Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Rosangela Max 25/02/2021

Que leitura boa!
Os autores aqui explicam de uma forma de fácil entendimento o que implica a busca por nós mesmos.
Eu pensava que esta busca envolvia mais o lado espiritual do que qualquer coisa, mas não é nada disso.
Recomendo muito a leitura!

Sarinha 09/11/2021

Razoável
Pensa uma uma aula extremamente desgastante de filosofia, com muitos nomes e termos técnicos... é assim que consigo resumir a metade inicial do livro.
Demorei mais de 40 dias para chegar na metade, porque além de algumas colocações confrontosas para mim, também tem uma espécie de leitura cansativa.
Pensei seriamente em desistir e parar pela metade, mas como boa persistente que sou (risos) ... continuei até a última linha!
Ainda bem que persistir, pois a outra metade me entregou conteúdos valiosos! Muita inteligência emocional e raciocínio pra la de lógico. Ao contrário da outra metade, tem palavras claras e concisas nesses capítulos a frente.
Te fala sobre medo, amor, paixão, razão.. sentimentos e sensações que interferem diretamente nos nossos resultados dia a dia e na vida!

Vale a leitura, tem muito conteúdo de valor atrás dessa capa!

Meri 27/01/2021

Em Busca de Nós Mesmos
Eu recomendo bastante esse livro, principalmente para quem está em busca de um auto conhecimento, ele te faz refletir em várias questões pessoais, e te faz ter uma visão diferente de muitas coisas, é muito bom!

Claricia 04/08/2020

Em busca de nós mesmos.
Como já denuncia o título, o livro investiga aa profundezas do pensamento humano, possibilitando-nos entender o porquê de algumas de nossas ações, com linguagem simples e clara, os autores nos deliciam com uma conversa direta e sem rodeios.
Leitura densa e longa, sendo capaz de prender o leitor por várias páginas, é um prazeroso convite para aprofundar-se nas ciências da mente e da filosofia. Mais especificamente: é a ponta do iceberg; um bom ponto de partida para os interessados no assunto. Em Busca de Nós Mesmos, faz com maestria a abordagem de um assunto tão necessário a nós humanos. Recomendo-o fortemente.

Fran Carvalho 26/11/2021

Em busca de nós mesmos
O livro Em busca de nós mesmos é um mergulho na filosofia junto com a neurociência. Um match maravilhoso pra gente conversar e discutir temas que deixam a gente com cabelo em pé na vida. Diferente de livros que já li, este é um pouco mais denso. Você precisa de um tempo para digerir para acompanhar toda a alinha de raciocínio, além de alguns capítulos de histórias filosóficas que fluem um pouco mais devagar. A leitura não é difícil, pelo contrário, ela é bem leve, mas pede sua atenção.

Nos primeiros capítulos os temas são sobre a origem da vida, destino, sentido da nossa existência e o significado de uma boa vida. Gosto que os dois autores trazem grandes provocações, o que faz com que cada um leia e crie o seu próprio pensamento e devaneios sobre os temas.

É muito difícil fazer uma resenha sobre o livro, pois ele é realmente como uma conversa. Você consegue se imaginar tomando café com os autores e falando sobre a vida. Os temas são excelentes para somar conhecimento, principalmente para o crescimento pessoal dentro de uma empresa e nos relacionamentos. Tenho certeza que se você já questionou ou pensou um pouco sobre estes assuntos, irá gostar de conversar sobre isso com Pedro e Clóvis neste livro.

ZIZI 27/03/2021

Leitura obrigatória!
O livro aborda vários aspectos da vida humana pela perspectiva da neurociência e da filosofia. Os autores explicam temas profundos em uma linguagem muito simples para que o leitor não tenha dificuldade em entender. No final do livro, tem todas as referências que embasam as falas deles para que o leitor leia mais a fundo os assuntos que tenha achado mais interessantes durante a leitura do livro. Li, indico e pretendo ler novamente, bem como quero continuar lendo mais obras com esses temas, ajuda muito a refletir sobre a vida e o mundo de forma mais crítica e profunda.

Eledir Gonçalves 25/05/2021

Questões da vida
Os escritores nos trazem a luz da filosofia os mais diferentes temas, para que possamos pensar se é tão simples viver. Nós traz conteúdo para aquela simples pergunta, a qual muitas pessoas não fazem ao longo da sua existência: Quem sou eu? A maioria das pessoas apenas existem e passam a vida sem ao menos se questionar, uma única vez, se na vida alguém se fez essa pergunta. São muitas as questões que permeiam a existência humana e muitos foram os estudos sobre isso e os escritores nos trazem um pouco disso para que possamos pensar sobre quem somos.

Sandra.almeida 26/10/2021

Denso e reflexivo
Não tem como não mergulhar neste livro de cabeça.

De um lado temos Pedro Calabrez trazendo a visão da neurociência e a psicologia e do outro lado temos Clóvis de Barros Filho sobre a ótica dos grandes filósofos de como o conhecimento de questões importantes da humanidade e do mundo onde vivemos se deu até aqui.

Reflexões importantes para a compreensão do ser humano e do nosso papel no universo.

