As fúrias invisíveis do coração

As fúrias invisíveis do coração John Boyne

Resenhas - As Fúrias Invisíveis Do Coração

Hebert Braz 08/01/2020

MELHORES DO ANO / 2020
(2º LUGAR) ?????

A jornada que foi esse livro, hein? A primeira leitura de 2020, tão marcante que está em segundo lugar nesse ranking.
Eu adoro romances e formação, e esse daqui está entre meus favoritos, definitivamente. Ainda hoje, um ano depois da minha leitura, pego-me pensando nesses personagens. Eles são simplesmente incríveis. E todas as questões abordadas nesse livro são TÃO RELACIONÁVEIS.
Simplesmente perfeito.

A história de um homossexual gay

As Fúrias Invisíveis do Coração foi um livro que me surpreendeu bastante.
Não sei exatamente a que pé estavam minhas expectativas a respeito desse livro, mas assim que comecei soube que essa seria uma boa história. E não deu outra, terminei o livro emocionado com toda a jornada que foi acompanhar a vida do Cyril do início ao fim. É incrível como a narrativa do John Boyne consegue prender o leitor de uma forma que a gente não quer largar o livro para nada, só ler essas 500 páginas de uma só vez.
A história em si é narrada em primeira pessoa pelo Cyril, na qual ele conta toda sua trajetória de vida, desde antes de seu nascimento até seus últimos dias. O tema mais evidente da trama é a homossexualidade e os percalços que ele teve de enfrentar por conta disso ao longo da vida, além de muitas reflexões acerca de qual o significado de família, amizade, amor e outras coisas.
É o tipo de livro que você tá rindo em uma página e chorando na outra.
Não sei nem mais o que dizer aqui, mas deixo essa forte recomendação para quem curte um romance de formação com protagonistas LGBTs.

Lucas.Romano 15/02/2024

Que livro arrebatador! Com certeza foi uma inspiração para a peça ?The Inheritance? acompanhar a trajetória de um homem gay por todos esses anos foi incrivel, pesado, doloroso, arrebatador. O autor faz isso brilhantemente bem. Me envolvi de uma maneira surreal, me identifiquei em alguns pontos e aconselho todos a lerem essa historia. Todos merecem um final feliz. Livro lindo!

Richardy 17/07/2020

JOHN BOYNE E SUA MANEIRA MAGNÍFICA DE ESCREVER
Incrível, triste, verdadeiro e real. Você acompanha um personagem desde antes do nascimento até a velhice de uma forma mágica que só o JB sabe escrever. Tratará de amor não correspondido, infância perturbadora, tristeza, início da ascensão da aids nos USA.

Carol.Caetano 18/07/2020

Livro incrível sobre intolerância, perdão, amor e que mostra que no final das contas só precisamos estar em paz e felizes com nossas escolhas. Fiquei completamente apaixonada. Leitura fácil apesar da quantidade de páginas. Com certeza irei reler!

Thais 15/03/2021

Lindo
A história é linda e emocionante! Muito bem escrito, prende o leitor da primeira até a última palavra.
Só achei um pouco enrolado.

Vini 12/04/2021

A vida de Cyril Avery
Esse livro vai contar, literalmente, a história inteira de Cyril Avery, o qual não um Avery de verdade, mas não se preocupe, você vai entender. A história se passa, principalmente, na Irlanda (Dublin) no começo da década de 1940/50, e aborda assuntos bem persistente, como a homossexualidade e aids, os quais, para época, eram (e são até hoje) assuntos dos quais haviam/há bastante preconceito.

Cyril foi adotado logo quando bebê pela família Avery. Sua mãe biológica o teve em condições que a levar a fazer o que fez, entregar o bebê a uma freira encarregada da adoção.

Ao longo da vida de Cyril, vemos as relações que ele começa a criar junto aos pais, cujos não foram o exemplo e presente, e seu melhor amigo, Julian. Esse que, ao primeiro instante que se conheceram, desenvolveu-se em Cyril uma admiração e desejo (amoroso)em tê-lo ao seu lado.

Cyril, desde do momento que conheceu Julian, começou a duvidar de sua sexualidade e ao longo de sua vida (até a início da vida adulta) tentou aceitar seus impulsos e o seu Eu.

