Lugar Nenhum

Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Isaaquit0 16/07/2021

Fantástico
Os mundos e histórias de Neil Gaiman são sempre ricos e incríveis, esse não é diferente, os personagens são bem construídos e icônicos, cada um tem uma personalidade diferente que nos encanta.
O mundo e rico e encantador, ao mesmo tempo que assustador e estranho.
A história foi boa, porém foi deixado vários pontos abertos pra uma possível continuação e teve algumas coisa bem facilitadas.

Mas no geral eu gostei bastante.

Natalia.Tavares 15/07/2021

Neil não erra
Gente que autor INCRÍVEL, acho que o único defeito são os preços dos livros dele. Você não dá nada pro livro mas se surpreende muitoooo. A história é super bem desenvolvida e os personagens são muuuuito cativantes, esse livro está entre os meus preferidos e é pouco conhecido! Leiaaaam

Georjane 13/07/2021

Nem tudo que reluz é ouro.
Nesta fantasia urbana, Neil Gaiman nos leva a refletir sobre a vida, sua finitude, a forma como a vivemos e as escolhas que fazemos todos os dias. Também nos leva a refletir sobre a vida em sociedade, principalmente sobre os que vivem à margem dela, e "invisibilidade" destes. O autor consegue fazer isso de forma muito sábia, inclusive. A "Londres de baixo" é mais comum do que imaginamos... Com seus personagens pitorescos, "Lugar Nenhum" foi a minha obra de apresentação do autor, e indico a quem deseje conhecê-lo. Confesso que Door, Marquês de Carabás e Richard são o meu trio de personagens favorito do momento.

Moony 12/07/2021

Gaiman é como um abraço
Sempre que pego um livro do Gaiman pra ler é com a certeza de que não sairei decepcionado.

Esta talvez seja a mais juvenil de suas obras, o que não é um problema - personagens únicos pegam sua mão com carinho e o levam ao maravilhoso e bizarro universo da Londres de Baixo, em uma metáfora sobre os esquecidos do mundo que, embora já batida, não deixa de ser intensa e fascinante.

Ainda prefiro Deuses Americanos, mas Lugar Nenhum condensa da mesma forma a esquisitice cálida do Gaiman e é perfeito para imergir e terminar em uma sentada só.

Milly 02/07/2021

A história é bem envolvente e o final é muito bom. Gostei do mistério, e não teria suspeitado do vilão se não fosse por um spoiler.

Vane Chase 22/06/2021

É interessante, é envolvente e definitivamente uma ótima opção de leitura, mas na minha opinião faltaram alguns elementos essenciais. Muitos detalhes da construção de mundo ficaram superficiais, o que é até compreensível em um volume único mas ainda incomoda. Várias coisas confusas como o Richard ter visto a Door na calçada. Poderia ser facilmente explicado pelo fato de que ela quis abrir uma porta até ele mas ela dizer que também não entendia acaba com o argumento. Além disso, o protagonista faz tão pouco que a história seria praticamente a mesma sem ele e simplesmente foram jogados feitos importantes pra ele na tentativa de justificar a presença, mas que na realidade só ficaram forçados. O final foi previsível, o que não é necessariamente algo ruim mas considerando minhas outras críticas poderia ter tido algo um pouco mais inesperado. Só consegui pensar nesse livro como um tipo de Alice no país das maravilhas pra adultos, o que, pelo menos pra mim, tornou a experiência mais interessante.

Lais Souza 20/06/2021

Os livros do Neil gaiman sempre me trouxeram um sentimento especial, e esse não foi diferente, como sempre ele nos trás para um mundo totalmente fantástico e diferente de qualquer coisa que você já tenha visto, aqui ele nos apresenta a uma Londres diferente, Londres de baixo, um submundo, repleto de pessoas excêntricas e cheio de perigos, a gente acompanha as aventuras e situações que os personagens passam sempre sem ter ideia onde aquilo vai levar, é sempre uma surpresa. Achei muito interessante e perspicaz o paralelo que ele fez entre o submundo e as pessoas que vivem as margens da sociedade e como elas parecem invisíveis para nós.

Frederico Gouveia 03/06/2021

Um livro morno
Começou bem aclamado pra mim, com personagens bem característicos e marcantes, situações que prendiam a atenção e uma narrativa interessante, eu comecei com uma perspectiva e recebi um clichê Alice no país das maravilhas da metade pro final, começou a ficar meio maçante e até pensei em parar de ler, porém continuei pela curiosidade e pela busca de um bom plot, não gostei muito.

Erik.Felipe 03/06/2021

Muito bom!
No começo do livro a leitura não estava me prendendo muito, porém do meio para o final do livro ficou muito bom e não consegui parar de ler.

Liv 31/05/2021

Bom demais
Quem poderia saber, que a submundo debaixo de Londres que guardaria histórias fantásticas e tesouros ja esquecidos pela humanidade?
A historia no início, vai por cenas, e passando em cada personagem até tê-los juntos. Isso foi fundamental pra eu n parar a leitura.
O Richard, ele dar raiva e ao mesmo tempo consegue se engraçado em n entender hora nenhuma que estar em um mundo completamente diferente da Londres de cima.
Adorei o fato de ter esse tema na história, de saber pra onde vão os tesouros ou coisas sem importâncias, e como o autor soube usar isso em favor de toda a história.
Amei.

