Em busca de Watership Down

Em busca de Watership Down Richard Adams

Resenhas - Em Busca de Watership Down

Vicente.Borges 01/09/2020

?Seja astuto e cheio de ardis e teu povo jamais será destruído.?

Aninha 27/08/2020

Valeu muito a pena...
Esse livro foi um presente de uma amiga próxima, e, consequentemente, foi o que me fez me apaixonar por fantasia, esse livro é fantástico e muito importante, para alguns, apenas uma hestória de coelhos, para outros uma grande aventura fantástica e valiosa. Obviamente, a minha opção é a segunda, esse livro vale ouro.

Thainá Bonfim 22/08/2020

A historia é bem interessante, mas eu achei que é contada de forma bem lenta demorou bastante para que eu termina-se o livro

Thiago Araujo 20/07/2020

Um grande líder, uma grande história
Não é por acaso que Em Busca de Watership Down é um dos clássicos da fantasia inglesa. Uma narrativa envolvente, que te faz sentir na pele de um coelho vivendo grandes aventuras.

Personagens muito bem construídos, assim como grande desenvolvimento de amizades é uma das fórmulas mais interessantes para transformar um livro em um sucesso entre os leitores e Adams alcançou seu objetivo.

Conhecer a jornada de Avelã foi um aprendizado profundo sobre regras de ouro da liderança, ensinamentos que todos podem carregar para o resto da vida. Fonte preciosa para os mais jovens.

Busque seus sonhos com respeito e carinho com quem está ao seu lado e tudo será possível de ser alcançado.

Viver é uma aventura única!

Abrobra.q.le 24/06/2020

Tolkien só que com coelhos
Leitura gostosinha, aventura fluida em que cada detalhe serve para um propósito, personagens cativantes e até uma linguagem própria para os coelhos. Tudo nessa história é maravilhoso.

lipso01 26/05/2020

Que Aventura
Não é a toa que é uma das melhores fantasias do século XX
Livro incrível.
Bruna Varela 26/05/2020minha estante
Já quero!

Gabriel Rodrigues 26/05/2020minha estante
Gostou que bom, fico feliz :)

lipso01 26/05/2020minha estante
???

anonimoBR 19/05/2020

A animação que foi inspirada por essa obra é uma das minhas das favoritas, em igual patamar também se tornou um dos meus livros favoritos. Muito fluido e envolvente de se ler, envolvendo diversos temas como autoritarismo e alienação, possuindo um tom de conto de fadas bastante único e que enriquece a experiência.

Brena 21/04/2020

“Em Busca de Watership Down” é uma aventura de coelhos a procura de um lar. A obra surgiu de uma das histórias contadas por Richard Adams a suas filhas, que deram a ideia de o pai transformá-la num livro, para que mais crianças tivessem o prazer de conhecê-la.

Assim, Adams pesquisou sobre anatomia e hábitos dos coelhos e transformou essa história numa obra literária de fantasia, porém, com bastante verossimilhança, pois foram respeitados os limites dos animais: até mesmo a humanização dos coelhos é limitada, apenas o suficiente pra desenvolver a história. Os coelhos conversam somente entre si e com outros animais (com limites também), tem termos próprios, consideram qualquer inimigo (humanos, raposas, gaviões) como uma ameaça só, etc.

Antes de ser aceito e virar best-seller britânico, o livro foi recusado por sete editoras. Isso porque o consideravam uma obra complexa demais para crianças, principalmente devido a linguagem e descrições, assim como inadequada para os mais velhos, pois um adulto não levaria a sério uma história sobre coelhinhos. Dito isso, é importante ressaltar que a história tem partes muito violentas, sendo adequada para o público infanto-juvenil e adulto. A violência pode fazer parte de uma grande aventura para um jovem, enquanto para adultos trás várias reflexões e alegorias. Não foi a intenção do autor fazer analogias, mas apesar de ser uma história sobre coelhos, foi contada por um humano que, invariavelmente, imprime suas impressões do mundo nela.

Vamos falar um pouco da história em si: começa quando um coelho, o Quinto (uma espécie de profeta), diz a seu irmão, Avelã (coelho-chefe dos fugitivos), que eles correm um grande perigo no viveiro. Eles vão até o chefe da Owsla, uma espécie de polícia que comanda os viveiros, e revelam suas superstições. Porém, são desprezados. E é assim que formam um pequeno grupo que foge desse viveiro. Conscientes de que estão na parte mais vulnerável da cadeia alimentar, eles fazem uma viagem lenta e dolorosa, porque quase nenhum está acostumado a enfrentar terrenos abertos.

Na busca por Watership Down, eles encontram um viveiro que nos remete ao delírio coletivo dos humanos, e seguem até encontrar o local fixo para o viveiro deles. Então, eles percebem que não trouxeram fêmeas na viagem, e vão em busca delas. Assim, acontece uma batalha épica entre viveiros, que é o clímax da história.

Em Busca de Watership Down é uma jornada que nos oferece um ponto de vista diferente das obras protagonizadas por humanos e apresenta soluções diversas em que a vulnerabilidade é equilibrada com a expertise.

A foto usada na capa da postagem é da série da Netflix, uma opção para quem prefere as telinhas.

site: https://etsurvive.com/

Felipe 25/03/2020

Coelhos
Demorei bastante para ler esse livro. O autor escreve bem, mas não prende muito a atenção. Costumeiramente precisava voltar e reler o trecho. Foram as últimas 50-70 páginas que me deixaram realmente animado para ler. O livro conta a história de alguns coelhos que deixam seu viveiro original (suas tocas) em busca de uma "premonição" de um deles. Passam por inúmeras aventuras e quando você acha que tudo deu aquela acalmada é que se iniciam essas páginas que me animaram. De fato, eles vivenciam inúmeras aventuras. Se houvesse uma frase seria algo do tipo "siga seu sonho, mesmo que ele pareça incrível e que outras pessoas não o apoiem". Eu recomendo a leitura? Sim. É uma leitura imperdível? Não creio.

Rosana Miyata 07/03/2020

Maravilhoso!
Não é a toa que manteve o posto de melhor livro até à escrita de Harry Potter. Amei a história! Tinha assistido o seriado na Netflix primeiro e daí veio a curiosidade para ler o livro. Tem umas diferenças, mas é uma boa adaptação, a única coisa ruim mesmo foi que traduziram os nomes dos personagens no livro. Mas é muito bem escrito e realista nos ambientes e ações dos coelhos. Este livro entrou na minha lista de favoritos!

alinepilger 22/02/2020

História maravilhosa, foi demais acompanhar a jornada de Avelã e seus companheiros. O autor é muito detalhista, o que tornou alguns momentos da leitura um pouco cansativos, mas valeu a pena insistir e ir até o fim.

fyveer 10/02/2020

El-ahrairah, the Prince of Thousands Enemies.
? Meu coração se uniu aos Mil, pois meu amigo parou de correr hoje.

Richard Adams é um daqueles gênios incomuns que aparecem de uma outra para a outra na literatura, sem nenhuma pretensão de fazer sucesso quando publica um livro sobre coelhos de uma forma nada infantilizada; por isso, e também por alguns outros motivos, o considero uma das peças lapidadas dentro da literatura universal.

Dizem que as melhores histórias são a priori recusadas, seja por infortúnio do destino ou por agentes literários sem visão, mas quando Adams recebeu sua sétima negativa em publicação ficou muito mais claro que tudo o que lhe restava era perseverar com seu trabalho.

"É só uma história sobre coelhos inventada e contada no carro para minhas filhas."

Watership Down não tinha nenhuma malícia em se tornar um grande fenômeno, era apenas um livrinho em brochura feito para agradar um público específico: suas filhas.

Eu, particularmente, sou muito coração mole para esses tipos de livros, acabo procurando por um simbolismo ou outro da vida do autores em meio a narrativa, no caso de Adams creio que ele se transformou no bondoso Dr. Adams e uma de suas filhas na inteligente pequena Lucy.

Além disso, logo na introdução, Richard Adams explica que muitos dos personagens icônicos são baseados em algumas pessoas que passaram por sua vida, além disso, creio que é uma das melhores características que um autor novato pode implementar em suas obras: detalhes pessoais.

"O Topete foi baseado em outro oficial que conheci, um grande combatente, que dava o seu melhor quando alguém lhe dizia exatamente o tinha de fazer."

Quando se escreve ficção, geralmente fantasia, muitos autores encaram vários aspectos desse universo, a linguagem é um deles. Autores como J.K. Rowling e G.R.R. Martin trabalham com isso, vemos algumas variações da língua inglesa e novas palavras na Saga Harry Potter, assim como linguagens diversas nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Richard Adams fez o mesmo, sentiu necessidade de entreter as crianças por meio do Lapino, a linguagem dos coelhos, além disso tem a Linguagem Comum dos Campos, uma sequência de frases com pouca flexão utilizada por diverentes animais para se comunicar.

