcendo pela Analu e pensando no que ela faria em seguida.
A escrita da Pam me prendeu e eu não queria largar até acabar. Imaginei um filme.
Também é sobre seguir o que te deixa feliz, fazer escolhas, criar lembranças, laços.

@agathaltpiza 05/02/2021

Eu não entendi a proposta do livro.
A capa e o título nos faz pensar que vamos acompanhar um livro que se passa no verão, mas na metade já somos transportados pra cidade e pra cenários de drama que não condiz com o esperado. E antes de sermos transportados para a cidade, temos cenários de verão que são esquecíveis.
A Analu, apesar de ser a personagem com mais personalidade e força dentro do livro me irritou num nível que eu não queria ser amiga dela, entende? Os outros só fazem aparições que não cativa, o que é uma pena porque adoraria saber mais sobre os amigos dela e sobre o Nicolas.
O romance nem é romance por assim dizer, temos dois personagens masculinos que não tem pé nem cabeça o envolvimento deles com a Analu.
O foco das primeiras páginas que é a decisão de fazer faculdade de cinema em São Paulo, é perdido no primeiro capítulo e relembrado nas últimas 5 páginas.

Enfim, é isso que não entendi. Foi abraçado tantos temas (relacionamento abusivo, adultério, descoberta de sexualidade...) e no final nenhum deles foi abordado realmente. Tudo foi meio que jogado na história uma vez ou outra. Você começa o livro e termina e sente que só foi um telespectador de um momento trivial da vida da Analu.

Uma pena porque adoro acompanhar a Pam, e sei que ela tem autoras incríveis entre suas preferidas. Mas não rolou esse livro pra mim.