Solitário Chabouté

Resenhas -

Caroline.Martins 27/07/2022

Solitário
MLI 2022 - Labirinto dos sonhos; Item pedras precisosas: Um livro com no mínimo duas palavras no título.

Peguei a indicação da Tami do resenhando sonhos e esse foi um quadrinho que me trouxe muitas sensações, terminei com lágrimas nos olhos. Eu amei o fato de não ter tantos diálogos pois só as imagens já trazem o peso da narrativa e por ser preto e branco isso se intensifica.
Eu amei a experiência com esse autor e quero ler mais quadrinhos dele.

Fla :) 03/07/2022

Solitário
Escolhi ler esse livro sem nenhuma expectatia, e fui totalmente surpreendida.
é uma leitura extremamente rápida por ser uma graphic novel, e muito emocionante. De inicio achei que ia ser demasiada chata, mas conforme a leitura, fui me apegando sempre e imaginando como é passar a vida inteira dentro de um farol. Uma obra totalmente necessária e cheia de sentimentos

Luisa 18/05/2022

Solitário
Nossa, me senti impactada. Acredito que esse livro toque de maneira diferente quem se sente solitário de vez em quando. Todas ações do personagem: pegar a comida, pescar, alimentar o peixe, ler o dicionário, imaginar, pegar a comida, pescar, alimentar o peixe, ler o dicionário, imaginar....me fez pensar na repetição da minha própria vida. Não foi uma sensação boa.

É muito triste como o protagonista se agara a pequenas coisas que fazem ele sentir um ínfemo contato com outras pessoas e locais. Mas é claro que so isso não é suficiente.

Roger.Dantas 12/05/2022

Melhor Chabouté, é isso não é pouca coisa
A história em si já é muito emocionante, não vou nem entrar no mérito, mas esse final é digno de se ler em pé, ele vai de um extremo ao outro com uma genialidade absurda, não esperava nunca esse fim, demorei um pouco a ler esse mas valeu dms a espera, melhor Chabouté.

Anny 01/05/2022

A melhor hq que eu já li
Esse quadrinho me emocionou de uma maneira indescritível, tiveram horas em que eu estava rindo e chorando ao mesmo tempo. O sabor agridoce da história, a mensagem por trás dele foram suficientes para me envolver de um jeito que nunca havia antes e apesar costumar não me apegar a hq's, essa ocupou um lugar especial no meu coração.

Djullie 08/04/2022

Os diferentes tipos de prisão. A liberdade existe?
Imagine viver a vida toda sem saber o que é o mundo, só ter conhecido seus pais e um dicionário como norteador? Um prisioneiro por julgarem o que é belo. Até que ponto suportamos o eu que nos colocaram desde nascença? Existe o individualismo, aquilo que sobra do que nos fizeram? Sim, o solitário resolveu parar de
ser prisioneiro do que lhe foi imposto e foi atrás do seu desejo de viver. E espero que tenha coragem como o peixinho, que não tenha se espantado com a imensidão do mar(do mundo). Existem várias prisões, somos todos solitários ao seu modo. Uns mais outros menos. Mãe nunca seremos verdadeiramente livres de fato.

mariorsano 05/03/2022

é preciso saber ler da maneira certa
Confesso que só fui absorver e entender a maioria dos simbolos e das mensagens depois que terminei de ler, pois li da maneira errada.
Esperava algo mais "real" e pé no chão, porém é uma grapic novel mais "abstrata", onde cada página por mais que tenha a imagem apenas de um farol, quer dizer algo e te passar algum sentimento.
É incrível como de certa forma o autor consegue te fazer sentir essa solidão do personagem através dos poucos diálogos e da sensação de querer "ouvir" mais e saber mais do mundo fora daquele farol.

Mikael_13 03/03/2022

Gostei bastante dessa graphic novel. Nela, acompanhamos o personagem principal numa jornada que passa pela solidão, o enfrentaremos dos medos e a coragem para desbravar o mundo.

thayna 01/03/2022

eu gostaria de fazer uma resenha daquelas bem bonitas para essa história, só que, enquanto eu não consigo, posso falar o que eu senti vendo e como são delicadas e tocantes todas as expressões que o personagem apresenta durante novas descobertas ou quando tá imaginando. fiquei me perguntando como vai ser quando ele realmente descobrir o mundo. uma série de histórias já me fez olhar a vida e o mundo de outra forma, essa vai ocupar um lugar bem especial na lista.

manu 24/02/2022

genial!! com pouquíssimas palavras consegue dizer tanto e deixar margem a tantas interpretações, ainda por cima conta com ilustrações perfeitas.

robert pattinson e willem dafoe vou contar um segredo pra vcs

@jaquepoesia 26/01/2022

Impactante!
Solitário de Christophe Chabouté (Moby Dick, Um Pedaço de Madeira e Aço)
Gráfica Novel - Editora #pipocaenanquim
380 páginas

Em um farol em uma pequena ilha vive um homem desde que nasceu. Este homem a quem vamos chamar de Solitário se mantém vivo graças as provisões que chegam de um marinheiro toda semana. Solitário não se comunica com ninguém, e se esconde quando suas provisões chegam. Mas quando um marinheiro novato passa a fazer parte da embarcação e decide tomar uma pequena atitude as coisas mudam.

É incrível como durante a leitura a gente se questiona tanto sobre a importância da comunicação e da vida em sociedade. E sobre como a leitura é um dos elos mais fortes que podemos ter com o mundo, mesmo que estando no farol de alguma ilha quase esquecida.

Chabouté é nada menos que um mestre ilustrador (as artes estão incríveis) e um excepcional contador de bestseller, então já anota essa dica!

Dani 24/01/2022

Sensacional
Impressionante como Chaboute consegue nos prender com esta HQ !
Não tem tanto texto , mas consegui sentir muito profundamente tudo que é expressado . Não consegui largar até terminar !
E o final ....meus amigos , que final !
É profundo , é intenso , é apaixonante .

Yvan 17/01/2022

HQ incrível
Uma HQ incrivelmente silenciosa e ao mesmo tempo conta uma história incrível.

Além do fantástico enredo, literalmente falando, ele dá margem para interpretação onde cada um traz para sua vida e, possivelmente, a ficha vai cair.

É sobre o que você faz com sua vida, zona de conforto, solidão / solitude e empatia.

E o final? Feito com maestria.

Conceicao.Sanchez 16/01/2022

A HQ é excelente em todos os aspectos. Não conhecia o trabalho do Chabouté. A arte dele é incrível. Uma trama marcadamente visual, mas que consegue propor uma instigante reflexão sobre humanidade, redenção e autoconhecimento. Chabouté, esse gênio de poucas palavras, nos brinda com uma obra sublime, encantadora.
Yvan 16/01/2022minha estante
Tb comecei hj, muito bom