Gabriela Paulino 30/05/2021

Me surpreendi muito positivamente com "Lugar nenhum", de Neil Gaiman. Estive bastante distante do gênero da fantasia nos últimos anos, e tinha me esquecido do quanto é boa a sensação de descobrir um novo mundo na literatura e compreender como ele funciona. Temos aqui uma fantasia urbana que nos apresenta um cenário não muito bonito (a Londres de Baixo definitivamente não é a minha definição de lugar agradável), mas isso não tornou minha experiência de leitura menos prazerosa. Outro ponto positivo são os personagens, os quais considerei muito carismáticos (principalmente o Marquês de Carabás) e que foram um elemento essencial para que eu estabelecesse uma boa ligação com a narrativa.

Só fiquei insatisfeita com a edição da Intrínseca, que apesar de oferecer um bom conteúdo com prefácio do autor e extras no final, está impressa em Ivory slim, um papel MUITO fino, frágil e transparente, o que muitas vezes atrapalha a leitura.

Portela.Filho 28/05/2021

Bom, somente bom!
É um bom livro somente, não recomendo para quem nunca leu o autor.
Trata-se de uma história de dois mundos distintos na mesma cidade, o livro é uma viagem então se vc não gosta desses livros muito ?viajados? não leia.

MelodyHoly 22/05/2021

Lugar Nenhum é um livro de narrativa ok, plot previsível e até meio fraco, e construção de mundo fantástica.

Foi a minha segunda leitura de Neil Gaiman (a primeira foi Coraline, que eu amei), e é realmente um livro bom. Não MUITO bom, mas é uma leitura que vale a pena e nem sequer pode ser considerado perda de tempo.

A história segue Richard Mayhew, um homem que tem uma vida bem ok, com emprego, casa e uma noiva, ele entende ter tudo o que poderia querer (embora não esteja exatamente feliz). Em um momento, enquanto está indo a um jantar com sua noiva, Jessica, eles se encontram com uma garota jogada na rua, claramente machucada e ensanguentada; enquanto Jessica quer ignorar a garota e seguir para o compromisso, Richard decide ajudar e, quando a menina pede para não ir ao hospital, ele a leva para casa e cuida de seus ferimentos.

A garota, Door (sim, literalmente porta, e sim, isso faz sentido), está sendo perseguida por dois homens, o Senhor Croup e o Senhor Vandemar, que deixam bem claro tanto para o leitor quanto para Richard as intenções que têm com ela (lê-se: assassinato).

Depois que Richard consegue ajudar Door a fugir, procurando por um conhecido da garota e lidando com estranhezas como ter que se desculpar com um rato, ela vai embora de sua casa e ele se prepara para continuar com sua vida comum.

Porém, entretanto, todavia, Richard se vê em uma situação onde é como se ele simplesmente não existisse em sua vida em Londres. Ninguém o vê ou o ouve, seu apartamento não é seu nem seu trabalho está lá, seus amigos e até Jessica não o conhecem e Richard não vê outra opção a não ser procurar ajuda a partir de uma pessoa que consegue vê-lo.

Richard consegue se reencontrar com Door e Marquês de Carabas, o homem que havia ajudado Door a ir embora, e a partir daí a aventura de Richard pela Londres-de-Baixo segue.

O livro traz reflexões interessantes sobre a relação coisas-que-a-gente-acha-que-quer-mas-na-verdade-não-quer e sobre a situação de moradores de rua também. A fantasia, toda a parte da Londres de Baixo e como as coisas funcionam por lá e tudo muito interessante e quase que visível enquanto se lê. Foi a minha parte favorita.

Sobre o enredo, eu pessoalmente achei um pouco fraco e corrido demais, além de várias partes serem confusas ou deixadas de lado. Confesso que desanimei quando vi que uma informação que eu estava super ansiosa pra saber não ia ser trabalhada no livro.

Eu gostei da construção dos Senhor Croup e Senhor Vandemar. Apesar de não mudarem em nada da primeira aparição até a última, eu gosto como eles são consistentes; o nível de sinistro deles é muito bom ?

De modo geral, ainda é Gaiman e eu não me decepcionei do que esperava para uma fantasia adulta. É sinistro e divertido ao mesmo tempo, com passagens esquisitas, algumas nojentas e algumas esquisitas.

Tevo 21/05/2021

Fantasia Fluída.
Foi minha primeira experiência completa com alguma obra de Gaiman e devo confessar que esse livro me instigou bastante a conhecer mais o autor. A história da contrução do próprio livro já é por si só muito interessante. Mas a História consegue ser ainda mais.
Richard é um cara normal, com uma vida boa, mas bem comum mesmo... Chegando até a ser chata, talvez. Porém, no dia que está indo junto com sua noiva acompanhar o chefe dela em um jantar, ele se depara com uma garota ensanguentada na rua, bem em sua frente. Mesmo com a insistência da noiva para não fazerem nada e seguirem seu dia, Richard decide prestar socorro aquela moça e a leva para casa. Ele percebe que aquela garota tem atitudes esquisitas, além de estar sendo perseguida por dois homens muito estranhos. E depois de entrar em contato com um tal Marquês De Carabás a pedido da garota, a vida de Richard muda completamente.
Gostaria de detalhar mais, porém poderia sair algum spoiler. Então fica a sugestão: leia esse livro. Mas não leia criando super expectativas, esse não é um livro de detetive. Leia deixando a história fluir e aceitando o enredo. Acredito que se você ler deixando a história correr, a leitura ficará bem mais agradável. Enfim, boa leitura !