Mestre Giles d

Mestre Giles d'Aldeia J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Vida em Série 05/09/2016

De pai para filho
Em Mestre Gil of Ham, a história flui como um conto de pai para filho, seu filho mais velho disse que foi assim que a escutou pela primeira vez. A narrativa tem uma tendência parecida com a do Hobbit, apesar de ser bem mais próxima às fábulas. Nesta história, Tolkien conta um pouco sobre Mestre Gil, seu cachorro covarde e um dragão. Ela se passa em um pequeno reino, sem muitas descrições e detalhamento.

Um gigante não muito inteligente invade a fazenda do Mestre Gil, por sorte – ou pela própria burrice do gigante – Mestre Gil consegue acertar-lhe o nariz e o mesmo foge. Esse “feito” , aos poucos, fica conhecido em todo reino. E até mesmo o Rei lhe envia presente. A história do heroísmo de Mestre Gil fica conhecida até pelo dragão e eis que boa parte do conto se segue.

site: http://vidaemserie.com/2016/08/31/resenha-literaria-mestre-gil-of-ham/

Bruno 31/08/2016

Fascinante!
Como um grande fã de Tolkien, não esperava menos do que encontra-se nesse livro. Apesar da narrativa mais juvenil e bem menos complexa do que a encontrada em livros como O Silmarillion e Contos Inacabados, o livro empolga e traz ao leitor as aventuras de Gil, o humilde fazendeiro com aspiração a cavaleiro. O livro não é situado no mesmo universo da Terra-Média, porém não deixa de ser mágico e cativante. Leitura muito mais que recomendada.

Lucas 29/08/2016

Inesquecível!
Tolkien sempre surpreende com seus escritos. Quem já está acostumado com o tom de O Senhor dos Anéis ou qualquer outra obra sobre a Terra Média, vai perceber em O Mestre Gil de Ham que, embora seja uma estória que se passa claramente numa Idade Média mais fantasiosa, um "rumor" de Terra Média se fará presente, mesmo que sutilmente.
Embora bem humorado - e detentor de uma pegada infantil - propõe ao leitor uma visita ao imaginário popular Europeu (no caso, Britânico) e ensina a valiosa lição de que, mesmo os pobres e incultos - como Gil - pode ser capaz de realizar grandes feitos.
O dragão nos lembra muito o temido Smaug, uma das características de O Hobbit. Tolkien sai da Terra Média, mas a mesma não sai dele.

site: https://miscelaneapontual.blogspot.com.br/

Daniel Pedrosa 18/07/2016

Simples e eficiente
Uma história curta que passa a mensagem.
Gil é um herói improvável que de forma divertida enfrenta gigantes e dragões para salvar sua terra. Incentivado por seu fiel escudeiro de quarto patas ele muda sua vida e a vida de todos a seu redor !

Francarlos.Nascimento 12/07/2016

Me surpreendeu
Peguei esse livro para ler e fiquei com receio, pois nunca tinha lido nada de Tolkien que não fizesse parte de seu Legendarium. Mas para minha surpresa o livro me agradou bastante, é divertido e com uma história simples, porém, que te prende facilmente à ela. A história é curta e infantil, mas todos aqueles que amam Tolkien e principalmente 'O Hobbit' vão adorar o livro, e ainda tem uma mesma versão dessa história que foi contada por Tolkien para seus filhos antes de escreve-la no papel(ela está no próprio livro), é uma ótima aquisição, recomendo a todos a leitura.

DouglasNickson 29/06/2016

Simplesmente divertido e genial!
O que falar de J.R.R. Tolkien? É dificil encontrar palavras pra descrever esse grande escritor e suas magnificas obras, é simplesmente incrivel que historias que ele escreveu para seus filhos possam ser tão genial e nos encantar tanto, a sensação ao ler a obra de tokien e que você está a noite, deitado em sua cama, enrolando em seu cobertor ouvindo o tokien conta-las para você, é simplesmente uma sensação incrível e que apenas aquelas pessoas que já leram as obras de tokien conhecem.

O livro conta a historia do Mestre Gil, fazendeiro nada heroico, que deseja apenas viver uma vida calma e tranquila, mas que se ver puxado pra uma divertidíssima aventura na companhia do Cachorro falante Garm da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (Morde-Caudas).

Nessa aventura incrível o Mestre Gil, enfrenta gigantes, dragões e reis, e mesmo sem possuir nenhum heroísmo, ou habilidades de combate, consegue obter êxito em suas batalhas, utilizando sua malandragem e porque não, da sorte.

O Mestre Gil de Ham é um livro extremamente divertido e agradável de ler, não tem como não rir do cachorro falante Garm, e absurdamente engraçado ele falando Socorro! Socorro!. Mesmo curtinho, a historia e ótima, com grandes personagens e super divertido, uma leitura que pode ser feita tranquilamente em um dia e pode ter certeza que ao terminar, você estará com um baita sorriso no rosto.

Hora da Leitura 23/05/2016

Resenha: Mestre Gil de Ham
Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.

Olá pessoal, tudo bem? Hoje nós viemos falar sobre um livro do mestre J. R. R. Tolkien. Eu sou completamente apaixonada pelos seus livros mais famosos: O Hobbit e O Senhor dos Anéis, então quando encontrei este livro na promoção no Submarino, não pensei duas vezes e resolvi investir. Eis aqui minha opinião sobre ele.

Se você está esperando uma quest longa, um clima pesado de guerra e eventos mais “sombrios” como nos seus outros livros, você não vai encontrar neste aqui, Tolkien nos apresenta uma trama muito mais leve e “clara” no qual um fazendeiro, que não possui qualquer instinto de aventura e coragem, mas que alguns eventos do destino o fizeram enfrentar um dragão, domesticá-lo e conquistar toda a sua fortuna. A história se desenvolve de forma bem rápida, são apenas 102 páginas no total, que passam facilmente por poucas horas.

