Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Manu 24/07/2023

A falta de conhecimento sobre esse livro é criminoso
Esse livro é sinceramente um dos mais impressionantes que eu já li na vida e o fato de que eu só ouvi falar dele ano passado é um crime. O estilo de escrita é muito fluido, os personagens são incríveis e superaram muito minhas expectativas. Todos eram bem feitos e bem caracterizados, se não eram tridimensionais, serviam para exemplificar algo, muito frequentemente com ironia. A leitura é uma aula, tanto de história, como política, filosofia e sociologia. Esse livro foi escrito a mais de 100 anos atrás, e ainda é atual é relevante e impressionante. Essa edição é simplesmente maravilhosa, e as ilustrações acrescentam muito na imaginação, servindo como pausa de um ponto para outro, e as notas são muito bem detalhadas. Recomendo com certeza se você tá procurando um
clássico brasileiro pra pensar bastante enquanto sendo divertido

Thalita Souza 24/07/2023

Esperava mais!
Em "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto nos apresenta uma reflexão sobre a identidade nacional, os embates culturais, o meio político e as contradições de uma sociedade em mudança.

Ao longo do livro, Lima Barreto utiliza uma prosa ácida e irônica para expor as falhas e a hipocrisia de uma nação em transformação. Através de diversos personagens secundários, o autor retrata a corrupção política, a burocracia ineficiente, a desigualdade social e a superficialidade das classes mais abastadas.

Mesmo gostando dessa leitura, tive 2 problemas com ela. O primeiro é que a história, em alguns momentos fica tediosa e arrastada, em meio a um mar de palavras e descrições desnecessárias. O segundo é o desfecho da obra, depois de tanto tempo investido na leitura, o final não satisfaz e deixa várias questões em aberto.

Ãvy 22/07/2023

Uau, que livro. A literatura brasileira é impecável, a didática do livro é incrível, os fãs de história piram. Leiam, leiam e leiam!

Elisa Coelho 16/07/2023

Mudou minha visão
Quando comecei a leitura, não estava morrendo de amores por esse livro. Lembro de já ter estudado sobre ele na escola, e até o li em ?pedaços?, porque era uma das leituras obrigatórias na época (e eu não gostei).
Quando terminei o livro, minha opinião mudou completamente. Policarpo é uma figura caricata, um homem tão bom e tão correto, numa época em que essas características só levavam à um fim: triste. Ele e Ricardo Coração dos Outros são personagens maravilhosas. Ver o retrato da época, a história acontecendo? eu amei. Recomendo!

Bruno 12/07/2023

O fim é triste, mas o legado permanece
Policarpo Quaresma é aquele brasileiro que lutou bravamente pelo seu país, com o que tinha em mãos, fez o que era possível. Leu muito, enfrentou os algozes da vida, era patriota e defendeu o nosso Brasil. Lima Barreto se confunde, em algumas nuances, com o personagem principal da obra. O fim de Quaresma é triste, mas é como aquela semente que morreu, mas o sulco da sua essência deu frutos.

Lima Barreto estava corroído pelo alcool e a sua esperança de torna-se um literato reconhecido veio tardia. Mas isso de nada tiram os méritos da sua nobre arte da palavra escrita.

Luiza 12/07/2023

Clássico
Os clássicos tem um motivo de ser clássicos, é a atemporalidade dos assuntos? Ou será que é o fato de acertar um comportamento da sociedade de forma cíclica? Na minha opinião precisamos ser pragmáticos na vida, os idealistas estão fadados a ser enterrados pelo o sistema.

Daniel.Conrado 12/07/2023

???
Livro lido obrigatóriamente pela escola, não achei um livro bom pra se ler por livre e espontânea vontade, nem pra diversão. Logo recomendo apenas se for leitura obrigatória pra arrasar nas provas ??

beca 11/07/2023

É um livro curto, com uma linguagem tranquila e uma história interessante. Um livro trata de assuntos da época em que fora escrito mas que se encaixam na realidade de hoje.

Danilo116 11/07/2023

Nacionalismo
A obra apresenta Policarpo,um nacionalista que sonha em vê a valorização da cultura,costumes e história de seu país. porém percebe que nem sempre isso é bem visto.A obra não apresenta nada de extraordinário, porém dá um novo ponto de vista a se verificar e de certa forma diverte e ensina, porém sinto que não há na realidade um real papel pra obra,ficando meio perdida em algumas partes

Hendrya 09/07/2023

O triste fim de Policarpo Quaresma
Mais uma vez me surpreendendo com a literatura brasileira, sobretudo com Lima Barreto. O livro é envolvente e sucinto nos acontecimentos narrados. Consigo sentir os sentimentos do autor durante a escrita deste livro, principalmente por tratar de uma época sombria da história do Brasil, a ditadura militar e seus horrores.

Ana Ju 09/07/2023

Clássico brasileiro
A narrativa conta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público fanático por sua terra, o Brasil. Conhecido como "major", ele luta fielmente para conservar a cultura brasileira, o que acarreta conflitos e confusões para si. Considero-o um personagem muito bem desenvolvido, até mesmo real, visto que, em diversas situações, por mais exagerado que seja seu nacionalismo, ainda é possível perceber uma figura real e engraçada.

O livro se passa na época em que foi escrito: durante a República do Brasil, no governo de Floriano Peixoto. Como eu estava estudando sobre o assunto na data, foi interessante a relação que estabeleci. É divertida a forma inteligente com que Lima Barreto realiza suas críticas ao período, tanto de modo sutil quanto de maneira mais evidente. Além disso, é surreal o fato de ele ter escrito tudo em poucos meses. A obra pode ser considerada um marco para a literatura brasileira, de tão rica em detalhes.

A leitura, pelo menos para mim, não foi fluída. No entanto, a escrita é de fácil compreensão. Ao longo da história, ocorrem vários acontecimentos, mas ela também apresenta cenas mais lentas.

Desse modo, recomendo o livro para todos, em geral, como um clássico brasileiro que merece continuar sendo lembrado!

Ana Paula 06/07/2023

Sem palavras para expressar o quanto eu amei esse livro ??
Quanto reflexão em poucas páginas.
Esse livro é uma prova que o simples sempre funciona muito bem.

s 04/07/2023

1 mês pra terminar
Li mais pra ter conhecimento historico, n sei se futuramente em alguma releitura possa aproveitar melhor a experiência.. mas essa foi tensa. achei muito arrastado não tinha oq me prender no livro

Pisce19 02/07/2023

Um livro muito bom que te prende a atenção do começo ao fim!
Confesso que sou muito suspeito pra falar, por que eu adoro os livros do Lima Barreto, mas super recomendo a leitura desse em específico.
Sem contar que o major quaresma é um personagem bem interessante cujos ideais vão de encontro com as ideias da sua época.
O cara é simplesmente o melhor patriota (na minha humilde opinião tb)!