Solitário Chabouté

Resenhas -

Jess 08/04/2023

Solitário
História breve, porém tocante, me emocionou. Gera reflexões, para mim a principal é: o ser humano necessita de perspectiva em sua vida. Sem perspectiva não é possível viver, apenas sobreviver. Acredito que o farol simboliza um refúgio mental em nossas vidas, um lugar em que por muitas vezes procuramos para não ter que encarar a realidade cruel no que diz respeito à estar vivo. As vezes é muito mais fácil se esconder no farol e permanecer intocável pela realidade, mas isso é uma sub vida, não é viver de verdade.

Marcos774 07/04/2023

Maravilhoso!
Um quadrinho que me emocionou. Uma história com poucos diálogos, mas que te pega de uma tal maneira. A gente quer virar páginas após páginas para ver o que vai acontecer. Realmente fiquei com os olhos marejados no final. Lindo!

amgislaine 03/04/2023

Multiverso da caverna de Platão
Não tenho costume de ler HQ e esse foi o meu primeiro contato com o autor. Achei a história muito bonita e emocionante, nos faz refletir sobre a solidão, a nossa imaginação sobre o mundo mesmo em situações de repertório tão pequeno e sobre a coragem de arriscar e aumentar esse campo de experiência para além da zona de conforto. Achei o peixinho muito fofo também kkkk

BArbara 28/03/2023

Uma experiência diferente
Achei muito interessante como o livro retrata da solitude e como isso influência na nossa forma de ver o mundo, tanto mais tempo a gente fica sem contato com a sociedade, mais nós nus tornamos ingênuos.
Achei incrível que mesmo com poucas palavras o autor consegue envolver o leitor, e como a falta de palavras, torna o livro ainda mais silencioso( "silencioso" foi o termo que faz mais sentido na minha cabeça)e apresentar um teor melancólico e realista.

César 26/03/2023

Lindo e sensível
Ótima introdução às obras de Chabouté.
A medida que a história vai se desenvolvendo vamos montando o quebra-cabeça da história deste personagem e as coisas vão ficando mais claras, gostei bastante da narrativa e principalmente da sutileza em contar. Com certeza essa será apenas o primeiro livro de muitos deste autor que lerei.

Carolina1139 22/03/2023

Uma leitura incrível e muito impactante!

Perceber como funciona essa dinâmica de um desajustado não por falta de alguma habilidade intrínseca, mas um desajustado por falta de convivência me fez pensar como a inclusão nos grupos nos faz compreender significados.
Todos nós somos primariamente desajustados e só essa vivência ou inclusão que faz com que entendamos coisas simples como significado das coisas e até mesmo tenhamos capacidade de abstração, interpretação do que não é literal.

Andromeda3 18/03/2023

SOLIDÃO s.m. Estado de uma pessoa que vive só. Caráter de um lugar isolado, deserto.

Lindo, empolgante e emocionante, não me arrependo nem um pouco de ter lido.

Maria.Batagin 15/03/2023

Solitário
Que história que mexe com quem está lendo, de uma profundidade.
Existe várias maneiras de ser solitário e ninguém tem pq viver sozinho.

Jose 28/02/2023

Solitário é escrito e desenhado por Chabouté, um aclamado quadrinista francês, e foi lançado pela Pipoca & Nanquim, que é praticamente sua editora oficial aqui no Brasil. A tradução é do Pedro Bouça.

O enredo conta a história do Solitário, um homem que nasceu com deformações no rosto e para escondê-lo, seu pai, um faroleiro, se isolou com a mulher e o filho num farol. Mesmo após a morte dos pais, Solitário continuou lá, vivendo sozinho e recebendo suprimentos semanais de um marinheiro amigo do seu pai, mas sem ter contato com pessoas.

Chabouté tem uma sensibilidade ímpar para contar histórias. A narrativa desse homem é absurdamente limpa e envolvente. O álbum tem poucos diálogos, então o que mais move a história são os desenhos. Eles são lindos, são uma viagem pela imaginação e possuem uma carga emocional incrível, é impossível não se emocionar.

Uma dica: procurem não saber muito sobre a história. Solitário é uma experiência única, assim como outras obras do autor. Saber demais pode estragar essa experiência, mas se quiser procurar mais sobre o quadrinho, vá por sua própria conta e risco.

