Mestre Giles d

Mestre Giles d'Aldeia J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Lucas1429 11/04/2023

Leve e solto
Na leva de uma história infantil, Tolkien traz um livro leve e gostoso sobre a história de um fazendeiro inglês e seu cachorro falante em aventuras com dragões e gigantes.

Dá pra ler em uma sentada só, livro mesmo tem 70 páginas, e conta com um posfácio e com o manuscrito de Tolkien, posto que a versão final é fruto de alguns ajustes.

Em alguns momentos lembra o estilo d'O Hobbit, com algumas passagens engraçadas e misturando elementos do presente da escrita com o mundo fantasioso criado pelo autor.

Ah, não se passa na Terra Média, então estamos em outro ambiente, não no mundo que consolidou LOTR

Camila 20/03/2023

Para acabar com a ressaca literária
Tolkien brinca com os personagens com tanta facilidade que uma hora você está torcendo para Giles e outra hora você está torcendo para o dragão. É um livro apaixonante que tira qualquer um de uma ressaca literária!

Bruna 14/03/2023

Mestre Giles d?Aldeia
Senti um pouco a falta das descrições da natureza nessa história, mas achei genial o cachorro falante e o dragão.
Amei especialmente as partes do rei, haha.

Rogério 10/03/2023

História gostosinha de ler
A história é bem curta e tem linguagem simples. Encontramos Mestre Gil, fazendeiro e cachaceiro, que, por azar ou sorte, recebe a missão de matar um dragão e defender o pequeno vilarejo de Ham. Como a história foi criada por Tolkien para seus filhos, ela aquece o coração e é ótima para te tirar de uma ressaca literária.

Kamila.Rodrigues 28/02/2023

Mestre Giles...
Mestre Giles da Aldeia é um personagem hobbitico, eu diria. Sossegado em sua fazenda, evita qualquer amolação. Eis que surge um gigante em sua propriedade, e, por pura sorte, Mestre Giles o expulsa. Depois disso, muita coisa engraçada acontece, e o final é hilário. Uma estória divertida e uma leitura leve. Gostei bastante!

Gabi 27/02/2023

Um conto divertido
Gostei da experiência de ler esse livro diferente do Tolkien. Diferente do que já li dele até então, Mestre Gil de Ham é um conto curto e divertido, no qual o autor não se demora nas descrições dos locais e das personagens, como é tão comum na sua escrita.
Neste somos apresentados à vida de um fazendeiro simples que, por uma versão "enfeitada" de uma história, começa a ser visto como um herói do povoado.
A história se passa, em grande parte, com Gil tentando sobreviver a essa versão heroica dele mesmo frente a um dragão e aos moradores do povoado que o admiram.

dpdpdp 26/02/2023

Mestre Giles d'Aldeia
Na busca de espairecimento breve de leituras voltadas essencialmente a problemáticas sociais, nas quais estive mergulhado por algum tempo, a partir de exímios autores contemporâneos (Conceição Evaristo, Chimamanda Adichie, Itamar V. Junior, dentre outros), cheguei até esta obra fantástica de Tolkien. Um cachorro falante e choroso, um reinado imponente sobre o povoado da Aldeia e o Mestre Giles, um pacato fazendeiro que rompe a calmaria de sua vida para enfrentar inimigos que ameaçam a paz de sua região e se tornar uma espécie de herói às avessas.

Fernando.Araujo 07/02/2023

O uso da sorte ao seu favor
O que eu mais achei legal na história desse livro é que vai de encontro com outras propostas apresentadas por Tolkien. Aqui vemos alguém que apenas se deu bem por aproveitar a sorte que tinha, e não exatamente por alguma característica heróica ou feito mágico fantástico. Como de praxe, somos apresentados a diversos seres mágicos aos quais o protagonista tem que enfrentar e derrotar, não com força ou sabedoria, mas por muita sorte e lábia. Achei uma leitura muito interessante e bem escrita, foi divertido.

Vinicius José 04/02/2023

Uma história divertida, leve e pedagógica
✓ Autor: J.R.R. Tolkien
✓ Gênero: Conto infantil, fantasia.
✓ 144 páginas.

Que livro lindo! Comprei para ler para o meu pequeno primo e o cativou bastante. As tramas são muito bem escritas e os diálogos bem articulados. A história é fantástica! Mestre Giles é com certeza um herói improvisado e de suas inesperadas aventuras e encrencas pode-se transmitir boas lições.