A passagem que o livro cita, do qual leva o nome do livro, trata-se de uma frase de Hannah Arendt, a qual diz que as fúrias invisíveis do coração (nome do livro) são manifestadas no rosto ao longo da vida, ou seja, mesmo que tentamos esconder os acontecimentos passados o rosto há de mostrar o que passamos e carregamos conosco, sendo eles sofrimentos (que há de muito) ou alegria/amor.

Joao.Marley 10/06/2021

Cru e cruel.
Bem realista como tudo que John Boyne escreve. Cyril é um personagem cheio de complexidade. Amei cada página. Obra prima.

Italo Marques 08/09/2021

Emocionante
Fiquei o dia todo refletindo sobre o livro e como ele me tocou. Ceryl não é um personagem perfeito, acompanhamos ele ao longo da vida e vemos os sofrimentos que ele passou por ser gay nos anos 60 e pelos erros que ele comete pelo seu medo do preconceito de um país extremamente homofóbico e controlado pelo clero. Por mais que ceryl tenha atitudes que nos deixe incomodados conseguimos compreender através das dificuldades e problemas que ele passou. Me emocionei muito, como um jovem bissexualde 16 anos, chorei a cada página por saber que conseguimos direitos e ocupamos lugares de poder a cada dia, e chorei ainda mais por perceber que em pleno século 21 continuamos enfrentando, muitas vezes, os mesmos problemas de anos atrás.

Vicky 16/06/2023

O que era ser gay e o estima da AIDS no século XX
O livro me marcou muito. É chocante, profundo, sincero, real. John Boyne escreve com maestria sobre o nascimento, vida e velhice de Cyrill Avery, que nasceu no pós guerra em um país tradicional, fechado, católico e sem uma família que o apoiasse (ou sequer notasse que ele existia). Como romance de formação, o foco principal é a vida do personagem Cyrill, mas conhecemos também as pessoas com quem convive, e assim formando um panorama de como a sociedade se comportava à época (e, infelizmente, hoje também).

Neidinhap 11/03/2022

Sentimento de tristeza
Romance de formação da vida de Cyril Avery, um rapaz homossexual que nasceu em um país homofóbico e preconceituoso..
Gostei muito, mas O menino do pijama listrado continua sendo meu preferido..

Caroline.Mestanza 14/07/2022

Demorou pra deslanchar, mas depois valeu muito à pena
Livro sensível que conta sobre a vida de um menino que é adotado por uma família não muito ?tradicional? e que no meio de pais que não ligam muito pra ele se descobre homosexual, em uma época em que ser homosexual era considerado crime!

Pedro Aires 20/08/2022

Gostei da leitura, mas o livro tem alguns problemas que me incomodaram. São muitos momentos convenientes que precisei me esforçar para achar crível, o livro poderia ter menos páginas e tiraria algumas personagens e, sinceramente, achei que o autor não soube a hora de terminar. Mas falando do protagonista, ele é muito interessante e foi difícil não me solidarizar com seu sofrimento.

Tales 17/09/2022

"Espirituoso e extremamente triste"
Incertezas de sua origem, sexualidade em uma sociedade intolerante. Perpassa a história da Irlanda de 1940, ao século 21.
Emocionante, trágico, e um pequeno(muito pequeno) pacote de felicidade.

Denise.Salla 25/11/2022

É bem difícil escrever sobre o sofrimento das pessoas, principalmente quando se trata de opressão por causa das opiniões impostas pela sociedade. Fico bem triste pensando o quanto ainda o preconceito destrói o ser humano.
Cyril teve uma vida sofrida por tentar esconder seu eu verdadeiro, ou seja, por ser homossexual.
Desde seu nascimento já marcado por tragédias, Cyril buscou seu lugar na vida, mesmo passando por várias situações difíceis que poderiam tê-lo feito desistir.
Angustiante, sofrido, triste, mas nos mostra que mesmo diante das dificuldades, é possível sim seguir em frente. Muitas vezes difícil, mas quase nunca impossível.

Ponci 20/03/2019

INCRÍVEL!
John Boyne transita facilmente entre o cômico e o trágico e nos apresenta a história de um homem que foi privado de ser feliz. Uma leitura necessária que jamais sairá da cabeça do leitor. Obrigado por isso, John Boyne.
ROBERTO468 20/03/2019minha estante
Fiquei sabendo que é otimo. To bem curioso

Ponci 20/03/2019minha estante
É sensacional. Um dos melhores que já li.