Mestre Giles d

Mestre Giles d'Aldeia J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

LisboaPB 01/01/2024

Primeira leitura de 2024 ??
Mais um conto escrito de forma maravilhosa por um dos reis da fantasia. Não achei uma história incrível e tals. Trata-se de um conto, mas Tolkien deixou todas suas qualidades como contador de histórias.

Naiana 28/12/2023

Filologia para crianças
J. R. R. Tolkien é muito conhecido pelas suas obras O Hobbit e O Senhor dos Anéis e toda a mitologia que as envolve, porém o autor também foi um grande filólogo, estudioso sobre o desenvolvimento e história de uma língua, tanto que criou suas próprias línguas para o universo de O Senhor dos Anéis.

Dito isto, Mestre Giles d'Aldeia tem pouquíssima relação com o mundo da Terra-Média além do universo mágico com gigantes e dragões, contudo é uma verdadeira declaração de amor a filologia. Tolkien descreve o processo de contatos linguísticos que ocorreu na Inglaterra quando ocupada pelo império romano, como o latim era usado apenas pelos nobres e na corte e nas pequenas vilas a língua comum, derivada da língua que era falada antes do domínio romano ainda prevalecia.

Com um breve resumo, o livro conta a história de Ægidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, de nome comum Mestre Giles que vivia na vila de Aldeia no Reino Pequeno. Mestre Giles era um fazendeiro, um pouco fanfarrão, que tinha um cachorro chamado Ganido. Um belo dia um gigante aparece em suas terras e com uma boa dose de sorte Mestre Giles consegue pô-lo para correr, ganhando fama de herói da sua vila, chegando mesmo a ganhar uma espada do rei. Tempos depois o que aparece no reino é um dragão, que se aproximando da vila de Aldeia os cidadãos exigem que Mestre Giles faça algo. Tentando não perder sua fama e ao mesmo tempo sobreviver ao dragão, Mestre Giles encontra formas de adiar esse encontro até por fim ter que cumprir com o que lhe pedem, e mais uma vez a sorte lhe sorri.

Com uma atmosfera de sátira, aventura e diversão Tolkien narra a história de como Mestre Giles se torna um grande herói e como pano de fundo há a história de como os contatos linguísticos ocorreu no Reino Unido. Toliken faz referências aos conhecimentos rúnicos perdidos, o qual apenas alguns, como o pároco da vila de aldeia ainda detinha, as normas linguísticas presentes na fala da corte e das pequenas vilas, quem era letrado na época e como isso significava uma posição de status. O latim era língua oficial do reino, mas pouco sabiam utilizá-lo de fato. As etiquetas de combate, também eram pouco conhecidas e o dragão estranha quando Mestre Giles não se dirige a ele utilizando as normas padrão para tal embate.

Desta forma Tolkien escreve uma história, que originalmente fora contada para seus filhos, que narra suas paixões: o universo fantástico repleto de dragões, criaturas e objetos mágicos e a filologia, através da relação da língua e seus falantes, assim como a importância dos conhecimentos obtidos através de lendas para a perpetuação da identidade de fala de um povo.

É uma leitura maravilhosa para crianças, adultos que mantém sua criança interior e àqueles que desejam conhecer um pouco mais do Tolkien amante das Letras.

Lari Andrade 21/11/2023

Gostei demais
Fala sobre bravura, coragem. Um livro bem divertido de ler ? Gostei mais do desenvolvimento do que o Roverandom. Adorei ver a trajetória do Mestre Gil.
Moral da história: com bravura ou sem bravura, as vezes temos que ir a luta! Rs

Andre 20/11/2023

Uma jornada maravilhosa
Eu tive a experiência de poder ler duas vezes este livro, a primeira foi quando tinha o exemplar na minha coleção quando era adolescente e a outra, foi quando minha irmã me deu presente um novo exemplar, após eu ter me desfeito de boa parte de minha biblioteca no passado.

Hoje, se mencionar o que sobrou de minha antiga biblioteca, hoje devo manter apenas pouquíssimos exemplares e esses são justamente livros que ganhei durante a vida. O resto, são novos livros que eu adquiri com o tempo quando decidi retomar ao meu bom hábito de leitura.

Sobre esse livro, posso dizer que Mestre Gil de Ham é uma narrativa divertida para quem necessita de uma leitura rápida durante o dia a dia. O herói é uma montaria idosa, junto de um cão extremamente medroso e um fazendeiro qualquer. Esse aspecto simples é o que faz Mestre Gil de Ham ser especial, pois ao enxergar o fato de que nem todos os heróis são totalmente altruístas, isto é, o fazendeiro chamado Gil, isso reflete a realidade do que nós somos, pessoas comuns com seus defeitos e qualidades e que com uma dose de boa sorte, nós podemos vencer obstáculos que parecem ser intransponíveis como um gigante ou um dragão. Em suma, Tolkien nos mostra o que sabia fazer melhor: contar boas histórias.

