Solitário

Solitário Chabouté

Resenhas -

maywin 01/03/2021

SOLITÁRIO s.f. que se passa ou que decorre na solidão, no isolamento.

Incrível como o autor passa tanto sentimento com só ilustração e pouquíssimo diálogo.

Ísis 26/02/2021

Impactante
Que lindeza essa leitura! Essa arte... tão expressiva. Adorei ver o dia a dia dos personagens, principalmente do protagonista. Me chamou muita atenção a forma dele ver o mundo. Um livro que me fez pensar sobre a coragem e o medo. Quem sabe os dois sentimentos possam mesmo coexistir, mesmo sendo tão ambíguos.

DAN LIMA 25/02/2021

Uma temática que transporta o leitor para várias dimensões, fazendo perder a noção da hora, do tempo...inacreditável!!!
O sentido da solidão em suas nuanças, a reflexão do ambiente em que se passa são profundas durante a leitura. É impossível não se sensibilizar.
A vida é uma Filosofia que nos oferece todos os dias a oportunidade de pensar, questionar e fazer acontecer.
Uma HQ de excelência, que mostra na sua essência a solidão e a empatia se comunicando. Parece um paradoxo, mas o significado é verossímil.
Final surpreendente e impactante.
Merece 10 estrelas. ;-)
Cheshire 25/02/2021minha estante
Eu quero muito ler. Mas tá muito caro ?

Ísis 26/02/2021minha estante
Verdade, viu! Eu li hoje, achei fantástica! *-*

DAN LIMA 27/02/2021minha estante
Sim, Ísis. Uma leitura marcante. ;-)

DAN LIMA 16/10/2021minha estante
Cheshire, compre na Black Friday. Geralmente, o preço baixa. Bjsssssss...:-)

Otávio Oliveira 24/02/2021

Um dos melhores do PN
Solitário é... um estudo. O Chabouté, aqui, dá uma aula de dinamismo. Apesar do ambiente confinado e da quantidade diminuta de personagens, a história é inacreditavelmente fluida, e, além disso, possui uma arte tão maravilhosa que muitas vezes eu me peguei impactado com acontecimentos simples e banais, isso porque, acima de tudo, é um exercício de empatia. Impossível terminar o quadrinho sem se sentir emocionado e sendo uma pessoa melhor.

Anny Karol 15/02/2021

Chabouté sabe como escrever (desenhar) uma história muito significativa com tão poucos diálogos. Desenho belíssimo e história fascinante!

olivaoliveira 30/01/2021

Meu corpo no aquário, minha mente no mar
O farol-aquário, labiríntico & circular, fecha o peixe num gotejo espiralar, que precipita sempre num mesmo lugar. BOOM - o ensejo pro olhar do peixe tocar o luar, atravessar a linha fria do horizonte, revelando galhos que, dançando sob a valsa soprada por centauros em instrumentos chaveados, clamam o peixinho de volta ao mar.

khaleesi daenerys 24/01/2021

Me deixou melancólica, um pouco triste e quase chorei no final.

Flora Airbender 16/01/2021

Poético e tocante
Uma história linda sobre solidão, empatia, imaginação e as aparências. Tudo isso retratado em belas ilustrações sem cores mas bem detalhistas. Também não há muitos diálogos, as imagens falam por si próprias.

My | @pagesandseasons 04/01/2021

Chabouté é um mestre
Essa foi minha terceira HQ do autor e estou totalmente tocada pela história.

Confesso que Um pedaço de madeira e aço ainda é minha preferida, mas essa é maravilhosa também.

anicca 31/12/2020

É interessante pensar no conceito de solidão sendo uma pessoa do século XXI, que dispõe de inúmeras tecnologias que facilitam a comunicação e que (segundo Bauman) minam a profundidade dos laços humanos.

Mas e quando se é isolado contra a própria vontade e apenas se pode contar com um dicionário para conhecer o mundo e suas possibilidades?

"Solitário" é uma obra excelente. A partir de metáforas (como as gaivotas a voar e o peixe enclausurado no aquário), ela nos faz mergulhar na vida de um homem curioso, esperto e sozinho. E também nos apresenta a dois velejadores e traz reflexões interessantes sobre agressão e silenciamento.

Os traços de Chabouté revestem a história com signficados tais que o "coração acaba ficando quentinho". Altamente recomendável!!

Jota 13/12/2020

Inesquqecível
A HQ conta a história de um homem disforme, que mora num farol construído numa ilhota, da qual o personagem nunca saiu. A rocha é seu navio de granito - uma embarcação imóvel, que não o leva a lugar algum. Após a morte dos pais, ele só consegue sobreviver no local porque seu pai pediu um favor a um amigo, comandante de um navio. Ele lhe entregou todo o dinheiro que tinha e recebeu a promessa que seu amigo levaria comida para seu filho na ilhota.

O comandante nunca tinha visto o protagonista, porém seu novo marujo se interessa pela história daquele personagem. Como ele é? Como ele vive sozinho? Certo dia, deixa uma cartinha durante a entrega da comida. Na carta, o marujo perguntava se o protagonista queria receber algo do mundo lá de fora da ilhota. É a partir da resposta do personagem que temos a evolução da história.

As ilustrações prendem o leitor, igual um filme mudo. Páginas e páginas sem diálogos, porque não é necessário, já que o desenho, por si, já diz tudo.
Impossível não pensar no contexto do personagem, não refletir sobre a história. Em um mundo cada vez mais individualista e egoísta, temos o hábito de enxergar apenas nossos problemas, e ignorar ou minimizar os problemas dos outros. Como teria sido a vida do protagonista se outra pessoa tivesse feito antes o que o marujo fez? E, trazendo isso para a vida real, quanto nós podemos transformar a vida de alguém que está passando por problemas, apenas dando um pouco da nossa atenção e do nosso tempo?

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq