Lugar Nenhum

Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

CarolCazzolli 11/07/2023

Cuidado com as portas.
É confuso do começo ao fim... Mas sabe como é uma confusão boa? Hahaha
Cheguei a conclusão de que pra gostar desse livro você tem que ser igual ao Richard Mayhew, é só viver o momento, aproveitar a jornada e não dar muita importância para as coisas. Tem coisas que, simplesmente, não dá para ser explicada, só vivida. Eu amei e o odiei os personagem várias vezes (só a Jessica que é puro ranço).
Não tem explicação pra esse livro. Apenas viva ele.
Tiago Doreia 13/07/2023minha estante
Fiquei curioso na obra. Gosto muito do Gaiman

laiane.caio 02/07/2023

Muito bom!
Comecei sem saber praticamente nada da história e já no início eu adorei. História envolvente e muito criativa, tinha esquecido como uma fantasia pode ser tão legal! Adorei esse novo universo, incrível ser o primeiro livro do autor! Única coisa que me fez não ter dado 5 estrelas é que o autor demora um pouco pra descrever alguns personagens fisicamente, aí eu imaginei eles de uma forma e depois, páginas mais adiante, quando ele descreve os personagens melhor, eu tive que ficar forçando a mente para imaginar eles do jeito correto ?.

ajuhbs 01/07/2023

Fantástico!
Um livro delicioso de ler, com personagens tão bem construídos que a gente sente que conhece cada um há muito tempo e cada vez que eles fazem algo a gente pensa: "ah, típico de fulano". Acho incrível quando um livro consegue fazer a gente ter essa sensação. A história é muito boa, tem uma parte que bem sombria que eu não tava esperando e que me deixou inquieta, o que também achei muito legal. Vale muito a pena ler!

Diogo.Mazui 30/06/2023

Esplêndido, espero um dia voltar a Londres de baixo
Com uma escrita curiosa e leve Gaiman nos cria um universo incrível muito próximo, logo abaixo de nossos pés.

Escrito de maneira despretensiosa e muito rica, o autor desenvolve a história em um ritmo muito bom. Tanto os arcos quanto as motivações dos personagens são muito boas.

A cada capítulo tem novidades criativas e absurdas, tão absurdas que se tornam críveis.

Espero sinceramente uma continuação desse universo, embora o autor não tenha o hábito de fazer continuações.

Metalfj 28/06/2023

Aos arautos e aos abandonados
Li o livro quando ele foi publicado em inglês e bem, minha experiência foi BEEEEEM melhor - quando lido no idioma de publicação original. O motivo? Pois bem: tradução um pouco mal feita.

Comprei o livro então para ler em português e ver se tinha algumas coisas que deixei passar e avaliar a leitura e até mesmo relembrar de como era a Londres de baixo e reencontrar esses personagens maravilhosos: Door, De Carabás, Hunter, Richard... (Hunter eu te perdoo).

Enfim, sobre o livro é uma mistura de Alice no país das maravilhas mais maduro junto com críticas sociais e humor na medida certa, vale a pena!

Lorenna 25/06/2023

Excelente
Foi a primeira obra do Neil Gaiman que eu li e simplesmente amei. Uma leitura fluída e muito prazerosa.

Suelen.Hornung 06/06/2023

Gaiman nunca falha.
Richard e Jéssica encontram uma garota incomum que por fraqueza acaba caindo bem na frente deles. Richard resolve ajudá-la, contra a vontade de Jéssica, que briga. No dia seguinte, já em casa, ele descobre algo estranho: ele não existe mais e ninguém, absolutamente ninguém, consegue vê-lo.
???
Eu amo esse livro, amo a Londres de baixo, amo a ambientação escura e fria. Os personagens são muito bem desenvolvidos, e para os fãs de fantasias urbanas e de Neil Gaiman, certamente é uma das várias leituras "obrigatórias".

Laura 03/06/2023

Perfeito!! Narrativa cheia de surpresas que prende o leitor! Chocada com a criatividade do Neil Gaiman. Com certeza esse é só o primeiro dos livros dele que quero ler!

Fer 24/05/2023

Esse livro foi uma jornada! É até difícil de explicar a história que ele traz. Um homem, Richard, que vive uma vida infeliz encontra um dia uma garota jogada na rua, precisando de ajuda. Ele decide ajuda-la, e isso faz com que sua vida vire de cabeça pra baixo: ninguém mais o enxerga, ele agora é pertencente à "Londres de baixo" e não mais à sua amada cidade, "Londres de cima". E na Londres de baixo, tem anjos, assassinos, labirintos, falantes de ratos e tantas outras coisas fantásticas e perigosas.
A escrita é do Gaiman, preciso falar mais? É maravilhosa, incrível, faz você mergulhar de cabeça nessa loucura toda até tudo aquilo passar a fazer sentido. Gaiman te faz naturalizar o anormal. E você acaba a leitura voando e querendo mais.
Recomendo muito!