Trata-se de uma jornada do herói e Mestre Giles é um herói improvisado, cuja virtude heroica floriu com os eventos que inesperadamente saltaram em seu cotidiano. Toda essa construção envolta do protagonista promove na criança uma identificação com o herói, espelhando no imaginário dela uma exaltação de virtudes como fortaleza, coragem e honestidade.

O dragão e o rei, por sua vez, representam de maneiras distintas o vício em que o protagonista procura não compactuar e até combater. A ganância do dragão e o egoísmo do rei são exemplos bem evidentes.

Enfim, é uma leitura curta e acolhedora, perfeita para crianças que não possuem o costume de ler ou de ouvir histórias. Recomendo profundamente.

(OBS.: Inclusive, é uma obra mais infantil e leve que o Hobbit)

jhecarolina 30/01/2023

Tolkien não escreveu apenas o seu legendarium.
"Da história do Reino Pequeno restam poucos fragmentos; porém, por acaso, um relato de sua origem foi preservado. Talvez seja uma lenda, mais que um relato; pois é evidente que se trata de uma compilação tardia, cheia de maravilhas, e derivada não de registros sérios, mas das baladas populares a que seu autor se refere com frequência."

Tolkien. Apenas. Dispensa comentários de sua escrita, né?
Tolkien é simplesmente um dos maiores autores do mundo no século XX, entretanto, sua literatura não é apenas o legendarium — principalmente "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". Não é novidade que nosso querido autor era um ótimo papai, e nisso sempre escreveu para entreter seus filhos e assim "Mestre Giles d'Aldeia".

Com isso, é evidente que o livro é para um público infantil, afinal, essa era a finalidade. Então não vai ler este belo conto a procura uma escrita madura, vai decepcionar.
Falando um pouco do enredo: o começo lembra muito a jornada do querido Bilbo Bolseiro, mestre Giles é um fazendeiro sem renome, até que sem querer faz um grande feito e ganha fama até entre o rei. O enredo gira em torno disso, é engraçadinho em várias partes e uma leitura bem rápida e agradável. E, também há alta fantasia — pois, é Tolkien!! —, uma forma não tão exploda, já que o foco não é esse, porém, sente um pouco do gostinho do legendarium, como a presença de um dragão.

Ler com uma criança esse pequeno conto, certamente, será uma experiência memorável. ;)

roses in winter 27/01/2023

mestre gil de ham - 2023
história razoável, esperava mais do livro. não recomendo, tem contos melhores, quatro estrelas de cinco.

TheMiih's 07/01/2023

Um Bom conto ...
Uma história bem curtinha e bem humorada...

Por ser uma obra de Tolkien achei que a leitura seria difícil, porém foi bem gostosinha de ler.
Uma história para se ler antes de dormir...ou para se ler para seus filhos como uma história de ninar.
É bem humorada e tem aventura.
Mestre Gil da vila de Ham é um fazendeiro que vivi sua vida tranquilamente com sua esposa e seu cachorro, Garm. Uma certa noite Garm avista um gigante ( que está perdido nas terras de Gil) e faz um alvoroço para seu dono acordar ...Gil um homem desprovido de heroísmo para continuar sua noite de sona em paz vai atrás do tal gigante com uma velha arma...e lá dispara, fazendo o velho gigante surdo e quase cego se assustar. Esse pequeno evento desencadeia vários outros ... Atraindo fama e mais criaturas para suas terras.

Freyia 06/01/2023

Um livro gostosinho!
Eu brinco que esse livro é Tolkien para iniciantes.... Super recomendo!
Tem um ar mais leve e fluido, super divertidinho de ler, o dragão tem uma voz incrível na minha cabeça!!!!
* Depois faço uma resenha melhor sobre ele *

Tiago 03/01/2023

A fama corre...
Essas obras de Tolkien são maravilhosas. É incrível como elementos da própria Terra-Média do Tolkien está presente em todas as suas obras, mas cada uma a sua própria maneira peculiar. A história aqui tem personalidade e personagens caricatos, mas funciona tão bem que a história aqui resplandece a mestria do mestre também quando ele fala sobre coisas simples...

Maisa 02/01/2023

Amei
Que leitura gostosa.

Esperava bastante do livro e todas as expectativas foram alcançadas.

Gostei bastante do desenvolvimento e do final da história, recomendo muito.