Mestre Giles d

Mestre Giles d'Aldeia J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Myhh 17/09/2023

É uma ótima leitura para crianças de todas as idades!
Uma história bem gostosa, ótima para intercalar leituras mais exigentes. Recomendo, principalmente para fãs do autor!

JR 17/08/2023

Simples e completo
Apesar de ser uma história bem curta, fiquei com uma impressão de que já conhecia a vida do mestre Giles toda. Impossível não pensar na aparência de um Hobbit para esse sujeito. Engraçado que, se olharmos atentamente, esse conto não transmite bons valores não. Mestre Giles é um baita ranzinza e trambiqueiro, mas isso é transmitido com tanta leveza que a gente se afeiçoa.

Heloyza2 14/08/2023

Meu primeiro livro de Tolkien. Li para meu filho e me surpreendeu, pois nunca imaginei que gostaria de um livro de fantasia.
O livro narra a história de Mestre Giles de Aldeia (Egidius) e de como ele se torna, contra a sua vontade, um herói para a pequena vila de Aldeia.

Paty Rio 08/08/2023

Uma típica história pra crianças
Descomplicada e irreverente, essa história de Tolkien é bem diferente de O Senhor dos Anéis.

Mestre Gil é um fazendeiro preguiçoso que vive num remoto vilarejo. Porém, ele deixa a preguiça de lado, obrigado, quando vai enfrentar os monstros que decidem visitar o seu lar.

Dividido em duas parte, nesse livro primeiro lemos toda história de Mestre Gil, numa versão completa, mais detalhada e com nuances mais sérias e na segunda parte, mais curta e simples, lemos o conto numa primeira versão. É o livro perfeito para análise literária, para entender onde Tolkien evoluiu no texto e que mudanças modificou antes da versão final.

De todo jeito, os dois contos são histórias para crianças, trabalham ambição, coragem e muito humor de forma leve e divertida.

Makme 26/07/2023

Conto curto e bem engracado. Uma boa historia infantil, personagens interessantes e um pano de fundo medieval fantastico. As ilustracoes sao absolutamente maravilhosas, Pauline Baynes eu te amo. Gostei!
alex82 26/07/2023minha estante
me empresta? obrigado de nada

Eduarda 06/07/2023

Velho Giles da Serpe
Mais um livro de Tolkien que é muito bom. Um livro infantil mas com uma linguagem um pouco mais difícil.
Para todos os fãs de Tolkien eu recomendo esse livro, pois assim como em Hobbit a história se envolve com um dragão e o decorrer dela é massa.

Victor225 05/07/2023

O Mestre e seu cão, o Gigante, os "Reis" e o Dragão
Este livro conta a história de um simples fazendeiro, meio bruto, por assim dizer, com seu cão um tanto desequilibrado das idéias e desabalado da cachola, tendo que enfrentar inimigos tão temíveis quanto um Gigante um tanto burro, muito surdo e de ego tão grande quanto o mesmo de altura, e também um Dragão que o superava tanto em ego e quanto em ganância, de uma esperteza e inteligência admirável.
É uma história que apesar de curta, é bem fluída de ler, nos trás lições que retratam vários aspectos negativos do ser humano e muito importantes e que deveriam ser sempre melhor avaliados e refletidos, como o Ego, a Soberba, o Orgulho, a Inveja e principalmente a Mesquinhez e a Ganância.
Aqui, também se fala de como uma simples fofoca e boatos que como sugere, sempre são mal contados, como a velha história de que se vai passando de boca em boca e quem conta sempre aumenta um ponto, assim, levando a grandes catástrofes e caos que poderiam ser evitados, com um bom posicionamento diante às circunstâncias.
E por fim, como uma bela história sempre se desenrola, termina com reviravoltas, uma animizade um tanto improvável, uma última fofoca rs e a evolução dos personagens.

Davi.Paiva 02/07/2023

Isso é Tolkien!
Link Amazon: https://amzn.to/3pEPOml

A primeira versão deste livro que eu li foi publicada pela Martins Fontes com o título de "Mestre Gil de Ham" e não era ruim: que eu lembre, ela tinha uma introdução contando como Tolkien teve a ideia para criar a história e o conto estava em duas versões: a original e uma editada pelo seu filho.

Acabei vendendo o meu exemplar por falta de espaço em casa, mesmo gostando muito da história (quem me conhece sabe o quanto eu gosto dos livros do Tolkien e de dragões). Mas resolvi fazer uma nova aquisição do livro (ou seria reaquisição?), agora na versão da Harper Collins.

Em uma escala de 1 a 5, o trabalho editorial está nota 4. Capa dura, papel pólen, fonte serifada, fita para usar como marcador de páginas e formato pequeno são coisas muito atrativas. Mas não publicar a história que levou o escritor a produzir "Mestre Giles" é mancada. Se publicaram em "Ferreiro do Bosque Maior", por que não puderam fazer isso agora? Um ponto a menos, Harper Collins.

Agora sobre o enredo, eu só posso dizer uma coisa: isso é Tolkien!

Personagens singulares e carismáticos, trama crescente, a fantasia sendo ampliada e um final satisfatório são marcas do autor que vigoram em "Mestre Giles d'Aldeia" me fazem indicar este livro.

Então se não conhecem ou querem dar uma chance ao Tolkien em um trabalho menor e ainda tão carismático quanto "O Hobbit", leiam "Mestre Giles"!

Recomendo!

Montenegro, J. A. 31/05/2023

Um belo conto
Um excelente conto para crianças e, principalmente, para adultos que gostam de Tolkien. Assim como todo conto, este carrega uma boa mensagem: nem toda sorte é o bastante para ter uma boa vida, todavia, quando ela lhe aparece, precisa saber aproveitá-la bem. E, então, tanto a sorte como a esperteza o acompanharão até o resto da sua vida.

"Quem encontra, guarda, e quem guarda, tem" Mestre Giles d'Aldeia, pág 114, J.R.R. Tolkien.

Douglas187 30/05/2023

Fala um pouco sobre nós ?
As vezes aparecem alguns obstáculos em nossa vida que a princípio pensamos ser grande de mais para termos êxito, mas no final tudo temos um bom desfecho.

Amanda Oli 14/05/2023

Uma estória sobre sorte e sabedoria
Apesar de super curta, é uma estória divertida e fascinante. Uma leitura rápida, porém rica e cheia de detalhes e lições, como não poderia ser diferente tratando-se de Tolkien.

Pamela 30/04/2023

É bonitinho demais
Estava precisando de uma leitura leve depois de ser desnorteada pelo livro anterior, e esse serviu direitinho.
O livro é curto, mas a história tem muito a cara de Tolkien e tem um ritmo gostoso.
As ilustrações são babado tá!!

Fhael Drade 22/04/2023

Ah, a fantasia!
Tolkien talvez seja o maior nome desse modelo de narrativa, e isso se evidencia nesse conto, curto e sagaz, que constrói uma lenda particular ao Reino Unido. Um fazendeiro, um dragão, uma mula, um cachorro e uma espada são suficientes pra nos fazer viajar.
Uma excelente leitura para todas as idades, e boa de retornar de tempos em tempos.