Como toda estória incrível que esse autor já desenvolveu, esta também nasceu ao entreter seus filhos, e é exatamente essa sensação que você sente ao ler o livro, que você está deitado no cama, pronto pra dormir, com o edredom tapando até o queixo e pedindo ao seu pai que conte uma estória pra você.

site: https://horadaleituraa.wordpress.com/2016/04/19/resenha-mestre-gil-de-ham/

Emerson 19/04/2016

Divertidíssimo
Esse é um daqueles livros divertidíssimos que a gente lê com um sorriso no rosto e rende boas gargalhadas.
Tolkien não decepciona.
Fica a recomendação!
Ps: Garm, o cachorro que fala é muito engraçado. Socorro-socorro. huahuaha

nydia.milhomem 08/03/2016

Simples e muito bom
Eu gostei muito desse livro. Leitura rápida e fantasia sem encheção de linguiça e muitas invenções. Para ler mais a minha opinião, acesso o meu blog.

site: http://mundodanyka.blogspot.com.br/2016/02/livro-mestre-gil-de-ham.html

YhasCipri 14/02/2016

Mestre Gil, O Astuto
Tolkien mais uma vez me surpreende com uma leitura fácil, rápida e que prende cada vez mais o leitor. Indico inclusive para crianças.

ricardomalias 01/02/2016

A construção de Tolkien
Depois de ler as obras clássicas de Tolkien (Senhor dos Anéis, Hobbit e Silmarillion) da para ver claramente que Mestre Gil de Ham é um rascunho para que ele chegasse no Hobbit, muitos trechos da história se repetem, muito claramente o dragão, mas há vários outros. Muito legal ver essa evolução do autor.

Adriana 31/01/2016

Desafio literário 2016
Procurando livros para encaixar nos desafios literários , vi a resenha da Claudia Beulk e me interessei por essa obra, em seus comentários, ela fala que a história era infantil, como estava também procurando um livro para o meu filho de aventura, resolvi adquiri-lo. A história é curtinha, na época Tolkien escreveu para os filhos pequenos para entretê-los e a editora solicitou que fizesse algumas modificações para que fosse possível publicá-lo para que o público adulto também se interessasse. A história não passa na Terra Média, mas tem todo tipo de personagens e animais da literatura fantástica. Gostei muito.

dani 30/01/2016

Mestre Gil de Ham.
Mais uma obra de J.R.R. Tolkien, que como "O Hobbit" e "Roverandom", foi escrita na intenção de divertir seus filhos. Esta versão final nos encanta com seu enredo divertido e cheio de imaginação.
A historia se passa em um povoado chamado Ham, e nosso herói nesta historia é o Mestre Gil, que não é nenhum guerreiro ou cavaleiro, e sim um fazendeiro, que junto de seu cachorro, sua égua cinzenta e também de sua espada se tornam donos de uma enorme fortuna, e também o adorado rei de Ham.

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 10/01/2016

Voltando a ser criança
Publicado pela primeira vez em 1949, "Mestre Gil de Ham" foi inicialmente uma história escrita por Tolkien para entreter seus filhos, bem como "O Hobbit" e "Roverandom". Diferente da história dO Hobbit que teve sua versão final mais detalhada, "Mestre Gil de Ham" teve poucas modificações do seu manuscrito original (publicado também nesta edição brasileira após a versão final). Trata-se de uma história genuinamente infantil, com pitadas de humor e muita aventura.
O enredo inicia-se apresentando Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, um fazendeiro residente na aldeia de Ham, Grã-bretanha, cujo nome vulgar e mais chamado por todos é Mestre Gil de Ham. A história desenvolve-se em um passado muito antigo, onde Mestre Gil vive pacatamente com sua mulher, seu cachorro Garm e sua égua cinzenta, até um dia em que um gigante aparece em suas terras, matando sua vaca preferida, alguns carneiros, e destruindo tudo ao redor. Na verdade, o gigante estava apenas perdido tentando encontrar o caminho de casa, mas Mestre Gil, preocupado com sua propriedade toma-se de coragem e consegue afugentar o enorme gigante, dando início à sua reputação que chega aos ouvidos do rei, que manda uma espada (Caudimordax) de presente ao Mestre Gil. Caudimordax, ou Morde-Cauda (na língua vulgar) é uma espada que pertenceu a um famoso matador de dragões em um passado onde haviam muitos dragões no reino, e que torna-se útil novamente quando Chrysophylax, um rico e terrível dragão aparece próximo ao reino, causando morte e destruição. Mestre Gil é enviado com Caudimordax, uma armadura precária, sua égua cinzenta e seu cachorro junto aos cavaleiros do rei a fim de derrotar Chrysophylax.
Um dos maiores destaques, é o cachorro Garm, pois além de ser o personagem chave para os acontecimentos do livro, ele fala (sim, fala) e os momentos em que ele fala são bastante engraçados. O dragão Chrysophylax, apesar de ser o "vilão" da história, também detém falas engraçadas, tornando a narrativa leve e descontraída, indicada para crianças e adultos de todas as idades.
Sabe quando lemos um livro e pensamos: "Vou guardar este livro para meus filhos"? Pois bem, este deve ser um dos primeiros livros que uma criança a quem os pais pretendem criar na "doutrina Tolkieniana" deve ler. A leitura, com sua linguagem simplificada é ótima para introduzir o leitor no universo de Tolkien, além de fluir de forma agradável.

site: http://ceusinfinitos.blogspot.com.br/