A proposta é um dialogo entre dois amigos nos ajudando a refletir nas perguntas que nos acompanham desde sempre? quem sou eu? De onde vim? O que é o mundo? O que é o prazer e como funciona isso em mim? O nosso papel no universo? A direção do tempo ( esta questão me assombra).
A morte, amor e paixão, liberdade, poder e felicidade. O que nos faz felizes?

E ai vai encarar? Vale muito a pena.

Gabi 17/07/2020

Cautela é a chave
Gostei bastante da proposta do livro, porém, eu esperava que ele fosse apresentar uma abordagem mais científica do que filosófica, o que não foi a impressão que tive depois da leitura. Isso, entretanto, não é um ponto negativo.

Minhas ressalvas com relação à obra são principalmente sobre a interpretação sugerida ou conotação dada para algumas pesquisas científicas, como aquela que "questiona o livre-arbítrio". Assim como tudo nessa vida, é importante ter cautela para analisar algumas das proposições que os autores fazem. Eles relativizaram demais a ciência em alguns momentos e em outros a tomaram quase como verdade absoluta, mas apesar disso, me parece que eles acertaram em cheio em muitos pontos (científicos E filosóficos), como, por exemplo, a visão integrada de que o cérebro é parte do corpo, a importância de "aprendermos através da frustração", dentre outros.

Achei também que algumas questões acabaram ficando em aberto, mas de forma não intencional, como a questão do "Mecanismo de Consistência Psicológica", que me chamou bastante atenção do começo do livro. Os dois primeiros capítulos, aliás, são impecáveis.

Acho que teria sido legal se o Pedro Calabrez tivesse entrado no mérito de ressaltar a multidisciplinaridade englobada pela Neurociência, que apesar do que muitos pensam, conta com contribuições de profissionais provenientes das mais diversas áreas, como o próprio Calabrez que possui formação na área de comunicação.

Em geral, uma leitura proveitosa que trouxe discussões interessantes.

06/11/2020

O pensamento como produto da história do homem
Através dos capítulos os professores alternam-se para explicar seja pelo pensamento filosófico, seja pela ciência moderna da neurologia, as causas de sermos como somos. Por quê não conseguimos fazer dieta, procratinamos, nos apaixonamos e vários outros assuntos ligados por ambas as linhas de pensamento; desde os antigos gregos até Hawkins.
De modo generalizado ou individual, é uma leitura indispensável para quem que entender um pouquinho mais as atitudes alheias e as suas próprias.

Erivaldo.Rocha 12/08/2021

Grandes Lições
Escrito por Clóvis de Barros e Pedro Alvarez grandes nomes intelectuais do país é uma obra de indagações e reflexões baseadas na ciência e filosofia e traz ensinamentos dos grandes pensadores do mundo a respeito dos principais questionamentos da vida. Em forma de diálogo entre os dois autores falam da grande busca do ser humano pelo sentido da sua vida ou da sua existência. Apesar das grandes lições dos pensadores e cientistas, gostei principalmente porque expõe a necessidade de viver o hoje, de aproveitar a vida no presente, de tornar a vida feliz no instante que estamos aqui ainda vivendo. Recomendo também por abrir a mente a novas possibilidades de ver o mundo, nova maneira de conceber o que é o mundo.

Bea 29/08/2021

Muitas reflexões
Diálogo muito interessante e reflexivo, abordando assuntos que permeiam a existência humana. Leitura fácil e compreensiva a respeito de aspectos filosóficos abordados pelo professor Clóvis e neurológicos do ponto de vista do Professor Pedro Calabrez.

Naclara 04/06/2021

Em busca de nós mesmos
Que livro bom! De fácil entendimento e que ensina muito! Adorei essa leitura, e conheço que que alguns capítulos eu estava com um caderno e uma caneta fazendo resumos kkk

Ele nos convida a refletir sobre a vida e até além dela, falando sobre o cosmos, grandes pensadores, cientistas, sobre o cérebro, mitologia grega e afins com uma leveza e entendimento instigante! A forma como se apresenta como um diálogo entre eles dois e o leitor nos prende e não deixa enjoar sobre a leitura. Aprendi muito com ele e ainda vou aprender mais, deixa eu achar uma brecha pra reler ele só kkk

"Quando o real é espetacular, não tem passado nem futuro."

"Ame mais. Ame o mundo como ele é. Reconcilie-se com o real. Cito aqui uma frase do professor André Comtesponville, de inspiração assumidamente estoica, que é fantástica: "Lamente um pouco menos" - isso é passado - "espere um pouco menos" - isso é futuro - "e Ame um pouco mais" - isso é o instante presente, o que estamos vivendo agora. Se o passado não pedir passagem, se o futuro não se impuser, o presente estará bastando. Esse presente que basta é aquele que amamos, é o presente que é objeto do nosso amor, o maior dos nossos sentimentos, a principal das nossas emoções, a salvação para o medo da morte."

Giselaine 08/09/2020

O melhor livro que li no ano
Já fazia um tempo que ele estava na minha lista de leituras e realmente não me decepcionou em nada. Não é uma leitura tão fácil, mas é extremamente rica. O livro é separado em considerações intercaladas de ambos os autores. Eu recomendo demais a leitura.