Reinan 10/11/2023

Mestre Giles d'Aldeia Autor: JRR Tolkien
"Mestre Giles d'Aldeia" transporta os leitores para um reino encantado, onde a prosa magnífica de JRR Tolkien se entrelaça com a riqueza da mitologia e a magia peculiar que caracteriza suas obras. Publicado originalmente em 1949, este conto curto, embora menos conhecido do que as grandes obras do autor, destila o encanto e a maestria narrativa que tornou Tolkien uma lenda literária.

A história se passa em uma aldeia aparentemente tranquila, onde o modesto moleiro Giles vive uma vida comum. No entanto, o destino de Giles toma um rumo extraordinário quando ele se depara com um dragão adornado, e sua habilidade proposta de lidar com a situação revela uma coragem que desafia as expectativas. O enredo, embora compacto, é repleto de simbolismo e humor, características distintivas do estilo de Tolkien.

A ambientação medieval e as nuances folclóricas proporcionaram uma sensação familiar aos fãs do autor, enquanto a exploração das consequências do poder e da sabedoria destaca temas atemporais. Tolkien, como de costume, tece camadas de significado em suas palavras, proporcionando uma experiência de leitura que vai além da superfície da narrativa.

Os personagens, embora retratados em um contexto de conto de fadas, apresentam uma profundidade psicológica característica das obras de Tolkien. Giles, o protagonista modesto, personifica virtudes como a coragem e a inteligência prática, enquanto o dragão, uma figura mítica, torna-se uma peça fundamental na reflexão sobre o poder e sua manifestação na sociedade.

A linguagem eloquente e a habilidade de Tolkien em criar um mundo vívido são evidentes em cada página de "Mestre Giles d'Aldeia". Seja descrevendo paisagens encantadas ou dialogando com seus personagens, o autor transporta os leitores para um reino onde a fantasia se torna palpável.

Embora "Mestre Giles d'Aldeia" possa ser considerada uma obra menor em comparação com os épicos mais conhecidos de Tolkien, sua beleza e profundidade o tornam uma leitura valiosa para os amantes da fantasia e da escrita brilhante que caracteriza a herança duradoura do autor.

Thais459 09/11/2023

Um conto para crianças?
? Eu criança de 24 anos amei ?
Uma história que por muitos considerada para crianças, mas faz uma adulto refletir muito com toda certeza, Tolkien sendo excepcional como sempre!

Sena 07/11/2023

Mestre Gil de Ham conta a história de um simples fazendeiro e como impulsionado, primeiramente por seu cachorro e depois por todos ao seu redor, acaba se tornando um herói e mais tarde rei. Um salve para a égua cinzenta, a mais sensata dos personagens.

Sena 07/11/2023

Tatiane495 05/11/2023

Um conto medieval sobre a história de lealdade entre reis, plebeus e dragões.

Vale a pena a leitura, pois se trata de uma história curta e cheia de aventuras.

Joyce190 03/11/2023

Mestre Giles, o sortudo!
Uma historinha muito tranquila, alegre! Um Tolkien diferente, mas com o mesmo encanto dos outros livros. Mestre Giles é um grande sortudo e diria até que é um belo de um oportunista. É uma leitura fluida e agradável.

Lobinha Sincera 03/11/2023

Boa leitura para passar o tempo, lembra como se fosse contando uma lenda antiga, muito divertida....

Antonela9 03/11/2023

Mestre Giles d?aldeia
Achei super legal é uma coisa mais de fantasia e infantil porém legal
onde tem muitas aventuras e dificuldades

Ana Clara 02/11/2023

Uma leitura aconchegante ?
Mestre Giles é mais uma história ótima escrita por Tolkien. A trama é bem simples ? como esperado de um livro voltado para o público infantil ? mas bem desenvolvida, com personagens carismáticos e que evoluem no decorrer da narrativa. Essa não possui grandes reviravoltas e surpresas, mas é capaz de envolver o leitor e transportá-lo para o mundo dos pequenos.

Lembrei das histórias que meus pais me contavam quando eu era criança :)

Enfim, eu leria até o que o Tolkien escreveu para testar uma caneta ?

Christiane.Sérgio 26/10/2023

Há tempos que não lia nada de Tolkien, então mestre Giles veio para mim.

Apaixonante!

Giles é um ser humano cheio de defeitos, como qualquer um. Tem um inimigo muito próximo que faz de tudo para que ele se dê mal.

Por sorte do destino e de seu cachorro, afungenta um gigante, ganha uma espada mágica e derrota um dragão.

Nada incomum das fantasias de Tolkien, porém nada parecido com O Senhor dos Anéis, mas tão importante quanto.