Solitário Chabouté

Resenhas -

Jhones 06/09/2020

Nessa Graphic Novel, Chabouté nos conta a história de um homem que nasceu em um farol e vive sozinho desde que os pais morreram. Ele é conhecido pelo nome Solitário e nunca pisou em terra firme, se escondendo quando alguém se aproxima. Solitário usa sua imaginação para através dela tentar entender o mundo. Dois marinheiros trazem suprimentos regularmente por meio de um acordo feito pelo pai de Solitário antes de ele morrer. Ele vive nessa rotina, até que alguém decide tomar uma iniciativa que mudará sua vida.
A história é em sua maior parte contada com imagens, tendo poucos diálogos.
Através das imagens autor consegue nos dizer coisas sem utilizar as palavras.
Uma história simples, tocante e até cômica em alguns momentos. Vale muito a pena conhecer!
Christophe Chabouté é um quadrinista francês premiado, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos entre eles a HQ do clássico Moby Dick e Um pedaço de madeira e aço.

Ize 30/08/2020

Poucas palavras, muita sensibilidade
Me encanta como o autor conta uma história tão linda com poucas palavras.

Maria Isabella 18/08/2020

Chabouté nunca erra, após lê um pedaço de madeira e aço isso ficou bem explícito, mas após lê o solitário você fica com o sentimento abalado e essa HQ faz você querer lê muito mais !!!

@juliusverse 17/08/2020

"E o que ele faz lá dentro?".
Em "Solitário", vamos ver a solidão retratada por imagens e raríssimos diálogos. É incrível como autor consegue contar uma história densa e rica em camadas e subjetividade somente com seus desenhos. Tanto que o primeiro capítulo inteiro, que corresponde a mais ou menos vinte páginas da história, é somente o voo de uma gaivota. Até o colorido é dispensado sendo a narrativa em preto e branco. É poético e melancólico. É reflexivo e belo. É sutil e impactante.

O protagonista que vive confinado em um farol e não tem nome, só nos é apresentado após mais de 100 páginas de leitura e nisso a gente vai construindo uma imagem dele com as informações que vão sendo jogadas para nós. Quando ele surge vem para responder uma pergunta feita por um dos personagens que é, mais ou menos, "E o que ele faz lá dentro?". A resposta tem um link genial com a epígrafe do texto que é um verbete de dicionário com um significado da palavra "imaginação".

"Solitário" é um mergulho profunda em um tipo de solidão, mas que nos diz que ela não precisa ser para sempre e que às vezes precisamos sair da rotina e ampliar o nosso mundo.

Zhaiú 17/08/2020

O primeiro vôo
É sobre solidão. Mas também é sobre imaginação, resiliência, empatia e sobre coragem...a coragem necessária para alçar novos primeiros vôos.

joaoggur 16/08/2020

Um dos melhores quadrinhos que já li
Um dos melhores quadrinhos que já li, facil fácil! Já sou fã do Christopher Chabouté

Bruno Marcolino 12/08/2020

Solitário
"Não há nehuma razão para que você fique encarcerado também. Todo o vasto mundo é seu."

Simples e sensível.

Kale 11/08/2020

É na simplicidade que a arte mora, quadrinho simplesmente incrível, belo e emocionante, me apaixonei pela inocência do personagem e sem mais ou menos se tornou meu quadrinho favorito da vida toda...

Raphael.Campos 02/08/2020

Com uma sensibilidade incrível, Chabouté conseguiu me fazer chorar em um livro com poucas palavras.

Dani 30/07/2020

Magnífico
Que história sensível e tocante. Triste e ao mesmo tempo esperançosa. Mesmo em pouquíssimas palavras Chabouté consegue nos entregar toda a emoção que um tema sobre solidão é capaz. Que arte incrível.

- Todo o vasto mundo é seu!! E boa sorte! Vai precisar!!

Bruno 28/07/2020

Solitário
Não há nenhuma razão para que você fique encarcerado também!! Todo o vasto mundo é seu!! E boa sorte! Vai precisar!!

yomaeli 26/07/2020

"A bordo de um farol nunca se alcança nenhum porto"
Solitário é uma graphic novel, do francês Chabouté, e conta a história de um homem de mais ou menos 50 anos que vive recluso em um farol, sendo abastecido todas as semanas, durante anos, desde a morte de seu pai, que deixou todas suas economias a alguém que cumprisse a promessa de usar o dinheiro pra sempre levar comida e outras coisas até lá. O novo ajudante do barco passa a questionar seu chefe sobre a solidão, quem é a pessoa e quais são as motivações de quem vive solitário no farol.

