Solitário

Solitário Chabouté

Resenhas -

Deh.Nicoletti 21/05/2021

Solitário
Este livro é em quadrinhos, os desenhos são em preto e branco. Conta a história de um homem que vive desde que nasceu em um farol, ninguém nunca o viu além de seus pais. No momento atual da história seus pais já morreram e ele continua vivendo nesse farol. Sua vida se mantém porque semanalmente ele recebe suprimentos de um barco que deixa as caixas no pé do farol. Que história linda! Tudo o que eu disser além disso vai ser spoiler, mas é muito gostoso de ler, é rápido e envolvente, vale a pena.

Bruuna.Gomes 16/05/2021

OBRA LINDA
Parabéns Chaboute! Obra incrível para reflexão, traço de tirar o fôlego. Ainda reflexiva

Giselle 09/05/2021

1a HQ
Estreia nos quadrinhos, presente lindo da minha amiga Julia Mendes, esta é uma história de uma sensibilidade absurda. Onde solidão e empatia coabitam. As imagens falam por si, poucos diálogos, reflexões profundas. Já quero reler!
Julia Mendes 10/05/2021minha estante
Giiiii!!! Vc já leu! Rsrsrs Que bom que vc gostou! ?

Rayssa 08/05/2021

?Solidão, o silêncio das estrelas, a ilusão? - Lenine
Se você folhear rapidamente o livro vai perceber que ele quase não tem diálogos. Mas a obra não é silenciosa. O traço do Chabouté evoca o canto das gaivotas, o barulho das ondas. O autor faz tudo na medida, com o poder da simplicidade, pra conseguir emocionar. Uma história sensível e singela com um personagem peculiar sobre um sentimento universal.
Finalizo pedindo licença à Drummond:
Vai Solitário, ser (muito mais que) gauche na vida!
Mundo, mundo, vasto mundo,
Mais vasto é o seu coração!

Silva 07/05/2021

Chabouté e seus desenhos incomparáveis
Apesar do pouco texto, é uma HQ incrível. Os desenhos de Chabouté são sensacionais. Dispensa comentários. E não há dúvidas que o provérbio antigo: Tem imagens que valem mais que mil palavras, não é mentira.

Greice 01/05/2021

Uma linda história sobre solidão e solidariedade
A arte de Chabouté é simplesmente incomparável. Os traços limpos, mas detalhados, a forma como ele representa movimento, como brinca com claro e escuro são de uma beleza ímpar. Esse é um quadrinho quase mudo, com pouquíssimos diálogos. Uma história bela e singela sobre solidão e solidariedade. Um homem que viveu sozinho a vida toda em um farol e um novo marinheiro que empatiza com ele. Ainda gostei mais de Um pedaço de madeira e aço do mesmo autor, mas Solitário mantém a qualidade que já conhecia.

Steph.Mostav 21/04/2021

"O que te deixaria feliz?"
Já sabia que este seria um quadrinho incrível logo nas primeiras páginas, com as imagens em sequência dando a ideia de movimento dos pássaros voando até alcançar o farol, que é o lar do nosso protagonista. Tudo é bem pensado: desde o início com símbolos de liberdade e imensidão (o céu, as aves) até a repetição claustrofóbica de cenas e cenários dentro do espaço limitado do farol. Até mesmo a ausência física do protagonista (porque a presença dele é aludida constantemente) mais parece representar o desejo dele de não ser visto nem pelo próprio leitor. Além disso, apesar de ser uma história construída sobre silêncios, são nos momentos de troca, de diálogo, que se estabelecem as mudanças na vida dos três personagens principais. Achei extremamente tocante como o protagonista usava da interpretação literal dos verbetes de um dicionário para imaginar o mundo além dos limites impostos pelo farol e pelo mar, assim como a curiosidade e preocupação do novato com relação à vida e aos desejos desse homem que nunca pôs os pés em terra firme. É uma linda história sobre enclausuramento e libertação, imaginação e realidade, solidão e coragem para enfrentar o mundo. Um dos quadrinhos mais lindos que já li na vida.

Pr.Thiago 16/04/2021

SOLITÁRIO
Novamente Chabouté tocou minha alma através de uma Graphic Novel. É de uma sutileza que me emocionou.
RECOMENDADÍSSIMO

lexsouza 23/03/2021

Só leia
O que falar desse quadrinista do velho continente? Geralmente eu indico e falo "me conta o que achou". Leiam esse poeta da narrativa visual.

lexsouza 23/03/2021

Só leia

Cássia 15/03/2021

Obra de arte
O que é viver numa prisão pra quem não sabe o que isso realmente significa?

Obrigada por isso, Chabouté ??

Igor.Banin 12/03/2021

Perfeito
Narrativa gráfica perfeita com final de arrepiar. História que faz refletir sobre a solidão em nós e no Outro.

Sidnei 07/03/2021

Sobre a solidão
Chabouté tem um dom, ele com seus desenhos demonstra tanta sensibilidade que suas HQs, sempre em preto e branco, com poucas falas dizem muito, dizem por demais.
Cada vez que o personagem jogava o dicionário em busca de uma palavra nova, a gente fica ansioso com a beleza da ideia, e a ferramenta mais potente do homem que é a imaginação. Eu gosto muito do Chabouté, acho que já tudo dele que tem no Brasil rsrs, e que bom que tive esa incrível experiência.

Cleber 06/03/2021

Palavras
Solitário, uma obra de sutileza e sensibilidade. Chabouté nos impreciona novamente, com a história de uma pessoa solitária que passa a vida descobrindo o mundo através das palavras de dicionário, sozinho em um farol, no meio do nada, até que surge outra alma que já foi também solitária e se solidariza com a solidão da criatura do farol.