Minhas palavras favoritas em Lapino ao longo da história se tornaram Frith e fu-Inlé, além disso tem Hlao-roo, que é o nome de um dos coelhos em diminutivo. Vemos muito a linguagem dos coelhos nos contos acerca do Príncipe de Mil Inimigos (El-ahrairah), um herói para os coelhos e fonte de profunda admiração.

"O que Robin Hood é para os ingleses e John Henry é para os negros americanos, Elil-Hrair-Rah, ou El-ahrairah 'O Príncipe com Mil Inimigos' é para os coelhos."

A história se arrasta em alguns momentos, principalmente quando os personagens debatem sobre o que fazer naquele momento, mesmo que seja repleta de aventuras eu me senti cansada de ler em alguns pontos. No entanto, essa crítica de nada vale quando em comparação ao livro, eu apenas estava em um mal momento para lê-lo.

Acho que a forma mais justa de finalizar essa resenha é apresentando uma frase que definiu muito bem o comportamento dos protagonistas ao longo da narrativa.

"Os animais não se comportam como os humanos, ele disse. "Se têm de lutar, lutam. Se têm de matar, matam. Mas não ficam sentados botando a inteligência para funcionar para bolar modos de prejudicar a vida das outras criaturas e de machucá-las sem motivo nenhum. Eles têm dignidade e animalidade"

duda 04/02/2020

Dead rabbit
esse livro vai despertar seu lado coelho, e principalmente, a sua raposa

Coruja 26/12/2019

A primeira vez que ouvi falar nesse livro foi quando estive em Edimburgo, em 2014: visitando o Museu do Escritor, descobri um passeio guiado chamado Tour dos Amantes de Livros e o guia comentou de um dos pubs por onde passamos que ‘aqui foram pendurados os coelhos de Watership Down’. Em meio a tantos outros autores de interesse - J. K. Rowling, Conan Doyle, Walter Scott, Stevenson e por aí afora - deixei passar batido e só vim me lembrar da história conferindo a lista dos escolhidos na votação dos cem melhores livros de fantasia/ficção científica da NPR.

Coisa curiosa: a história gira em torno de um grupo de coelhos que sai de sua morada original em busca de uma terra mítica - Watership Down -, em razão dos sonhos proféticos de um dos jovens animais. Pelo caminho, eles encontram obstáculos e violência um tanto inesperadas para uma fábula com criaturas que, tradicionalmente, associamos com sentimentos de meiguice e delicadeza. Coelhos, segundo o imaginário popular, são “fofos”. Mas os coelhos de Richard Adams está ali como uma alegoria para a luta contra o fascismo e há bem pouca fofura ao longo de suas aventuras.

Pelo contrário, morte, devastação de recursos naturais, medo, poder e corrupção, liderança são temas que se entrelaçam com uma curiosa mitologia própria e uma complexa construção social. É uma história que nos faz refletir sobre o significado de lar, a importância de escolher bem nossos líderes, sobre liberdade e exploração; a capacidade de se adaptar e superar obstáculos. Em Busca de Watership Down é bem mais do que parece à primeira vista e não à toa perdura como um clássico que atravessa gerações.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html

Erick.Rennan 25/12/2019

Fascinante
Com muito pouco o autor conseguiu fazer muito. Uma fantasia incrível que explora a vida dos coelhos, que nunca me chamaram a atenção, mas nessa história tudo é muito interessante. É incrível ver como o autor conduz a história, como ele constrói os ambientes, os personagens, tudo tem uma lógica intrínseca e não desaponta em momento algum. Em alguns trechos ficou um pouco lento, porém no geral foi bem fluído, e tem mais ação do que esperava. O livro, além de lindo, é muito bom, e traz, não que seja realmente útil, muitas curiosidades a respeito dos hábitos dos coelhos de uma forma não didática, mas que passa bastante bem a mensagem, e a história tem todos os elementos necessários pra uma ótima fantasia, incluindo uma língua, com não muitas palavras e expressões, mas uma língua, o lapino, e algo que é muito importante em uma boa fantasia, a história por trás da história, a história que os coelhos contam uns para os outros, nesse quesito o livro é destaque também. Resumindo, é um excelente livro.