Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Matheus 18/03/2023

Vai Carlos, ser gauche na vida!
Alguns dos poemas mais emblemáticos de Drummond estão reunidos nessa coletânea de estreia.

Sou apaixonado pelas obras do velhinho e estava devendo a leitura do seu livro de estreia. E ele já chegou com o pé na porta!

Quem passou pela escola sem conhecer "No meio do caminho tinha uma pedra" ou o "Poema de sete faces"?

Esse livro é um marco da nossa história literária. Leitura obrigatória

laurafinottiiii 17/03/2023

Livro 1 fuvest
Li esse livro de poemas por conta da lista de leitura dos livros obrigatórios da fuvest desse ano. Já conhecia alguns poemas mas conheci muitos outros nessa leitura e todos eles são muito bons, foi uma leitura agradável

calebefernands 08/03/2023

Normal
Em janeiro eu devorei esse livro praticamente em um dia, o que me arrependo pq não era p ser lido assim. Tem umas três poesias que eu realmente gostei, o resto achei bem comum.

Deborah.Genovese 01/03/2023

Surpresa, apenas
Nunca tinha lido nenhuma poesia dele, mas conhecia por aprender nos meus estudos. Me surpreendi muito! Esse homem é um verdadeiro poeta, merecedor de todo o reconhecimento que tem.

Num momento uma poesia sobre seios, e logo no outro, um sobre o amor de várias vidas. Mas todos muito bonitos, todos muito simples e bonitos.

Bruna1325 28/02/2023

Poesia
Primeiro livro de poesias que eu leio, gostei bastante. Com ele deu vontade de tentar escrever poesias, quem sabe eu começo ?

clara950 28/02/2023

Os poemas são bons, a escrita também só acho que não faz o estilo de poemas que eu costumo ler, e que me agrada

dudalfreire14 26/02/2023

Incrível
Visão crítica, crua, poética, lírica, e sonhadora do mundo, e de coisas tão simples que nem notamos.
?Porém meus olhos não perguntam nada.?

?Eu também já fui brasileiro
moreno como vocês.
Ponteei viola, guiei forde
e aprendi na mesa dos bares
que o nacionalismo é uma virtude?

?Meus olhos brasileiros sonham exotismos.?

?O padre que fala do inferno
sem nunca ter ido lá.?

?Entrou a tomar porres
violentos, diários
E a desleixar os versos.
Se já não tinha discípulos.
Se só os outros poetas eram imitados?

?Os romeiros pedem com os olhos,
pedem com a boca, pedem com as mãos.
Jesus já cansado de tanto pedido
dorme sonhando com outra humanidade.?

dudoca 26/02/2023

Uau.
Ainda não tinha tido tanto contato com o drummond, mas eu fui, e valeu a pena, precisava ler mais poesias e acho que iniciei da maneira correta, eu adorei a leitura, não foi impactaaaante não, mas é uma leitura gostosa bem construída

Gabrielly 24/02/2023

Definitivamente não gosto de poesia
Eu não entendo, é muito abstrato, não sinto nada por não entender, é estranho demais, não fui feita pra isso.

Anna2426 24/02/2023

Estou começando a ler poemas e me apaixonei por este livro. A princípio não queria ler de jeito nenhum pelo que falavam dele (muitas pessoas reclamaram que só leram por obrigação e afins) mas é incrível.

Luísa Anjos 19/02/2023

Eu fiquei completamente abismada com essa leitura.

Primeiro, por já conhecer praticamente todos os poemas: o cara é referenciado em tudo, desde livros didáticos até dedicatórias em artigos e teses. Posso me lembrar facilmente de todos os meus professores de Literatura recitando poesias completas dele.

Segundo, porque os poemas aqui são realmente estrondosos, a linguagem é de fato moderna e acessível e assusta ver como ele transmite tanta coisa com poucas palavras.

Terceiro, porque esse simplesmente é o primeiro livro do Carlos Drummond de Andrade e ele fez história com esses poemas. Me arrependi de ter demorado tanto tempo pra ler esse autor e agora quero ler um título atrás do outro.

Meu conselho é: não deixem Carlos Drummond de Andrade pra depois. Ele é pro agora e pra sempre.

biih.76 10/02/2023

No meio do caminho tinha uma pedra ?
Com "Alguma Poesia" iniciei as minhas leituras das obras obrigatórias da Fuvest. E por mais que eu tenha lido esse livro por obrigação, ainda assim a leitura foi prazeirosa.

Um livro da época do Modernismo no Brasil, quando os escritores e artistas da época quiseram uma mudança, um novo estilo, uma quebra com o conservadorismo clássico puramente europeu e uma arte de raízes brasileiras, que tivesse mais liberdade e mostrasse um pouco mais de quem nós somos sem as lentes de outras pessoas, apenas a nossa própria expressão de nós mesmos.

Esse livro reúne 49 poemas de diversos eixos temáticos que involvem amor, infância, vida na área rural, sociedade, entre outros. Carlos Drummond é ainda um dos maiores escritores da literatura brasileira e com este livro, que foi a sua primeira obra a ser publicada, ele mostrou que sim tinha muito potencial e que sua carreira teria muita importância para o nosso país. ?

arabellarctic 24/01/2023

não achei um livro lá TÃO impactante mas ele tem certas características q valem a pena serem exaltadas. sempre gostei muito do modernismo, provavelmente é por isso que achei os poemas fáceis e gostosos de se ler. quanto a interpretação, confesso que pequei muito nisso, tiveram muitos poemas que não consegui entender o que o autor queria passar, mas pretendo analisar todos eles pra compreender melhor a visão de escrita do drummond, ainda mais que li o livro por ser uma obra obrigatório da fuvest :)

cama 23/01/2023

É divertido e fácil de ler, alguns poemas têm interpretações interessantes mas em geral não achei interessante nem impactante e não me identifiquei.

Julinha 22/01/2023

Verso cambalhota
Muitos desses poemas eu já conhecia. Busquei análises de muitos deles, mas apenas com a minha leitura cheguei a uma conclusão: Drummond era genial. Na primeira leitura você não enxerga muita coisa, mas depois que relê, discute e pesquisa você se encontra com a genialidade do poeta. Muitas coisas estão ?escondidas? como as rimas que dão ritmo e pesquisar comentários na internet me ajudou bastante. Achei incrível.