Solitário

Solitário Chabouté

Resenhas -

éri 15/05/2023

Solitário.
Estou completamente devastada. A mensagem avassaladora que essa obra transmite em cada página, é extremamente única, profunda, real e tocante. Mesmo havendo poucos diálogos, não houve nenhum problema em questão ao entendimento da mensagem proposta. Estou ainda refletindo sobre cada detalhe dessa grande obra e digerindo o fato de que me identifico tanto com ela. Leiam! ????

Felipe902 14/05/2023

Maravilhoso!!!!
Nunca li algo tão perfeito quanto esse quadrinho. Ele não possui muitos diálogos, mas aa imagens são tão belas e tão impactantes que acabei chorando no final.
É simplesmente o melhor quadrinho que já li até agora.

Morgan 06/05/2023

É uma história dificil, é complicado ser recluso a tudo, mas sinceramente, não achei nada demais, é triste e tudo mais.
O ser humano foi feito para ser social, é triste quando uma pessoa se isola por algum fator, é triste ao mesmo tempo...
Mas ainda sim não achei isso tudo, mas vale ler.

Diana 04/05/2023

Uma opiniao n mt popular...
Eu gostei... mas tambem não achei nada de mais, as vezes o prolema é que eu fui com mt espectativa. só esperava mais.

Myllena.Silva 01/05/2023

Primeira vez que leio HQ e até gostei. Achei a história bacana e boa pra refletir como podemos e como escolhemos viver. Senti pena da personagem diversas vezes e achei interessante o modo de diversão utilizando um dicionário. Gostei do final da estória, mas eu queria saber o que de fato aconteceu.

MatthewsVianna 30/04/2023

Não consegui me conectar tanto a essa história nem aos personagens, no entanto é inegável a capacidade nata de Chaboute em transmitir mensagens sem necessitar de qualquer palavra.

savio.jacyntho 25/04/2023

Lindo, simples e rápido
Esse livro é perfeito pra deixar na mesa de centro (infelizmente ainda não tenho uma mesa de centro, nem uma sala ao menos) pra quando alguma visita chegar, apenas sentar e pegá-lo para dar uma olhada.

o quadrinho tem pouquíssimas falas, os desenhos expressam a história por si só... e a mensagem do livro é linda, dá um quentinho no coração.

eu li (mais vi do que li) aos poucos porque não queria terminar logo, mas se eu me dedicasse sem parar, não daria 30/40 minutos de leitura.

não vou falar da história porque ela é bem curta e simples, qualquer coisa dita estragaria a experiência de alguém que se interesse em comprá-lo ou pegá-lo emprestado comigo.

enfim... amei amei amei

yomariavitoria 25/04/2023

Reflexivo.
Me fez pensar muito realmente a respeito da solidão. Não apenas da solidão do livro, mas das diversas formas de solidão e aprisionamento.

Mama 23/04/2023

Uma reflexão sobre a solidão
O personagem principal desse livro vive só em um farol, no qual nasceu e de onde nunca saiu. O livro acompanha a rotina dele e de dois pescadores que deixam toda semana provisões para o solitário morador de farol. É interessante ver que a convivência social nos faz tanto bem e tanto mal. Gostei!

Yuri93 21/04/2023

Emocionante
É incrível como Chabouté tem uma capacidade absurda de emocionar com apenas alguns quadros sem, ou com pouquíssimo diálogo.

A leitura é angustiante, mas no bom sentido, o autor consegue passar com muita eficácia sua mensagem. Ao fim resta apenas perguntarmos a nós mesmos se estamos de fato livres.

Será também que não somos nós que mantemos quem mais amamos presos!?

Vania.Cristina 14/04/2023

O poder criativo
O livro começa assim: um desenho do mar e ao longe uma gaivota. Nos quadros seguintes essa ave se aproxima, se movimenta e se agiganta, e nos leva até a ponta da terra. Uma minúscula ilha lentamente vai surgindo diante dos nossos olhos. Nela vemos, também em partes, um alto farol. É dessa forma que Chabouté nos apresenta o cenário da história, que basicamente vai nascendo diante de nossos olhos, trazido pela imaginação do autor. Logo vemos um barco onde um marujo experiente conversa com um novato e explica que eles devem deixar mantimentos frequentemente na ilha, sem fazer perguntas nem olhar pra tras. Lá mora um homem que nunca saiu daquele lugar desde que nasceu.Tem deformações severas e por isso foi "protegido" do mundo pela família, vivendo totalmente isolado. "E o que faz o coitado desse homem o dia todo?" O que Chabouté vai nos mostrar é que o homem sobrevive através da imaginação. É uma história muito bonita que vale à pena do começo ao fim. Para muitos, é a obra prima do autor.

Bea Albuquerque 14/04/2023

Uma leitura bem rápida, pois tem mais imagens do que palavras em si. Mas me senti meio burra lendo, sei que se tratava da solidão do cara, mas o livro não deu pra mim não

laiscunhaf 10/04/2023

Reflexivo
SOLIDÃO s.f.
Estado de uma pessoa que vive só. Caráter de um lugar isolado, deserto.

A leitura desta HQ foi uma experiência interessante e reflexiva.

Solitário é uma figura ingênua, que através de um dicionário, passa os dias descobrindo o Mundo através da própria imaginação. É linda a percepção de que há outras formas de experienciar isso além de um livro.

O Ajudante tem um papel muito importante na história. A empatia é um sentimento poderoso.

Recomendo muitíssimo, leitura rapidinha e muito boa!

[2023]