LuBroggi 26/02/2023

Tem algumas lágrimas nos meus olhos
É uma crível como o Chabouté te emociona com um quadrinho que tem meus dúzia de frases. A sequência de quadros te trazem a experiência do Solitário e você termina a história querendo saber se ele está bem depois de ter tomado a decisão que ele tomou, claro que você imagina um outro cenário antes do capítulo final.
Cada quadrinho do Chabouté é um encanto, e vale a pena cada centavo os quadrinhos dele.
Só amor por esse autor ??

sr. felix 24/02/2023

Chabouté provando que palavras têm poder.
"Quem não sabe é como quem não enxerga, meu filho" ? foi o que me disse uma senhorinha um dia desses no trabalho. Achei um ótimo aforismo e decidi guardar pra mim. Agora, ao terminar a leitura imparável de Solitário, vejo que são as palavras mais adequadas pra descrever o conceito desta obra magnífica.

Da história, o básico. Um homem com deformidades físicas vive sozinho num farol, tendo como companhia um peixinho, alguns objetos e um volumoso dicionário. É por intermédio do último que consegue ter aceso ao significado das palavras e com elas navegar pelo oceano do imaginário. Confinado em seu casulo de pedra, palavras são a única via de escape.

Contudo, também são elas que lhe apresentam sua condição. O pobre solitário ? como já se espera de quem não tem contato com o mundo exterior ? é ingênuo. Ele parece aceitar sua vida com inflexibilidade, age como se viver circulando em redor de uma rocha fosse o normal, até esbarrar com as palavras "solidão" e "monstro" no seu dicionário.

Ambas possuem significados que descrevem seu estado até então ininteligível e portanto indecifrável. Em face disso, uma vez esclarecido, foge-lhe a ingenuidade e só lhe resta o peso da verdade ? e, logo, o da tristeza. Não obstante, ao conhecer a verdade, o desejo de ser livre é germinado. E o farol não será mais o mesmo.

Quanto maior se torna o nosso repertório vocabular, mais extenso se torna o nosso mundo. A linguagem não é só uma ferramenta de comunicação, um mero mecanismo de funcionalidade imediata por meio da qual conseguimos suprir as nossas necessidades mais básicas. Pra isso, bastaria a pantomima.

O que nos distingue dos outros membros do reino animal é a fala. As palavras, que dão sentido as coisas ao nosso redor e são o instrumento da nossa faculdade primordial ? a imaginação ? não são subprodutos do processo evolutivo, mas sim a nossa grande conquista.

Portanto, como diria Brodsky, a literatura e a poesia, sendo as mais altas formas de locução, é o objetivo central da nossa espécie. Palavras têm poder. Elas bordam a tecitura da realidade enquanto colorem o sentido das nossas circunstâncias. Temos magia a nosso alcance, e Chabouté soube nos mostrar isso com genialidade em Solitário.

-Nyx 23/02/2023

- Legal! '
- Achei bem interessante, prende a atenção e é super rápido de ?ler?.
O final foi agradável (ainda bem), pois ando muito complexada com os finais dos livros ?
Enfim, é bom para passar o tempo? '

Jessica Leite 20/02/2023

Solitário
Que maravilha foi acompanhar esse quadrinho de Chabouté, com seu traço em preto e branco, muito cinematográfico, simples e profundo.
A história é preenchida por silêncios avassaladores, capazes de nos arrebatar de tristeza e ternura. A forma como o Solitário (personagem) tenta encontrar significado imaginando as palavras que encontra aleatoriamente num velho dicionário é emocionante.
A obra narra a história de um homem filho de um faroleiro e sua esposa, que viviam isolados em alto mar, e que jamais teve contato com o resto do mundo. Antes de morrer, o pai de Solitário entregou suas economias a um rabugento, mas fiel marinheiro que semanalmente deixa provisões no minúsculo píer do farol, sem jamais estabelecer contato. Isso muda quando o dono do barco contrata um calado ajudante que, nas poucas vezes que fala, começa a fazer perguntas que o comandante da embarcação considera inoportunas.

Dani 19/02/2023

Lindo
O livro é super rápido de ler, é emocionante como você sente a solidão e chora com a história. Muito bom!

Yokiotae 14/02/2023

Foi uma leitura bem rápida, a maioria da história são mais imagens, acho que por isso acabei em 30 min kkkkk. Não funcionou muito pra mim, mas é até que interessante, a história se resume a solidão, o personagem central tem uma história bem triste de vida tanto que achei que o desfecho da história seria trágico mas me enganei. Temos um objeto muito importante na história que é o dicionário o que foi interessante a forma como o autor escolheu se utilizar dele pra tecer a história.