Essa reclusão se deve ao fato do personagem ter nascido com algumas mal formações, o que era motivo de vergonha para os seus pais. Por nunca ter pisado em terra firme, o homem reconhece apenas os limites do farol e os transcende descobrindo e saboreando palavras aleatórias do dicionário, as quais ele significa de modo literal e imaginativo.

Um retrato triste sobre a solidão, a privação, mas que também nos preenche de esperança. Além disso, as ilustrações são lindas.

Wes 26/07/2020

INCRIVEL...

- Quando ele abandonou a unica que ele tinha, eu dei um grito. Mas depois fiquei aliviado pelo final.

Rafiza 17/07/2020

solitário
no começo pensei que seria uma história com alguma moral no final, alguma coisa clichê. mas se mostrou uma hq que combina muito bem arte com escrita, é muito sensível e é certamente algo que vou ler mais de uma vez. gostei muito muito mesmo

Dhiego Morais 12/07/2020

Motivos para ler
Após o sucesso de Moby Dick e de Um Pedaço de Madeira e Aço, era de se esperar que o lançamento neste ano de mais um belíssimo Chabouté pela editora Pipoca e Nanquim também resultasse em outro sucesso. Entretanto, talvez poucos estivessem preparados para a enormidade do fato: após um vazamento pela própria Amazon Brasil, a edição autografada de Solitário esgotou em poucas horas.
É assombroso como Chabouté passou de um nome praticamente desconhecido pelo grande público, no geral, até mesmo ignorado pelas editoras de quadrinhos, para um sucesso absoluto de vendas, dotado de imensa respeitabilidade e desejo, assim como ocorrem no exterior. Assombroso, mas maravilhoso! Obrigado pelos mimos, Chabouté!
Bem, são tantos elogios, então por que você deveria dar uma chance a Solitário, então? Vamos a alguns bons motivos!
1. A ARTE EM PRETO E BRANCO: CHARME À LÁ CHABOUTÉ
Para quem adora quadrinhos em preto e branco, Solitário segue o padrão já conhecido em Moby Dick e Um Pedaço de Madeira e Aço. O nanquim tinge o papel com toda a fluidez da tinta e resgata aos olhos de seus leitores desejosos um ar não apenas mais sério, mas também soturno, bem adequado à narrativa profunda e imersiva de Chabouté.
Quando comecei a ler quadrinhos, eu era o típico leitor que torcia o bico para obras que não eram coloridas. O preto e o branco no papel na maioria das vezes pareciam desinteressantes, pouco aventureiros. Foram obras impressionantes como as de Chabouté que mudaram completamente os meus gostos.
2. A ARTE DE ESCREVER POUCO E DIZER MUITO
Apesar de Moby Dick conter muito mais balões que as obras em geral de Chabouté – até por ser uma adaptação do romance homônimo –, Solitário segue nos moldes de Um Pedaço de Madeira e Aço: pouco texto que se traduz como muito.
Algumas pessoas podem ler este quadrinho em poucos minutos e ter para si uma experiência incompleta. Talvez até encarem como uma obra desinteressante. A verdade, porém, é que Solitário não precisa de um roteiro extenso para contar o que deseja contar. A arte de Chabouté casa tão bem com o roteiro conciso que quadro a quadro promove a reflexão no leitor. Ao fechar a obra, após a profusão de emoções, toca-se a alma e parte-se o coração. Diz-se muito com tão pouco.
3. A HISTÓRIA DE SOLITÁRIO
Solitário conta a história de um homem que vive recluso em um farol, no meio do mar, desde que se conhece por gente. Sem nunca ter saído de lá, muito menos ter sido visto pelos pescadores e navegantes da região, a história do homem sob o farol torna-se quase um mito. Só não é, de fato, pois semanalmente as caixas com provisões que lá são deixadas desaparecem, sempre que o responsável retorna lá.
O que acontece lá no farol? Como aquele homem vive sozinho, sem ter para onde ir, há tanto tempo?
Solitário é uma metáfora tocante sobre o que faz de nossa sociedade contemporânea tão só, mesmo que sufocada por tantas pessoas e por tanta tecnologia.

Mesmo que ler quadrinhos não seja a sua praia, arrisque ler Solitário. Certamente será uma das melhores experiências literárias deste ano.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/motivos-para-ler-solitario-de-chaboute/