Solitário

Solitário Chabouté

Resenhas -

Nathiê 20/08/2023

Hq curta e fofa
Solitário é sensível e fofo. Uma hq rapidinha, com traço bonito.

É emocionantinho, vale a leitura sim.

Letícia.Pelisson.Peres 13/08/2023

Uma leitura super gostosinha??
Li ele em, no máximo 1 hora, leitura super fluida. As ilustrações... IMPECÁVEIS!!!!
Eu senti muita dó do personagem, acho que uma continuação seria muito legal (não sei se já tem), mas mesmo assim não achei que ficou "faltando" algo. Além de conter umas críticas sociais que se encaixaram na história muito naturalmente.
Simplesmente leiam!!!!!??

Pequod.3 13/08/2023

A obra que vamos comentar hoje se chama Solitário, escrito e desenhado pelo francês, Christophe Chabouté.

Aqui nos acompanhamos a história de um homem, não sabemos o seu nome, as pessoas simplesmente o chamam de Solitário, mas, porque deste nome? Tem haver com o modo em que vive, ele desde que nasceu vive sozinho em um farol, na verdade, seu mundo se resume a ele, nascido e criado neste pequeno pedaço de terra, sem nunca ter ido para qualquer outro lugar no mundo e também não interagindo com ele.

Os pais o criaram no farol, mas, com o passar do tempo, acabaram falecendo, e nos últimos 15 anos nosso protagonista tem vivido sozinho, neste cenário o autor consegue trazer diversas interpretações acerca de como vivemos, com relação as nossas próprias ações, independentemente de como nos criaram, decisões tomadas aquém de nós mesmos podem ser modificadas, contando que haja uma toda de ação por sua parte.

Este trabalho é extremamente visual, Chabouté transmite através de sua arte diversas mensagens e emoções, sendo inclusive difícil traduzir em palavras o que Solitário proporciona ao leitor, sendo uma obra bastante sensível e que possui a capacidade de emocionar durante a leitura, recomendo demais.

@i_sant 27/07/2023

Sensível
A história é de uma sensibilidade enorme ao tratar da solidão. As partes de dicionário são bem aplicadas. Embora sem diálogo houve uma interação incrível, que motiva, trás um incômodo bom que te leva a sair da zona de conforto e conhecer o mundo. Onde há diálogo parece não haver entendimento. Engraçado como a comunicação verbal nem sempre diz tudo, trazendo erros de interpretação. A própria imensidão do mar traz um tom de solidão. História incrível.

Isaque 25/07/2023

Era isso?
Foi uma leitura muito rápida, que não causou impacto algum em mim. Infelizmente, um quadrinho pouco memorável.

Definitivamente esperava mais.

Kah 22/07/2023

Livro lindo, triste, de poucas palavras. Realmente super solitário. Para ler em uma pegada só e ficar com a mente barulhenta. Recomendo

Same 20/07/2023

Uma leitura super rápida e quando você começa é difícil parar.
Primeira obra que leio desse quadrinista e tô encantada, o desenho não é nem de longe o mais bonito que eu já vi mas consegue te transmitir tantoooo. Recomendadíssimo.
A única coisa que eu mudaria (mas isso é uma opinião totalmente pessoal) é q eu sou curiosa e fiquei querendo saber um pouco mais dos outros personagens, queria história dos pais e cisas assim.

Julia 19/07/2023

Uma leitura rápida pra fazer refletir sobre a solidão e consequentemente a vida em sociedade. Fiquei perplexa quando descobri o que eram os "BOOM", nunca teria imaginado o que significava um dicionário para alguém que não conhece quase nada do mundo.

Mariana 16/07/2023

Simples e cheio
Lindo quadrinho! História aparentemente simples, mas repleta de peso e sentimento! Fiquei querendo saber mais dos personagens!

Davi785 10/07/2023

Perfeito!
Sempre me recomendaram essa HQ, mas somente agora eu conseguir apreciar calmamente essa bela história, com poucas palavras, que retratada bem a solidão.

A obra conta sobre a solidão de um homem, que vive em um farol sem nenhum contato com a humanidade, vivendo apenas de suprimentos entregues por dois marinheiros.
O solitário homem tem o hábito de ler, e a cada dia ele descobre algo novo, na qual lhe desperta a curiosidade de conhecer o mundo fora do farol.

Uma história muito linda e cativante, que vai te prender do início ao fim. A HQ tem uma leitura muito rápida, traços simples e poucos diálogos, mas que consegue te transportar rapidamente pra dentro da história, através das lindas e dinâmicas ilustrações. E com um final excelente e um pouco surpreendente.

Se você está a procura de algo rápido de ler, mas ao mesmo tempo tocante, cativante e reflexivo.
Recomendo demais a leitura!!

"Não precisa de muitas palavras pra contar uma linda história"

onlyKaroline 10/07/2023

Tocante
Uma história simples, com traços comuns e poucos diálogos mas que consegue te transportar pra dentro dela com tanta facilidade quanto um calhamaço bem escrito faria. O título resume a obra mas não limita ela, o que foi muito importante pra me fazer gostar tanto dela; transmite uma tristeza e isolamento único mas também um tipo de gentileza que só vem delas. Os personagens são simples, nessas simplicidades a simpatia nasce antes que se perceba sua semente.
Recomendo bastante para quem está querendo algo rápido mas não passageiro, que encontre por um preço que valha a pena pagar. (Tem pouquíssimas páginas que passam extremamente rápido, por conta do estilo de ilustração e imagens de página inteira,e ainda sim é cobrado um valor absurdo, tomem cuidado!)

Wandrovski 09/07/2023

Extremo
Uma coisa assim de poucas palavras mas que fala tudo sabe assim aquele olhar matador que te mata pelo silêncio

Manuzinha 05/07/2023

Boom Boom
Li em 1 horinha
Achei bem interessante as imagens e a história como um todo , é o melhor livre sobre solidão que eu já li , pois não me deixou triste rsrs
É um livro que faz a gente pensar um pouco sobre o que é a solidão e o final foi lindo , eu amei
Não esperava que ele tomasse a decisão que tomou
Um dos personagens principais dessa história , com toda certeza , é o dicionário , eu amei ele , sério , ele teve uma participação importante nessa história e eu amei do início ao final
Deem uma chance e vocês vão amar

Marks.Laura 04/07/2023

Boom boom
Li em 1 horinha , bem rapidinho , muitas imagens , mas acima de tudo , muito reflexivo é interessante , pois mostra a história de um homem que vive em um farol sozinho desde sempre
O final foi lindo e emocionante , sinceramente, me surpreendeu , não achei que ele fosse tomar aquela decisão
Pra mim , nota 5 estrelas , devido a boa escrita , imagens lindas e uma história fluida , curta e reflexiva
Vale a pena ler