Raiana.Aragao 08/05/2023

Um marco nas histórias de fantasia urbana
Lugar Nenhum se passa em Londres. Não a Londres que conhecemos, famosa por seus pontos turísticos, pela guarda real, os táxis pretos.
Não, essa Londres é a Londres dos invisíveis, daqueles que caem pelas bordas do mundo.

"E, assim, Richard Mayhew foi para Londres, sentindo-se um lixo."

Richard Mayhew se mudou para Londres há três anos, trabalha em um firma financeira e é noivo da belíssima Jéssica. Até ajudar uma garota imunda e ferida caída numa calçada, deixando Jéssica furiosa e levando-a a terminar o noivado. Richard então se vê perdido: após ajudar a garota, Door, ele passa a ser invisível para as pessoas ao seu redor, perdendo assim a conexão com a vida que sempre teve.

É assim que ele conhece a Londres de Baixo, um lugar misterioso e mágico, onde a última remanescente dos abridores de portas, Lady Door, tenta sobreviver aos caçadores Croup e Vandemar, e seu contratante misterioso. E Richard se vê em meio a uma aventura com anjos, Bestas, caçadores, clãs e feudos, um marquês meio vigarista com um nome tirado de um conto de fadas, pessoas-rato, e mais uma infinidade de gente esquisita e tão invisível para as pessoas comuns quanto ele mesmo.

Lugar Nenhum é fascinante, um romance envolvente e único, em um mundo mágico e, por vezes, sombrio. É sobre as pessoas invisíveis aos olhos da sociedade, nas palavras do próprio Gaiman:
"queria falar sobre as pessoas que vivem à margem, sobre os desvalidos, usando, para tanto, o espelho da fantasia? capaz de nos fazer ver, pela primeira vez aquilo que, de tanto vermos, acabamos nunca enxergando de verdade."

Apesar de ser também uma crítica social, Lugar Nenhum arranca risadas fáceis do leitor, com um pouco de humor negro e muitas situações cômicas. O próprio autor espera retornar para esse universo algum dia, mas, por enquanto, vamos desvendando os segredos da Londres de Baixo através da aventura de Richard Mayhew.

Nota: ?????

#Anafox 23/04/2023

Adorei a Londres de baixo ?

A sinopse tá aí pra quer quiser saber o enredo. Tenho a acrescentar que Gaiman tem umas frases ótimas, adoro!

Pensando sobre a irmã de Door.

Leticiasoaresu 20/04/2023

Tranquilamente o Marquês De Carabás é o personagem mais interessante do livro. Queria mais tempo com ele e o Falcão.
Termino Lugar Nenhum com um olhar diferente pra rotina, pros ratos, pros moradores de rua... Neil Gaiman consegue tirar magia de onde ninguém vê ?
Não dá pra terminar o livro sem ficar com vontade de conhecer Londres e mais especificamente, seu metrô.

Emerz 15/04/2023

Eu sou a pessoa mais suspeita do mundo para falar sobre o senhor Neil gaiman... Dito isso não me canso de falar sobre, o Neil gaiman consegue conceber universos incríveis a cada obra que faz, isso por si só já se merece todos os elogios.

Como em cada obra ele cria um universo próprio e rico para ela, mesmo se assemelhando a outros que já foram abordados em outras obras, ainda é muito único. Aqui ele nos introduz a "Londres de baixo"

Nada mais que uma Londres fantástica, cheia de fábulas e seres incríveis. Mas não para o nosso protagonista que caiu pela fresta do espaço/tempo. Essa ideia por si só já me ganha muito, um mundo fantástico que existe em reflexo ao nosso, uma Londres subterrânea, nos esgotos.

Um mundo que existe em paralelo com o nosso, mas que não pode ser visto e que a qualquer momento enquanto dormimos podemos cair pela fresta do tempo e ir parar lá.

Essa habilitação é com certeza um do pontos altos da trama, juntamente com uma aventura bem desenvolvida, personagens interessantes e reviravoltas. Que muito vai te lembrar a campanha de algum RPG que já tenha jogado. Andar por um mundo fantástico e perigoso, indo de um lado para outro, resolvendo missões até um grande objetivo.

Uma narrativa clássica, mas muito bem amarrada. Um dos únicos pontos medianos em si é o personagem protagonista. Pois é bem aquele típico protagonista que cai nesse mundo mágico e aos poucos vai se desenvolvendo para uma "virada de chave"

mais uma vez ele consegue entregar uma obra muito satisfatória de se ler. E com certeza depois dela você vai andar pelas ruas, metrôs e praças observando cada um dos rostos que vem por ae... Quem sabe até tentando falar com os ratos.